Jump to content

O Lucro Dos Jogos


Mini0n
 Share

Recommended Posts

Only 4% Of Games Make A Profit - EEDAR

So many games, so little time. But do you ever wonder what happens to the also-rans? The non-AAA titles and the ones that don't have the huge marketing budgets behind them? Or even those that do, but just.. don't work? The answer, according to market analysts EEDAR, is not very much.

EEDAR offer a service to games publishers where they run the numbers on games in development and try to predict how they will perform. The success rates make sobering reading for any game developer.

Only 4% of games that make it to market actually make a profit, according to EEDAR's research. Somewhere in the region of 60% of a typical game's budget goes on reworking and retuning a game to make it fit for market.

"No one or two things can determine the success or failure of a game," says EEDAR President Geoffrey Zatkin. "Every game I have ever worked on, we've gone in blind as to which features would sell the game better."

Esta notícia já tem uns diazinhos, mas nem a pus aqui pelo ridículo que emana. Tenho 2 gatos e riram-se os 2 quando lhes contei isto.

Hoje veio a notícia-update... Quem diria...

Only 20% Of Games Make A Profit - EEDAR

Uh, oops. Over the weekend, Forbes ran an article citing data obtained from Electronic Entertainment Design and Research (EEDAR). Forbes' article said that, according to EEDAR, only 4% of games ever make a profit. Wha? 4%? Sounded silly. Seems it was silly. Forbes mis-quoted EEDAR's data, which actually says that only 4% of all games that ever enter into production make a profit. Sounds like a case of semantics, but it's a key difference. Just like movies, most games that enter into production never actually see the light of day. Of those that do make it onto store shelves, it turns out 20% of them return a "significant profit". That sounds more like it. EEDAR's full correction follows.

Media/Press,

On Friday, November 21th, Forbes.com did an article on Electronic Entertainment Design and Research. The article is located here http://www.forbes.com/ebusiness/2008/11/21..._1121eedar.html . Unfortunately, there was a miss-quote in the article that a lot of sites noticed and reported on. Below is the line from the article.

“Only 4% of games that make it to market actually make a profit, he says. About 60% of a game's budget is spent reworking or redesigning a game. Armed with all this data, companies can make those tough calls early in the development process.”

The actual statistic is only 4% of games that enter production will return a significant profit. Of games that are released to the market, only 20% will produce a significant profit. (Source for the second sentence: Secrets of the Game Business by Francois Dominic Laramee).

We understand that miss-communications can happen, especially during phone interviews, but given the inaccuracy of the statistic and how many other sites have picked up on the story, we wanted to ensure that the major media outlets received the correct statistics on the subject.

Geoffrey Zatkin, EEDAR’s President and COO, has provided some clarity on the subject:

“Only 20% of games that begin production will ever finish. Of those 20% that are finished and released to the market, only 20% of them will ever realize a significant profit (Source: Secrets of the Game Business Francois Dominic Laramee).That equals 4% of games that start production return a significant profit.

During the concept and design process of a game, publishers and developers often analyze every feature in a game to ensure proper implementation for a successful release. At EEDAR, we believe that enough historical information is now available to aid publishers and developers during the concept and design process of a game. The EEDAR database, which now consists of over 6 million historical data points, can help remove the burden for publishers and developers from having to justify every feature in their title. Specifically, our DesignMetrics™ reports help publishers and developers by identifying early in the development cycle the correct feature combinations most likely to meet consumer expectations. This allows developers to focus more time and resources on creating a high quality and well polished video game.”

E não esquecer ali do "significant"...

Link to comment
Share on other sites

Assumindo que se em cada 5 jogos, houvesse um blockbuster (20%), essas estatísticas seriam razoáveis.

Mas todos sabemos que os blockbusters não saem à razão de 1 por cada 5 jogos, logo só podemos concluir que há muitos jogos de trampa que mesmo assim fazem lucro... Chulos!!! Ainda se queixam da pirataria!

Edited by HERiTAGE
Link to comment
Share on other sites

O cúmulo foi os gajos da Crytech (Crysis).

Fizeram um choradinho tipo Paulo Bento a queixar-se da arbitragem, mas só que sobre a pirataria.

Daí a uns tempos anunciaram o Crysis Warhead.

Quando lhes perguntaram "então com prejuízo por causa da pirataria e fazem mais um?" foi-se a ver e tiveram 15M (acho) de lucro... :rezingao:

Link to comment
Share on other sites

Assumindo que se em cada 5 jogos, houvesse um blockbuster (20%), essas estatísticas seriam razoáveis.

Mas todos sabemos que os blockbusters não saem à razão de 1 por cada 5 jogos, logo só podemos concluir que há muitos jogos de trampa que mesmo assim fazem lucro... Chulos!!! Ainda se queixam da pirataria!

é mais 5 jogos entram em produção, 3 são terminados, 2 são blockbusters

entrar em produção não significa que saia pro mercado

Link to comment
Share on other sites

Acredito verdadeiramente que as empresas criadoras de jogos podem ganhar milhões, mas tal como acontece em todo o lado, os intermediários são quem fica com a fatia maior. É certo que a distribuição de um jogo é coisa para custar milhões, no entanto é um assombro o preço a que um jogo chega na prateleira da loja.

E se isto não desse lucro, uma boa parte das empresas já tinha desaparecido.

Link to comment
Share on other sites

A forma de baixar os preços dos jogos é usar a distribuição digital eliminando assim os custos das Distribuidoras e retalhistas físicos.

Ou então esperem para os preços baixarem.

Com tanto pessoal a sacar jogos da net pq é que achas que isso n está já implementado?

As pessoas já sacam os jogos da net. Montes delas preferiam ter os seus jogos desta maneira mesmo que fosse a pagar, pq é mto mais cómodo, etc, etc...

Isto n está implementado pq pura e simplesmente depois acabavam-se as desculpas para os preços completamente estupidos!

Link to comment
Share on other sites

estou a pensar criar uma empresa de software/jogos.. algum programador ou designer interessado?

A forma de baixar os preços dos jogos é usar a distribuição digital eliminando assim os custos das Distribuidoras e retalhistas físicos.

Ou então esperem para os preços baixarem.

Com tanto pessoal a sacar jogos da net pq é que achas que isso n está já implementado?

As pessoas já sacam os jogos da net. Montes delas preferiam ter os seus jogos desta maneira mesmo que fosse a pagar, pq é mto mais cómodo, etc, etc...

Isto n está implementado pq pura e simplesmente depois acabavam-se as desculpas para os preços completamente estupidos!

fds, acho que é a primeira vez na minha vida que discordo de ti heri :)

pessoalmente, prefiro ir comprar o meu joguito À loja.. o prazer de trazer a "embalagem" para casa, sei lá... é outra qualidade.

Link to comment
Share on other sites

estou a pensar criar uma empresa de software/jogos.. algum programador ou designer interessado?

A forma de baixar os preços dos jogos é usar a distribuição digital eliminando assim os custos das Distribuidoras e retalhistas físicos.

Ou então esperem para os preços baixarem.

Com tanto pessoal a sacar jogos da net pq é que achas que isso n está já implementado?

As pessoas já sacam os jogos da net. Montes delas preferiam ter os seus jogos desta maneira mesmo que fosse a pagar, pq é mto mais cómodo, etc, etc...

Isto n está implementado pq pura e simplesmente depois acabavam-se as desculpas para os preços completamente estupidos!

fds, acho que é a primeira vez na minha vida que discordo de ti heri :)

pessoalmente, prefiro ir comprar o meu joguito À loja.. o prazer de trazer a "embalagem" para casa, sei lá... é outra qualidade.

Ya, há pessoal assim...

Eu tenho um amigo meu que tem o quarto todo cheio de caixas de jogos desde os mais antigos da era do 486 até aos de agora!

Eu próprio também prefiro ter o original com caixinha, todo pipi do que ter uma cópia ranhosa em iso ou gravada num dvd duvidoso.

Mas também há ppl que dispensava a caixa e os manuais (estes até podiam ser adquiridos juntamente com o jogo online em formato pdf) se isso implicasse uma diminuição no preço que valesse a pena.

O que eu acho é que isso não lhes convinha nada... Sinceramente, achas mesmo que uma caixa e um manual vale o preço a mais dos jogos? (não falo do valor como valor sentimental ou o que seja, para quem compra, mas em termos de custos que isso implica para a empresa que publica)

Eu cá acho que uma gravação e impressão de um dvd, uma caixa de plástico e um manual não justificam os 70€ de um jogo de xbox 360, por exemplo. Ok, na xbox não se podem jogar os jogos sem ter mesmo o dvd original na drive, mas o preço serve de exemplo.

Edited by HERiTAGE
Link to comment
Share on other sites

A forma de baixar os preços dos jogos é usar a distribuição digital eliminando assim os custos das Distribuidoras e retalhistas físicos.

Ou então esperem para os preços baixarem.

Com tanto pessoal a sacar jogos da net pq é que achas que isso n está já implementado?

As pessoas já sacam os jogos da net. Montes delas preferiam ter os seus jogos desta maneira mesmo que fosse a pagar, pq é mto mais cómodo, etc, etc...

Isto n está implementado pq pura e simplesmente depois acabavam-se as desculpas para os preços completamente estupidos!

O quê? A distribuição digital? Está implementada e é bastante usada para o PC. Nas consolas é tudo arcade, excepto um episodio do Ratchet & Clank para a PS3. O problema é que o(s) organismo que conta as vendas não conta os números desta distribuição. Apenas dos retalhistas físicos e só de alguns.

Eu não me importo de esperar para os jogos baixarem de preço. Isso de modas não me interessam e sou um jogador "singleplayer". Por exemplo, só comprei e joguei os dois God of War este Verão (ambos excelentes já agr).

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.