Jump to content

Arte De Roubar


PunK_BoY
 Share

Recommended Posts

phpThumb_generated_thumbnailjpg.jpg

Arte de Roubar Website

">
" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350">

IMDB

Disparatado? Sem dúvida. Mas com muita piada e extraordinariamente despretensioso. Um dos grandes problemas do cinema português está na incapacidade de criar personagens. Para além de sexo e de polémicas futebolísticas, não há nada que leve o espectador comum a gastar cinco euros em cinema português. O sub-texto e a contemplação social é muito interessante mas muito pouco para uma arte que tem demasiadas contas para pagar. Há muitos anos que não nascem, nas salas portuguesas, personagens dignas desse nome. Portugal precisa de um John McClane ou de um Vincent Vega. Pois, meus amigos, com as devidas distâncias, Chico Silva e Fuentes são o mais perto disso que o cinema nacional deitou cá para fora nos últimos tempos.

Arte de Roubar é mais do que um exercício de estilo tarantinesco. É uma comédia negra bem representada, bem filmada e tecnicamente muito interessante, mas acima de tudo um filme de personagens. É um filme recheado de carisma. Um filme onde seguimos a narrativa porque os personagens nos obrigam. Porque nos identificamos com eles e não queremos que nada de mal lhes aconteça. Isto é escrever para o público. E isto é muito raro nos produtos made in Portugal.

Não, não é perfeito. Por vezes o facto de contar com demasiadas caras conhecidas (a maioria em forma de cameos) actua negativamente contra a narrativa. Por muito que o espectador se tente abstrair do actor e concentrar na personagem, é difícil fazê-lo quando se depara com um Pedro Tochas ou um Óscar Branco. O espectador é obrigado a sair do universo ficcional e a desconcentrar-se momentaneamente da narrativa.

Por outro lado, apesar de ser um filme tecnicamente quase irrepreensível e com um notável investimento nos pormenores – principalmente tendo em conta a (pouca) qualidade a que o cinema português nos habituou – continua a ter (pontualmente, valha-nos isso) incompreensíveis lábios dessincronizados.

Claro que isso são ninharias e feitas as contas o resultado acaba por ser francamente positivo. E, imagine-se, o espectador é quem sai a ganhar.

Tenho a dizer que com algum medo dei hoje os 2,5€ no cinema para ver este filme. A minha namorada "Ah e tal vamos que parece ser fixe". Eu lá fui. Pois bem, pessoal, adorei o filme do inicio ao fim. Com excelente história, actores em excelentes interpretações. Com momentos sublimes de puro riso e com uma interpretação fenomenal do Enrique Arce :punk: :god: na sua personagem Fuentes.

Num estilo muito Tarantino, desde a música até aos planos e aos efeitos de filmagem, este filme é sem dúvida um dos melhores filmes portugueses que vi. Aconselho vivamente a verem as quase 2 horas e meia deste filme. Não se arrependem. :guns: :P

Link to comment
Share on other sites

Epah, eu dei 4,40€ e também não me arrependo! Grande filme, assino por baixo do que foi dito até agora. Apesar de ter sido criticado por ser falado em inglês, eu acho que só têm a ganhar com isso e gostei de ver os tugar em algo desta dimensão ;)

Link to comment
Share on other sites

Epah, eu dei 4,40€ e também não me arrependo! Grande filme, assino por baixo do que foi dito até agora. Apesar de ter sido criticado por ser falado em inglês, eu acho que só têm a ganhar com isso e gostei de ver os tugar em algo desta dimensão ;)

O filme é em inglês?! :blink:

Link to comment
Share on other sites

Foi preciso aparecer o Tarantino para se fazerem filmes destes...

Toca a copiar!

Já demorava vir essa. É que o que o Tarantino fez com o Pulp Ficition, Reservoir Dogs e Kill Bill até foi original e tudo também. Ele nem imitou filmes de classe B, C e D...

Link to comment
Share on other sites

Foi preciso aparecer o Tarantino para se fazerem filmes destes...

Toca a copiar!

Já demorava vir essa. É que o que o Tarantino fez com o Pulp Ficition, Reservoir Dogs e Kill Bill até foi original e tudo também. Ele nem imitou filmes de classe B, C e D...

Mas popularizou.

Link to comment
Share on other sites

Lol não necessariamente. O Kill Bill, especialmente o primeiro, é uma homenagem a todo o universo Western do Sergio Leone, e não me digas que o "The Good, The Bad and The Ugly" não é popular.

Link to comment
Share on other sites

Foi preciso aparecer o Tarantino para se fazerem filmes destes...

Toca a copiar!

Já demorava vir essa. É que o que o Tarantino fez com o Pulp Ficition, Reservoir Dogs e Kill Bill até foi original e tudo também. Ele nem imitou filmes de classe B, C e D...

Mas popularizou.

Mas e qual e o problema? Quer dizer agora alguém faz algo primeiro e sendo uma boa ideia, já não se pode deixar influenciar por ela? Epá sinceramente curti largo o filme. Sim é em inglês mas está 5*.

Link to comment
Share on other sites

Sim é em inglês mas está 5*.

Músicos a cantar em PT não tinham sucesso... começou a moda de cantar em inglês.

Cinema em português não tem sucesso... bora meter os actores a falar inglês.

O filme até pode ser bom (não vi, não sei, mas pretendo ver), mas em ser em inglês é um bocado estúpido. -_-

Link to comment
Share on other sites

Lol não necessariamente. O Kill Bill, especialmente o primeiro, é uma homenagem a todo o universo Western do Sergio Leone, e não me digas que o "The Good, The Bad and The Ugly" não é popular.

é mais ao cinema asiatico do que a sergio leone (mas os elementos estão la), tarantino ja se confessou um adepto a muito

kb é muito similar a lady snowblood e faz muitas referencias directas a lone wolf and cub (shogun assasin)

cena similar (entre outras)

lady_snowbill.jpg

Link to comment
Share on other sites

Sim é em inglês mas está 5*.

Músicos a cantar em PT não tinham sucesso... começou a moda de cantar em inglês.

Cinema em português não tem sucesso... bora meter os actores a falar inglês.

O filme até pode ser bom (não vi, não sei, mas pretendo ver), mas em ser em inglês é um bocado estúpido. -_-

E porquê que é estúpido? E os filmes Espanhóis que são em inglês e tem um sucesso enorme?

Lol não necessariamente. O Kill Bill, especialmente o primeiro, é uma homenagem a todo o universo Western do Sergio Leone, e não me digas que o "The Good, The Bad and The Ugly" não é popular.

é mais ao cinema asiatico do que a sergio leone (mas os elementos estão la), tarantino ja se confessou um adepto a muito

kb é muito similar a lady snowblood e faz muitas referencias directas a lone wolf and cub (shogun assasin)

cena similar (entre outras)

lady_snowbill.jpg

Lá está... de acordo com uma teoria em cima, que rica originalidade. :-..

Link to comment
Share on other sites

Sim é em inglês mas está 5*.

Músicos a cantar em PT não tinham sucesso... começou a moda de cantar em inglês.

Cinema em português não tem sucesso... bora meter os actores a falar inglês.

O filme até pode ser bom (não vi, não sei, mas pretendo ver), mas em ser em inglês é um bocado estúpido. -_-

E porquê que é estúpido? E os filmes Espanhóis que são em inglês e tem um sucesso enorme?

Os filmes não precisam de ser em inglês para terem sucesso. Vê os exemplos que aí o Vidolz deu... e como esses, há mais, nas línguas originais dos países. Não é por ser em português que não atinge sucesso, é mesmo pela qualidade insuficiente do filme em si (não tou a dizer que é o caso deste, porque não vi ainda).

Link to comment
Share on other sites

Eu sei, mas também há exemplos contrarios. Por exemplo "Os Outros". Não vejo mal nenhum em o filme ser em Inglês para mais facilmente atingir uma audiência maior. É a globalização.

Sim, o objectivo é esse. O facto é que a audiência não regista grandes diferenças, seja qual for a língua (PT ou ING). :P

Link to comment
Share on other sites

Lol não necessariamente. O Kill Bill, especialmente o primeiro, é uma homenagem a todo o universo Western do Sergio Leone, e não me digas que o "The Good, The Bad and The Ugly" não é popular.

é mais ao cinema asiatico do que a sergio leone (mas os elementos estão la), tarantino ja se confessou um adepto a muito

kb é muito similar a lady snowblood e faz muitas referencias directas a lone wolf and cub (shogun assasin)

cena similar (entre outras)

lady_snowbill.jpg

O próprio Sergio Leone também se inspirou em algum cinema asiático, mais propriamente do Akira Kurosawa.

Link to comment
Share on other sites

Viva,

Também já fui ver este filme (3.70€ :P), e concordo com o pessoal, está muito porreiro. O filme em inglês não me incomodou nada, especialmente porque todos eles se desenrascaram bem no inglês. Gostei de todos os actores excepto da Soraia, que tem um papel muito fraquinho.

Que venham mais filmes portugueses desta qualidade :)

Link to comment
Share on other sites

Lol não necessariamente. O Kill Bill, especialmente o primeiro, é uma homenagem a todo o universo Western do Sergio Leone, e não me digas que o "The Good, The Bad and The Ugly" não é popular.

é mais ao cinema asiatico do que a sergio leone (mas os elementos estão la), tarantino ja se confessou um adepto a muito

kb é muito similar a lady snowblood e faz muitas referencias directas a lone wolf and cub (shogun assasin)

cena similar (entre outras)

lady_snowbill.jpg

O próprio Sergio Leone também se inspirou em algum cinema asiático, mais propriamente do Akira Kurosawa.

tanto se inspirou que o korosawa meteu o mesmo em tribunal e ganhou, pelo pagamento de royalties no filme yojimbo (fist full of dollars é o mesmo com cowboys)

mas kurosawa tanto deu como recebeu muitas influencias do cinema americano

Edited by blueomega
Link to comment
Share on other sites

bem, uma copia mal feita do tarantino sem duvida...ate a parte em k o gajo esta enterrado....os mesmos actores de sempre com merito de desgaste para Nicolau Breyner....enfim...mais uma vez, um filme k nada tem de portugues a nao ser os maus actores, a falta de imaginacao dos realizadores e argumentistas....qual sera o proximo? No country for old tugas??? se ha uma coisa em k portugal supera muitos outros paises da europa e americas, 'e sem duvida na historia (talvez por isso nao deve-sse faltar argumentos pra um filme) mas nem assim...k ***** de cinema....

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.