Jump to content

Violência Escolar


principiante
 Share

Recommended Posts

Professor é para ensinar. Educador é para educar. Eu pelo menos na escola nunca me precisaram de educar, isso era em casa, na escola ia lá para aprender.

(...)

Resumindo: Casos de violência acontecem diariamente. Acontecem de professores para alunos, de alunos para professores, de alunos para alunos. O problema é que antigamente era só de professor para o aluno. Actualmente mudou de figura. São os alunos os principais agressores... para além de serem cada vez mais analfabetos.

JLDR.... os professores são os mais atacados, mas se for a ver bem, será que as escolas, quando digo escolas digo Direcções, tomam as devidas punições a esses alunos?

Vou pegar no "Caso Carolina", será que a rapariga e os seus "amigaços" foram castigados o suficiente para aprender a lição? Eu creio que não.... Muitos alunos marimbam-se para o que lhes mandam fazer, principalmente uma ordem dada dentro e fora da escola por um docente da área educativa, mas se for a mãe com a colher de pau, ou o pai com o cinto, os meninos ficam na linha....

Digo isto: Façam greve, até se cansarem!

Cumpz

Link to comment
Share on other sites

Professor é para ensinar. Educador é para educar. Eu pelo menos na escola nunca me precisaram de educar, isso era em casa, na escola ia lá para aprender.

(...)

Resumindo: Casos de violência acontecem diariamente. Acontecem de professores para alunos, de alunos para professores, de alunos para alunos. O problema é que antigamente era só de professor para o aluno. Actualmente mudou de figura. São os alunos os principais agressores... para além de serem cada vez mais analfabetos.

JLDR.... os professores são os mais atacados, mas se for a ver bem, será que as escolas, quando digo escolas digo Direcções, tomam as devidas punições a esses alunos?

Pois, o problema está no tipo de punições que se podem aplicar. Um aluno pode ser alvo de um processo disciplinar que o pode levar a uns dias de suspensão. Mas nada mais do que isso. O caso do telemóvel que tanta tinta fez correr acabou por resultar na expulsão da escola porque havia alternativas para os alunos. No caso das localidades mais periféricas, onde não existem alternativas, os alunos voltam à escola passados 3 ou 4 dias. Nesses 3 ou 4 dias é fácil perceber que o aluno não vai reflectir sobre o que fez ou sobre o que aconteceu. Isso porque ninguém faz esse tipo de reflexão com ele. O resultado é a revolta e a tentação de se vingar de alguma forma. Não podendo vingar-se nos professores, na maior parte dos casos vinga-se nos colegas mais fracos.

Na escola onde trabalho um dos últimos castigos foi obrigar um grupo de alunos que foram responsabilizados por atirar pedras a um funcionário a apanhar pedras à volta da escola até encher um canteiro que lá existe.

O problema é que, na maior parte dos casos, mesmo depois dos pais saberem o que o aluno fez, não aceitam que lhes seja imposta uma punição. A regra normal é o Encarregado de Educação dar razão ao filho e pôr em causa a escola.

Só para avisar que o JLDR dá uns calduços aos putos lá na escola ^^ :-..

B)

:-.. Não sou daqueles que anda a 'distribuir' a torto e a direito, mas no dia em que um aluno me quiser agredir, é melhor chamar o 112.

Em algumas aulas, sempre que se proporciona, sai mesmo um calduço. Na maior parte dos casos é na brincadeira e o aluno não leva a mal, pelo contrário. Mas já me aconteceu ficar completamente 'cego' e só por obra do acaso 2 ou 3 não levaram um estoiro no focinho. Vontade não falta, acreditem...

Link to comment
Share on other sites

Só para avisar que o JLDR dá uns calduços aos putos lá na escola ^^ :-..

B)

E caso necessário, dá também ao pessoal do FNF sem qualquer problema :-

Professor é para ensinar. Educador é para educar. Eu pelo menos na escola nunca me precisaram de educar, isso era em casa, na escola ia lá para aprender.

Um professor é um profissional a trabalhar no sistema EDUCATIVO, englobando nisso todas as áreas académicas (Matemática, Língua Portuguesa, etc...) como as áreas da formação pessoal e social (Formação Cívica, Educação Moral e Religiosa Católica, etc..)

Logo: Professor = Educador.

Alguém aqui disse que a professora devia ter olhado para o lado para não se arriscar a levar no pêlo. Assim sendo, um polícia da brigada de trânsito também deve olhar para o lado porque o infractor pode ir-lhe ao focinho, certo?

É certo que a intenção da TVI em denunciar o caso não se prende com o objectivo de sensibilizar as pessoas para os problemas da violência na escola. Serviu apenas para relatar mais um acto de violência que vai estando na moda nos orgãos de comunicação social.

O problema da indisciplina dos alunos na escola é o resultado do sumatório de uma série de factores, entre os quais:

- Opções políticas erradas que levaram os alunos a ter cada vez mais direitos do que deveres;

- Os pais que actualmente mal conhecem os filhos e que lhes dão razão em tudo o que fazem. Não os repreendem em casa, logo, na escola também ninguém os vai repreender.

- Os novos conceitos psico-pedagógicos que apontam para os castigos como algo que leva as crianças a ficarem perturbadas para a vida toda. É curioso, porque quando eu frequentei a escola levei muita bofetada na cara e os meus colegas também e não foi por isso que deixei de me tornar numa pessoa responsável (só se perderam as que não foram dadas.)

- Essa nova e peregrina ideia instalada de que toda a gente percebe de tudo e dá opiniões sobre tudo e que leva os pais a darem razão aos filhos porque dizem à boca toda que os professores são incompetentes. É como quem vai ao médico e só porque ele não receitou os medicamentos que estávamos à espera que receitasse, já é um mau médico.

E por aí fora.

Resumindo: Casos de violência acontecem diariamente. Acontecem de professores para alunos, de alunos para professores, de alunos para alunos. O problema é que antigamente era só de professor para o aluno. Actualmente mudou de figura. São os alunos os principais agressores... para além de serem cada vez mais analfabetos.

Onde é que eu assino? ;)

Link to comment
Share on other sites

Professor é para ensinar. Educador é para educar. Eu pelo menos na escola nunca me precisaram de educar, isso era em casa, na escola ia lá para aprender.

Estás enganado, um aluno (criança) começa logo na primária (o que chamam agora 1º ciclo) a passar grande parte do seu tempo na escola. Cabe ao professor tb educa-lo. E acredita que muitos alunos recebem na escola a educação que não têm em casa. Para outros não valerá de nada. A educação começa em casa mas transporta-se para a escola.

Nem mais. A escola é uma segunda casa, e como tal, educar é uma das suas prioridades, e era o descalabro total os professores agora ignorarem situações como esta... já é um regabofe agora, então imagino se seguissem as tuas ideias, era de gritos! Até porque um puto daqueles ponho as mãos no fogo em como não recebe qualquer educação em casa, e um belo par de estalos de um professor na escola não lhe fazia mal nenhum, mas por causa de opiniões como a tua é que isto está como está: uma autêntica vergonha.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.