Jump to content

Morreu Jorg Haider (58)


Jokeman
 Share

Recommended Posts

jorghaider.jpg

Líder da extrema-direita austríaca morreu num acidente

Jörg Haider, chefe do partido populista austríaco BZÖ morreu num acidente de viação esta madrugada. Haider, que ocupava o cargo de governador da Caríntia, tinha 58 anos.

De acordo com as primeiras indicações, o líder da extrema-direita austríaca circulava sozinho a bordo da sua viatura de serviço.

Terá sido próximo da capital da Caríntia que Jörg Haider se despistou por razões ainda desconhecidas.

O governador da Caríntia estava a caminho de uma província do Sul do país, aonde deveria reunir-se com a família para festejar os 90 anos da mãe, antiga nazi e membro do partido NSDAP de Adolf Hitler.

Após o despiste, o automóvel capotou e o líder do partido populista ficou gravemente ferido na cabeça e tórax, acabando por não resistir aos traumatismos.

O anúncio da morte de Jörg Haider foi feito pela agência de notícias APA, que citou a polícia de Klagenfurt.

"O governador da Caríntia e líder do BZÖ, Jörg Haider, morreu na sequência de um acidente de viação às primeiras horas do dia, hoje em Klagenfurt", indicou a APA.

Haider, um político controverso

Jörg Haider, que muitas vezes assumiu posições radicais, era também conhecido pela defesa que fazia das políticas anti-imigração e contra a União Europeia.

Sem esconder as posições homofóbicas e ultra-nacionalistas, em Setembro voltou à ribalta com bons resultados nas legislativas austríacas, levando o seu partido BZÖ a triplicar os votos e assentar nos 11 por cento.

Filho de um casal que integrava as estruturas de base do partido NSDAP de Adolf Hitler, Jörg Haider também não escondeu a sua admiração por algumas das acções do Terceiro Reich.

Foi em 1999 que Haider se tornou um personagem da vida política na Áustria, altura em que liderou o seu partido - então o FPÖ do qual viria a ser expulso já depois de fundar o BZÖ, em 2005 - para o segundo lugar nas eleições.

0,,15677840-FMM,00.jpg

Fala-se que poderá ter sido um despiste provocado e não acidental. O que acham? :unsure:

Link to comment
Share on other sites

/sadistic mode on

Diz que se perdeu um bom carro ]) }) :diablo:

[sadistic mode]

Eu percebo que o gajo quissesse ser o mais extrema direita possível, mas com a breca... não poderia ser mais que o muro que já lá estava!

[/sadistic mode]

:-

Edited by tiagoalvin
Link to comment
Share on other sites

/sadistic mode on

Diz que se perdeu um bom carro ]) }) :diablo:

[sadistic mode]

Eu percebo que o gajo quissesse ser o mais extrema direita possível, mas com a breca... não poderia ser mais que o muro que já lá estava!

[/sadistic mode]

:-

LOL

Levou o termo extrema direita demasiado a sério.

Link to comment
Share on other sites

É curioso ver o pessoal a "malhar" tanto na extrema-direita (eu também não os apoio, a minha ideologia é mais centro-esquerda), quando na verdade, os regimes de esquerda (comunistas) é que foram os responsáveis por algumas das maiores matanças da História mundial (a Rússia de Estaline, a China de Mao Tsé-Tung, a Coreia do Norte de Kim Il-Sung, etc.)

Link to comment
Share on other sites

É curioso ver o pessoal a "malhar" tanto na extrema-direita (eu também não os apoio, a minha ideologia é mais centro-esquerda), quando na verdade, os regimes de esquerda (comunistas) é que foram os responsáveis por algumas das maiores matanças da História mundial (a Rússia de Estaline, a China de Mao Tsé-Tung, a Coreia do Norte de Kim Il-Sung, etc.)

Não estou a malhar, embora não aceito qualquer tipo de extremismo.

Tanto me faz q seja um de direita como um de esquerda.

Link to comment
Share on other sites

É curioso ver o pessoal a "malhar" tanto na extrema-direita (eu também não os apoio, a minha ideologia é mais centro-esquerda), quando na verdade, os regimes de esquerda (comunistas) é que foram os responsáveis por algumas das maiores matanças da História mundial (a Rússia de Estaline, a China de Mao Tsé-Tung, a Coreia do Norte de Kim Il-Sung, etc.)

É sempre bom ser-se cool.

Link to comment
Share on other sites

É curioso ver o pessoal a "malhar" tanto na extrema-direita (eu também não os apoio, a minha ideologia é mais centro-esquerda), quando na verdade, os regimes de esquerda (comunistas) é que foram os responsáveis por algumas das maiores matanças da História mundial (a Rússia de Estaline, a China de Mao Tsé-Tung, a Coreia do Norte de Kim Il-Sung, etc.)

É sempre bom ser-se cool.

Estás a referir-te ao facto de ser-se nazi, xenófobo e racista?

E Jokeman, penso que aqui não há ninguém que defenda nenhuma atitude ou acções da extrema-esquerda. Como era bom se também não houvesse quem defendesse a extrema-direita...

Link to comment
Share on other sites

É curioso ver o pessoal a "malhar" tanto na extrema-direita (eu também não os apoio, a minha ideologia é mais centro-esquerda), quando na verdade, os regimes de esquerda (comunistas) é que foram os responsáveis por algumas das maiores matanças da História mundial (a Rússia de Estaline, a China de Mao Tsé-Tung, a Coreia do Norte de Kim Il-Sung, etc.)

É sempre bom ser-se cool.

Não percebi o teu comentário. :unsure:

@Tell0s:

Eu sei que aqui ninguém defende nem uns nem outros. O meu comentário era generalizado... é comum ver-se as pessoas falarem mal do Hitler e dos regimes de direita. Aqui há uns anos, quando se falou na possibilidade de este Haider chegar ao poder, já se falava num novo Hitler, e começou a gerar-se esse receio. Quando se trata de regimes de esquerda, não se vê esse "medo".

Link to comment
Share on other sites

Old...já foi enterrado e tudo....

Sim, mas eu não sabia! :-..

As noticias só deixam de o ser para quem já as ouviu. O homem morreu no sábado, eu só soube hoje, para mim foi noticia. :P

Link to comment
Share on other sites

tem graça, que um dos mártir e responsáveis por haver tantos skins nazis, também morreu de acidente de viação, falo do vocalista da mítica banda skrewdriver, ian stuart.

They shouldn't be driving day or night

They can't think left, they can only think right

The sun reflects off their bald head

Like Ian Stuart they're going to wind up dead

Nazis... shouldn't drive

They should've paid attention in driver's ed

Instead of hating foreigners, queers and reds

Keep your eyes on the highway you loser thug

Now you're squished on the highway like a bug

Ian, Ian, King of the Pit, no friend to you or me

Aaaaaaaaaaah! Watch out for that tree!

Link to comment
Share on other sites

Eu sei que aqui ninguém defende nem uns nem outros. O meu comentário era generalizado... é comum ver-se as pessoas falarem mal do Hitler e dos regimes de direita. Aqui há uns anos, quando se falou na possibilidade de este Haider chegar ao poder, já se falava num novo Hitler, e começou a gerar-se esse receio. Quando se trata de regimes de esquerda, não se vê esse "medo".

Não sei falar pelos outros, mas sinceramente, não me parece muito que esses regimes de esquerda voltem assim tão depressa, pelo menos em países desenvolvidos. Já os de direita têm fortes possibilidades de aparecerem.

Link to comment
Share on other sites

tem graça, que um dos mártir e responsáveis por haver tantos skins nazis, também morreu de acidente de viação, falo do vocalista da mítica banda skrewdriver, ian stuart.

They shouldn't be driving day or night

They can't think left, they can only think right

The sun reflects off their bald head

Like Ian Stuart they're going to wind up dead

Nazis... shouldn't drive

They should've paid attention in driver's ed

Instead of hating foreigners, queers and reds

Keep your eyes on the highway you loser thug

Now you're squished on the highway like a bug

Ian, Ian, King of the Pit, no friend to you or me

Aaaaaaaaaaah! Watch out for that tree!

MDC!!! :punk:

Link to comment
Share on other sites

Não sei falar pelos outros, mas sinceramente, não me parece muito que esses regimes de esquerda voltem assim tão depressa, pelo menos em países desenvolvidos. Já os de direita têm fortes possibilidades de aparecerem.

Pior que isso, a continuação desta onda de crise à escala mundial por muito tempo pode fazer renascer os radicalismos todos, independentemente de serem de esquerda ou direita.

Link to comment
Share on other sites

Não sei falar pelos outros, mas sinceramente, não me parece muito que esses regimes de esquerda voltem assim tão depressa, pelo menos em países desenvolvidos. Já os de direita têm fortes possibilidades de aparecerem.

Pior que isso, a continuação desta onda de crise à escala mundial por muito tempo pode fazer renascer os radicalismos todos, independentemente de serem de esquerda ou direita.

Bem visto... a maioria desses regimes (Hitler, Mussolini, Franco, Salazar...) apareceram depois do crash de 1929. Se bem que esse acontecimento não tem paralelo com a crise actual (pelo menos por enquanto).

Link to comment
Share on other sites

Não sei falar pelos outros, mas sinceramente, não me parece muito que esses regimes de esquerda voltem assim tão depressa, pelo menos em países desenvolvidos. Já os de direita têm fortes possibilidades de aparecerem.

Pior que isso, a continuação desta onda de crise à escala mundial por muito tempo pode fazer renascer os radicalismos todos, independentemente de serem de esquerda ou direita.

Bem visto... a maioria desses regimes (Hitler, Mussolini, Franco, Salazar...) apareceram depois do crash de 1929. Se bem que esse acontecimento não tem paralelo com a crise actual (pelo menos por enquanto).

Alguém que me corrija se estiver errado, mas houve alguma ligação entre o crash de 29 e esses regimes de direita? É que tenho a sensação de que não...

Link to comment
Share on other sites

Não sei falar pelos outros, mas sinceramente, não me parece muito que esses regimes de esquerda voltem assim tão depressa, pelo menos em países desenvolvidos. Já os de direita têm fortes possibilidades de aparecerem.

Pior que isso, a continuação desta onda de crise à escala mundial por muito tempo pode fazer renascer os radicalismos todos, independentemente de serem de esquerda ou direita.

Bem visto... a maioria desses regimes (Hitler, Mussolini, Franco, Salazar...) apareceram depois do crash de 1929. Se bem que esse acontecimento não tem paralelo com a crise actual (pelo menos por enquanto).

Alguém que me corrija se estiver errado, mas houve alguma ligação entre o crash de 29 e esses regimes de direita? É que tenho a sensação de que não...

Creio que não houve ligação directa, no entanto, esses regimes propagandeavam (esta palavra existe? :-.. ) a prosperidade. Aliás, foi com promessas de que a Alemanha ia voltar a ser a grande potência que já havia sido antes da 1ª Guerra Mundial, que Hitler chegou ao poder.

Retirado da Wikipedia:

Quando a Grande Depressão teve início em 1929, o governo alemão acreditou que cortes em gastos públicos iriam estimular o crescimento econômico do país, assim cortando drasticamente gastos estatais, incluindo no setor social. O governo alemão esperava e acreditava que a recessão, inicialmente, iria deteriorar a Alemanha socio-economicamente, esperando com o tempo, porém, a melhoria da estrutura socio-econômica do país, sem intervenção do governo. A República de Weimar cortou completamente todos os fundos públicos ao programa de ajuda social para desempregados - o que resultou em maiores contribuições pelos trabalhadores e menores benefícios aos desempregados - entre outros cortes no setor social. Quando a recessão chegou ao seu auge em 1932, a República de Weimar perdera toda sua credibilidade junto à população alemã, fator que facilitou a ascenção do fuhrer Adolf Hitler no governo do país, em 1933, marcando o fim da República de Weimar e o início de um período de crescimento socio-economico alemão, conhecido como III Reich.

E retirado do Historiando:

Após o crash de 1929, o Estado fascista se valeu de um amplo programa de obras públicas e a produção de armas o que diminuiu o desemprego. Estabeleceu o seguro contra acidentes de trabalho e jornada de oito horas e a proibição de greves e sindicatos. A política adotada, entretanto, é eficiente na modernização da economia industrial e na diminuição do desemprego.
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.