Jump to content

Violência Escolar


principiante
 Share

Recommended Posts

Violência: Professora agredida a murro, estalada e pontapé em escola de Gondomar

Porto, 28 Nov (Lusa) - Uma professora da Escola EB 2,3 de Jovim, Gondomar, foi hoje [color=#FF0000]agredida a murro, estalada e pontapé por um aluno de 16 anos, tendo recebido tratamento hospitalar, disse à Lusa fonte da GNR.

A agressão terá ocorrido em retaliação por a professora o ter levado à presença do Conselho Executivo, por alegado comportamento incorrecto.

Lesões numa perna e num olho são algumas das mazelas da professora, que foi assistida no Hospital de São João, no Porto.

Em declarações à televisão regional Porto Canal, a docente, que exerce há 28 anos, contou que chamou a atenção do aluno quando este se encontrava no perímetro escolar a proferir palavrões.

"Chamei-o à atenção e ele insultou-me. A partir daí, disse que teria que ir comigo ao Conselho Executivo (CE). Ele resistiu e acabou por ir, enquanto eu fui dar a minha aula", afirmou.

"Finda a aula, e ao passar junto à porta de acesso à sala do CE, ele viu-me, começou a correr para mim desenfreado e agrediu-me com murros, estalos e pontapés, além de partir os óculos", acrescentou.

Lusa

28/11/2008

Bom, se houvesse video disto, o país ficava "chocado", como não há, é apenas mais uma situação de lamentar (que nunca devia ocorrer) e que o mais certo é passar despercebido....

Link to comment
Share on other sites

Guest Walt Sousa

O mais engraçado é que isto foi noticia de abertura do Jornal da Tarde da TVI. Agora digam-me: o que interessa a um português banal saber que o menino Jaquim deu um pontapé e um soco à Prof Maria? Ah, esperem, foi na TVI... esqueçam...

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Se estas situações não vierem TODAS a público, a população não se 'sensibiliza' no sentido de mudar isso. E quando digo população refiro-me a quem de direito para mudar as leis e torna-la mais rigorosa de modo a, não dizendo evitar, punir com mão mais pesada quem comete estes actos.

Link to comment
Share on other sites

Guest Walt Sousa
Se estas situações não vierem TODAS a público, a população não se 'sensibiliza' no sentido de mudar isso. E quando digo população refiro-me a quem de direito para mudar as leis e torna-la mais rigorosa de modo a, não dizendo evitar, punir com mão mais pesada quem comete estes actos.

O importante é que estes casos tenham o desfecho merecido para quem prevaricou. Isso é o mais importante. Não digo que estes casos não mereçam ser conhecidos, o que me mete piada é fazer disto abertura de um Telejornal. Mas tb se formos por aí, se tudo o que mete violência, de qualque índole, seja com mais ou menos gravidade, começa a aparecer nas noticias, então começa-se a banalizar a expressão noticia. E a TVI nesses pârametros é a Rainha e Senhora da tv portuguesa. Qualquer merdinha serve para noticiar.

Link to comment
Share on other sites

Guest Walt Sousa
Na minha opinião a professora devia era não ter dito nada ao aluno. Viu-o a dizer palavroes, cagava pó assunto porque não era nada com ela.

Pois, o aluno é que é o rei e senhor da escola. Faz o que quer e apetece e os professores ou pessoal auxiliar tem de estar caladinho. O aluno em causa é um menor, um adolescente e se não lhe deram educação em casa não tem nada que vir mostrar o seu lado bronco para a escola. Ninguém tem que aturar as infantilidades de quem não tem juízo e nem sabe estar.

Link to comment
Share on other sites

Na minha opinião a professora devia era não ter dito nada ao aluno. Viu-o a dizer palavroes, cagava pó assunto porque não era nada com ela.

Epá que diarreia cerebral....

Não me conheces de lado nenhum para me insultares. Temos opinioes diferentes, so what? Queres uma taça???

Já tou a ver que também não te educaram de forma a aceitar as opiniões das pessoas.

Link to comment
Share on other sites

educação != de aceitação

Pelo menos acho que não têm nada haver. Anyway isso não se trata de termos a mesma opinião ou não, tu entras no tópico com um espírito revolucionário, o miúdo tinha razão, até devia ter mandado 2 tiros que a professora não devia ter feito nada!

Fazes-me lembrar aquele génio do Jfox que por ventura acabou por ser banido.

Link to comment
Share on other sites

educação != de aceitação

Pelo menos acho que não têm nada haver. Anyway isso não se trata de termos a mesma opinião ou não, tu entras no tópico com um espírito revolucionário, o miúdo tinha razão, até devia ter mandado 2 tiros que a professora não devia ter feito nada!

Fazes-me lembrar aquele génio do Jfox que por ventura acabou por ser banido.

Não desvies a conversa, eu nao disse nada disso. Eu por exemplo não me meto onde não sou chamado, logo evito confusões. E de certeza que a prof agora está a pensar "Devia era ter ignorado a situação e continuado com a minha vidinha. Agora estou neste estado."

Ok, enganei-me, não deves aceitar a minha opiniao, mas sim respeita-la. Got it?

Link to comment
Share on other sites

Posso fazer uma pergunta? Quando é que vai começar a haver moderação às notícias aqui expostas? Isto daqui a pouco parece o "24 horas" ou "O crime" a mostrar as notícias mais chocantes....

Basta haver um caso "isolado" numa zona "isolada" que aparece logo no jornal.... Não imaginam mesmo como é em bairros complicados.... Devem pensar os jornalistas que nessas escolas eles andam com uma armadura de ferro ou algo semelhante...

Mostrem notícias de progresso e não de retrocesso....

Cumpz

Link to comment
Share on other sites

Guest Walt Sousa
educação != de aceitação

Pelo menos acho que não têm nada haver. Anyway isso não se trata de termos a mesma opinião ou não, tu entras no tópico com um espírito revolucionário, o miúdo tinha razão, até devia ter mandado 2 tiros que a professora não devia ter feito nada!

Fazes-me lembrar aquele génio do Jfox que por ventura acabou por ser banido.

Não desvies a conversa, eu nao disse nada disso. Eu por exemplo não me meto onde não sou chamado, logo evito confusões. E de certeza que a prof agora está a pensar "Devia era ter ignorado a situação e continuado com a minha vidinha. Agora estou neste estado."

Ok, enganei-me, não deves aceitar a minha opiniao, mas sim respeita-la. Got it?

Eu não me estou a meter contigo, apenas a tentar dar a minha achega. Para que serve um professor? Tb não é para educar? E achas bem um aluno estar numa escola a provocar desacatos ou a falar alto e de forma rude com alguém que toda a gente lhe deve fazer vénias e não lhe ligar patavina?

Em que mundo é que tu vives? No mundo da indiferença e do não quero saber?

A professora agiu bem e fez o seu papel. O aluno que já ia mal, agiu pior e agora só tem é que pagar por isso... para ver se ganha (algum) juízo.

Link to comment
Share on other sites

educação != de aceitação

Pelo menos acho que não têm nada haver. Anyway isso não se trata de termos a mesma opinião ou não, tu entras no tópico com um espírito revolucionário, o miúdo tinha razão, até devia ter mandado 2 tiros que a professora não devia ter feito nada!

Fazes-me lembrar aquele génio do Jfox que por ventura acabou por ser banido.

Não desvies a conversa, eu nao disse nada disso. Eu por exemplo não me meto onde não sou chamado, logo evito confusões. E de certeza que a prof agora está a pensar "Devia era ter ignorado a situação e continuado com a minha vidinha. Agora estou neste estado."

Ok, enganei-me, não deves aceitar a minha opiniao, mas sim respeita-la. Got it?

Eu não me estou a meter contigo, apenas a tentar dar a minha achega. Para que serve um professor? Tb não é para educar? E achas bem um aluno estar numa escola a provocar desacatos ou a falar alto e de forma rude com alguém que toda a gente lhe deve fazer vénias e não lhe ligar patavina?

Em que mundo é que tu vives? No mundo da indiferença e do não quero saber?

A professora agiu bem e fez o seu papel. O aluno que já ia mal, agiu pior e agora só tem é que pagar por isso... para ver se ganha (algum) juízo.

Professor é para ensinar. Educador é para educar. Eu pelo menos na escola nunca me precisaram de educar, isso era em casa, na escola ia lá para aprender.

Link to comment
Share on other sites

Guest Walt Sousa
Professor é para ensinar. Educador é para educar. Eu pelo menos na escola nunca me precisaram de educar, isso era em casa, na escola ia lá para aprender.

Estás enganado, um aluno (criança) começa logo na primária (o que chamam agora 1º ciclo) a passar grande parte do seu tempo na escola. Cabe ao professor tb educa-lo. E acredita que muitos alunos recebem na escola a educação que não têm em casa. Para outros não valerá de nada. A educação começa em casa mas transporta-se para a escola.

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Professor é para ensinar. Educador é para educar. Eu pelo menos na escola nunca me precisaram de educar, isso era em casa, na escola ia lá para aprender.

Um professor é um profissional a trabalhar no sistema EDUCATIVO, englobando nisso todas as áreas académicas (Matemática, Língua Portuguesa, etc...) como as áreas da formação pessoal e social (Formação Cívica, Educação Moral e Religiosa Católica, etc..)

Logo: Professor = Educador.

Alguém aqui disse que a professora devia ter olhado para o lado para não se arriscar a levar no pêlo. Assim sendo, um polícia da brigada de trânsito também deve olhar para o lado porque o infractor pode ir-lhe ao focinho, certo?

É certo que a intenção da TVI em denunciar o caso não se prende com o objectivo de sensibilizar as pessoas para os problemas da violência na escola. Serviu apenas para relatar mais um acto de violência que vai estando na moda nos orgãos de comunicação social.

O problema da indisciplina dos alunos na escola é o resultado do sumatório de uma série de factores, entre os quais:

- Opções políticas erradas que levaram os alunos a ter cada vez mais direitos do que deveres;

- Os pais que actualmente mal conhecem os filhos e que lhes dão razão em tudo o que fazem. Não os repreendem em casa, logo, na escola também ninguém os vai repreender.

- Os novos conceitos psico-pedagógicos que apontam para os castigos como algo que leva as crianças a ficarem perturbadas para a vida toda. É curioso, porque quando eu frequentei a escola levei muita bofetada na cara e os meus colegas também e não foi por isso que deixei de me tornar numa pessoa responsável (só se perderam as que não foram dadas.)

- Essa nova e peregrina ideia instalada de que toda a gente percebe de tudo e dá opiniões sobre tudo e que leva os pais a darem razão aos filhos porque dizem à boca toda que os professores são incompetentes. É como quem vai ao médico e só porque ele não receitou os medicamentos que estávamos à espera que receitasse, já é um mau médico.

E por aí fora.

Resumindo: Casos de violência acontecem diariamente. Acontecem de professores para alunos, de alunos para professores, de alunos para alunos. O problema é que antigamente era só de professor para o aluno. Actualmente mudou de figura. São os alunos os principais agressores... para além de serem cada vez mais analfabetos.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.