Jump to content

Filme Sobre Sexo Em Aula De Moral


Revenge
 Share

Recommended Posts

A exibição de um filme com conteúdos sexuais e violentos numa aula de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), na Escola Secundária Joaquim de Carvalho, na Figueira da Foz, deu origem a uma participação à Direcção Regional de Educação do Centro e à anulação da matrícula na disciplina de uma aluna, de 14 anos, que ficou "chocada".

Em causa está o filme norte-americano ‘Kids’ (Miúdos) que mostra as experiências de um grupo de adolescentes relacionadas com sexo, violência, drogas e álcool, centrando-se na história de um jovem, de 17 anos, cujo objectivo é ter relações sexuais com virgens para evitar ser contaminado com sida, desconhecendo que ele próprio está infectado. O filme mostra a violação de uma rapariga e o espancamento de um jovem na rua.

A película, classificada para maiores de 16 anos, foi mostrada pelo professor de EMRC há duas semanas aos dois alunos do 9º ano, ambos com 14 anos, que estão inscritos na disciplina. A aluna ficou chocada e contou aos pais que 'participaram o caso à Direcção Regional de Educação do Centro (DREC) e anularam a matrícula na disciplina', confirmou ontem Carlos Monteiro, presidente do Conselho Executivo da escola.

Os responsáveis da escola enviaram uma carta à DREC com 'o parecer do professor' que, segundo Carlos Monteiro, 'achou o filme apropriado e adequado aos conteúdos da disciplina'.

'Não acredito que existisse má-fé. O professor teve uma preocupação pedagógica e, sem pensar no que poderia causar, pode ter feito uma má avaliação do filme', acrescenta o responsável. Admitindo não conhecer a película, Carlos Monteiro assegura que 'o que interessa saber é se a sua introdução e passagem decorreram em enquadramento adequado'.

O professor, que lecciona noutras escolas da Figueira da Foz há três anos, mantém-se ao serviço, mas foi 'sensibilizado para não voltar a passar o filme'. 'Tentei saber o que se passou e chamei a atenção do professor', disse o cónego Alfredo Dionísio, da Diocese de Coimbra – responsável pela colocação dos professores de EMRC. O cónego sublinhou que o docente 'já não é novato' e que 'nunca houve razão de queixa dele, pelo contrário'.

Tsss Tsss na minha altura as aulas de Moral eram bem diferentes :(

Link to comment
Share on other sites

Também vi um filme que metia sexo (e até acho que tinha lá o Joaquim de Almeida pelo meio) e, agora que escrevi isto lembrei-me de outro, também com jovens e a temática do sexo/drogas em aulas de EMRC.

Não sei qual o drama.

Daqui se vê que os putos estão cada vez mais atrofiadinhos da moina. O professor mostrou o filme e é um ultraje. Se for preciso, pra semana estão a faltar às aulas para ir mandar a bela da queca atrás do pavilhão, ou fumar o cigarrinho porque já têm 14 anos e são badassesmotherfockersinyoufacebiatch...

Link to comment
Share on other sites

Realmente as aulas no meu tempo também eram muito diferentes... Se bem que, já na altura quando alguém fizesse uma questão mais "especifica" aos termos sexuais haviam sempre duas colegas que tinham comportamentos semelhantes a essa pitinha de 14 anos... Meninas do papá! O filme realmente não tem nada de mais :|

Link to comment
Share on other sites

No meu tempo era só fazer trabalhos sobre as religiões. Educação sexual era lá de vez em quando e a prof nem deixava o pessoal falar lol

Edited by DarkGhost69
Link to comment
Share on other sites

"Papá? Mamã? Hoje o meu professor de EMRC esteve a mostrar um vídeo na aula sobre aquilo que eu faço atrás do pavilhão com o Manuel..."

Fumar brocas? Beber álcool? Mandar uma rapidinha? Foste pouco explícito sobre o que faz a moça com o Manuel atrás do pavilhão :-..

Link to comment
Share on other sites

Eu vi um, numa aula de EMRC que por acaso não me lembro do nome e era bem fixe. Mas ficou-me marcado.

Era sobre a discriminação que um puto sofreu quando a doença rara que tinha contraiu sida. O miúdo começou a ser posto de parte pelos amigos, a escola expulsou-o, etc..

Tinha uma cena em que ele a meio da noite levanta-se e vai a correr para a casa-de-banho a tossir e a cuspir sangue. Essa cena nunca mais me hei-de esquecer.

Alguém sabe que filme é?

Link to comment
Share on other sites

Guest Walt Sousa

Se fosse o Ken Park eu até compreendia. É bem mais pesado que o Kids.

Além de ter algumas cenas de sexo explícito (ou muito perto disso) tem uma cena de masturbação sadomasoquista (com uma meia) muito forte. Eu vi pessoas a abandonar a sala de cinema e não as censuro. Cada um sabe de si e nem todos temos o mesmo grau de sensibilidade.

Agora o Kids, apesar de ter uns diálogos sobre sexualidade mais "duros" não tem nem 1/4 daquilo que Ken Park mostra. Kids comparado com Ken Park é um filme para crianças.

E é natural que certas crianças, neste caso uma rapariga a entrar na idade adolescente, não estejam ainda bem preparadas (no século XXI) para o mundo que as rodeia. A culpa começa em casa.

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.