Jump to content

Já Alguma Vez Usaste Linux? Se Sim, Qual Distro?


saracat
 Share

Recommended Posts

Eu se precisar de "versatilidade" e coiso e tal, peço ao suporte para me configurar as coisas de modo a que fique a funcionar, pq esse n é o meu trabalho e há gente muito melhor que eu a ser paga para fazer a tarefa.
É esse o problema da malta que aconselha linux... Olham para a utilização como se o trabalho da pessoa fosse configurar o sistema.

Se estou a trabalhar e se quero ser produtivo. N quero passar 1/3 do tempo a chutar comandos obscuros num terminal para fazer coisas que no windows 10 são básicas.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, Perks said:

tenho 2 portáteis em casa que discordam de ti, ok ambos com HDD mas os problemas do windows nem são nem nunca foram apenas a lentidão generalizada

Respondeste a ti proprio. Não aconselho W10 a ninguém que vá usar com HDD. O W10, não gosta de drives lentas, ponto final. Nesse caso se querem Windows, é melhor ir para o 7.

 

Quanto ao resto, é como tudo na vida. O portatil que meti o Mint, ainda é um core 2 duo. Quando tinha lá Windows 10, foi só instalar e os videos do youtube corriam com aceleração por hardware sem eu ter feito nada de especial. Sem aceleração, o Cpu não aguenta 1080p sem frames drops.

Quando instalei o Mint (porque W10 e HDD não computa), as voltas que tive de dar para colocar a aceleração a funcionar no browser. Digo já, que se tiver de formatar o portatil, já não faço a minima ideia o que fiz na altura. Basicamente, já só andava a copiar comandos que encontrava no Google, do que me recordo.

Cada um tem as suas vantagens e desvantagens, e depois ainda entra em conta a preferência do utilizador.

Link to comment
Share on other sites

Vocês, para a conversa, estão a trazer muitas cenas de trabalho. A pergunta inicial era sobre um portátil de casa.

IMO, para cenas básicas como YouTube, Facebook, Office, etc, não há pai para o Windows. Um cota que queira ter um PC a bombar, não vai querer meter comandos que tem de ir ver à net, certo?
E mais, quem fala que os pais têm Linux, é porque sabe de Linux e está lá para o suporte... ou não? ;)

Link to comment
Share on other sites

3 minutes ago, Mini0n said:

MO, para cenas básicas como YouTube, Facebook, Office, etc, não há pai para o Windows. Um cota que queira ter um PC a bombar, não vai querer meter comandos que tem de ir ver à net, certo?

volto a dizer, essa é que é a falácia

 

hoje em dia tens um pc em linux para youtube, facebook e office tão facilmente como tens windows e sem qualquer comparação em termos de manutenção

 

Não tens de meter um único comando

Link to comment
Share on other sites

Para quem nao vai na conversa dos outros que o Linux é um bicho papao que vai comer o user todo cru, Linux é simplissimo de uso nos dias de hoje, mais facil e intuitivo que Windows.

Install-Software-Using-Ubuntu-Software-Center.png

Search > Click > admin pwd > installed.

Com qualquer programa, onde é que Windows é tao simples?

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

10 minutes ago, skaazi said:

Para quem nao vai na conversa dos outros que o Linux é um bicho papao que vai comer o user todo cru, Linux é simplissimo de uso nos dias de hoje, mais facil e intuitivo que Windows.

Install-Software-Using-Ubuntu-Software-Center.png

Search > Click > admin pwd > installed.

Com qualquer programa, onde é que Windows é tao simples?

Então vá, um exemplo:

Como crias um simples atalho de um programa desses para a barra da esquerda ou até mesmo para o desktop?

No windows é botão direito e create shortcut. Ou arrastar o icone para a barra.
No ubuntu, como é? Mete aqui a solução para a malta comparar.

Edited by HERiTAGE
Link to comment
Share on other sites

  1. Open the Activities overview by clicking Activities at the top left of the screen

  2. Click the grid button in the dash and find the application you want to add.

  3. Right-click the application icon and select Add to Favorites.

    Alternatively, you can click-and-drag the icon into the dash.

maxresdefault.jpg

Link to comment
Share on other sites

26 minutes ago, Perks said:

volto a dizer, essa é que é a falácia

 

hoje em dia tens um pc em linux para youtube, facebook e office tão facilmente como tens windows e sem qualquer comparação em termos de manutenção

 

Não tens de meter um único comando

Não não, amigo. A falácia é essa.

Hoje em dia tens um PC em Windows para isso tudo e que não tens de te preocupar com absolutamente nada. O Windows não é o bicho papão que queres que seja.
Se tem muita coisa estúpida? Sim. Ainda agora estou aqui à porrada com merdas que querem aceder à net e eu nem sabia que existiam, por exemplo.
Mas para quem não percebe, IMO, o Windows dá baile. Algo que não funcione, IMO é mais simples de resolver no Windows que algo que não funcione no Linux, por exemplo.

Link to comment
Share on other sites

Just my 2 cents.

Tenho em casa um HTPC apenas para sacar ficheiros de torrents.

Tem 2 GB de RAM e o CPU é de 32 bits. Pouco mais sei porque, honestamente, tou-me a cagar. Comprei-o há coisa de 7/8 anos, nem sei ao certo.

Já tive o Ubuntu, e depois voltei para o windows porque estava convencido que iria ainda jpgar alguma coisa nele (e, também, porque havia muitos programitas e utilitários que usava que só davam para Windows...).

Raramente instalo software novo. Apenas efectuo actualizações ao Windows 10.

O que noto? Que está cada vez mais lento. Que, só para arrancar, demora mais de 5 minutos!

Se com um Linux ficaria mais rápido? Sem dúvida, mas já não há assim tantas versões linux que suportem os 32 bits. Além do mais, de vez em quando preciso de usar programitas que só funcionam e Windows e, convenhamos, o Wine não é alternativa.

Link to comment
Share on other sites

19 minutes ago, skaazi said:
  1. Open the Activities overview by clicking Activities at the top left of the screen

  2. Click the grid button in the dash and find the application you want to add.

  3. Right-click the application icon and select Add to Favorites.

    Alternatively, you can click-and-drag the icon into the dash.

maxresdefault.jpg

Então e se o teu programa não estiver no menu activities, que é o que acontece uma data de vezes quando instalas cenas sem ser do Ubuntu Software center?

Link to comment
Share on other sites

27 minutes ago, Perks said:

volto a dizer, essa é que é a falácia

 

hoje em dia tens um pc em linux para youtube, facebook e office tão facilmente como tens windows e sem qualquer comparação em termos de manutenção

 

Não tens de meter um único comando

Nope. E falo por experiência propria.

Já corri todas as alternativas free\opensource ao office para instalar em maquinas com Mint, e nenhuma delas cobria as necessidades totalmente ou sem problemas ou sem precisar de grandes manhas de comfiguração para se aproximar mais ao office.

Apenas UMA alternativa se aproximou realmente do office e foi o FreeOffice. Recomendo btw. No entanto mesmo com esta alternativa ja tive problemas em abrir determinados ficheiros de excel que pura e simplesmente não carregavam, quando o mesmo ficheiro numa maquina windows com office e pouco mais processamento abria sem problemas. E como indiquei antes entre missing features e limitações em termos de impressão pick your poison, mas há limitações.

 

A unica coisa que eu recomendaria em termos de office para linux que sirva minimamente é usar o office online.

 

 

38 minutes ago, skaazi said:

Search > Click > admin pwd > installed.

Com qualquer programa, onde é que Windows é tao simples?

Windows Search > Click no programa da Store > done.

ou o classico

Download > double click > done.

Link to comment
Share on other sites

10 minutes ago, camurso_ said:

Só aí já estás a falhar.

Estamos a falar de users.

Ah, entao se meteres Linux aos teus sogros a primeira coisa que te vao perguntar é como usar o terminal.

 

9 minutes ago, Lancer said:

Windows Search > Click no programa da Store > done.

ou o classico

Download > double click > done.

Same, but created before :)

Os .deb tambem se podem instalar com duplo click.

 

Em relaçao ao Office tens razao, mas a culpa é da Canonical ou da Microsoft por nao haver Office nativo para Linux e um gajo ter de arranjar manhas e mais manhas e nenhuma funcionar direito?

Edited by skaazi
Link to comment
Share on other sites

2 minutes ago, skaazi said:

Ah, entao se meteres Linux aos teus sogros a primeira coisa que te vao perguntar é como usar o terminal.

 

 

Deixa de ser parvo e armante em expert. 

Faz algum sentido estares a distinguir perfis de utilizadores quando estamos a falar de algo tão básico como criar um atalho para o desktop?

Fico-me por aqui, já vi que com fundamentalistas nem vale a pena dialogar e eu, volto a dizer, considero que o Linux tem muito boas coisas quando comparamos com o Windows.

  • Confused 1
Link to comment
Share on other sites

12 minutes ago, skaazi said:

Em relaçao ao Office tens razao, mas a culpa é da Canonical ou da Microsoft por nao haver Office nativo para Linux e um gajo ter de arranjar manhas e mais manhas e nenhuma funcionar direito?

Reconheces então que office em Linux não tem alternativa em condições.

 

Relativamente a apontar dedos, não sei o suficiente. Sei que mac tem office por exemplo. E como deves saber a MS introduziu o Linux subsystem recentemente tb. Mostra alguma abertura.

Mas se tivesse de fazer guesswork eu diria que se resume a DEMAND, que o pessoal que usa linux regra geral não o faz para usar o office, ou pelo menos não num ambiente de produtividade.

 

edit: aproveito para deixar aqui esta historia que já não é recente

munich-panorama-620px.jpg
WWW.TECHREPUBLIC.COM

The news that Munich will migrate more than 20,000 PCs from a Linux-based desktop to Windows 10 from 2020, while a setback for the open-source software movement, isn't the gut punch it might seem.

 

Edited by Lancer
Link to comment
Share on other sites

Tem alternativa em condiçoes, o problema é criar um .doc no Word e editar no Writer, se a pessoa criar no Writer e outra editar tambem no Writer nao ha azar.

Como a grande maioria dos .doc sao criados no Word, problems.

E como a MS vende o Office como um pack e agora esta agregado ao O365, enquanto nao houver Office para Linux esta parte nao vai ser resolvida tao cedo, esta tudo nas maos da MS.

MAC e Linux sao primos, filhos de UNIX, imagino que nao deve ser tao simples como dois clicks para tornar compativel mas tambem nao deve ser uma situaçao de criar tudo de raiz.

9 minutes ago, Lancer said:

edit: aproveito para deixar aqui esta historia que já não é recente

munich-panorama-620px.jpg
WWW.TECHREPUBLIC.COM

The news that Munich will migrate more than 20,000 PCs from a Linux-based desktop to Windows 10 from 2020, while a setback for the open-source software movement, isn't the gut punch it might seem.

 

Basicamente devido ao que acabei de referir, a MS deve saber que Office é das poucas coisas que obriga as pessoas a ter Windows, nao me admirava nada se eles fizessem tweaks no Office de proposito com o unico intuito de tornar incompativel com LibreOffice e afins.

Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, Mini0n said:

Não não, amigo. A falácia é essa.

Hoje em dia tens um PC em Windows para isso tudo e que não tens de te preocupar com absolutamente nada. O Windows não é o bicho papão que queres que seja.
Se tem muita coisa estúpida? Sim. Ainda agora estou aqui à porrada com merdas que querem aceder à net e eu nem sabia que existiam, por exemplo.
Mas para quem não percebe, IMO, o Windows dá baile. Algo que não funcione, IMO é mais simples de resolver no Windows que algo que não funcione no Linux, por exemplo.

A cena é mesmo essa...
Durante 2 anos que a minha mãe tem Linux tive até agora zero de manutenção...sou preguiçoso e quase nem updates faço.
Durante 1 ano que teve Windows era só problemas  de lentidão, merdas instaladas e não sabia como apareciam, problemas de drivers (?!?que nem sei como aconteciam?!?) e cenas que tal.
Mas pronto, eu já não percebo muito de Windows e o mais certo é que o problema é meu!
Na lentidão ainda posso deixar passar que o portátil tem mais de 7 anos mas...com Ubuntu (que não é nada leve) parece novo.

Edited by [Black_Lotus]
Link to comment
Share on other sites

6 minutes ago, [Black_Lotus] said:

A cena é mesmo essa...
Durante 2 anos que a minha mãe tem Linux tive até agora zero de manutenção...sou preguiçoso e quase nem updates faço.
Durante 1 ano que teve Windows era só problemas  de lentidão, merdas instaladas e não sabia como apareciam, problemas de drivers (?!?que nem sei como aconteciam?!?) e cenas que tal.
Mas pronto, eu já não percebo muito de Windows e o mais certo é que o problema é meu!
Na lentidão ainda posso deixar passar que o portátil tem mais de 7 anos mas...com Ubuntu (que não é nada leve) parece novo.

Acrescento o facto de ninguém que conheço que usa Linux tem de formatar o PC de X em X tempos e instalar tudo de novo porque este fica cada vez mais lento.

Relembro o meu caso em concreto. Não instalo nada novo há anos, apenas actualizo e noto uma quebra brutal na performance do windows (principalmente nos minutos - que deveriam ser momentos - após o boot inicial...).

Edited by camurso_
Link to comment
Share on other sites

Na lentidão ainda te percebo... agora no resto... epah o Windows não instala merdas sem te perguntar... problemas de drivers podes ter quando instalas o Windows a primeira vez... não mexendo em nada, duvido que isso atrofie do nada...
Até porque se queres falar de drivers numa conversa de Linux vs Windows... :-.. Vais perder...

Quanto à lentidão do Windows... pode ser muita merda. Hoje em dia o que não falta são apps que se instalam e que lá dentro têm instaladores de outras. Aquilo pergunta e o user como está numa de Next Next Next, caga na cena e nem lê. É manhoso, sim, mas não é "culpa" do Windows. O user é que diz que lá quer aquilo...
O mesmo com as extensões do Chrome, por exemplo...

Link to comment
Share on other sites

5 minutes ago, Mini0n said:

Na lentidão ainda te percebo... agora no resto... epah o Windows não instala merdas sem te perguntar... problemas de drivers podes ter quando instalas o Windows a primeira vez... não mexendo em nada, duvido que isso atrofie do nada...
Até porque se queres falar de drivers numa conversa de Linux vs Windows... :-.. Vais perder...

Quanto à lentidão do Windows... pode ser muita merda. Hoje em dia o que não falta são apps que se instalam e que lá dentro têm instaladores de outras. Aquilo pergunta e o user como está numa de Next Next Next, caga na cena e nem lê. É manhoso, sim, mas não é "culpa" do Windows. O user é que diz que lá quer aquilo...
O mesmo com as extensões do Chrome, por exemplo...

Vou perder?
Só nos tempos em que as gráficas dedicadas eram quase obrigatórias é que podia perder pois, sim, dava um pouco de trabalho.
Hoje em dia só mete uma gráfica dedicada num portátil quem vai jogar pois, para o resto não precisa dela para nada e só vai ter consumo desnecessário de bateria.
Desde esses tempos nunca tive um problema com drivers, mas ok.
O meu portátil de 7 anos tem gráfica e mesmo hoje em dia é problemas zero.

Como deves compreender uma pessoa reformada vai sempre carregando no next next next sem ler...
De origem nesse as aspecto Linux é mais limitativo.

Edited by [Black_Lotus]
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.