Jump to content

Morreu O Actor Pedro Pinheiro


Figos
 Share

Recommended Posts

Faleceu actor de ‘Malucos do Riso’

Pedro Pinheiro, 68 anos, protagonista da série ‘Os Malucos do Riso’ (SIC), faleceu quinta-feira à noite no Hospital CUF Descobertas, em Lisboa, vítima de cancro do pâncreas. O corpo do actor sai hoje às 12h30 da Basílica da Estrela para o Cemitério dos Olivais, onde será cremado.

Foi na sequência de uma operação à próstata, em Maio, que os médicos descobriram o cancro que o vitimou. "O Pedro recuperou bem da cirurgia, mas em Outubro teve uma recaída e foi internado. Sofreu uma depressão, mas morreu sereno", diz ao CM o amigo Alberto Barreto.

Após a cremação, as cinzas de Pedro Pinheiro serão levadas para a Abrigada, Alenquer, sua terra natal e onde repousam os pais do artista.

Sobre o actor, Vítor Espadinha afirma: "Trabalhei com ele durante seis anos. Era uma excelente pessoa e um excelente colega." Já Luciano Reis, autor da biografia ‘Actor de Mil Palcos’, afirma que Pedro Pinheiro, que celebrou este ano 45 anos de carreira, "foi o artista mais completo do espectáculo até hoje".

O actor escreveu mais de uma centena de peças de teatro radiofónico, foi autor de inúmeros sketches de ‘Os Malucos do Riso’ e deixou inédito um romance. Na televisão, entrou em dezenas de séries e novelas, como ‘Roseira Brava’,‘Ajuste de Contas’ (RTP), ‘Anjo Selvagem’ e ‘Tudo por Amor’ (TVI). O seu trabalho mais recente foi no filme ‘Amália’.

Numaentrevista recente ao boletim da Câmara Municipal de Alenquer, Pedro Pinheiro afirmou: "Foi um percurso de muito trabalho, sem nunca me desviar do rumo traçado nem pôr em causa o esforço que me exigia. A minha ambição nunca me obrigou a pôr em bicos de pés. Sempre tentei ser honesto. As luzes da ribalta só me iluminaram. Nunca me deslumbrei com elas."

PERFIL

Pedro Pinheiro nasceu a 27 de Novembro de 1939, na Abrigada, Alenquer. Estudou no Conservatório e estreou-se em 1963 no Teatro. Na SPA existem 134 registos de obras suas. Era solteiro e não deixa filhos.

DEPOIMENTOS

"HOMEM HONESTO E EXCELENTE COLEGA" (Maria Tavares, Actriz)

"Vim de Castelo Branco de propósito para me despedir do Pedro Pinheiro, um homem honestíssimo e excelente colega. Conhecemo-nos no Conservatório e fizemos depois muito teatro infantil."

"É UMA PERDA MUITO GRANDE PARA MIM" (João Carvalho, Actor)

"Era um querido amigo e colega. Mesmo depois de ‘Os Malucos do Riso’ ter terminado, continuámos a trabalhar juntos na escrita. Nunca o esquecerei. É uma perda muito grande para mim. E só espero que, onde ele esteja, esteja bem."

"TINHA UMA GRANDE PAIXÃO PELO TEATRO" (Camilo de Oliveira, Actor)

"Era um homem com uma grande paixão pelo teatro, actividade que sempre levou muito a sério. E o seu desaparecimento deixa os palcos mais pobres. Pedro Pinheiro era um profissional de valor, que escrevia muito bem."

imagedownloadaspxhv7.jpg

A notícia já não é nova mas como não vi aqui nenhuma referência a isto, também não quis deixar passar.

Quando era miúdo vi a colecção inteira de VHS do Jacques Costeau narrada por este senhor. É uma das memórias mais remotas que tenho. Mais recentemente, um dos únicos sketches com alguma piada nos "Malucos do riso" era com ele.

"A vida Costa..."

RIP.

Edited by Figos
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.