Jump to content

Portatil -> Tv Lcd -> Cinema Em Casa, Etc.


JLDR
 Share

Recommended Posts

Boas.

Tenho andado a equacionar uma solução multimédia para instalar na minha sala, mas gostaria de obter de vós as experiências e saberes que possam ter sobre o assunto.

1º A ideia é comprar uma televisão LCD de 32'' apenas HD Ready. Conto dar cerca de 500€ por uma e já vi várias. Não quero gastar muito para ter uma FullHD, porque não vou tirar muito partido dela nesse caso. Para mim, 720p já é boa bomba.

2º Ao comprar uma TV LCD, quero que ela tenha ligação D-Sub (ligação do cabo dos monitores de PC) para poder ligar o meu portátil (que só tem saída D-Sub da placa gráfica) à TV e ver a filmalhada por lá.

3º Tenho depois outros dispositivos para lá ligar - XBOX 360, leitor/gravador de DVDs e receptor satélite, mas qualquer um destes não é problema.

O esquema que tenho neste momento é mais ou menos o seguinte:

Posted Image

O televisor que surge na imagem é um Samsung que custa na ordem dos 450€, é HDReady, tem muitas entradas diferentes (o que me agrada) e tem a tal entrada D-Sub que referi, dando assim para ligar lá o meu portátil e usando o LCD da mesma forma que se usa, por exemplo, um datashow ou monitor externo.

De acordo com as especificações do portátil, a resolução para o monitor do portátil vai até 1280x800 porque o monitor não suporta mais, mas a ligação para dispositivos externos (datashow, outro monitor, tv LCD, etc.) dá para chegar aos 1920x1440 | True Color | 60Hz.

As especificações do LCD dizem que aguenta uma resolução de PC até 1360x768 60Hz.

Dúvidas:

1º Se eu ligar o portátil a este LCD, meter um vídeo codificado em x264 1080 (por exemplo) e definir uma boa resolução para o LCD (1360x768), será que o filme me vai aparecer com toda a qualidade que pode ter, por exemplo, quando vimos num monitor normal?

2º Será esta uma boa forma de ter uma imagem com a qualidade HD investindo menos dinheiro na TV?

Gostaria que colocassem aqui as vossas experiências. Se já testaram, por exemplo, ligar um PC a um LCD nestas condições e que resultados viram dessa experiência.

Obrigado.

Link to comment
Share on other sites

É uma boa solução, alias é o que eu tenho :P

Tenho um LCD de 40'' (com 1 entrada VGA, 2 HDMI) e um portatil.

Ligo este ao LCD com um cabo de 5 metros, posso estar no sofá e a brincar com o portatil ligado ao LCD.

Não te esqueças que um LCD-tv é um monitor normal ;)

Logo para tirares o máximo partido de um monitor convém pores sempre na resolução base, neste caso (1360x768).

No teu caso ainda é melhor pois o portatil tem saida D-sub e o LCD entrada D-sub, que ainda é melhor que o VGA

Desde que tenho este sistema ligado (+ de 1 ano) só vejo conteúdos em HD (720p) :-

Quanto ao som se tiveres um sistema 5.1, ligas um cabo toslink SPDIF do portátil ao AV.

Edited by {zzz}
Link to comment
Share on other sites

No teu caso ainda é melhor pois o portatil tem saida D-sub e o LCD entrada D-sub, que ainda é melhor que o VGA

:blink:

D-Sub = ligação VGA de 15 pinos... certo?

Por isso é que uns chamam d-sub e outros chamam entrada VGA, certo?

Link to comment
Share on other sites

É uma boa solução, alias é o que eu tenho :P

Tenho um LCD de 40'' (com 1 entrada VGA, 2 HDMI) e um portatil.

Ligo este ao LCD com um cabo de 5 metros, posso estar no sofá e a brincar com o portatil ligado ao LCD.

Não te esqueças que um LCD-tv é um monitor normal ;)

Logo para tirares o máximo partido de um monitor convém pores sempre na resolução base, neste caso (1360x768).

No teu caso ainda é melhor pois o portatil tem saida D-sub e o LCD entrada D-sub, que ainda é melhor que o VGA

Desde que tenho este sistema ligado (+ de 1 ano) só vejo conteúdos em HD (720p) :-

Quanto ao som se tiveres um sistema 5.1, ligas um cabo toslink SPDIF do portátil ao AV.

Eh Lah!!!

5 metros? Que tipo de cabo é, quanto custa e onde é que arranjo? É que o meu não é portátil, mas está a uns 4 metros da TV. Será que dá? Estou farto de partir a cabeça a tentar converter de mkv para mp4 duma forma que dure menos de 36 horas...

Link to comment
Share on other sites

No teu caso ainda é melhor pois o portatil tem saida D-sub e o LCD entrada D-sub, que ainda é melhor que o VGA

:blink:

D-Sub = ligação VGA de 15 pinos... certo?

Por isso é que uns chamam d-sub e outros chamam entrada VGA, certo?

Desculpa li D-Sub mas estava a pensar em DVI, sorry :P

Então o teu portatil tem saida VGA ou DVI ?

Se tiver saida DVI podes comprar um cabo DVI -> HDMI (ou um HDMI<->HDMI + um adaptador )

Posted Image

Quanto a lojas (em lisboa)

Tens aqui uma lista grande de cabos:

http://lidertronica.com/catalog/index.php?...t=4a&page=3

Desde 0.5 até 20 Metros :lol:

e a Robert Mauzer

Link to comment
Share on other sites

esse dsub é o comum VGA, logo a qualidade é a normal dos monitores.

Ou seja, vai ser tudo bom, metes na resolução nativa do LCD e mais nada.

Já li é que para Full-HD, era aconcelhavel ligações digitais, DVI ou HDMI.

Mas para 1360x768 o VGA serve bem.

Edited by {zzz}
Link to comment
Share on other sites

a saida VGA é a saida que usamos nos PC's para ligar a um monitor qualquer.

Logo se a tv tiver entrada VGA é sempre melhor ligares por VGA, e configurares no pc a resolução nativa da TV (lcd/plasma/projector...).

O S-Video leva as imagens em norma PAL, com a resolução 720x576

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.