Jump to content

Adeus À Tua Reforma


principiante
 Share

Recommended Posts

O pá... a teoria é simples:

temos a noção de que quando chegar a nossa vez, não vai ser como nos nossos avós, em que tinham como reforma, aquilo que recebiam na íntegra na vida activa. Certo?

Agora, estás a ver que vais perder na reforma 20 a 30% do que ganhas agora, quando ainda te falta 50 anos para chegares lá (numeros por alto...).

Agora: 1/5 dos portugueses é pobre, ou vive no limiar da pobreza.... pouco descontam para a reforma. A população portuguesa está a envelhecer. A nossa população activa a envelhecer. Temos cada vez menos jovens para entrarem no mercado de trabalho e descontarem para sustentar isto tudo...

Depois: quem desconta para as reformas milionárias de políticos, gestores ou quadros de topo? Quem desconta para os subsidios de desemprego e afins...

Portanto, quem me garante que as regras do jogo não tornam a mudar em 20 ou 30 anos, fazendo que quando chegue a minha vez tenha apenas direito a 40, ou mesmo 30% do meu salário?

Para isso mesmo pergunto: vale a pena estar a descontar para um sistema que, sendo já lesivo para nós, pode até nem ser aquele que vai ser utilizado quando chegar a minha vez?

Link to comment
Share on other sites

Para isso mesmo pergunto: vale a pena estar a descontar para um sistema que, sendo já lesivo para nós, pode até nem ser aquele que vai ser utilizado quando chegar a minha vez?

Óbvio que não, mas isso já era mais que sabido, e quem fala de reformas fala de todos os outros serviços do estado, que não valem 10% do que pagamos...mas não temos outro remédio, inchas e pias baixo, e se ficas a dever ao estado estás lixado... quer dizer... se ficares a dever 700 Milhões de €, não te preocupes que eles pagam isso por ti ;)

Link to comment
Share on other sites

É certo que estamos a ser chulados a toda a força pelo estado e há coisas às quais não sepode fugir, mas há uma coisa que podemos fazer por nós mesmos. Podemos poupar uns trocos ao fim do mês. Infelizmente há quem não possa poupar nada, mas os que podem guardar 5\10€ ou seja lá o que for todos os meses e continuar a fazê-lo durante anos, tem mais alguma segurança. Mete a prazo e sempre não dinheiro estagnado.

Um costume que se perdeu foi o de ter um "porquinho", cada vez mais precisamos de ter um.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.