Jump to content

Estado Da Educação Em Portugal


camurso_
 Share

Recommended Posts

Ora bem,

Tenho estado mais ou menos calado relativamente a este assunto, mas acho que já chega e tenho que explodir em algum lado.

Sou da geração rasca. Apanhei as reformas todas do sistema educativo, apanhei provas globais, exames nacionais e todas as experiências do sistema educativo de há alguns anos para cá. Sempre fui a "cobaia" (eu e os meus colegas de curso) e sim, participei em apenas uma manifestação, mas rapidamente fui embora porque vi claramente, que a estupidez é de facto uma coisa abundante no nosso país.

Ora bem, antes que os profs me cruxifiquem, deixem-me dizer que não acho que tenham razão nos protestos que têm feito. Porquê? Muito simples. Toda a gente concorda que a avaliação é essencial, de modo a evitar a progressão automática da carreira.

Quem melhor para avaliar que os próprios professores? Vou ser eu, que praticamente não tenho nada a ver com o assunto? Vão ser os alunos quem vai avaliar os professores?

O sistema pode não ser o melhor. Pode ser mau. Pode ser muito mau. Mas há uma coisa que toda a gente se "esquece" e que a Comunicação Social dá pouco relevo. Os sindicatos assinaram o modelo. Ou seja, concordaram com ele. Se eu assinasse um contrato qualquer e depois, passado uns tempos viesse a não cumprir com o que assinei porque, pensando melhor, não concordava com ele, tinha razão no que iria fazer? Onde está a palavra dada?

Se o modelo é mau, paciência, é o que temos. Para o ano melhora-se, mas este ano é o que deve ser utilizado.

Hoje de manhã, enquanto ia para o trabalho, ouvi, em directo na TSF uma repórter a falar numa manifestação de uma escola qualquer. A repórter dirigiu-se para um dos alunos que estava a frente da manifestação e ouvi o seguinte diálogo, mais ou menos assim:

-Olá, bom dia! Estás à frente da manifestação. Quais são os motivos para os protestos?

-Estou aqui com os meus colegas por causa do regime de faltas, porque à pala disso podemos reprovar de ano.

-Sim, mas sabias que o Ministério da Educação já emitiu um comunicado em que esclareceu que só as faltas injustificadas irão ter peso nisso, não sabias?

-Ah, sim, sabia, mas há muitas coisas que estão mal.

-Enumera uma, por favor.

-Er.. Assim de repente não me lembro... A LUTA CONTINUA! A LUTA CONTINUA!

<_<

Era ou não era de se lhe dar umas chapadonas naquela cara, para aprender a ser gente?

Pensem comigo. As faltas, justificadas ou não, são ou não são faltas? O aluno, alguma vez irá compensar o tempo que não foi às aulas, ou seja, aquela hora, hora e meia, duas horas (já nem sei quanto tempo são as aulas), alguma vez irá ser recuperada? Óbvio que não. As faltas, justificadas ou não, são faltas! Quem der muitas faltas tem que ser avaliado, para ver se conseguiu "apanhar" a matéria que perdeu.

E é este o país que temos... <_<

Link to comment
Share on other sites

Tens toda a razão camurso, eu também faço parte dessa geração, e estive em algumas manifestações, porque estávamos a defender algo que hoje todos tomam por garantido (fim da PGA e um regime mais justo de propinas). Hoje em dia vai-se a manifestações porque é cool.

Quanto aos profs só tenho isto a dizer, se acham que esta avaliação injusta proponham alterações JUSTAS, o fim da avaliação por completo é uma aberração.

Link to comment
Share on other sites

Quem nunca foi puto, que levante a mão...

É claro que 99% dos que lá andam nas "manifestações", estão lá para a palhaçada e como desculpa para não ter aulas.

Mas quem é que vai na conversa deles?

Eu tenho 28 anos e claro que me dá vontade de lá chegar e aviar fruta a torto e a direito. Mas depois lembro-me que também fui adolescente e sei que há coisas que agravamos a um patamar equivalente ao apocalipse.

Podem fazer as manifestações que quiserem, que nunca irão levar a sua avante, ainda por cima sem razão nenhuma, diga-se.

Os putos de hoje em dias são reis e senhores da sua formação. Fazem o que querem e raramente são punidos.

Não têm respeito por ninguém, sejam eles professores, funcionários, etc...

Link to comment
Share on other sites

A que me partiu todo foi um prof a dizer que não tinha competencia para avaliar. A ministra da educação aviou-lhe logo. Isto foi nos pros e contras à uns tempos...

Já ninguem tem progressão automática. Isso já acabou há muito tempo em praticamente todas as empresas. O ACT já era....

Link to comment
Share on other sites

A parte boa de andar na faculdade é que o sistema educativo pode estar á beira do colapso mas lá não se passa nada.. continua tudo como dantes, os profs a fazer o que querem e os alunos idem, e quanto mais tempo passarem sem se ver, melhor.

Link to comment
Share on other sites

Pior que essa reportagem, foi outra para o telejornal que perguntaram ao puto porque é que reivindicavam o regime de faltas e o gajo responde que precisavam de dar faltas. A repórter pergunta porquê e o cromo responde: "Oh, porque somos jovens e temos que faltar para nos divertirmos" :eek:

Fdx.. é este o futuro do país?

"That's it, we're fucked."

De resto, também concordo com o camurso, tal como já tinha dito no outro tópico do JLDR.

Link to comment
Share on other sites

Ora bem,

Tenho estado mais ou menos calado relativamente a este assunto, mas acho que já chega e tenho que explodir em algum lado.

Sou da geração rasca. Apanhei as reformas todas do sistema educativo, apanhei provas globais, exames nacionais e todas as experiências do sistema educativo de há alguns anos para cá. Sempre fui a "cobaia" (eu e os meus colegas de curso) e sim, participei em apenas uma manifestação, mas rapidamente fui embora porque vi claramente, que a estupidez é de facto uma coisa abundante no nosso país.

Ora bem, antes que os profs me cruxifiquem, deixem-me dizer que não acho que tenham razão nos protestos que têm feito. Porquê? Muito simples. Toda a gente concorda que a avaliação é essencial, de modo a evitar a progressão automática da carreira.

Quem melhor para avaliar que os próprios professores? Vou ser eu, que praticamente não tenho nada a ver com o assunto? Vão ser os alunos quem vai avaliar os professores?

O sistema pode não ser o melhor. Pode ser mau. Pode ser muito mau. Mas há uma coisa que toda a gente se "esquece" e que a Comunicação Social dá pouco relevo. Os sindicatos assinaram o modelo. Ou seja, concordaram com ele. Se eu assinasse um contrato qualquer e depois, passado uns tempos viesse a não cumprir com o que assinei porque, pensando melhor, não concordava com ele, tinha razão no que iria fazer? Onde está a palavra dada?

Se o modelo é mau, paciência, é o que temos. Para o ano melhora-se, mas este ano é o que deve ser utilizado.

Hoje de manhã, enquanto ia para o trabalho, ouvi, em directo na TSF uma repórter a falar numa manifestação de uma escola qualquer. A repórter dirigiu-se para um dos alunos que estava a frente da manifestação e ouvi o seguinte diálogo, mais ou menos assim:

-Olá, bom dia! Estás à frente da manifestação. Quais são os motivos para os protestos?

-Estou aqui com os meus colegas por causa do regime de faltas, porque à pala disso podemos reprovar de ano.

-Sim, mas sabias que o Ministério da Educação já emitiu um comunicado em que esclareceu que só as faltas injustificadas irão ter peso nisso, não sabias?

-Ah, sim, sabia, mas há muitas coisas que estão mal.

-Enumera uma, por favor.

-Er.. Assim de repente não me lembro... A LUTA CONTINUA! A LUTA CONTINUA!

<_<

Era ou não era de se lhe dar umas chapadonas naquela cara, para aprender a ser gente?

Pensem comigo. As faltas, justificadas ou não, são ou não são faltas? O aluno, alguma vez irá compensar o tempo que não foi às aulas, ou seja, aquela hora, hora e meia, duas horas (já nem sei quanto tempo são as aulas), alguma vez irá ser recuperada? Óbvio que não. As faltas, justificadas ou não, são faltas! Quem der muitas faltas tem que ser avaliado, para ver se conseguiu "apanhar" a matéria que perdeu.

E é este o país que temos... <_<

Assino por baixo. Ainda hoje ao almoço disse o mesmo ao meu pai. Já chega, já não há paciencia para aturar tamanha cambada.
Link to comment
Share on other sites

Eu tenho 28 anos e claro que me dá vontade de lá chegar e aviar fruta a torto e a direito. Mas depois lembro-me que também fui adolescente e sei que há coisas que agravamos a um patamar equivalente ao apocalipse.

Mas a nossa geração era/é completamente diferente desta (para melhor). A nossa era mais consciente, acho eu. :unsure:
Link to comment
Share on other sites

Eu tenho 28 anos e claro que me dá vontade de lá chegar e aviar fruta a torto e a direito. Mas depois lembro-me que também fui adolescente e sei que há coisas que agravamos a um patamar equivalente ao apocalipse.

Mas a nossa geração era/é completamente diferente desta (para melhor). A nossa era mais consciente, acho eu. :unsure:

A ideia que eu tenho é que são falsos idealistas e não sabem o que querem...
Link to comment
Share on other sites

É que a geração actual vai dizer relativamente à próxima, etc.

Concordo, por isso msm é que de geração em geração a coisa vai-se degradando!

Nah. A nossa geração é melhor que a dos nossos pais... a seguinte à nossa é que é pior. E as que hão-de vir, piores ainda. :-..
Link to comment
Share on other sites

É que a geração actual vai dizer relativamente à próxima, etc.

Concordo, por isso msm é que de geração em geração a coisa vai-se degradando!

Nah. A nossa geração é melhor que a dos nossos pais... a seguinte à nossa é que é pior. E as que hão-de vir, piores ainda. :-..

É o fim do mundo em cuecas daqui a uns anos! :-..
Link to comment
Share on other sites

Ó Camurso, tu podes ter razão em muita coisas, ams achas sinceramente que o zé que apanha uma virose ou uma doença qualquer ou o diabo a sete e que até é aplicado, seja avaliado da mesma forma que o joão que falta às aulas para fumar umas brocas e mandar pinadas atrás do ginásio? Vá lá que pelo menos isso corrigiram...

Link to comment
Share on other sites

Ó Camurso, tu podes ter razão em muita coisas, ams achas sinceramente que o zé que apanha uma virose ou uma doença qualquer ou o diabo a sete e que até é aplicado, seja avaliado da mesma forma que o joão que falta às aulas para fumar umas brocas e mandar pinadas atrás do ginásio? Vá lá que pelo menos isso corrigiram...

Esta é a UNICA razão válida para um aluno faltar as aulas. :-..
Link to comment
Share on other sites

Ó Camurso, tu podes ter razão em muita coisas, ams achas sinceramente que o zé que apanha uma virose ou uma doença qualquer ou o diabo a sete e que até é aplicado, seja avaliado da mesma forma que o joão que falta às aulas para fumar umas brocas e mandar pinadas atrás do ginásio? Vá lá que pelo menos isso corrigiram...

Acho! Como formador que sou (não sou professor) sei perfeitamente o que é uma aula e o que se perde por se perder uma única aula. Faltaste uma, duas, três, seja porque razão for, faltaste. Ficaste sem saber a matéria desses dias, ou pelo menos, no mínimo, perdeste a explanação da matéria dada pelo professor. E nada, nada, NADA vai restituir isso.

A falta não é um direito. O teu lugar, como aluno é na escola (se frequentares o ensino obrigatório). Se faltaste, tens que compensar essa falta, seja porque razão for.

Edited by camurso_
Link to comment
Share on other sites

Em parte concordo com o camurso_, mas na outra parte há uma certa razão por parte de alguns professores e alguns alunos.

Há merdas mal. Sempre houve e sempre vai haver. Nem tudo está mal.

Agora, como o Figos diz, imaginem: um gajo está doente e fode-se na escola por causa disso. Da mesma maneira que um "morango-rebelde" falta porque sim é má onda.

Link to comment
Share on other sites

Em parte concordo com o camurso_, mas na outra parte há uma certa razão por parte de alguns professores e alguns alunos.

Há merdas mal. Sempre houve e sempre vai haver. Nem tudo está mal.

Agora, como o Figos diz, imaginem: um gajo está doente e fode-se na escola por causa disso. Da mesma maneira que um "morango-rebelde" falta porque sim é má onda.

Em termos de aprendizagem é o mesmo: aprenderam ZERO!

Provavelmente, o "morango-rebelde" nem direito a exame diagnóstico (sim, porque o exame que os alunos não querem fazer, ou acham que não devem fazer é apenas diagnóstico, para saber se o aluno perdeu, efectivamente, o comboio ou não. Se perdeu, deve fazer sim senhora, um exame no final do ano lectivo), deveria ter direito.

Chumbava por faltas e pronto! Azar o dele!

Mas corrijam-me se estiver errado no que disser. :)

Link to comment
Share on other sites

Os professores não estão contra a avaliação... estão contra o fim da progressão automática da carreira.

Uns dos argumentos deles é que só podem "passar" um número limitado, ou seja, só os melhores é que progridem. Pergunto eu, para ir para entrar em medicina não é igual? Não entram só os melhores apesar de muitos excelentes alunos ficarem de fora? Que se faça o mesmo aos professores.

Acabem já com a progressão automática das carreiras. Querem receber mais esforcem-se por isso, eu no meu emprego faço o mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Os professores não estão contra a avaliação... estão contra o fim da progressão automática da carreira.

Uns dos argumentos deles é que só podem "passar" um número limitado, ou seja, só os melhores é que progridem. Pergunto eu, para ir para entrar em medicina não é igual? Não entram só os melhores apesar de muitos excelentes alunos ficarem de fora? Que se faça o mesmo aos professores.

Acabem já com a progressão automática das carreiras. Querem receber mais esforcem-se por isso, eu no meu emprego faço o mesmo.

Nem mais.

Link to comment
Share on other sites

Os professores não estão contra a avaliação... estão contra o fim da progressão automática da carreira.

Uns dos argumentos deles é que só podem "passar" um número limitado, ou seja, só os melhores é que progridem. Pergunto eu, para ir para entrar em medicina não é igual? Não entram só os melhores apesar de muitos excelentes alunos ficarem de fora? Que se faça o mesmo aos professores.

Acabem já com a progressão automática das carreiras. Querem receber mais esforcem-se por isso, eu no meu emprego faço o mesmo.

lol isso não é verdade, a ministra introduziu cotas, em relação ao numero de professores que passam a titular.Ou seja se numa escola a cota estabelecida for 15 vagas para titular, e se houver 16 professores com nota excelente, só 15 é que passam , ou seja um tem de ficar de fora. E é isso mesmo que os professores contestam, e com toda a razãoi.Com este sistema, mesmo os que merecem passar, não passam porque o numero vagas estabelecido já foi preenchido. Não é nada do que estás para aí a dizer.

Tenta informar-te melhor antes de vires comentar.

Link to comment
Share on other sites

Desculpem esta 'entreda de chispes', mas dar a opinião baseada na ignorância do que se passa dá nisto mesmo: Da maior parte dos replies que li aqui só vi bacuradas próprias de quem está completamente ao lado do que se passa. Resumindo, empranharam pelos ouvidos e pelos olhos aquilo que os jornalistas ou o governo passou cá para fora e não se deram ao trabalho de ler o memorando dos sindicatos, de ler o Estatuto da Carreira docente, de ler o regime de faltas dos alunos.

Raios, fdx! Antes de darem opiniões sábias, INFORMEM-SE crl!!!!!!

E já que não o fizeram, vou tratar de informar o fórum com DADOS CONCRETOS.

Peço desculpa por não o fazer agora porque estou na escola e vou ter agora uma reunião. No entanto mais logo deixo aqui o que NA VERDADE se está a passar no nosso sistema de ensino... sem juízo de opinião nem tomar partido do que quer que seja. Depois cada um tirará as suas conclusões.

Opiniões baseadas na ignorância dos factos, não muito obrigado.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.