Jump to content

Teste à Racionalidade - És Racional?


{L|p0s}
 Share

Recommended Posts

Lol, não é lógico?! Pus 5€ para cada e pronto :mellow:

x2

x3 :-..

x4 :D

x5 <_<

x6

x7 !

x8 e x9 :-..

Se o dinheiro não fosse meu, teria de haver alguma razão lógica para não o dividir igualmente. Eu podia ser ganancioso, mas a outra pessoa que recebe também pode e ficaríamos sempre a perder.

Ao pensarmos logicamente ambos numa repartição justa, ambos ficaríamos a ganhar.

Link to comment
Share on other sites

Lol, não é lógico?! Pus 5€ para cada e pronto :mellow:

x2

x3 :-..

x4 :D

x5 <_<

x6

x7 !

x8 e x9 :-..

Se o dinheiro não fosse meu, teria de haver alguma razão lógica para não o dividir igualmente. Eu podia ser ganancioso, mas a outra pessoa que recebe também pode e ficaríamos sempre a perder.

Ao pensarmos logicamente ambos numa repartição justa, ambos ficaríamos a ganhar.

x10

Link to comment
Share on other sites

Lol, não é lógico?! Pus 5€ para cada e pronto :mellow:

Isso de lógico não tem nada ;)

Trata-se de maximizar o lucro, correndo o risco de perder o mínimo possível.

Logo é mais que racional ;)

Para quê ganhar apenas 1€ se posso ganhar mais?

LOL

Malta em primeiro lugar muito obrigado pelo apoio. Como o inquerito ainda não acabou, não posso divulgar os resultados, ainda nem os tratei. Mas prometo que logo que os tenha eu divulgo.

É bastante interessante ver as justificações para as vossas respostas. Mas agora faço uma outra pergunta, se o valor a distribuir fosse 100mil € e se o minimo a oferecer fosse 10k as vossas repsostas seriam as mesmas??

Não! O dinheiro em jogo era diferente, havia riscos que não correria. Nomeadamente se fosse a Maria. E quanto maior o valor em causa, mais diferente ia ser a minha posição como João.

Edited by DAGC
Link to comment
Share on other sites

Eu no lugar do Joao escolhia 9. A única hipotese de não levar nada era se a Maria escolhesse 10, coisa que ela nunca fára porque sabe que isso corresponde a um ganho de 0. Qualquer outra escolha da Maria faria com que eu ganhasse 9! E como eu sou guloso ficava logo com o bolo maior.

No lugar da Maria, ... azar! Nunca poderia escolher 10 porque era necessariamente superior à escolha do João. Qualquer outra escolha, estava sempre condicionada pela escolha do João. Como ela sabe que o João quer maximizar o seu ganho, sabe que ele vai escolher 9.

Resultado final

João 9 - 1 Maria

Link to comment
Share on other sites

Lol, não é lógico?! Pus 5€ para cada e pronto :mellow:

x2

x3 :-..

x4 :D

x5 <_<

x6

x7 !

x8 e x9 :-..

Se o dinheiro não fosse meu, teria de haver alguma razão lógica para não o dividir igualmente. Eu podia ser ganancioso, mas a outra pessoa que recebe também pode e ficaríamos sempre a perder.

Ao pensarmos logicamente ambos numa repartição justa, ambos ficaríamos a ganhar.

x10

I'm happy to say that you are all IRRATIONAL!!!

Link to comment
Share on other sites

Depende da noção de racionalidade.. se for garantir o mínimo e garantir que o outro leva sempre o mínimo, mas sujeitando-se a que pela margem de 1 valor apenas não receber nada, a resposta é 1;1.

Agora se for a pensar que o outro pensa de forma racional, o que pede nunca iria pedir mais que 5 (e 5 já dificilmente). Por esta ordem de ideias é mais seguro o que oferece oferecer 5. Ultrapassando esta margem, quer para baixo quer para cima, já iria por em risco receber alguma coisa.

Com outros valores também não pensaria de outra forma.. se recebesse pediria o mínimo ou pouco mais. Se desse nunca ofereceria o mínimo porque estava mais sujeito a não receber nada, sempre para perto de meio (não fosse o outro fazer-se de garganeiro :-..)

Link to comment
Share on other sites

Lol, não é lógico?! Pus 5€ para cada e pronto :mellow:

x2

x3 :-..

x4 :D

x5 <_<

x6

x7 !

x8 e x9 :-..

Se o dinheiro não fosse meu, teria de haver alguma razão lógica para não o dividir igualmente. Eu podia ser ganancioso, mas a outra pessoa que recebe também pode e ficaríamos sempre a perder.

Ao pensarmos logicamente ambos numa repartição justa, ambos ficaríamos a ganhar.

x10

I'm happy to say that you are all IRRATIONAL!!!

x11

Apenas não quis dizer o resultado. :-..

Link to comment
Share on other sites

2 conceitos que vocês estão a falar mal.

Racionalidade:

Em sentido geral: o que vem da razão, isto é, de uma inteligibilidade lógica. Exclui o domínio das paixões e o recurso a argumentos sobrenaturais

Em sentido económico: lógica orientada pelo raciocínio e a eficiência, procura da consecução de um objectivo com o menor custo. Inversamente, a maximização do lucro

A racionalidade que realmente interessa para aqui é em sentido económico.

x-static, um ser racional nunca garante o mínimo. Um ser racional procura a maximização do lucro. Sempre.

Ah, foi provado que os pretos são mais racionais que os brancos. Depois explico lol

Link to comment
Share on other sites

acho que isto deveria de ser posto de maneira diferente para ter mais logica, mas isso é para mim, claro que tu é que sabes o que tas a fazer ;)

mas para mim teria muito mais logica e interessa se a Maria so recebesse aquilo que tava disposta a oferecer e o João so recebia o dinheiro total menos o que tava disposto a oferecer...nao sei se me fiz entender, mas seria mais interessante na minha opinião! (aplicando-se as mesmas regras!)

Edited by cipry
Link to comment
Share on other sites

x-static, um ser racional nunca garante o mínimo. Um ser racional procura a maximização do lucro. Sempre.

Foi precisamente aí que quis chegar. Maximizar o lucro até ao ponto de arriscar o mínimo. Se calhar não me fiz entender...

Link to comment
Share on other sites

acho que isto deveria de ser posto de maneira diferente para ter mais logica, mas isso é para mim, claro que tu é que sabes o que tas a fazer ;)

mas para mim teria muito mais logica e interessa se a Maria so recebesse aquilo que tava disposta a oferecer e o João so recebia o dinheiro total menos o que tava disposto a oferecer...nao sei se me fiz entender, mas seria mais interessante na minha opinião! (aplicando-se as mesmas regras!)

Isso faria sentido numa situação de jogos repetitivos, e aí ambos colaboravam e a solução era bastante clara, 5-5. Mas não percebi bem o que querias dizer. Se quiseres explicar melhor.

x-static risco e racionalidade são 2 conceitos totalmente distintos. Tu consideras que o individuo maximiza, minimizando o risco, quando ele pode maximizar, maximizando o risco.

Link to comment
Share on other sites

Eu pensei assim: se recebi 10€ e é para partilhar então dou metade! Se têm q partilhar cmg e eu tenho q pedir um valor então peço o mínimo pq sou educado! É q nem meti matemática na cena, já tive a minha dose diária de equações não homogéneas :P

Link to comment
Share on other sites

Pah, eu sou licenciado em Informática...

Fui obrigado a por lá que não tenho formação... Na área económica. })

Eu se tivesse no lugar do João, oferecia 6€.

E se tivesse no lugar da Maria, pedia como mínimo 1.

Isto porque, não tem lógica pedir mais que 1. Já que eu vou receber sempre o que o João oferecer.

E se eu pedisse por exemplo 7. Ambos recebiam 0. Logo ficava a Perder sendo a Maria. A pedir 1, vou receber sempre aquilo que o João estava disposto a dar. Mas como o João não sabe o mínimo que vou escolher, neste caso deu-me 6 :-..

x2

A Maria vai sempre receber aquilo que o João quiser dar.

Isto se não houver negociação :lol:

Link to comment
Share on other sites

x-static risco e racionalidade são 2 conceitos totalmente distintos. Tu consideras que o individuo maximiza, minimizando o risco, quando ele pode maximizar, maximizando o risco.

Sim, mas o raciocínio não é algo exacto, é junção de várias premissas de forma a chegar à solução mais provável. E, partindo do principio que os dois indivíduos não se conhecem, o risco mínimo parece me o mais racional.

E o risco mínimo é oferecer no máximo 5.

Link to comment
Share on other sites

Lol, não é lógico?! Pus 5€ para cada e pronto :mellow:

Isso de lógico não tem nada ;)

Trata-se de maximizar o lucro, correndo o risco de perder o mínimo possível.

Logo é mais que racional ;)

Para quê ganhar apenas 1€ se posso ganhar mais?

Leste a pergunta sequer?

Ela dizer 5€pode perder tudo, ou ganhar 5€ ou mais. E dizer 1€ ganha sempre o mesmo que ganharia se dissesse 5€, sem o risco de perder.

Logo digo de novo. Não tem lógica nenhuma o que disseram acima.

Link to comment
Share on other sites

Lol, não é lógico?! Pus 5€ para cada e pronto :mellow:

Isso de lógico não tem nada ;)

Trata-se de maximizar o lucro, correndo o risco de perder o mínimo possível.

Logo é mais que racional ;)

Para quê ganhar apenas 1€ se posso ganhar mais?

Leste a pergunta sequer?

Ela dizer 5€pode perder tudo, ou ganhar 5€ ou mais. E dizer 1€ ganha sempre o mesmo que ganharia se dissesse 5€, sem o risco de perder.

Logo digo de novo. Não tem lógica nenhuma o que disseram acima.

Arriscar, sabes o que é? :P

Se todos pensássemos igual o mundo era uma chatice.

Link to comment
Share on other sites

Lol, não é lógico?! Pus 5€ para cada e pronto :mellow:

Isso de lógico não tem nada ;)

Trata-se de maximizar o lucro, correndo o risco de perder o mínimo possível.

Logo é mais que racional ;)

Para quê ganhar apenas 1€ se posso ganhar mais?

Leste a pergunta sequer?

Ela dizer 5€pode perder tudo, ou ganhar 5€ ou mais. E dizer 1€ ganha sempre o mesmo que ganharia se dissesse 5€, sem o risco de perder.

Logo digo de novo. Não tem lógica nenhuma o que disseram acima.

Arriscar, sabes o que é? :P

Se todos pensássemos igual o mundo era uma chatice.

Mas arriscar o que?

Tipo, matemática? Tipo... Dizeres 1€ é exactamente a mesma coisa que dizeres 5€, mas sem o risco de perder? Onde tá o arriscar e a dificuldade? lol

:P

Link to comment
Share on other sites

1. A tarefa do João é DIVIDIR 10€ entre ele e uma pessoa pessoa que desconhece, a Maria;

2. O João pode propor qualquer divisão, com uma única condição: a quantia MÍNIMA a ser oferecida a Maria é de 1€;

3. A Maria, por sua vez, deve declarar a quantia MÍNIMA que ela está disposto a ACEITAR do João (de 1€ a 10€);

4. Se a Maria pedir uma quantia inferior ou igual aquela que o João ofereceu, o negócio é fechado e cada um recebe a sua parte, baseado no que o João OFERECEU;

5. Se, pelo contrário, a Maria pedir uma quantia que for maior do que aquela oferecida pelo João, não há acordo, e NÃO há mais hipóteses para uma renegociação, de modo que tanto João quanto Maria saem com 0€;

Tipo... têm os dois a ganhar e a perder.

Se eu pedir 5 e ele oferecer apenas 4, ele fica com zero e eu com zero... isto é arriscar relativamente ao cenário de dizer 1€ e o João oferecer 1€, ou não?

Link to comment
Share on other sites

Dei a resposta do investor....assim tinha sempre algum lucro seja qual fosse a resposta ganhava sempre alguma coisa nem que fosse 1€ ;)

Para mim lucro é lucro.

Edited by kahzam
Link to comment
Share on other sites

eu se fosse ao joao dava 1€, partia do principio que a maria ia jogar pelo seguro e pedir um euro, visto que recebe qualquer quantia desde que o pedido seja inferior ao oferecido.

tambem acho que nenhum dos dois ia apostar uma quantia superior a 50%,nunca ninguem da mais que metade do bolo...

Link to comment
Share on other sites

João - Dar 4€, claro que quero sempre ficar com mais, isto é normal, ainda por cima como dizia lá "eles não se conhecem".

Maria - Pedir 3€, aqui é arriscar, também porque muitos podem pensar que eu só vou pedir 1 ou 2 para garantir dinheiro; 3 já me parece um número engraçado para arriscar.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.