Jump to content

Acontecimento Inédito Em Portugal


The_Investor
 Share

Recommended Posts

Pois é meus amigos, aquilo que parecia impossível acabou de acontecer. Os professores fizeram greve!!!

É lamentável que um grupo tão desfavorecido como os professores que sentem a crise como ninguém, sempre sem saber se vai haver redução do pessoal no mês seguinte, com um futuro incerto, tenham de chegar a estes extremos.

Gostavam eles de ter a sorte dos trabalhadores privados com o previlégio de estarem sempre a mudar de emprego, com recibos verdes ou a ganharem o belo do salário minimo com 40 horas semanais.

Eu estou de alma e coração com estas pobres criaturas que trabalham mais de 30 horas semanais e mais de 9 meses por ano. Vamos todos fazer greve juntamente com os professores!

Viva a greve! Viva os professores!

Edited by The_Investor
Link to comment
Share on other sites

Com tantas greves que os professores estão a fazer acho que vão ser eles a precisar de exames de recuperação...

Lá está o típico bitaite de quem quer falar das coisas e não sabe do que está a falar....

Onde é q eles já fizeram greve?

As manifestações recentes foram ao sábado e ao fim do dia: isso é horário de aulas? Os alunos foram prejudicados?

Mas lá está, eu sou o maior porque abro a boca, mando a minha posta de pescada, e mereço ser considerado com um elemento com contribuições profícuas para a resolução do caso, não é assim???

Link to comment
Share on other sites

Sinceramente acho isto uma palhaçada!

Vão fazer greve de dois em dois dias? Os sindicatos são os maiores culpados disto.

E como toda a gente sabe.. vêem aí eleições e atrás dos sindicatos estão muitas motivações politicas, e lá vão eles se aproveitando disto...

Espero que o governo se mantenha firme... enquanto os sindicatos continuarem com a ideia "só dialogamos se abolirem as avaliações" o governo tem mais é de cag@r para a cena.

Força PS! :y:

Link to comment
Share on other sites

Enfim...lamento situações como esta. É uma profissão cada vez mais sem crédito.

Rico exemplo que se dá aos alunos. Partilho da opinião que toda a gente tem q ser avaliada, e que isto dos professores já começa a ser ridiculo.

Eles deveriam era estar preocupados em dar um bom exemplo e dar boas aulas em vez de se preocuparem com assuntos destes. Qualquer dia temos alunos a fazer greve porque não reconhecem nos professores capacidades para os ensinar :P

Já estou a imaginar eu e a minha mulher que estamos a fazer mestrado, a dizer assim...."eu sou licenciado e não reconheço em si capacidades para me ensinar seja o que for porque sei mais que voce" :P

Que me desculpem os professores aqui do forum, mas para mim não tem razão nenhuma. Venham cá dizer que sou ignorante que não percebo nd, mas é a minha opinião.

Mtos dos professores dizem que depois de sair do trabalho ainda trabalham em casa, pois bem nos dias que correm qualquer cargo com uma remuneração igual ou parecida com um professor com 15 anos de prática exige que uma pessoa trabalhe no seu tempo livre nas suas folgas e por vezes até nas férias :y:

Gostava de ver isto acontecer no privado....era logo tudo para a rua :-..

Link to comment
Share on other sites

Rico exemplo que se dá aos alunos. Partilho da opinião que toda a gente tem q ser avaliada, e que isto dos professores já começa a ser ridiculo.

Os professores já eram avaliados... mas continua-se a mandar o bitaite que eles têm de passar a ser avaliados...

Mas ok... aplica o modelo de avaliação que querem aplicar nos professores aos alunos de uma turma, aos médicos, enfermeiros, etc...

Numa turma de 25 alunos, dir-se-ia a eles que apenas havia dois excelentes para serem dados, mesmo que 5 ou 6 merecessem o excelente.

Parece-te uma maneira justa de atribuires notas aos alunos? Se fosses pai de um deles ias gostar? Se fosses aluno ias gostar?

Depois terias alunos titulares, e alunos regulares na mesma turma... Ou seja, terias filhos, e terias enteados na mesma turma...

Como pai, continuarias a gostar? E se o teu aluno fosse aluno regular, não porque o merecesse ser, mas porque o tivesse de ser, dado que o sistema de quotas nao permite haver mais que x% de alunos titulares?

Repara que o problema desta avaliação é que tem subjacente um propósito encapotado de controlo orçamental exclusivamente, e não de melhoria da qualidade do ensino, nem saber quais são os bons e os maus professores... Porque o modelo criado é injusto para conseguires determinar isso...

Agora, aplica isso para médicos, enfermeiros, engenheiros, e continua a defender que todos devem ser avaliados segundo esse modelo...

Mas o JLDR vem cá e explica isto melhor de forma a que tu não tenhas dúvidas...

Edited by principiante
Link to comment
Share on other sites

Só uma pergunta para os professores daqui:

Sempre é verdade que o gajo da FENPROF, nestes dias de manifestações/greves, deu a falta como justificada invocando trabalho sindical, tendo assim, contabilizando esses dias como dias de trabalho?

Rico exemplo que se dá aos alunos. Partilho da opinião que toda a gente tem q ser avaliada, e que isto dos professores já começa a ser ridiculo.

Os professores já eram avaliados... mas continua-se a mandar o bitaite que eles têm de passar a ser avaliados...

Mas ok... aplica o modelo de avaliação que querem aplicar nos professores aos alunos de uma turma, aos médicos, enfermeiros, etc...

Numa turma de 25 alunos, dir-se-ia a eles que apenas havia dois excelentes para serem dados, mesmo que 5 ou 6 merecessem o excelente.

Parece-te uma maneira justa de atribuires notas aos alunos? Se fosses pai de um deles ias gostar? Se fosses aluno ias gostar?

Pode não ser justo, mas sabes quais eram as consequências directas disso?

Os profs que estivessem nessa situação ir-se-iam "matar a trabalhar", porque estão em "competição" uns com os outros, melhorando bastante a qualidade de ensino... -_-

Link to comment
Share on other sites

Um momento:

...

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Não tenho palavras...

x2

No tempo da Ferreira Leite como Ministra da Educação, quantas greves dos professores houveram?? Até professores do Ensino Superior fizeram greve nessa altura, ia para fazer a extinta Prova de Aferição e não havia professores...

Link to comment
Share on other sites

Rico exemplo que se dá aos alunos. Partilho da opinião que toda a gente tem q ser avaliada, e que isto dos professores já começa a ser ridiculo.

Os professores já eram avaliados... mas continua-se a mandar o bitaite que eles têm de passar a ser avaliados...

Mas ok... aplica o modelo de avaliação que querem aplicar nos professores aos alunos de uma turma, aos médicos, enfermeiros, etc...

Numa turma de 25 alunos, dir-se-ia a eles que apenas havia dois excelentes para serem dados, mesmo que 5 ou 6 merecessem o excelente.

Parece-te uma maneira justa de atribuires notas aos alunos? Se fosses pai de um deles ias gostar? Se fosses aluno ias gostar?

Pode não ser justo, mas sabes quais eram as consequências directas disso?

Os profs que estivessem nessa situação ir-se-iam "matar a trabalhar", porque estão em "competição" uns com os outros, melhorando bastante a qualidade de ensino... -_-

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Não tenho palavras...

x2

Link to comment
Share on other sites

Acreditem que vou fazer um esforço enorme para ser a última vez que falo disto aqui. Aqueles que quiserem continuar a ser ignorantes sobre o assunto, que o sejam:

Os professores QUEREM ser avaliados. Só não querem é ser avaliados de uma forma INJUSTA como é o caso do modelo de avaliação do ministério;

2º Suspender o modelo NÃO É suspender a avaliação. Os sindicatos já apresentaram o seu modelo de avaliação, mas o ministério só negoceia se o modelo deles for aceite;

3º Se ninguém se tivesse manifestado, neste momento os professores estavam sujeitos a um modelo de avaliação que a própria ministra da educação já reconheceu que era burocrático, impraticável e desajustado. Demorou 1 ano a reconhecer isso. No entanto, em vez de "operar a perna partida do doente, decidiu mudar-lhe o gesso."

4º Só alguém muito estúpido pode achar que mais de 120000 trabalhadores de um total de 150000 são uma cambada de irresponsáveis ao fazerem greve ou ao prescindir do seu fim-de-semana para ir a Lisboa manifestar o seu descontentamento. Sim, porque não fazemos greves para ter fim-de-semana prolongado como outras classes profissionais fazem, nem manifestações durante o horário de trabalho.

80 a 90% de uma classe profissional encontra profundas injustiças no modelo de avaliação;

meia-dúzia de iluminados acham que esses 80 a 90% estão enganados e eles é que têm razão.

Quem tem opinião diferente, obviamente está no seu direito.

Link to comment
Share on other sites

Eu, na minha humilde opinião, só tenho isto a dizer aos senhores doutores professores:

Não gostam das condições da vossa profissão?

Arranjem outra, não falta quem aceite ir para aí nessas condições. Agora se não sabem fazer mais nada...

Não é isso que os administradores deste forum dizem? Quem estiver mal que não venha cá?

Um gaijo no sector público com qualificações identicas ou superiores às dos senhores doutores professores, trabalha bem mais de 40 horas semanais, traz trabalho para casa, tem férias durante 1 mês, e é avaliado constantemente e se o negócio não for rentável, vem para a rua como os outros... tem lá tempo para greves...

Ja enjoa ver o sector público fazer greves e quem está no privado a ter de pagá-las.

Link to comment
Share on other sites

Se todos os elementos de todas as profissões que se sentem prejudicadas neste pais fizessem greve acho que só ficava-mos com politica e futebol !! e e mesmo assim estes ainda se queixam ... enfim mais um episódio deste pais que cada vez mais se encaixa no rotulo de 3 mundo !

Edited by NOX
Link to comment
Share on other sites

Uma coisa é verdade...

Eu trabalho quase sempre mais de 40 horas semanais, tem de ser mesmo. Mas nem tou muito mal. Tem colegas de trabalho aqui, que trabalham prai umas 60 horas... E ainda levam trabalho para casa muitas delas.

Somos avaliados pelo Patrão ou pelas chefias... E basta um deles não ir com a nossa cara e podemos dizer adeus ao nosso emprego.

Esta avaliação é boa? Não... Nem lá perto. Tão-se a cagar pro nosso rendimento, é mais do ir ou não ir com a nossa cara...

E quando sentem que lhes podemos roubar o lugar, então ai é que nos queimam a torto e a direito...

Na empresa anterior que estava, o Director Financeiro andava sempre a queimar... Isto porque ele tinha a mania que percebia de Informática e eu dava-lhe sempre altas tangas. A minha sorte é que estava protegido pelos outros Directores lol

E na empresa que estou actualmente, por acaso tenho a sorte de me dar bem com toda a gente.

Mas a realidade de praticamente todas as empresas, e vejo por amigos meus, é que trabalham bem mais de 40 horas. E são avaliados injustamente, muitas vezes simplesmente queimados por trás ;)

Pergunto eu, e se todos estes decidissem fazer greve? O Pais simplesmente parava. A economia andava para trás...

E estes tinham mais razões para fazer greve que os professores.

Se os professores acham que são avaliados injustamente... E até acredito que sejam e que haja melhores métodos. Mas existe uma maioria que são avaliado muito mais injustamente, e aguentam com isso e vão trabalhar todos os dias... E a fazer horas que não vão receber :)

Link to comment
Share on other sites

Exactamente o que os professores defendem é melhores condições de trabalho, mais tempo para se dedicarem aos alunos e sobretudo menos burocracia e quem não entender isso é porque não sabe nada do que se passa nas escolas, em que a burocracia ocupa mais tempo que as aulas e não é para isso que as escolas servem. Simplifiquem o regime de avaliação, simplifiquem o estatuto do aluno, reforcem os orçamentos das escolas, reforcem a autonomia e verão que não há greves... nem protestos.

NÃO COMENTO ALGUMAS DAS OPINIÕES QUE VI PARA AÍ SOBRE NÃO DEVIAM PROTESTAR PORQUE HÁ MUITO DESEMPREGO... ISSO É A BASE DO CAPITALISMO SELVAGEM QUE PERMITIU O APARECIMENTO DO FASCISMO.

Edited by ruit
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.