Jump to content

Gos 3


Skywriter
 Share

Recommended Posts

Ora boas,

Andava há uns tempos para instalar alguma distribuição de Luniux aqui no PC e finalmente lá me dicidi!

Saquei este gOS 3 e estou, neste momento, a correr o Live CD. Penso sériamente instalar isto num dos discos.

Mas... tenho algumas questões:

Qual o melhor software free para usar aqui? (Media player, image viewer, antivirus, etc...)

Outra cena, fontes. Como é que se instalam fontes neste OS?

Abri o Firefox e isto está com uma letra toda marada... Quis mudar para um dos tipo de letra habiual do Windows (Times, Verdana ou Arial) mas não constavam na lista,

Codecs (MP3, XviD) são fáceis de encontrar?

Agora vou esvaziar o disco e fazer uma instalação de raiz. Demora muito a instalar?

Desculpem lá as perguntas n00bs mas é a primeira vez que estou a usar um OS que não seja o Windows.

À medida que forem aparecendo mais duvidas ou questões vou pondo aqui! :-..

Desde já, obrigado pela ajuda.

Editado: já me lembrei de outra: conhecem algum software do género do Frontpage/Dreamweaver e que seja à borla?

Link to comment
Share on other sites

x2 tb quero fazer essa treta no meu portátil.

O que aconselham a alguém com conhecimento médio avançado de windows e de computadores em geral mas que nunca se deu ao trabalhho de experimentar linux?

Edited by HERiTAGE
Link to comment
Share on other sites

Tem calma! Só li agora lol :P

Nunca experimentei gOS mas se gostares do ambiente, nice :) ele deve-te configurar automaticamente o dual boot, não hás de ter problema com isso. Se quiseres dar uma olhadela tanto no Ubuntu como no OpenSUSE (o q eu uso) acho q n tens nada a perder para ver o q te agrada mais.

Quanto a apps eu uso:

Video: SMplayer ou VLC (há de ir o suporte para praticamente todos os formatos de video, depende um bocado da distribuição q estiveres a usar mas é sempre fácil meter tudo a funcionar)

Audio: Amarok (Xine)

Fotos (viewer): Gwenview

Fotos (editor): GIMP

Office: OpenOffice

Browser: Firefox

E-mail: Thunderbird

IM: Pidgin

Burner: k3b

Estas são as tools q uso e abuso no dia-a-dia, tudo free (as in free speech) :) isto para um desktop de uso "normal". Depois tens as tools mais hardcore para fazer tudo e mais alguma coisa, é só não ter medo da linha de comandos.

Link to comment
Share on other sites

devia ser directo aceder as partições do win, não podes escrever, mas ler era sem problemas (depois de meteres pass)

alternativa ao dreamweaver tems Bluefish, Komposer e Quanta. em alternatica podes usar o dreamweaver com wine

nunca tive problemas de codecs, mas uso o vlc

ainda tou pra ver apps pagas em linux :P em ubunto quando quero uma app especifica procuro o seu nome na net e vou ao synaptic (gestor de pacotes) e escolho o que quero, ele faz tudo em modo sozinho. em alternativa vou directamente ao synaptic e leio as descrições dos programas

Link to comment
Share on other sites

Já instalei o "bicho" mas agora tenho um grande problema: no gOS não consigo aceder às partições do outro disco e ao entrar no Windows aquilo bloqueia e não consigo fazer nada.

Alguma sugestão?

mais uma vez já respondi no bar lol

Link to comment
Share on other sites

devia ser directo aceder as partições do win, não podes escrever, mas ler era sem problemas (depois de meteres pass)

alternativa ao dreamweaver tems Bluefish, Komposer e Quanta. em alternatica podes usar o dreamweaver com wine

nunca tive problemas de codecs, mas uso o vlc

ainda tou pra ver apps pagas em linux :P em ubunto quando quero uma app especifica procuro o seu nome na net e vou ao synaptic (gestor de pacotes) e escolho o que quero, ele faz tudo em modo sozinho. em alternativa vou directamente ao synaptic e leio as descrições dos programas

Matlab, Mathematica, entre outras apps

Link to comment
Share on other sites

devia ser directo aceder as partições do win, não podes escrever, mas ler era sem problemas (depois de meteres pass)

alternativa ao dreamweaver tems Bluefish, Komposer e Quanta. em alternatica podes usar o dreamweaver com wine

nunca tive problemas de codecs, mas uso o vlc

ainda tou pra ver apps pagas em linux :P em ubunto quando quero uma app especifica procuro o seu nome na net e vou ao synaptic (gestor de pacotes) e escolho o que quero, ele faz tudo em modo sozinho. em alternativa vou directamente ao synaptic e leio as descrições dos programas

Matlab, Mathematica, entre outras apps

É normal q assim seja, os developers têm q comer! Eu não sou contra software proprietário, sou é contra manipulações ao uso de software proprietário, isso sim é absolutamente incorrecto.

As empresas devem pagar pelas suas soluções informáticas, usam-nas para gerar riqueza. O Matlab e o Mathematica são usados no domínio profissional e portanto devem ser pagos! Usei ambos os programas e tive direito a licenças académicas. E nenhum destes programas me obrigou a instalar software q eu não quis ou me obrigou a usar uma plataforma especifica.

Link to comment
Share on other sites

Epá eu explicava mas como não conheço bem essa distribuição não te sei dar grandes passos. Abre um terminal e escreve: ntfs-3g

Se te disser q o comando não foi encontrado é pq vais ter q instalar... se te o programa executar então avisa q eu explico-te.

Link to comment
Share on other sites

O gOS segundo fui ver é Ubuntu por baixo e tem apt e Synaptic portanto podes instalar o ntfs-3g, o "programa" q te vai permitir ler e escrever em partições NTFS. Procura aí por Package Manager ou Software Manager.

Se instalar Ubuntu, deves tentar instalar nas partições onde tens o gOS -->SEM<-- antes as formatares pq senão lá se vai o ficheiro de configuração do grub.

Link to comment
Share on other sites

Vê lá se isto ajuda.....

The Perfect Desktop - gOS Rocket G 2.0 (GNOME)

Version 1.0

Author: Falko Timme <ft [at] falkotimme [dot] com>

Last edited 04/17/2008

This tutorial shows how you can set up a gOS Rocket G 2.0 (GNOME) desktop that is a full-fledged replacement for a Windows desktop, i.e. that has all the software that people need to do the things they do on their Windows desktops. The advantages are clear: you get a secure system without DRM restrictions that works even on old hardware, and the best thing is: all software comes free of charge. gOS is a lightweight Linux distribution, based on Ubuntu 7.10, that comes with Google Apps and some other Web 2.0 applications; gOS Rocket G 2.0 uses the GNOME desktop.

I want to say first that this is not the only way of setting up such a system. There are many ways of achieving this goal but this is the way I take. I do not issue any guarantee that this will work for you!

The Perfect Desktop - gOS Rocket G 2.0 (GNOME)

The Perfect Desktop - gOS 3.0 Gadgets

Version 1.0

Author: Falko Timme <ft [at] falkotimme [dot] com>

Last edited 09/29/2008

This tutorial shows how you can set up a gOS 3.0 Gadgets desktop that is a full-fledged replacement for a Windows desktop, i.e. that has all the software that people need to do the things they do on their Windows desktops. The advantages are clear: you get a secure system without DRM restrictions that works even on old hardware, and the best thing is: all software comes free of charge. gOS is a lightweight Linux distribution, based on Ubuntu 8.04, that comes with Google Apps and some other Web 2.0 applications; gOS 3.0 Gadgets uses the GNOME desktop.

I want to say first that this is not the only way of setting up such a system. There are many ways of achieving this goal but this is the way I take. I do not issue any guarantee that this will work for you!

The Perfect Desktop - gOS 3.0 Gadgets

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.