Jump to content

Epilepsia Animal


Archie
 Share

Recommended Posts

Há alguém aqui no fórum que tenha um cão que sofra de epilepsia/convulsões?

Descobri agora que a minha cadela sofre de epilepsia (tem cerca de 13/14 anos, era vadia, a idade é incerta), confirmado pela veterinária e pelo que já pesquisei na net tem alguns dos sintomas característicos da doença.

Ela vai começar agora o tratamento com "Luminaletas". Tem que tomar um comprimido de 12 em 12 horas. E o tratamento é para toda a vida, podendo é reduzir a dosagem quando já estiver melhor.

Se alguém tiver um cão que sofra de epilepsia, ou conheça alguém, podem-me contar como é o vosso caso? Se o cão ficou melhor com as Luminaletas, se parou as convulsões ou não, ou se pelo menos reduziu o seu número, etc?

Link to comment
Share on other sites

Archie, 14 anos já sabes que é o limiar da vida de um cão...

Pode começar a ser as 1ªs consequências disso...

A cadela do meu avô, quando eu era puto e adorava-a,, Um pastor alemão... Quando fez 15 anos, também começo com essas coisas... convulsões... vomitar... depois perdeu a força nas patas traseiras... depois mais tarde ficou cega...

Depois acabou por falecer... Pelo menos foi o que o meu avô disse, se bem que acho que foi ele que a matou... Mas se foi o caso, ainda bem que o fez, porque cadela, a única coisa que estava cá a fazer, era a sofrer.

Link to comment
Share on other sites

Mas isto foi de repente, ela estava perfeitamente normal...até que passou a ter estes ataques de epilepsia. Mas eu já sei que ela é velha e mais cedo ou mais tarde...finito.

Mas não é isso que está aqui em causa. Eu quero é saber o que esperar com o tratamento com as Luminaletas.

/bump

Link to comment
Share on other sites

Gayi0n Busted :-..

Voltando ao assunto, soube de um Cão que tem epilepsia, e toma dois comprimidos diarios de 15mg de Luminaletas.

O resultado é que o Cão não tem tido ataques, só que anda meio "pedrado" depois de as tomar. É esse o efeito secundário.

Link to comment
Share on other sites

Epah a minha namorada diz que isso é normal e segundo ela, as convulsões reduzem por se tomar o comprimido.

Claro que terá os seus efeitos secundários, mas deve ser melhor para o animal e para "nós" esta alternativa a deixar o animal ter os ataques...

Link to comment
Share on other sites

Mas isto foi de repente, ela estava perfeitamente normal...até que passou a ter estes ataques de epilepsia. Mas eu já sei que ela é velha e mais cedo ou mais tarde...finito.

Mas não é isso que está aqui em causa. Eu quero é saber o que esperar com o tratamento com as Luminaletas.

/bump

Quote retirado do Felinus.org - apesar de ser relativo a um gato, penso que esta parte é importante:

Depois de realmente lhe ser diagnosticado epilepsia, deverá tomar luminaletas ou bialminal (ambos os medicamentos são hepato-tóxicos, ou seja são prejudiciais ao figado reduzindo-lhe o tempo de vida) a quantidade de medicamento a tomar poderá ser administrado de 24 em 24 horas ou de 12 em 12 e será controlado com uma análise sanguinea anual (a medicamentação será para toda a vida).

De resto, tanto quanto já li por aí, depende um pouco de como os animais reagem à medicação. Para a tua pode ter um efeito fantástico, ou seja, deixa de ter os ataques o que é óptimo por que, por cada ataque que tem, o seu cérebro "destrói-se" mais um pouco ou o medicamento pode não lhe fazer efeito e continuar a ter ataques.

Beijinhos e boa sorte!

Link to comment
Share on other sites

Bem, eu não sei se é da medicação ou não, mas a cadela nem andar consegue, e no entanto dei-lhe o comprimido às 20h30...duvido que a 'pedrada' dure assim tanto tempo.

O pior é que ela já não come e se não se mexer, nem bebe. Eu ainda a coloquei ao lado da água e nada. Misturei um bocado de leite com água...já que ela não come ao menos o leite ainda ajudava alguma coisa, mas começo a prever o pior, ainda por cima porque moro sozinho e estando eu na faculdade o dia todo, está ela aqui sozinha.

Já venho para casa com a ideia que vou encontrar a cadelita morta :(

Resumindo, ela está fraca porque não come, a tomar aqueles comprimidos que a deixam mais pedrada do que ela já está (ela teve vários ataques antes, chegou a ter 4 num dia), com respiração acelerada e o coração também já não está muito bom...é muita coisa ao mesmo tempo. Acho que já não há solução para ela, e também não dá para passar a vida a correr para o veterinário (€€€).

Assim se passa um 'belo' dia de aniversário...

Resta a esperança de a encontrar minimamente melhor quando acordar...mas sem ela comer é complicado ela ter forças.

Posted Image

Quando estava normal...

Edited by Archie
Link to comment
Share on other sites

Não me leves a mal, Archie, mas nessas circunstâncias, dado o avançado da idade, e se as convulsões e a fraqueza do animal se transforma num pesadelo para ele próprio, não será descabido equacionar dar-lhe um desfecho final sem sofrimento. <_<

É sempre má onda, claro.

Link to comment
Share on other sites

Archie, percebo que não tenhas mta capacidade financeira neste momento mas fala com o Veterinário, explica-lhe a reacção que a cadela teve, a dose poderá não estar adequada. E, se ela está há quase 2 dias sem comer acho que deves mesmo levá-la lá para eles lhe darem uma dose de soro e vitaminas para ver se ela arrebita e reage ;) Não baixes já os braços, ela pode ter ficado com o organismo um bocado desregulado devido à medicamentação.

De qualquer forma, e aí estou totalmente de acordo com o JLDR, se realmente começares a ver que não há solução (e o vet te disser o mesmo), aí dá o descanso merecido ao bichinho ;)

As melhoras para a pequenita e um beijinho de coragem para ti ;)

Link to comment
Share on other sites

Bem, eu não sei se é da medicação ou não, mas a cadela nem andar consegue, e no entanto dei-lhe o comprimido às 20h30...duvido que a 'pedrada' dure assim tanto tempo.

O pior é que ela já não come e se não se mexer, nem bebe. Eu ainda a coloquei ao lado da água e nada. Misturei um bocado de leite com água...já que ela não come ao menos o leite ainda ajudava alguma coisa, mas começo a prever o pior, ainda por cima porque moro sozinho e estando eu na faculdade o dia todo, está ela aqui sozinha.

Já venho para casa com a ideia que vou encontrar a cadelita morta :(

Resumindo, ela está fraca porque não come, a tomar aqueles comprimidos que a deixam mais pedrada do que ela já está (ela teve vários ataques antes, chegou a ter 4 num dia), com respiração acelerada e o coração também já não está muito bom...é muita coisa ao mesmo tempo. Acho que já não há solução para ela, e também não dá para passar a vida a correr para o veterinário (€€€).

Assim se passa um 'belo' dia de aniversário...

Resta a esperança de a encontrar minimamente melhor quando acordar...mas sem ela comer é complicado ela ter forças.

Posted Image

Quando estava normal...

Archie infelizmente os simptomas nao enganam....tive uma cadela quase igual a essa....e pronto hum...foi-se.....depois tive outra e tambem foi a mesma coisa....quando eles deixam de comer ainda podes tentar dar-lhe leite mesmo a forca mas....duvido....quanto as convulsoes tenho um amigo com um cao que tem....mas nao afecta mt o cao....de vez em quando ele leva-o a passear a rua, e se o cao dele encontra um vadio ou assim e fica nervoso comeca a ter convulsoes no meio da rua....eheheh....(sick joke).....mas o cao tem uma vida normal.....

Desculpa se a mensagem n e muito animadora......

Edited by kito_pm
Link to comment
Share on other sites

não são pessoas, mas custa...

Por vezes custa mais perder alguns animais do que perder determinadas pessoas.

discordo, se perdes uma pessoa é porque ela te é próxima. E diferente de dizer que morreu alguém que conhecias, mas tu não perdeste nada.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.