Jump to content

Joe Satriani Acusa Coldplay De Plágio


X-static
 Share

Recommended Posts

Posted Image

Guitarrista está convencido que "Viva La Vida", dos Coldplay, é uma cópia de um tema seu, de 2004. Ouça aqui as duas músicas e diga de sua justiça.

Joe Satriani apresentou esta semana uma queixa no tribunal contra os Coldplay, na qual acusa a banda inglesa de plágio.

Segundo a Reuters, o músico americano está convencido que "Viva La Vida", tema-título do álbum de 2008 para os Coldplay, tem grandes semelhanças com "If I Could Fly", um instrumental que o guitarrista compôs em 2004.

Nomeada para dois Grammys, a música dos Coldplay, uma das mais populares do ano que agora termina, aparece creditada, no álbum Viva La Vida or Death and All His Friends , aos quatro membros da banda: Chris Martin, Guy Berryman, Johnny Buckland e Will Champion.

Ouça aqui as duas músicas - "Viva La Vida" e "If I Could Fly" - e decida se Joe Satriani tem ou não razão de queixa:

Blitz

Lol.. Mais alguém para ir pa fila?

Link to comment
Share on other sites

É muito mau para uma banda com os calibre dos Coldplay (os dois 1º's albuns são realmente muito bons) copiarem descaradamente uma melodia de uma música. E eu que até gostava desta música cada vez que a ouvir daqui adiante já não vai ser a mesma coisa...

Link to comment
Share on other sites

Já tinha criado um tópico sobre o assunto, e incrivelmente, quase que fui sovado por considerar um plágio das musicas.

Seja como for, neste video, dá para ter uma noção mais clean e até no final, quando juntam as 2 partes, dá um som brutal!!!

Link to comment
Share on other sites

Na minha ideia o Satriani viu malta a fazer comparacoes entre as musicas e so depois e k percebeu k ate tinham qq coisa de igual e pensou k poderia ganhar umas massas com isto...duvido muito que os coldplay tenham plagiado a melodia...eu nem gosto muito desta musica dos coldplay, a violet hill 'e mt melhor, mas nao me cheira...ate porque as musicas do Satriani nao costumam ter propriamente uma melodia definida, ficando-se mais pela tecnica e improviso...

BTw quando as musicas se juntam no final, o som fica um banho....

Link to comment
Share on other sites

A música do Satriani pode ter tido influência mas para mim a música dos Coldplay não deixa de ser original. Se pensarmos bem muitas vezes estamos a ouvir uma música e há sempre uma parte (dois ou três acordos) que nos fazem lembrar outras bandas.

Por outro lado se derem alguma razão ao Satriani, também não me choca, apesar de pessoalmente não achar que ele tenha razão a 100%, porque a música dos Coldplay continua a ser original mesmo tendo uma pitada de "Satriani", tem letra, tem outros instrumentos enfim uma composição muito diferente.

Link to comment
Share on other sites

A música do Satriani pode ter tido influência mas para mim a música dos Coldplay não deixa de ser original. Se pensarmos bem muitas vezes estamos a ouvir uma música e há sempre uma parte (dois ou três acordos) que nos fazem lembrar outras bandas.

Por outro lado se derem alguma razão ao Satriani, também não me choca, apesar de pessoalmente não achar que ele tenha razão a 100%, porque a música dos Coldplay continua a ser original mesmo tendo uma pitada de "Satriani", tem letra, tem outros instrumentos enfim uma composição muito diferente.

Isso não tem nada haver!!! Plágio não significa que tenha que ser de uma obra completa. Pode ser de partes desta. Nota-se perfeitamente que aqueles acordes são iguais em tudo. A música Ray of Light da Madonna foi proibida de tocar na Bélgica pq ela foi condenada exactamente pela mesma coisa, ou seja, uma parte da Ray of Light era igualzinha a uma música que uma cantora Belga tinha do inicio da década de 90.

É uma vergonha uma banda como os ColdPlay fazerem isto.

Link to comment
Share on other sites

A noção de plágio, pelo menos na música, não é e não pode ser assim tão linear.

Não se pode esquecer que quem faz música, tirando algumas excepções, também gosta e ouve música. Um artista inspirar-se noutro é uma coisa que acontece, e muitas vezes sem ser propositado ou premeditado. Pode acontecer ter aquele riff na cabeça e não saber de onde veio.

E há também a possibilidade de ter ambos chegado à mesma sequência de acordes sem "ajuda".

Link to comment
Share on other sites

Ainda esta semana ouvi uma música qualquer portuguesa e pensei "hmm, isto faz-me lembrar alguma coisa...". Eu acho que muitas vezes surgem acordes e sonoridades iguais. Agora provas de que os Coldplay meteram o cd do Satriani a tocar e fizeram uma música não há... pode ter sido meramente casual. Agora se o tribunal decidir em dividir parte dos lucros do sucesso dos Coldplay para o Satriani não me surpreendia.

Outra coisa engraçada é o impacto cada um dos artistas teve com a mesma música, por vezes não é a sequência de notas que conta, mas sim a forma como é tocada. O Satriani provavelmente é um dos melhores guitarristas do mundo, mas os Coldplay tiveram muito mais sucesso com a mesma música que tem uma composição totalmente diferente (ou seja a meu ver a ser plágio é parcial).

Link to comment
Share on other sites

Joe Satriani garante que só avançou para tribunal porque Coldplay o "ignoraram"

Guitarrista abre o livro e explica que ouvir música dos Coldplay foi como levar uma facada no coração.

Joe Satriani comentou, pela primeira vez, a queixa que apresentou em tribunal contra os Coldplay , por alegado plágio da sua música de 2004, "If I Could Fly".

Numa entrevista ao site Music Radar, citada pelo NME, o guitarrista garante que só recorreu aos tribunais por não obter, numa fase inicial, qualquer resposta dos Coldplay.

"Toda a gente acha que eu quero tramar os tipos dos Coldplay, que estou a fazer isto com maldade, mas isso é a última coisa que eu quero", afirma Joe Satriani. "Estou só a fazer aquilo que tenho de fazer, como artista: proteger o que é meu, proteger os sentimentos que passei para aquela canção".

"Fiz tudo o que estava ao meu alcance para evitar ir para tribunal com este caso", assegura ainda o músico americano. "Mas os Coldplay não quiseram falar disto. Só queriam que esta história desaparacesse. Se calhar acharam que, mais cedo ou mais tarde o guitarristazito os ia deixar em paz".

Joe Satriani diz ainda que, mal ouviu a música "Viva La Vida", dos Coldplay, reconheceu a sua própria criação.

"Foi como uma faca no meu coração", compara o guitarrista, contando que muitos amigos também lhe mandaram e-mails a alertar para a situação. "Toda a gente reparou nas parecenças, são bastante evidentes".

Os Coldplay ainda não comentaram o caso.

Ouça aqui as músicas da polémica - "Viva La Vida", dos Coldplay, e "If I Could Fly", de Joe Satriani.

Blitz
Link to comment
Share on other sites

Coldplay respondem a Joe Satriani

Os Coldplay responderam a Joe Satriani por causa de uma acusação de plágio a propósito das parecenças entre «If I Could Fly», do guitarrista, e «Viva La Vida», da banda.

«Se existem parecenças, são mera coincidência e surpreendem-nos tanto como a ele», pode ler-se em comunicado.

«Joe Satriani é um excelente músico mas não compôs Viva La Vida. Pedimos encarecidamente que tome esta leitura como verdadeira», acrescenta ainda a banda.

Ao Music Radar, Satriani garante que tentou falar com os Coldplay, sem sucesso.

«Eles nunca quiseram dialogar. Queriam que isto fosse para a frente», afirmou o guitarrista.

Fonte

Link to comment
Share on other sites

A questão não é a música ser igual porque não é! A questão é que aqueles acordes naquela parte serem exactamente iguais.

Sim, tens razão ;)

E provavelmente eles vão-se lixar...

Apesar da composição ser diferente o Satriani não deixa de ter uma certa razão.

Link to comment
Share on other sites

Na minha ideia o Satriani viu malta a fazer comparacoes entre as musicas e so depois e k percebeu k ate tinham qq coisa de igual e pensou k poderia ganhar umas massas com isto...

Claro... Pq o satriani precisa de processar os coldplay para ficar rico :lol:

ficar rico?....nao....ficar mais rico ou ter ainda mais fama? n me admiro....nao 'e por nada que os milionarios trabalham ate ao final da vida ne? se pensarmos bem na questao, as pessoas mais ricas nunca param de trabalhar ate mt tarde nunca se contentam com o que tem...nem se compara a fama dos cold com o Satriani, porque apesar do Satriani ser grande, em termos de vendas n se safa mt bem...e uma fama maior deve ser sem duvida uma das coisas que ele procura... E depois so processar os coldplay 7 ou 8 meses depois hum....nao tem muita logica, ainda pra mais diz que ao ouvir a musica ficou destrocado....eheheh....teve a recuperar uns bons meses....

Por ultimo, ele diz que so queria falar c eles...imaginem a cena...desculpa esfarrapada....e ainda se entitula de "guitarristazito"! ( complexo de inferioridade )

Fama e reconhecimento 'e o k ele ta a procura com esta historia....e depois nem se compara uma musica com violoncelos, altamente complexa ate na letra, a uma musica que parece a musica que a sic tinha nos intervalos em 1980.... :blerk:

Eu nem gosto muito desta dos Coldplay....raramente a ouco....

"Fiz tudo o que estava ao meu alcance para evitar ir para tribunal com este caso", assegura ainda o músico americano. "Mas os Coldplay não quiseram falar disto. Só queriam que esta história desaparacesse. Se calhar acharam que, mais cedo ou mais tarde o guitarristazito os ia deixar em paz".

Joe Satriani diz ainda que, mal ouviu a música "Viva La Vida", dos Coldplay, reconheceu a sua própria criação.

"Foi como uma faca no meu coração", compara o guitarrista, contando que muitos amigos também lhe mandaram e-mails a alertar para a situação. "Toda a gente reparou nas parecenças, são bastante evidentes".

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.