Jump to content

Teste à Racionalidade - És Racional?


{L|p0s}
 Share

Recommended Posts

1. A tarefa do João é DIVIDIR 10€ entre ele e uma pessoa pessoa que desconhece, a Maria;

2. O João pode propor qualquer divisão, com uma única condição: a quantia MÍNIMA a ser oferecida a Maria é de 1€;

3. A Maria, por sua vez, deve declarar a quantia MÍNIMA que ela está disposto a ACEITAR do João (de 1€ a 10€);

4. Se a Maria pedir uma quantia inferior ou igual aquela que o João ofereceu, o negócio é fechado e cada um recebe a sua parte, baseado no que o João OFERECEU;

5. Se, pelo contrário, a Maria pedir uma quantia que for maior do que aquela oferecida pelo João, não há acordo, e NÃO há mais hipóteses para uma renegociação, de modo que tanto João quanto Maria saem com 0€;

Tipo... têm os dois a ganhar e a perder.

Se eu pedir 5 e ele oferecer apenas 4, ele fica com zero e eu com zero... isto é arriscar relativamente ao cenário de dizer 1€ e o João oferecer 1€, ou não?

Imagina o João Oferece 4€.

Se a Maria pedir 5€, recebe Nicles, Zero, Niente!

Se a Maria pedir 1€, recebe 4€.

Qual é melhor, receber 4€ ou receber 0€? A minha matemática diz-me que 4 é melhor que 0.

Volto a dizer, a Lógica que disseram lá para trás, de lógica não tem nada..

---------------------------------------------------------------------------------------------

E continuando a tua teoria, para o caso do João apenas oferecer 1€.

Se ele oferecer 1€ e a Maria pedir 5€, ela Recebe Nicles, Zero, Niente!

Se por ventura a Maria apenas pedir 1€. Recebe esse Euro.

Na minha Matemática, 1€ é maior que 0€.

Ah, não te esqueças que eles não se conhecem, logo o João não sabe se a Maria ia pedir 1€ou mais. Logo ele tinha que jogar pelo seguro.

Mas a Lógica diz que a Maria só pede 1€.

Link to comment
Share on other sites

1. A tarefa do João é DIVIDIR 10€ entre ele e uma pessoa pessoa que desconhece, a Maria;

2. O João pode propor qualquer divisão, com uma única condição: a quantia MÍNIMA a ser oferecida a Maria é de 1€;

3. A Maria, por sua vez, deve declarar a quantia MÍNIMA que ela está disposto a ACEITAR do João (de 1€ a 10€);

4. Se a Maria pedir uma quantia inferior ou igual aquela que o João ofereceu, o negócio é fechado e cada um recebe a sua parte, baseado no que o João OFERECEU;

5. Se, pelo contrário, a Maria pedir uma quantia que for maior do que aquela oferecida pelo João, não há acordo, e NÃO há mais hipóteses para uma renegociação, de modo que tanto João quanto Maria saem com 0€;

Tipo... têm os dois a ganhar e a perder.

Se eu pedir 5 e ele oferecer apenas 4, ele fica com zero e eu com zero... isto é arriscar relativamente ao cenário de dizer 1€ e o João oferecer 1€, ou não?

Imagina o João Oferece 4€.

Se a Maria pedir 5€, recebe Nicles, Zero, Niente!

Se a Maria pedir 1€, recebe 4€.

Qual é melhor, receber 4€ ou receber 0€? A minha matemática diz-me que 4 é melhor que 0.

Volto a dizer, a Lógica que disseram lá para trás, de lógica não tem nada..

Se eu receber 0 o João também recebe zero, qual é o stress afinal, ou não consideras um a atitude do "se não recebo também não recebes" como arriscar?

Como já disse sendo o valor 10€ era assim que fazia. Porque entre ganhar jogar para o 1€ certo ou jogar para o "no minimo 5 ou nada" prefiro a 2.

Dass Revenge, tu para entenderes os outros é preciso escrever cinco mil linhas.

Eu sou o João e peço 9. Vocem são a Maria e pedem quanto?

O João não pede.

Link to comment
Share on other sites

Oh DAGC, desculpa lá, mas tu é que és cabeça dura.

Mas arriscar o que afinal????

A uncia coisa que tu arriscas é não ganhares absolutamente nada, não arriscas simplesmente mais nada...

Tu simplesmente vais pela teoria... Ou gajo 5€, ou nenhum de nós ganha dinheiro loool

Agora imagina que me vez de 1 a 10€.

Era de 1000€ a 10k€.

A teoria é exactamente a mesma...

Aliás, se leres bem o problema, a Maria só ganha o que o João quiser que ela ganhe. O que a Maria pode fazer é que o João também não ganhe nenhum.

Link to comment
Share on other sites

Oh DAGC, desculpa lá, mas tu é que és cabeça dura.

Mas arriscar o que afinal????

A uncia coisa que tu arriscas é não ganhares absolutamente nada, não arriscas simplesmente mais nada...

Tu simplesmente vais pela teoria... Ou gajo 5€, ou nenhum de nós ganha dinheiro loool

Agora imagina que me vez de 1 a 10€.

Era de 1000€ a 10k€.

A teoria é exactamente a mesma...

Aliás, se leres bem o problema, a Maria só ganha o que o João quiser que ela ganhe. O que a Maria pode fazer é que o João também não ganhe nenhum.

Eu é que sou cabeça dura? LOL Tu é que estás praí a insistir a dizer que não tem lógica, quando eu já explicar... acho que está perceptível, não?

Já disse que pelo dinheiro em jogo arriscava receber no minimo 5 ou nada. E já disse que se o dinheiro em jogo mudasse a minha posição mudava... e tu dizes que sou cabeça dura? Porquê por não pensar como tu?

Por amor de Deus...

Para ficar novamente acente: A minha posição, tendo em conta o dinheiro em jogo, seria a de 5 no mínimo ou 0 para os dois. Capixe?

Link to comment
Share on other sites

Oh DAGC, mas aqui o que está em causa não é o dinheiro que está em jogo lol...

Tanto pode ser 1€ como 1 milhão de €.

A Lógica é que para receberes dinheiro, dizes que queres receber o minimo e ficas à espera de quanto o João Oferece. Essa é a lógica.

Agora é alguma Logica dizer. "Ah e tal, ou recebo 5€, ou nenhum de nós recebe algo" lol Isso é alguma Lógica por acaso?

E que eu saiba, arriscar, é quando arriscas para ganhar mais dinheiro.

Neste caso, a Maria queira 1€ ou 5€, vai ganhar sempre o que o João oferece e não mais que isso.

Com a diferença que se pedir 5, só se arrisca é a não ganhar nada.

Link to comment
Share on other sites

Oh DAGC, mas aqui o que está em causa não é o dinheiro que está em jogo lol...

Tanto pode ser 1€ como 1 milhão de €.

A Lógica é que para receberes dinheiro, dizes que queres receber o minimo e ficas à espera de quanto o João Oferece. Essa é a lógica.

Agora é alguma Logica dizer. "Ah e tal, ou recebo 5€, ou nenhum de nós recebe algo" lol Isso é alguma Lógica por acaso?

E que eu saiba, arriscar, é quando arriscas para ganhar mais dinheiro.

Neste caso, a Maria queira 1€ ou 5€, vai ganhar sempre o que o João oferece e não mais que isso.

Com a diferença que se pedir 5, só se arrisca é a não ganhar nada.

Eu limitei-me a responder ao exercício exposto. O exercício exposto era de 10€, eu respondi como tal. Querias que respondesse ao que não estava exposto.

Se o João souber que penso "50% ou nada", até tem bastante lógica... ele vai saber que eu penso assim e joga pelo seguro.

Se o exercício fosse de 1M€ podias ter a certeza que pediria o mínimo. 100mil€ faz muita falta... se calhar há pessoas que nessa situação fariam o que eu fazia com 10€...

É uma questão de personalidade... nem é assim tanto de lógica.

E fico-me por aqui porque gastar o meu latim escusadamente é escusado ;)

Edited by DAGC
Link to comment
Share on other sites

Não percebeste a essência do exercício DAGC, é o teu problema ;)

A essência era compreender o raciocínio, a lógica. Em não pensares que 1€ é pouco, portante vale a pena arriscar lol

Se fosse por ai... Então eu ia dizer logo 10€... Não era por causa de 10€ que eu ia ficar pobre. Mas não é essa a finalidade do exercício.

Link to comment
Share on other sites

Será que sou o único adepto da teoria do repartir "irmanamente" entre todos? <_<

Tu não conheces a outra pessoa. Logo não sabes se ela partilha da mesma teoria que tu.

Se soubesses isso era fácil. Davas 5€. E ela aceitava lol

Link to comment
Share on other sites

Mas onde é que está dito que o objectivo é maximizar o ganho? A mim, que me lembre, perguntaram-me quanto estaria disposto a abdicar e quanto estaria disposto a pedir...

Já foi dito aqui que a racionalização implica maximizar o ganho. Daí a pergunta, és racional? No caso de agires racionalmente, vais querer ficar com o máximo possível. Ou não?

Link to comment
Share on other sites

Vou reformular a pergunta:

Eu sou o João, sujeito racional e quero maximizar o meu ganho. Ofereço 1 à maria e fico com 9. Vocês são a Maria, o que fazem?

A Maria não sabe quanto é que tu ofereceste.

Logo não podes por a questão dessa maneira.

Link to comment
Share on other sites

Mas onde é que está dito que o objectivo é maximizar o ganho? A mim, que me lembre, perguntaram-me quanto estaria disposto a abdicar e quanto estaria disposto a pedir...

Já foi dito aqui que a racionalização implica maximizar o ganho. Daí a pergunta, és racional? No caso de agires racionalmente, vais querer ficar com o máximo possível. Ou não?

Provavelmente os valores que te reges são diferente dos meus e é por isso que dizes o que dizes. Racionalizar, para mim, é distribuir riqueza irmanamente. Chama-me comunista. Chama-me cristão. Não sou nem nunca fui capitalista/ganancioso ;)

Respondendo à tua pergunta, então, não! Não sou racional.

Edited by camurso_
Link to comment
Share on other sites

Vou reformular a pergunta:

Eu sou o João, sujeito racional e quero maximizar o meu ganho. Ofereço 1 à maria e fico com 9. Vocês são a Maria, o que fazem?

A Maria não sabe quanto é que tu ofereceste.

Logo não podes por a questão dessa maneira.

Se partirmos do pressuposto que ambos querem maximizar o seu resultado, daí a racionalidade, então a maria SABE que o joão é RACIONAL, e como tal sabe que o João vai escolher a quantia que vai maximizar o resultado dele, neste caso, 9 euros.

Perante isto a Maria tem duas hipoteses: Ou pede mais do que 1 e leva 0 ou pede 1 e leva 1. Como a Maria é racional, vai pedir 1.

Camurso, quando tiveres um negócio por tua conta, vais tentar maximizar o teu lucro ou vais vender ao preço que te permita cobrir as despesas? Já te estou a imaginar na rua a distribuir o dinheiro que te sobra, não me queres dizer onde moras?

Link to comment
Share on other sites

Não mistures as coisas. Um negócio sai-me do cabedal. Isto é um jogo. Não é uma herança que recebi. É um jogo em que participei e, lamento muito se a minha mente não capitalista não corresponde aos actuais ideias de lucro máximo...-_-

Eu sei, sou pobre de espírito, mas que queres? Durmo como um anjinho todas as noites...

<_<

Link to comment
Share on other sites

Vou reformular a pergunta:

Eu sou o João, sujeito racional e quero maximizar o meu ganho. Ofereço 1 à maria e fico com 9. Vocês são a Maria, o que fazem?

A Maria não sabe quanto é que tu ofereceste.

Logo não podes por a questão dessa maneira.

Se partirmos do pressuposto que ambos querem maximizar o seu resultado, daí a racionalidade, então a maria SABE que o joão é RACIONAL, e como tal sabe que o João vai escolher a quantia que vai maximizar o resultado dele, neste caso, 9 euros.

Perante isto a Maria tem duas hipoteses: Ou pede mais do que 1 e leva 0 ou pede 1 e leva 1. Como a Maria é racional, vai pedir 1.

Camurso, quando tiveres um negócio por tua conta, vais tentar maximizar o teu lucro ou vais vender ao preço que te permita cobrir as despesas? Já te estou a imaginar na rua a distribuir o dinheiro que te sobra, não me queres dizer onde moras?

Olha lá, a Maria também é racional e o António também sabe disso. A Maria quer ganhar o mais possível e tem o João pelos tomates porque pode fazer com que ele não leve dinheiro nenhum. E o João sabe disso. Portanto ambos sabem que a escolha mais sensata são os 5 €. A Maria não vai aceitar uma diferença tão abismal de ganhos, quer estejamos a falar de 1 euro, quer de 1000 euros, sabendo que ganhar mais dinheiro também depende dela e que isto não se trata simplesmente de uma prenda do João.

lê isto sff

http://aartedepensar.com/leit_axelrod.html

Edited by lastdt
Link to comment
Share on other sites

Vou reformular a pergunta:

Eu sou o João, sujeito racional e quero maximizar o meu ganho. Ofereço 1 à maria e fico com 9. Vocês são a Maria, o que fazem?

A Maria não sabe quanto é que tu ofereceste.

Logo não podes por a questão dessa maneira.

Se partirmos do pressuposto que ambos querem maximizar o seu resultado, daí a racionalidade, então a maria SABE que o joão é RACIONAL, e como tal sabe que o João vai escolher a quantia que vai maximizar o resultado dele, neste caso, 9 euros.

Perante isto a Maria tem duas hipoteses: Ou pede mais do que 1 e leva 0 ou pede 1 e leva 1. Como a Maria é racional, vai pedir 1.

Camurso, quando tiveres um negócio por tua conta, vais tentar maximizar o teu lucro ou vais vender ao preço que te permita cobrir as despesas? Já te estou a imaginar na rua a distribuir o dinheiro que te sobra, não me queres dizer onde moras?

A Maria não conhece o João, nem sabe ate que ponto ele é racional, ou se quer Maximizar os Lucros etc etc...

Tal como o João não sabe que a Maria pode ir pela Lógica e pedir apenas, ou pode pedir... Logo ele acaba por jogar pelo seguro :)

Link to comment
Share on other sites

Não mistures as coisas. Um negócio sai-me do cabedal. Isto é um jogo. Não é uma herança que recebi. É um jogo em que participei e, lamento muito se a minha mente não capitalista não corresponde aos actuais ideias de lucro máximo...-_-

Eu sei, sou pobre de espírito, mas que queres? Durmo como um anjinho todas as noites...

<_<

Então entregas o dinheiro todo à Maria e resolve-se a questão! Dormes mais descansado!

É por te sair do cabedal que já vais maximizar? Não faças isso! Dás a diferença ao cliente e vais ver que dormes ainda melhor...

Isto é um jogo a nós temos de o jogar de modo a ganharmos o máximo possível. Se em vez da Maria fosse o Belmiro, pensavas da mesma maneira?

@lastdt Tens alguma razão no que dizes mas a Maria apenas pode determinar se o João ganha alguma coisa ou não, o ganho dela está sempre dependente do João. É claro que em muitas situações usando a emotividade, a maria preferia não ganhar nenhum mas saber que o João também não ganha, do que ganhar apenas 1 e o João ficar com o resto. Mas, apelando à racionalidade, penso que a Maria deveria pedir apenas 1 porque deste modo GARANTE um ganho minimo de 1euro.

Relativamente ao site que me disseste para ver, assim logo à 1ª vista tem lá algo que me parece errado ao dizer que o Dilema do prisioneiro não tem solução...

Edited by The_Investor
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.