Jump to content

2 Routers, 1 Rede


Skywriter
 Share

Recommended Posts

Boas,

Estou aqui com um problemita!

Fui buscar há bocado a minha nova máquina. Com ela comprei o router Asus WL-500gP V2.

Actualmente tenho um router Ntech (que é o que liga à net) e queria ligar o router sem fios a este e partilhar a net pela casa.

Mas não estou a conseguir fazer isso. Já alguém passou por algo semelhante?

Qual é a solução?

O que pretendia era algo do género:

Linha telefónica

|

Router/Modem (c/ fios)

|

Router (s/ fios)

|

PCs da casa

Link to comment
Share on other sites

No fórum da Techzone deram-me esta resposta:

Router/modem em bridge, e o Asus a fazer a autenticação caso seja um ISP ADSL.

Por isso deve ser possível. :P

Já consegui por a net a funcionar mas ando há umas horas a tentar descobrir porque é que o wireless não funciona... -_-

Ideias?

Ninguém usa este esquema?

Link to comment
Share on other sites

Boas!

Se meteres o Asus em modo Bridge não funciona?

Internet com fio já funciona, mas confirma se a rede IP é a mesma. Poderás ter duas redes diferentes. Nesse caso os pc's que estão ligados ao Ntech, não chegam ao Asus, embora o contrário funcione.

Cumps

Link to comment
Share on other sites

é possivel sim que eu tenho isso a dar. simplesmente meto uma das saidas rj45 do modem a ligar ah entrada do router wireless. nao mudei definiçoes nenhuma no modem.

É possivel, será um questão de configurações.

Tu tens um modem ou um router com modem integrado? É diferente ligar um modem e um router do que ligar dois routers.

Cumps!

Link to comment
Share on other sites

Uso um SMC qualquer coisa (era o mais barato lol). Poderá ser do adaptador?

Quando liguei o PC conseguir estar perto de uma hora a sacar ao máximo da ligação, depois foi-se abaixo e tive que andar aqui a "inventar" até conseguir por isto a funcionar novamente...

Agora, o irónico é que com um Desktop e a usar um adaptador consigo net a "full speed" mas num portátil com wi-fi ele não se consegue ligar à rede... -_-

Link to comment
Share on other sites

Uso um SMC qualquer coisa (era o mais barato lol). Poderá ser do adaptador?

Quando liguei o PC conseguir estar perto de uma hora a sacar ao máximo da ligação, depois foi-se abaixo e tive que andar aqui a "inventar" até conseguir por isto a funcionar novamente...

Agora, o irónico é que com um Desktop e a usar um adaptador consigo net a "full speed" mas num portátil com wi-fi ele não se consegue ligar à rede... -_-

Agora é que não percebi. O Desktop com o adaptador funciona mas o portátil não? Ou ao contrário?

Outra coisa: já verificaste as configurações a nível de ips? Confirma que os 2 aparelhos não estão a receber o mesmo ip.

Finalmente: se num dado momento os 2 pcs estiverem a funcionar e(sem reboots nem desligando/ligando adaptadores) a net deixar de funcionar de certeza que é problema do raio do adaptador!

Experimentaste configurá-lo no windows com as porcarias de softwares que trazem no cd? Se sim apaga isso tudo e deixa ser o windows a instalar(procurar a driver no cd) e a configurar a ligação.

Podes também experimentar clicar com o botão direito no ícone da ligação no PC que estiver a dar problemas e fazer "reparar". Se a net começar a funcionar deverá ser problema na configuração das opções do router. Experimenta meter tudo em "automático".

Edited by atum_enlatado
Link to comment
Share on other sites

Já consegui por tudo a funcionar a 100% (ou quase)!

Pus o router (o que tem modem) como Bridge e pus o sem-fios a fazer a ligação. Fica tudo fino mas tem uma problema: não consigo ter ligação durante muito tempo seguido.

Ainda agora ficou menos de uma hora ligado e depois a ligação caiu. Lá tive eu que ir fazer restart ao router... -_-

Link to comment
Share on other sites

Sim, sim. Cá em casa não se usa disso! :-..

Só ficou a firewall do router que liga à internet, o resto está tudo off!

Já agora, alguém me sabe explicar o que é e para que serve o UPNP?

Continuo com o problema do router sem fios, passada uma hora de ligação, não conseguir aceder mais ao outro router e só se conseguir resolver isso com um restart ao router... Alguma ideia de porquê é que isto acontece?

Link to comment
Share on other sites

Sim, sim. Cá em casa não se usa disso! :-..

Só ficou a firewall do router que liga à internet, o resto está tudo off!

Já agora, alguém me sabe explicar o que é e para que serve o UPNP?

Continuo com o problema do router sem fios, passada uma hora de ligação, não conseguir aceder mais ao outro router e só se conseguir resolver isso com um restart ao router... Alguma ideia de porquê é que isto acontece?

O UPNP acho que é algo que permite que uma aplicação que precise de usar portas as possa abrir na firewall e depois fecha-as quando se encerra.

Em relação à queda da ligação, não será nada disto? O meu router tem a opção para definir quanto tempo os dispositivos podem ficar ligados:

Posted Image

Edited by atum_enlatado
Link to comment
Share on other sites

Sim, sim. Cá em casa não se usa disso! :-..

Só ficou a firewall do router que liga à internet, o resto está tudo off!

Já agora, alguém me sabe explicar o que é e para que serve o UPNP?

Continuo com o problema do router sem fios, passada uma hora de ligação, não conseguir aceder mais ao outro router e só se conseguir resolver isso com um restart ao router... Alguma ideia de porquê é que isto acontece?

O UPNP acho que é algo que permite que uma aplicação que precise de usar portas as possa abrir na firewall e depois fecha-as quando se encerra.

Em relação à queda da ligação, não será nada disto? O meu router tem a opção para definir quanto tempo os dispositivos podem ficar ligados:

Posted Image

Boas!

O Lease time não é o tempo que os clientes ficam ligados. É o tempo pelo qual o IP atribuido é válido. Após esse tempo passar o PC apenas tem de pedir IP novamente. Tu nem notas...

Até porque se tiveres um lease time de 500 segundos, o pc vai pedir a renovação do IP após 250s!

Cumps!

Link to comment
Share on other sites

O problema, penso que não seja o lease time. Tenho isso definido para 24h.

O problema é mesmo de o router sem fios perder a ligação ao outro e só a conseguir após um restart do outro. O que é algo extremamente irritante de fazer... -_-

Já agora, parte do log do router sem fios:

Nov 25 13:22:28 PPPoE: connect to ISP

Nov 25 14:09:49 pppd[291]: No response to 6 echo-requests

Nov 25 14:09:49 pppd[291]: Serial link appears to be disconnected.

Nov 25 14:09:49 PPPoE: Disconnected

Nov 25 14:09:55 pppd[291]: Connection terminated.

Nov 25 14:09:55 pppd[291]: Connect time 47.4 minutes.

Nov 25 14:09:55 pppd[291]: Sent 2210395 bytes, received 10675309 bytes.

Nov 25 14:11:00 pppd[291]: Timeout waiting for PADO packets

Nov 25 14:11:00 pppd[291]: Unable to complete PPPoE Discovery

Nov 25 14:12:05 pppd[291]: Timeout waiting for PADO packets

Nov 25 14:12:05 pppd[291]: Unable to complete PPPoE Discovery

Nov 25 14:13:10 pppd[291]: Timeout waiting for PADO packets

Nov 25 14:13:10 pppd[291]: Unable to complete PPPoE Discovery

Link to comment
Share on other sites

O problema, penso que não seja o lease time. Tenho isso definido para 24h.

O problema é mesmo de o router sem fios perder a ligação ao outro e só a conseguir após um restart do outro. O que é algo extremamente irritante de fazer... -_-

Já agora, parte do log do router sem fios:

Nov 25 13:22:28 PPPoE: connect to ISP

Nov 25 14:09:49 pppd[291]: No response to 6 echo-requests

Nov 25 14:09:49 pppd[291]: Serial link appears to be disconnected.

Nov 25 14:09:49 PPPoE: Disconnected

Nov 25 14:09:55 pppd[291]: Connection terminated.

Nov 25 14:09:55 pppd[291]: Connect time 47.4 minutes.

Nov 25 14:09:55 pppd[291]: Sent 2210395 bytes, received 10675309 bytes.

Nov 25 14:11:00 pppd[291]: Timeout waiting for PADO packets

Nov 25 14:11:00 pppd[291]: Unable to complete PPPoE Discovery

Nov 25 14:12:05 pppd[291]: Timeout waiting for PADO packets

Nov 25 14:12:05 pppd[291]: Unable to complete PPPoE Discovery

Nov 25 14:13:10 pppd[291]: Timeout waiting for PADO packets

Nov 25 14:13:10 pppd[291]: Unable to complete PPPoE Discovery

Mas tens o router sem fios ligado ao outro router e configurado para pppoe?!

cumps

Link to comment
Share on other sites

Sim, sim. Cá em casa não se usa disso! :-..

Só ficou a firewall do router que liga à internet, o resto está tudo off!

Já agora, alguém me sabe explicar o que é e para que serve o UPNP?

Continuo com o problema do router sem fios, passada uma hora de ligação, não conseguir aceder mais ao outro router e só se conseguir resolver isso com um restart ao router... Alguma ideia de porquê é que isto acontece?

O UPNP acho que é algo que permite que uma aplicação que precise de usar portas as possa abrir na firewall e depois fecha-as quando se encerra.

Em relação à queda da ligação, não será nada disto? O meu router tem a opção para definir quanto tempo os dispositivos podem ficar ligados:

Posted Image

Boas!

O Lease time não é o tempo que os clientes ficam ligados. É o tempo pelo qual o IP atribuido é válido. Após esse tempo passar o PC apenas tem de pedir IP novamente. Tu nem notas...

Até porque se tiveres um lease time de 500 segundos, o pc vai pedir a renovação do IP após 250s!

Cumps!

Ora isso realmente não sabia. Como não sou muito dado a essas coisas técnicas... :-..

Ó Skywriter isso ainda não tá bem? Experimenta fazer reset aos aparelhos todos e deixa-os assim. Pode ser que ajude :unsure:

Link to comment
Share on other sites

Eu sei mas mesmo assim, a ligação ao router sem fios cai na mesma... <_<

Poderá ter alguma coisa a ver com o DNS ou algo do género? No router sem fios meti para ir buscar o DNS ao outro (192.168.1.1), será disso? :unsure:

não... se cai n...

O Dns server para resolver os nomes em IP's. Ou seja, quando metes www.google.com no browser o teu computador vai a, por exemplo, 216.239.59.99. Sendo assim podes fazer ping 192.168.1.1. Caso ping, poderá ser DNS senão n tens conectividade para o outro router.

Fazendo um Esquema...

Internet (ADSL) ---> (PPPoE)Modem/Router(LAN) ------>(Cable/LAN)RouterWireless---->PC's

Passos:

Activar modo Bridge no RouterWireless;

Verificar se o DHCP do RouterWireless está desactivado.

O RouterWireless não pode actuar como router. Nesse caso não irás conseguir comunicar entre todos os computadores da tua rede, a não ser que o Modem/Router suporte rotas. Dai a configuração do Router/Wireless ter de ficar em modo bridge.

Isto até pode nem ser suportado pelo teu RouterWireless.

Cumps.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.