Jump to content

Usb 3.0 Formalmente Revelado


Mini0n
 Share

Recommended Posts

USB 3.0 formalmente revelado

Posted Image

A especificação do protocolo final para o USB 3.0 (SuperSpeed USB) será anunciada formalmente pela Intel na próxima 2ª Feira ( 17.11.2008 ) numa convenção para desenvolvedores do SuperSpeed USB.

A Intel já havia prometido isto há mais de 14 meses mas após longa espera e ameaças por parte da nVidia e AMD, entre outros, em criar a sua própria tecnologia “USB”, eis que finalmente surge o anúncio que irá despoletar o avanço para a implementação desta nova tecnologia.

Desenvolvida pelo Grupo Promotor USB 3.0 ( Intel, HP, Microsoft, NEC Corporation, NXP Semiconductors e Texas Instruments Inc.), esta nova versão suporta uma velocidade 10 vezes superior à que actualmente existe.

Ao contrário da versão 2.0, que foi um aperfeiçoamento da versão anterior, a versão 3.0 está a ser desenvolvida de raiz. Uma nova gestão de energia e a utilização de cabos ópticos possibilitarão transferência de dados até 4,8G.bps. O que nos parece muito hoje será estritamente necessário para as exigências num futuro próximo.

Com o aumento do tamanho dos ficheiros, alguns superiores a 25GB, esta tecnologia de transferência de dados traz ao consumidor final melhoramentos significativos não só aplicáveis ao mercado dos pc’s como também ao vasto leque de dispositivos móveis.

A título de exemplo, um filme de alta definição de 25GB transferido através de cada uma das especificações USB, proporciona resultados bem diferentes, senão vejamos:

  • USB 1.0: 9.3 horas
  • USB 2.0: 13.9 minutos
  • USB 3.0: 70 segundos

Pese embora os resultados sejam realmente animadores, sobretudo para um mercado cada vez mais consumidor de grandes quantidades de dados, formatos HD, etc., existe a possibilidade do Windows 7 RTM não vir a suporta-lo nativamente, caso o novo Windows seja lançado nos “timmings” previstos.

Ainda de salientar, o USB (Universal Serial Bus) 3.0 será retrocompatível e manterá a mesma simplicidade a que já nos habituámos com o “Plug n’ Play”. Ou seja, dispositivos USB de primeira e segunda geração serão aceites em portas USB 3.0, conseguindo ainda manter um consumo relativamente baixo para a velocidade suportada e eficiência dos protocolos.

Na senda tecnológica, o referido grupo tecnológico aperfeiçoa paralelamente uma versão USB sem fios que, à semelhança do seu parente cablado, possibilitará grandes velocidades com a natural liberdade existente na tecnologia wireless.

NOTA: este artigo foi escrito por dajosova para o Peopleware

pplware
Link to comment
Share on other sites

Firewire >>>>>>> USB :angry:

Já tive tantos problemas com cabos fireware e hardware, que não sei se é bem assim. Pelo menos, em Macintosh, fazer captura de uma DV-cam através de firewire era sempre um vê-se-te-avias.
Link to comment
Share on other sites

Firewire >>>>>>> USB :angry:

O Firewire tem uma velocidade de 400Mbps, o USB3 tem uma velocidade de 4.8Gbps.

É que não tem comparação sequer.

Esperemos por uma evolução do Firewire... O FW400 já rata USB 2.0, o FW800 então nem se comenta.. aniquila.

Era porreiro haver uma resposta ao USB 3.0, pq realmente o Firewire sempre foi superior ao USB em velocidade de transmissão.

Enquanto o USB necessitar de um controlador, o Firewire vai ganhar em latencias. Peer-to-peer rules, e isso nota-se ao passar dados.

Firewire 3? hehehe...

Link to comment
Share on other sites

Firewire >>>>>>> USB :angry:

O Firewire tem uma velocidade de 400Mbps, o USB3 tem uma velocidade de 4.8Gbps.

É que não tem comparação sequer.

Esperemos por uma evolução do Firewire... O FW400 já rata USB 2.0, o FW800 então nem se comenta.. aniquila.

Era porreiro haver uma resposta ao USB 3.0, pq realmente o Firewire sempre foi superior ao USB em velocidade de transmissão.

Enquanto o USB necessitar de um controlador, o Firewire vai ganhar em latencias. Peer-to-peer rules, e isso nota-se ao passar dados.

Firewire 3? hehehe...

a mim não me interessa FW uma vez que pouquissimos computadores tem isso. O USB é mt mais universal que isso.

PS: Já agora, alguém sabe em transferências quanto é que USB 2.0 deveria supostamente dar e quanto da normalmente em megas?

Link to comment
Share on other sites

Google is your friend:

4. How fast is USB 2.0?

USB 2.0 has a raw data rate at 480Mbps, and it is rated 40 times faster than its predecessor interface, USB 1.1, which tops at 12Mbps. Originally, USB 2.0 was intended to go only as fast as 240Mbps, but in October 1999, USB 2.0 Promoter Group pumped up the speed to 480Mbps.

As far as we know, effective rate reaches at 40MBps or 320Mbps for bulk transfer on a USB 2.0 hard drive with no one else is sharing the bus. Flash Drives seem to be catching up too with the some hitting 30MB/s milestone. For all we know, USB interface could become become the bottleneck for flash drives as early as 2008.

http://www.everythingusb.com/usb2/faq.htm

Link to comment
Share on other sites

Ai, que estamos tão preguiçosos hoje..

480 Mbps = 60 MB/sec [Megabyte-per-second] =60000 KB/sec [Kilobyte-per-second]

estou a trabalhar pá!! :D não tenho tempo para contas :-..

é assim. eu com no meu comp em usb só consigo atingir normalmente 15/16 megas, seja para a minha pen de 8 gigas, seja para os meus discos Mybook da WD. É normal? Quanto é que vcs normalmente conseguem?

Link to comment
Share on other sites

Nesse aspecto têm toda a razão. Existem muitos menos máquinas equipadas com Firewire do que com USB. É a palhaçada das royalties em mais um flagrante exemplo. Felizmente, a maioria dos portáteis actuais possuem FW400 4 pinos e já se vão vendo alguns desktops, mesmo próximos do low-end com a portinha de 6 pinos a dar o ar de sua graça.

Uma das grandes vantagens, senão talvez a maior, do USB é estar implementado a 100% em todas as configurações e periféricos... já não passa pela cabeça de ninguém ter poucas portas USB, quanto mais não ter nenhuma. E por mim falo :)

Mas tenho pena que o Firewire não tenha a mesma presença no mercado. Seja transferência de dados, redes por Firewire (os Mac users sabem do que estou a falar), mais potência disponível na porta... e sem metade dos problemas PNP do USB.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.