Jump to content

Já Alguma Vez Usaste Linux? Se Sim, Qual Distro?


saracat
 Share

Recommended Posts

6 hours ago, ZylmhuinVII said:

Para trabalho?

Não, está instalado num portátil que tenho em casa.

6 hours ago, skaazi said:

H4ck3r!

I wish! :-..

Tenho interesse pela área da segurança, embora nunca tenha trabalhado nisso ao longo dos 8 anos de experiência que tenho em telecomunicações.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Nao sei se interessa alguem mas fica aqui na mesma.

Tenho uma guerra no bules onde os gajos estao constantemente a bloquear-me webproxies que crio em VPS, estando um bocado farto de fazer tudo a la pata de cada vez que metem o IP na blacklist criei um script : https://github.com/roddsrod/web-proxy

Basciamente o que faco na DigitalOcean é de destruir a droplet do VPS e criar uma nova, assim o VPS fica com um novo IP que dura mais um pouco antes de ir para a blacklist, com o script fica um novo webproxy a bombar em menos de 1 minuto.

Quem perceber disso entende logo o que o script faz, se algum curioso sem grande experiencia em Linux tiver interesse em saber mais basta perguntar ;)

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Já vi que é o Glype, usei o Glype durante um tempo exactamente pelo mesmo motivo, mas aquilo em sites com heavy js cagava-se todo, funciona bem ou era da vps que estava na altura?  

Segundo problema dessa abordagem é que fica aberto, certo? Podes aproveitar no nginx e inserir um .htpasswd

Props para @Revenge por esta solução que usei na altura :-..

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

O Glype acho que esta descontinuado, o site oficial berrou e o unico sitio onde apanhar o Glype é no github na versao 1.4.15, o webproxy principal é o php-proxy (com um lifting feito pelo je) que acho ser mais rapido e abre mais sites e por enquanto ainda tem algum suporte, Glype esta como backup para algumas coisas que nao correm bem no php-proxy (tipo gfycat).

Mas ya, js nao passa muito bem nem no php-proxy nem no Glype, acho que nao devia ser da VPS.

16 minutes ago, Perks said:

Já vi que é o Glype, usei o Glype durante um tempo exactamente pelo mesmo motivo, mas aquilo em sites com heavy js cagava-se todo, funciona bem ou era da vps que estava na altura?  

Segundo problema dessa abordagem é que fica aberto, certo? Podes aproveitar no nginx e inserir um .htpasswd

Props para @Revenge por esta solução que usei na altura :-..

Sim fica aberto, mas é preciso advinhar o IP do VPS, como dou o link a alguns colegas e este serve mesmo so para isso nao meti pwd.

Mas no meu servidor privado onde tenho radarr, sonarr e cia esta tudo protegido por htaccess menos a pasta dos downloads :)

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Não sabia que estava descontinuado, como disse deixei de usar há algum tempo. Anyway grande trabalho :y:

13 minutes ago, skaazi said:

 

Sim fica aberto, mas é preciso advinhar o IP do VPS, como dou o link a alguns colegas e este serve mesmo so para isso nao meti pwd.

 

Eu se fosse a ti metia uma pass, imagina que lá no bules o artista admin de sistemas vai cuscar o ip porque vê um número anormal de acessos? Com um dns insuspeito se estiver por trás duma pass, se calhar o artista não sabe o que lá vai e pode ser que dure mais tempo :)

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Criei o script mesmo para chatear os gajos e andar a brincar ao gato e ao rato, quando bloqueiam crio outro em 1 minuto, espero que o bloqueiem e la vamos nos outra vez.

Mas efetivamente no dia que ja nao achar piada a essa brincadeira meto uma pwd, ve la bem que nem tinha pensado nisso se nao dissesses lol.

  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
  • 1 month later...

Alguém daqui usa Linux no seu portátil em casa? Se sim, quais diriam que são as grandes vantagens em relação ao Windows? Sou um completo noob em Linux e as suas distribuições mas acabei por instalar o Kubuntu (por ter lido que até era bom para iniciantes) numa partição à parte para explorar este OS.

Para quem usa no seu dia-a-dia, se vos chegassem à vossa frente e dissessem "convence-me a mudar para Linux" o que responderiam?

Link to comment
Share on other sites

Alguém daqui usa Linux no seu portátil em casa? Se sim, quais diriam que são as grandes vantagens em relação ao Windows? Sou um completo noob em Linux e as suas distribuições mas acabei por instalar o Kubuntu (por ter lido que até era bom para iniciantes) numa partição à parte para explorar este OS.
Para quem usa no seu dia-a-dia, se vos chegassem à vossa frente e dissessem "convence-me a mudar para Linux" o que responderiam?
A menos que sejas um pobretanas que não tem dinheiro para um licença de Windows, deixa te estar por lá. Há coisas que são inegavelmente muito melhores em Linux, mas não me parece que sejam as que te interessam (programação, personalização de literalmente tudo, etc...). Claro que se só usares o PC para mexer no Word e ir ao YouTube ver filmes, qualquer OS serve...
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

9 hours ago, Stone said:

Alguém daqui usa Linux no seu portátil em casa? Se sim, quais diriam que são as grandes vantagens em relação ao Windows? Sou um completo noob em Linux e as suas distribuições mas acabei por instalar o Kubuntu (por ter lido que até era bom para iniciantes) numa partição à parte para explorar este OS.

Para quem usa no seu dia-a-dia, se vos chegassem à vossa frente e dissessem "convence-me a mudar para Linux" o que responderiam?

Eu uso quer no trabalho (antes faculdade) quer no PC de casa há anos.
Eu uso Fedora em casa e centOS no trabalho.

Eu uso pelos motivos já aqui mencionados.
Uso também porque consegue-se manter um computador funcional (fluído) e consistentemente com a mesma performance durante MUITO mais tempo.
Tens mais controlo sobre o que instalas e updates.
E também porque já estou habituado...
No entanto, não sou nenhum expert em Linux nem nada que se pareça!

Tudo depende do que queres/precisas.

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

9 hours ago, Stone said:

Alguém daqui usa Linux no seu portátil em casa? Se sim, quais diriam que são as grandes vantagens em relação ao Windows? Sou um completo noob em Linux e as suas distribuições mas acabei por instalar o Kubuntu (por ter lido que até era bom para iniciantes) numa partição à parte para explorar este OS.

Para quem usa no seu dia-a-dia, se vos chegassem à vossa frente e dissessem "convence-me a mudar para Linux" o que responderiam?

Depende do proposito.

Qual é o proposito? Se for algo mais técnico pode fazer sentido. Se for para ser open só porque sim, esquece, estás a pedir dores de cabeça desnecessárias.

That being said.

Youtube, Web, Office, Mail? - Linux "serve" mas não tens a mesma experiencia que tens em windows.

Also, se queres evitar dores de cabeça relativamente a ficheiros não abrirem correctamente ou na sua totalidade, ou limitações nas opções de impressão e outras funcionalidades, deixa te estar com o office no windows e não te metas nas alternativas. Já tive experiencias que não quero repetir :-..

 

Se for para "revival" de uma maquina antiga, pode ser interessante... se a maquina for anterior aos Intel Core. E depende muito da distro que escolheres. Exemplo, uma maquina que tenho, Core 2 Quad 8gb ddr3 com um HDD normal arranca windows 10 muito rapidamente (em parte graças as manhas todas que introduziram no boot desde o 8), por outro lado Ubuntu fica encalhado montes de tempo até abrir. E no fundo o que fica no fim é o aspecto pratico e a experiencia que temos com o ambiente. Mint idem.

Edited by Lancer
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

54 minutes ago, [Black_Lotus] said:

Uso também porque consegue-se manter um computador funcional (fluído) e consistentemente com a mesma performance durante MUITO mais tempo.
Tens mais controlo sobre o que instalas e updates.

Isto, 100x vezes isto.

Uso Windows no trabalho porque sou obrigado e dou em doido 2 a 3 vezes por semana (pico de uso do HDD sem razao nenhuma, update todos os 3 dias sem notificaçao do que é que esta a ser instalado, update que estraga o que funcionava bem antes, etc), nos PCs pessoais é sempre com Linux (Kubuntu), tenho um PC com o mesmo OS desde 2015 e roda como se o tivesse instalado ontem.

 

Para quem esta fresco no Linux eu aconselharia a distro Zorin OS que ja vem com camadas wine pre instaladas para facilitar a transiçao e permitir uso de apps Windows.

Edited by skaazi
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Sou obrigado a usar linux e para mim é um pesadelo.

Toda a coisa de para se fazer a coisa mais simples do mundo ter q se puxar do terminal, puxar duas ou três manivelas, rodar as válvulas, calibrar os níveis de combustível, saltar ao pé coxinho, dar suas buzinadelas e entretanto já é hora de almoçar, faz-me crescer cabelos brancos. ´

É o mesmo com a malta que usa LaTeX para escrever documentos. Presumo que tb limpam o cú com um rolo de papel pardo e um pincel e dizem que é melhor.

Edited by HERiTAGE
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Olha, ontem guardei um bookmark do LaTeX para lhe pegar novamente um dia destes.

O Word é uma valente merda. E para um programador, o LaTeX tem muito sentido.

Quanto ao Linux, prefiro alguma distância. Para o trabalho, seria melhor para mim que o Windows, mas as últimas experiências que tive foram mazinhas...

É bom para quem percebe. Quem não percebe, ou vai a fóruns procurar os 300 comandos necessários para instalar a calculadora, ou fica a olhar para o tecto. E depois um desses comandos faz merda e ninguém sabe o que foi...

Link to comment
Share on other sites

Hum, deves usar programas criado por um gajo que desapareceu do mapa e nao deixou steps nenhuns...

Windows ate copiou Ubuntu com o Software Center de tao simples de uso que é instalar e manter o sistema sem abrir o terminal uma unica vez.

 

Agora, sim, ha alguns programas mais especificos que podem dar cabelos brancos para meter a bombar, mas no Windows acontece ainda mais, quando tens um erro vcredist sem info nenhuma e tens de abrir o eventvwr e passar a manha toda a procura manualmente dos erros e codigo para ver se por acaso o google sabe alguma coisa sobre isso, para acabar por nao ter respostas nenhumas e ficares na mesma depois de um dia inteiro a bater com a cabeça nas paredes.

Edited by skaazi
Link to comment
Share on other sites

Po acaso estou com o Skazzi nesta

 

para um user que quer ver videos, navegar na net e merdas assim é exactamente a mesma merda na interface gráfica com um vantagem enorme sobre o windows e termos de lentidão e updates e toda a tralha inerente

Link to comment
Share on other sites

Desde que entramos na era dos SSD que a degradação de performance é coisa do passado. Quem ainda vive agarrado a hdd's, não aconselho o W10.

Para quem gosta de privacidade ao máximo, Linux vai ser sempre uma melhor aposta, porque ninguém sabe ao certo o que a Microsoft pode recolher. Em Linux à partida é mais seguro nesse aspecto, mas também sem garantias.

De resto, tenho em casa um portátil com o Mint e o Desktop com W10, e escolho W10 todos os dias. Já em servidores, Centos é uma grande aposta e é o que usamos aqui no tasco..

Link to comment
Share on other sites

tenho 2 portáteis em casa que discordam de ti, ok ambos com HDD mas os problemas do windows nem são nem nunca foram apenas a lentidão generalizada

 

vou-te dar um exemplo, o windows hello e o sensor de fingerprints que tenho em casa, o sensor funciona em Linux, mas o windows hello não gosta. Se resolvesses sem uma instalação de raiz até te dava um prémio

 

 

 

 

Por acaso esta semana tive uma coisa engraçada, a minha conta windows é de administrador. Tentei instalar um driver e dava a info que não tinha permissão, para solicitar autorização ao administrador, fiquei a pensar de quem queriam a autorização

 

depois de ter perdido mais de duas horas com isto

 

 

e como é obvio não ter conseguido, desisti e meti a dar videos do Baby shark para o meu puto

Link to comment
Share on other sites

43 minutes ago, HERiTAGE said:

É o mesmo com a malta que usa LaTeX para escrever documentos. Presumo que tb limpam o cú com um rolo de papel pardo e um pincel e dizem que é melhor.

Para documento enormes, que use referências etc não há pai para LaTex.
O tempo que se gasta nos Words e afins com formatações e manter referências é tempo perdido quando tens algo que o faz por ti.
Tudo bem que precisas de já ter um template mas, muitas vezes esse template já existe.
Agora, para coisas pequenas, concordo que não vale o esforço.

Quanto a navegar pela internet, youtube ou coisas básicas qualquer coisa serve e é igual e tens a mesma experiência.
A minha mãe já na reforma anda a usar Ubuntu em casa...noutro lado usa Windows e não nota diferença.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

18 minutes ago, Revenge said:

Quem ainda vive agarrado a hdd's, não aconselho o W10.

Vai dizer isso aos asset managers de empresas corporativas que andam sempre a querer poupar trocos e para eles a unica diferença entre HDD e SDD é o preço.

Link to comment
Share on other sites

9 minutes ago, Revenge said:

Desde que entramos na era dos SSD que a degradação de performance é coisa do passado. Quem ainda vive agarrado a hdd's, não aconselho o W10.

Para quem gosta de privacidade ao máximo, Linux vai ser sempre uma melhor aposta, porque ninguém sabe ao certo o que a Microsoft pode recolher. Em Linux à partida é mais seguro nesse aspecto, mas também sem garantias.

De resto, tenho em casa um portátil com o Mint e o Desktop com W10, e escolho W10 todos os dias. Já em servidores, Centos é uma grande aposta e é o que usamos aqui no tasco..

Em grande parte das distros concordo contigo, mas é como tudo. Deepin Linux, distro Chinesa, muito bonita a interface.. e confiar?

 

Como disse antes, mesma maquina Core 2 Quad, 8GB ddr3, HDD normalissimo. Windows 10 deu me quase 0 problemas, já com Ubuntu até me bloqueou a maquina no boot totalmente após um update. (depois corrigi mas tive de recorrer ao terminal, foi um problema especifico daquele update). Isto só para dizer, nem Linux é silver bullet para todos os problemas nem Windows é o demo. Depende do proposito depende do grau de flexibilidade que tivermos para resolver problemas por natureza.

Se eu não me quiser ter de preocupar com problemas de configuração pura e simplesmente não uso Linux. Windows, uso um wizard carrego em 2-3 botoes e tenho uma tarefa feita que em Linux me ia obrigar a passar meia hora a seguir um manual passo a passo para mandar comandos para o terminal que mesmo lendo as man pages de linux não me dão segurança 100% do que os parametros fazem.

Por outro lado, problemas técnicos de Linux, como existe uma comunidade grande focada nisso mesmo geralmente encontras soluções para os problemas especificos, mas é preciso algum nivel de tech-savvy. No windows secalhar tinhas de recorrer ao support.

 

 

Portateis \ Maquinas abaixo de Core 2 eu diria que linux seria uma boa alternativa a considerar para propositos de "revival" para uso "normal". Mint é relativamente leve ainda que o arranque seja mais lento que sei lá quê. (varios minutos ...)

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.