Jump to content

Distracção Na Linha Do Comboio Mata Criança De 13 Anos

Revenge
 Share

Recommended Posts

Distracção na linha do comboio mata criança

Emanuel, 13 anos, tinha auscultadores nos ouvidos e não se apercebeu da composição

Emanuel não terá ouvido o comboio. Atravessava a linha e teria os ouvidos ocupados com auscultadores, disseram os colegas. Foi arrastado pela composição, que o engoliu. Morreu horas depois. Tinha 13 anos.

Seria dia de corta-mato na EB 2,3 Professor Napoleão Sousa Marques, na Trofa, mas a notícia do violento atropelamento de Emanuel calou entusiasmos - ontem, ao início da manhã, enterrou-se bruscamente a alegria que deveria preencher um tempo de aulas diferente. Ninguém quis mais a prova em que Emanuel também correria: o comboio das 8.18 horas, vindo do Porto, tinha colhido o pequeno, arrastando-o pela linha. A criança ficou presa debaixo da composição.

"O comboio teve de andar cerca de 15 a 20 metros para a frente para os bombeiros poderem socorrê-lo", relatou, ao JN, José Figueiredo, que explora o bar da estação da Trofa, onde tudo aconteceu.

Entre os passageiros da composição estavam três professoras daquela escola básica, a quem os amigos de Emanuel, que o acompanhavam, testemunharam o sucedido. "Os meninos disseram que ele estava distraído e com os 'phones'. Um colega chamou-o e disse: 'Vem aí o comboio'. Mas ele não ouviu", conta Paula Faria.

Emanuel foi colhido na linha 2, ao atravessar. "Como tinha os "phones", não terá ouvido o comboio", presume a docente Manuela Proença, referindo que o nevoeiro que se fazia sentir poderá ter dificultado a visibilidade do jovem.

"Ele estava no sítio certo para passar, mas demorou tempo a mais", acrescenta Mónica Pereira que, com as colegas, procurou retirar de imediato os restantes alunos do local. "Alguns ficaram a falar com ele, acho que para tentar mantê-lo acordado. Foi uma atitude de coragem", observou. Durante a manhã, os colegas da vítima foram acompanhados pelos psicólogos da escola e dispensados de actividades curriculares, adiantou o presidente do Conselho Executivo. "Isto causou algum impacto na turma", referiu Paulino Macedo.

Ao início da tarde, sabia-se apenas que o aluno do 6º H tinha um "diagnóstico muito reservado". Porém, o pior acabaria por confirmar-se: Emanuel não resistiu aos diversos ferimentos e sucumbiu durante a neurocirurgia a que foi submetido, disse, ao JN, Jorge Amil Dias, chefe de serviço da Pediatria do Hospital de S. João, no Porto, para onde o menino fora transportado.

Apesar de morar em Santiago de Bougado, perto do estádio do Trofense, e, por isso, não necessitar de deslocar-se de comboio para ir às aulas, Emanuel costumava passar pela estação. Ali, encontrava-se com os amigos para, juntos, seguirem em direcção à escola, ali perto. Mas não foi sempre assim.

Paulino Macedo conta que, há tempos, o rapaz - dado a "traquinices próprias da idade" - havia pedido aos pais para deixar de fazer o percurso casa-escola de camioneta, preferindo juntar-se aos colegas.

Por vezes, e tal como ontem, arranjavam companhia de quatro patas, um cão abandonado com que brincavam ao longo do trajecto e que acompanhava o grupo de alunos até ao estabelecimento de ensino.

Este puto mora mesmo perto de mim.

Quando andava no Ciclo, também passava pela estação todos os dias, tal como ele passou... E por acaso houve uma vez que também apanhei um susto... Se tivesse dado mais um passo em frente, levava com o comboio.

Incrível, como o puto debaixo do comboio, sabe-se la´em que estado, e o os amigos lá a tentarem mante-lo acordado... Vai ser algo que nunca mais vão esquecer.

Na noticia não diz, mas no final das aulas, muitas crianças foram ao local do acidente, quase todas a chorar.

Já é praí o 5º caso de pessoas que são atropeladas porque estão distraídas a ouvir musica e não se apercebem do barulho. Ainda há dois anos em General Torres em Gaia foram duas raparigas no mesmo ano.

há dois anos? foi há poucos meses...e a outra que se atirou a semana passada para a linha. e outra que se atirou da ponte por causa de um desgosto amoroso..tudo em Gaia. Enfim que tristeza.

Epá desculpem lá mas... quando se passam em certos sítios tem que se tirar a musica dos ouvidos. Eu quando vou a ouvir musica e preciso de atravessar a estrada, tiro sempre os "phones" dos ouvidos...

Tu tens 26 anos. O puto tem metade da tua idade, não queira comparar a tua capacidade de responsabilidade com a dele.

E também sabes que os putos distraem-se muito facilmente.

Sr um filho meu tiver de passar assim algum sitio perigoso para ir para a escola, corto logo o mal pela raiz. Não há Phones para ninguém.

Fdx... Que má onda man...

Coitado do puto.

E é de louvar a atitude dos amigos. Ficam marcados para sempre.

ultimamente e só gente a falecer :( e só de lembrar que nem a 2semanas tive quase para bater a bota tb dass :(

Então man?

Quanto aos phones, eu também ando sempre de phones e não preciso de os tirar para atravessar a estrada. Basta estar atento (os olhos nestes casos são do melhor que há) e andar com música razoavelmente baixa. Claro que aos altos berros é mais fixe, mas faz mal e distrai.

Fdx... Que má onda man...

Coitado do puto.

E é de louvar a atitude dos amigos. Ficam marcados para sempre.

ultimamente e só gente a falecer :( e só de lembrar que nem a 2semanas tive quase para bater a bota tb dass :(

Então man?

Quanto aos phones, eu também ando sempre de phones e não preciso de os tirar para atravessar a estrada. Basta estar atento (os olhos nestes casos são do melhor que há) e andar com música razoavelmente baixa. Claro que aos altos berros é mais fixe, mas faz mal e distrai.

epá estava a participar no torneio de futsal aki no piaget de viseu ( sou GK) e numa saída a bola dividida com 1colega da minha equipa que e empurrado por trás ele choca comigo e pisou-me e fiz uma fractura trimaleolar, o que vale e que nem doeu mto LOL ), dei logo conta que o pé tava partido pois vi-o ir para 1lado e para o outro, chamou-se o inem, la vou eu de maca coquille para a ambulância, ah e tal isto em principio e só uma luxação LOL, e eu fdx, eu sou aluno de enfermagem do 3ºano e acho que e evidente que o pé está partido, e os gajos sempre a insistir que era só uma luxação lol

Chego ao hospital, raio-x e tal, pimba tava partido no maleolo ( auau que admiração), só nunca pensei e que fosse tão grave ao ponto de ser trimaleolar mas prontos e a vida.

Lá me disseram que tinha de ser operado de urgência :( ( veio foi numa altura péssimas se e que a alturas boas, tinha estágio de 3semanas a começar esta 2f que passou e agora estou em casa de pé para o ar bah).

Lá vou eu para o bloco de batinha verde (cor da lagartagem, mesmo feia LOL) a 1h da manhã, até aqui tudo bem...levou a anestesia que dão nome de raqui senão estou em erro ( e só da cintura para baixo), 1º tive dores horríveis quando a anestesia "xegou" ao pé partido, depois comecei a sentir-me enjoado e aqui começaram os problemas...tinha o monitor a minha frente, só dou conta de as bpm´s começarem a descer até o monitor começar a apitar e ficar vermelho, ai começo a fechar os olhos eo só ouço a médica aos berros a pedir atropina, e depois só me lembro de acordar já dentro do bloco.

Depois explicaram-me que fiz uma bradicardia de 30bpm´s e que tiveram de meter atropina para eu voltar ao normal senão o mais certo era entrar em paragem dass

E prontos foi isto, acho que nunca vou esquecer o som do monitor a apitar e a ficar vermelho e a médica aos berros....

ah e fiquei com 1placa e 1parafuso LOL o lado positivo e que ainda recupero 1º que o mantorras

HAHAHAHA LOL

resumindamente foi isto que se passou, agora estou em casa, fui hj tirar 17agrafes e meter novo gesso mais leve, espera-me 1período de 3/4meses a andar de muletas e ainda tirei de fazer fisioterapia, e tudo isto num torneio de futebol, o que vale e que ainda ganhamos o torneio heheh

já estou farto de escrever lol

Edited by tumkes

A unica vez que tive de por gesso, foi na perna e só durante um mes...

Quando tirei o gesso, a perna estava prai metade da grossura da outra, parece que tinah perdido o musculo... E dura.

Tu com 3/4 meses, jasus... Vais ter de fazer muita fisioterapia :P

Pode ser que apanhes uma gaja boa :-..

obrigado pessoal

pois agora e repouso e mais repouso bah

o que vale e que já deu para emagrecer uns kilos

depois na fisioterapia e como o revenge diz, espero que seja 1gaja boa, senão não mete metade da piada LOL

Quando tirei o gesso, a perna estava prai metade da grossura da outra, parece que tinah perdido o musculo... E dura.

gesso só vão ser 5semanas lol

dpx 3/4 meses e de muletas bah

obrigado pessoal

pois agora e repouso e mais repouso bah

o que vale e que já deu para emagrecer uns kilos

depois na fisioterapia e como o revenge diz, espero que seja 1gaja boa, senão não mete metade da piada LOL

gesso só vão ser 5semanas lol

dpx 3/4 meses e de muletas bah

Que cena rapaz!

Rápidas melhoras :y:

O Funeral foi hoje de tarde na Igreja da minha freguesia

2146336319_4b6f062675.jpg

Pelo que a minha Mãe me disse, foi mais do que no dia de todos os Santos...

Estava a Igreja cheia, e depois cá fora só se via cabeças desde a Igreja até à Estrada Nacional.

Epá desculpem lá mas... quando se passam em certos sítios tem que se tirar a musica dos ouvidos. Eu quando vou a ouvir musica e preciso de atravessar a estrada, tiro sempre os "phones" dos ouvidos...

Tu tens 26 anos. O puto tem metade da tua idade, não queira comparar a tua capacidade de responsabilidade com a dele.

Sr um filho meu tiver de passar assim algum sitio perigoso para ir para a escola, corto logo o mal pela raiz. Não há Phones para ninguém.

A idade não pode servir de desculpa.

A idade não pode servir de desculpa.

Então quando tiveres um filho, enquanto ele for novo, trata-o com ose ele fosse um adulto... Aliás faz de conta que ele tem a responsabilidade de um adulto e deixa-o andar na boa.

Sabes porque é que a maioridade é aos 18 anos? Porque está provado que é nessa idade que uma pessoa atinge o seu nível de responsabilidade normal. Se bem que muita gente precisa bem mais do que os 18 anos.

Meu Deus, que exagero, Revenge. Só falta dizeres que a culpa é dos gajos que fazem ou vendem os phones...

Ah, já agora, bem que podes proibir os teus filhos de usarem isso, mas o que não falta por aí são formas deles arranjarem uns...

Meu Deus, que exagero, Revenge. Só falta dizeres que a culpa é dos gajos que fazem ou vendem os phones...

Ah, já agora, bem que podes proibir os teus filhos de usarem isso, mas o que não falta por aí são formas deles arranjarem uns...

Por isso é que à uns anos as empresas de telemóveis só criavam auriculares com um único phone! Eu acho impressionante as pessoas que vão na rua com os phones a altos berros... se apanham com um carro ou com um comboio, de quem é a culpa?

Tenho pena do pobre rapaz, mas... espero que desta vez as crianças daí da zona aprendam que há que ter sempre cuidado! Seja na estrada ou ao pé da linha férrea... Revenge, de certeza que os pais lhes ensinaram "atravessem a linha com cuidado e sempre a ouvir e ver se vem aí o comboio". Aconteceu o pior...

Cumpz