Jump to content

Carta Aberta De Um Professor Da Escola De Agora.


JLDR
 Share

Recommended Posts

Uma coisa é certa, tomara a maioria dos trabalhadores terem a boa vidinha que os professores têm.

Essa é a opinião típica de quem não sabe do que está a falar.

Só te dou o exemplo de 2 colegas que trabalham comigo: São do Porto e deslocam-se 110 km para cada lado todos os dias para dar aulas. Não têm subsídio para a gasolina, têm que almoçar sempre fora de casa, as aulas começam às 8:40 e terminam às 5 da tarde caso não haja conselho de turma que dura até às 7 da tarde. Ambos têm filhos.

Tomara toda a gente ter uma vidinha destas.

LOL! Nem te vou dizer o horário dos meus pais, então.

Ou até da minha irmã....

Edited by EsCk
Link to comment
Share on other sites

Uma coisa é certa, tomara a maioria dos trabalhadores terem a boa vidinha que os professores têm.

Essa é a opinião típica de quem não sabe do que está a falar.

Só te dou o exemplo de 2 colegas que trabalham comigo: São do Porto e deslocam-se 110 km para cada lado todos os dias para dar aulas. Não têm subsídio para a gasolina, têm que almoçar sempre fora de casa, as aulas começam às 8:40 e terminam às 5 da tarde caso não haja conselho de turma que dura até às 7 da tarde. Ambos têm filhos.

Tomara toda a gente ter uma vidinha destas.

LOL! Nem te vou dizer o horário dos meus pais, então.

Ou até da minha irmã....

Também trabalham a 110 km de casa?

Link to comment
Share on other sites

Bem calma lá, JLDR isso também são alguns casos. Nem todos os profes moram a 200km do local de trabalho, e isto acontece com TODAS as profissões.

Em todas as profissões há trabalhadores que se deslocam muitos kms todos os dias e outros que moram ali ao lado.

Eu pelo que vejo por experiência própria, ser apenas professor não ocupa muito tempo, isto ao fim de alguns anos claro, quando já não é preciso preparar as aulas.

Parece é que cada vez metem mais papelada para os professores preencherem, sinceramente não sei o que é nem se é justo ou não, mas que vai ocupando tempo vai.

Uma coisa que os professores têm que ter mesmo é motivação e paciência para dar as aulas, não é como muitas outras profissões em que não se lida com pessoas novas directamente. Agora tempo, epah isso têm.

A minha mãe só trabalha o dia todo porque tem um escritório de contabilidade e costuma ir para lá quando não dá aulas, porque ela nem de perto nem de longe faz as 8h diárias na escola.

Só para demonstrar que os professores são realmente dos que têm menos horas de trabalho, mas que pura e simplesmente não é para qualquer um. Aí é que está o problema.

Link to comment
Share on other sites

Só para demonstrar que os professores são realmente dos que têm menos horas de trabalho, mas que pura e simplesmente não é para qualquer um. Aí é que está o problema.

Menos horas de trabalho não significa menos trabalho. E as únicas horas que habitualmente as pessoas contam como sendo as horas que um professor trabalha, nunca contabilizam aquelas que ele passa em casa a corrigir testes e nas reuniões em horário pós-laboral. Que eu saiba, não vejo mais nenhuma profissão do Estado onde as reuniões em horário pós-laboral não sejam pagas, ou que os funcionários de uma qualquer repartição levem trabalho para casa diariamente.

Além disso, é muito mais desgastante 1 hora de trabalho com crianças do que 1 hora de trabalho atrás de uma secretária.

Nunca disse que não há profissões com muito mais carga de trabalho. Só não aceito é que digam que quem tem este emprego tem muita sorte em relação aos outros. <_<

Link to comment
Share on other sites

Só vou dizer uma coisinha.. acho k o JLDR vai concordar cmg..

O Problema é que há uns anos para cá não ia professor quem realmente queria ser professor por profissão.. ia quem não tinha outra saída. isto faz com que os alunos fiquem desmotivados e não se dediquem à escola, houve um grande aumento dos ditos "Docentes", este aumento implica mais incertezas nas colocação desincentivo dos Reais Docentes/Educadores, aulas mais desinteressantes, piores notas, exames mais fáceis na tentativa de tapar os olhos ao povoe por aí fora!! com este tipo de situação ou vai para lá alguém com pulso e que repense e faça auditoria a todo o processo de colocação/selecção dos professores ou então estamos neste ciclo vicioso... todos os anos a mm coisa..

sempre pensei em ser professor, mas com a instabilidade da profissão e a evolução cada vez mais difícil... digo não obrigado.. a formação tem pessoas mais interessadas no que estamos a tentar explicar.. até porque muitas vezes estão a ser pagas para nos ouvirem..

Link to comment
Share on other sites

e a dar aulas no ensino superior com 20 e poucos anos. Fantástico!

Tive assistentes na faculdade com 20 e poucos anos... Qual é o problema?

yeah.. a idade não me parece problema.. o problema está na motivação do professor... prefiro um de 25 a dar-me aulas e motivado do que um de 45 desmotivado..

Edited by crazyalien
Link to comment
Share on other sites

Só vou dizer uma coisinha.. acho k o JLDR vai concordar cmg..

O Problema é que há uns anos para cá não ia professor quem realmente queria ser professor por profissão.. ia quem não tinha outra saída. isto faz com que os alunos fiquem desmotivados e não se dediquem à escola, houve um grande aumento dos ditos "Docentes", este aumento implica mais incertezas nas colocação desincentivo dos Reais Docentes/Educadores, aulas mais desinteressantes, piores notas, exames mais fáceis na tentativa de tapar os olhos ao povoe por aí fora!! com este tipo de situação ou vai para lá alguém com pulso e que repense e faça auditoria a todo o processo de colocação/selecção dos professores ou então estamos neste ciclo vicioso... todos os anos a mm coisa..

sempre pensei em ser professor, mas com a instabilidade da profissão e a evolução cada vez mais difícil... digo não obrigado.. a formação tem pessoas mais interessadas no que estamos a tentar explicar.. até porque muitas vezes estão a ser pagas para nos ouvirem..

Sim, genericamente. Se o esforço de alguns é mal recompensado e a incompetência de outros acaba por ser recompensada, é natural que a motivação vá abaixo. Eu nunca me senti tão desmotivado para ensinar. Nas reuniões de departamentos, 90% do tempo é passado a analisar documentos sobre avaliação dos professores, quando se deveria era falar dos alunos e de actividades inovadoras para implementar na escola.

Depois é o facto de colocarem colegas a avaliar colegas. Isto não faz sentido nenhum em parte nenhuma quando se trata de uma profissão onde a maior parte do tempo o professor está sozinho com os alunos. E avaliar o trabalho de um professor não pode ser a mesma coisa que avaliar quantas peças de um automóvel consegue montar um funcionário numa linha de montagem.

Há muita incompetência no ensino. De cima abaixo. Há muita incompetência nas escolas. Mas acham que este sistema de avaliação vai limpar isso do panorama do ensino em Portugal. NÃO!

Eu não me considero nem bom nem mau professor. Sou mais um entre muitos que fazem o possível para cumprir com as suas obrigações e deitar-se à noite com a consciência que fez o melhor que pode e que sabe. Sou daqueles que gostava de ver desaparecer os incompetentes da minha profissão. Aqueles que vão para a escola passar o tempo e que normalmente até são os que mais se queixam. Mas este sistema de avaliação e de promoção é cego em relação a isso. Os 'chico-espertos' que não fazem um cu na escola ainda vão sair beneficiados.

E isto é importante porque quem vai levar por tabela SÃO OS VOSSOS FILHOS!

Link to comment
Share on other sites

Queixam-se com razão, mas a balda e e as progressões automáticas têm que acabar...

Vou dar um exemplo no pre-escolar, em que existem educadoras que, sem fazerem nada, recebem para além de 3000€, isto claro já com 30 anos de carreira. É claro que essa gente não quer ser avaliada <_<

Os professores não estão contra a avalição. Estão contra ESTE MODELO de avaliação.

3000€? Onde? Só se for na Noruega. :-..

Eu também não acreditava até ver isto:

2elaux4.jpg

Sem falar que a área de educação têm pelo menos 3 meses de férias, isto incluindo férias;interrupções escolares e os famosos atestados/artigos :-

Link to comment
Share on other sites

Não ganha 3000, ganha 1918€, o resto são retenções, afinal, o que nos interessa é o líquido.

A única coisa irreal nesse recibo é o valor pago como subsídio de almoço, eu ganho 3 vezes mais do que isso, alguém me prove como é possível almoçar condignamente com 3.40€ por dia (75 / 22 dias úteis), por exemplo, no Porto ou em Lisboa.

B)

Link to comment
Share on other sites

Parei de ler aqui...

Não, isso não será verdade. Esse professor irá, provavelmente, fazer

de conta que avalia, porque só pode avaliar quem sabe, quem for mais

competente do que aquele que se pretende avaliar.

Torna-se óbvio que o problema de ALGUNS professores é egoísmo e acharem que são mesmo muita bons. Se são tão tão tão bons porque carga de água temos uma população tão burra e inculta após décadas de regalias quase principescas dos senhores profs, com livre transito para esbofetear, verdascar e outras, como autoridades máximas das localidades sem que ninguém lhes pusesse em causa os métodos?!

Compreendo a frustração do senhor professor em ter apenas 93 pontos, mas eu conheço muita gente que chumba com 9,4. E agora?! São as regras. As coisas não resultaram com o sistema educacional antigo, tem mais é de se evoluir. É que todos os anos, TODOS OS ANOS, os professores reclamam, será que o problema é mesmo o sistema...?

O pensamento que quotei deste senhor professor é válido também para todo e qualquer aluno. Que seria se os alunos não quisessem ser avaliados partindo deste pressuposto presunçoso de dizer que "ninguém me avalia porque ninguém sabe mais que eu"? Acho estranha a afimação, porque já de si o professor acaba por avaliar depreciativamente o sujeito que hipoteticamente o irá avaliar. Bravo! Coerência!

Porque carga de água os professores não querem ser avaliados como TODA A FUNÇÃO PÚBLICA? Acham mesmo que a avaliação foi feita para vos lixar a vida ou foi para melhorar o sistema? Haja algum espirito de sacríficio caramba. Alguém tem de avaliar, os profs só têm de fazer o seu melhor e estar tranquilos, quem não souber dar o seu melhor, ou simplesmente for mau demais, tem mais é de dar lugar aos que estão no desemprego.

Penso que flexibilidade dos dois lados traria melhores frutos para a educação. E um bocado menos de vitimização por parte dos profs também seria saudável.

Os professores não estão contra a avalição. Estão contra ESTE MODELO de avaliação.

Que outro modelo sugeres então? Computadores a avaliar pessoas?!

Edited by Kubrick
Link to comment
Share on other sites

EISH! Concordo contigo Kubrick! Por incrível que pareça... :-..

btw, eu, no meu emprego, sempre fui avaliado semestralmente, e concordo perfeitamente que assim seja, aliás, é a única forma real de se poder melhorar e ver a forma como quem de direito vê a maneira como nós trabalhamos, permitindo-nos melhorar.

B)

Link to comment
Share on other sites

Estarem a discutir teoria é o mesmo que falarmos na justiça do futebol...

Sabe-se que devia ser assim, mas que há sempre alguém por dentro a mexer uns cordelinhos e a coisa não é como devia ser.

Em todos os lados há disto a acontecer, não é só com os professores, isso é garantido.

Mas esta thread é sobre os professores, por isso não vejo o porquê de alguns comentários...

Mais, se calhar os professores revoltam-se porque aqui há uns anos tinham direito a X e agora tiram-lhes isso e não pia.

É complicado.

Link to comment
Share on other sites

Parei de ler aqui...

Não, isso não será verdade. Esse professor irá, provavelmente, fazer

de conta que avalia, porque só pode avaliar quem sabe, quem for mais

competente do que aquele que se pretende avaliar.

Torna-se óbvio que o problema de ALGUNS professores é egoísmo e acharem que são mesmo muita bons. Se são tão tão tão bons porque carga de água temos uma população tão burra e inculta após décadas de regalias quase principescas dos senhores profs, com livre transito para esbofetear, verdascar e outras, como autoridades máximas das localidades sem que ninguém lhes pusesse em causa os métodos?!

Compreendo a frustração do senhor professor em ter apenas 93 pontos, mas eu conheço muita gente que chumba com 9,4. E agora?! São as regras. As coisas não resultaram com o sistema educacional antigo, tem mais é de se evoluir. É que todos os anos, TODOS OS ANOS, os professores reclamam, será que o problema é mesmo o sistema...?

O pensamento que quotei deste senhor professor é válido também para todo e qualquer aluno. Que seria se os alunos não quisessem ser avaliados partindo deste pressuposto presunçoso de dizer que "ninguém me avalia porque ninguém sabe mais que eu"? Acho estranha a afimação, porque já de si o professor acaba por avaliar depreciativamente o sujeito que hipoteticamente o irá avaliar. Bravo! Coerência!

Porque carga de água os professores não querem ser avaliados como TODA A FUNÇÃO PÚBLICA? Acham mesmo que a avaliação foi feita para vos lixar a vida ou foi para melhorar o sistema? Haja algum espirito de sacríficio caramba. Alguém tem de avaliar, os profs só têm de fazer o seu melhor e estar tranquilos, quem não souber dar o seu melhor, ou simplesmente for mau demais, tem mais é de dar lugar aos que estão no desemprego.

Penso que flexibilidade dos dois lados traria melhores frutos para a educação. E um bocado menos de vitimização por parte dos profs também seria saudável.

Os professores não estão contra a avalição. Estão contra ESTE MODELO de avaliação.

Que outro modelo sugeres então? Computadores a avaliar pessoas?!

Mto bem Kubrick...eu não diria melhor :y:

Link to comment
Share on other sites

Porque carga de água os professores não querem ser avaliados como TODA A FUNÇÃO PÚBLICA? Acham mesmo que a avaliação foi feita para vos lixar a vida ou foi para melhorar o sistema? Haja algum espirito de sacríficio caramba. Alguém tem de avaliar, os profs só têm de fazer o seu melhor e estar tranquilos, quem não souber dar o seu melhor, ou simplesmente for mau demais, tem mais é de dar lugar aos que estão no desemprego.

Penso que flexibilidade dos dois lados traria melhores frutos para a educação. E um bocado menos de vitimização por parte dos profs também seria saudável.

Os professores não estão contra a avalição. Estão contra ESTE MODELO de avaliação.

Que outro modelo sugeres então? Computadores a avaliar pessoas?!

:lol: quem é que te avalia no teu emprego? É o teu colega do lado?

O que faz mais sentido? Um avaliador que tem uma relação de amizade ou inamizade contigo porque é teu colega na escola ou alguém que está completamente à margem disso e só tem que fazer uma avaliação isenta?

Faz mais sentido num Benfica-Sporting colocar um dirigente do Benfica a apitar o jogo ou alguém que não tenha nada a ver com nenhum dos clubes?

Modelo ideal: Avaliação externa a TODOS os professores, independentemente dos cargos que tenham ou deixem de ter.

Avaliação com uma forte componente participativa dos alunos, anonimamente, que é com eles que o professor passa a maior parte do tempo, não é com um professor titular que nem está dentro da sala com o avaliado e só vai assistir a 3 aulas dadas por ele.

No Departamento de Expressões estão as disciplinas de: EVT, Educação Visual, Educação Musical, Educação Física e o Núcleo dos Apoios Educativos. Como o chefe de departamento de Expressões é um titular dos Apoios Educativos, é ele que vai avaliar as competências científicas dos dois professores de Educação Musical :lol:

No departamento de línguas, quem vai avaliar os colegas de Inglês é uma Professora de Português/Francês :lol:

Quem vai avaliar os professores de Ciências da Natureza - 2º ciclo, é um professor de Matemática do 3º ciclo :lol:

resumindo: Quem deve avaliar se um mecânico de automóveis é ou não é competente, é o jardineiro :lol:

Será difícil entender a estupidez deste modelo? :unsure:

Link to comment
Share on other sites

Mas que raios, o modelo de avaliação avalia parâmetros universais a todos os professores: clareza, coerência na formulação dos objectivos, fiabilidade e parcialidade das informações transmitidas, a própria pedagogia, facilidade de transmissão de conhecimentos etc etc...

Não é preciso eu ser matemático para avaliar o prof de matemática, basta-me capacidade de análise da variável professor e da variável turma, ver os comportamentos entre ambos e concluir se é ou não mau professor!

Link to comment
Share on other sites

Mas que raios, o modelo de avaliação avalia parâmetros universais a todos os professores: clareza, coerência na formulação dos objectivos, fiabilidade e parcialidade das informações transmitidas, a própria pedagogia, facilidade de transmissão de conhecimentos etc etc...

Não é preciso eu ser matemático para avaliar o prof de matemática, basta-me capacidade de análise da variável professor e da variável turma, ver os comportamentos entre ambos e concluir se é ou não mau professor!

Devia ser, não devia? Mas não é.

Entre os vários parâmetros que se encontram nesta avaliação - sublinhe-se que alguns deles são claramento objectivos e não merecem grande contestação - temos:

- Competência científica do professor na sua área - se os conteúdos são apresentados de forma cientificamente correcta. Faz todo o sentido, desde que seja avaliado por alguém que perceba alguma coisa da sua área. Não pode ser um professor do Ensino Especial a avaliar os professores de Educação Física e de Educação Musical como vai acontecer na minha escola, certo?

- Garantir o crescimento do sucesso educativo em x% (x depende das escolas) nos alunos ao longo do ano lectivo. - Na prática, os alunos devem chegar ao final do ano lectivo com mais x% de sucesso do que no início do ano: Se um aluno não quiser fazer um crl durante o 2º e 3º período, mas tiver positiva no primeiro período porque mereceu, no final do ano lectivo o professor terá que dar positiva caso contrário o professor é prejudicado na sua própria avaliação sem ter culpa nenhuma.

- Garantir que não haja abandono escolar. - Na prática, se um aluno da turma onde o professor dá aulas, decidir abandonar a escola, o professor corre o risco de ser prejudicado na avaliação. Olha que crlh!!!! Se tem um pai bêbedo e uma mãe deficiente mental, e que obrigam o puto a ficar em casa, sou eu o culpado???? Que é que eu faço? Vou buscá-lo a casa??? :unsure:

Estas são algumas da minha escola, porque as escolas tiveram autonomia para decidir algumas em função das directivas do ministério.

Já agora têm aqui o exemplo de uma grelha de items a considerar para a avaliação dos docentes de uma escola que pesquisei na net.

Esta grelha é para ser preenchida pelo coordenador do departamento - o professor titular. Ele é o responsável pela avaliação de todos os professores do seu departamento, independentemente da disciplina. E vai ter que avaliar todos esses items apenas em 3 aulas assistidas e uma entrevista com o professor avaliado.

Imaginem um professor do Ensino Especial a avaliar o professor de Educação Física logo nos items do grupo A.

Grelha de Avaliação

Link to comment
Share on other sites

sinceramente o ensino é só a mostra nais visivel do nosso pais

o que se passa lá passa-se em todas as grandes empresas

só em pequenas empresas é k se tem uma boa avaliação, sou avaliado todos os dias :)

digo-vos uma coisa:

NÃO QUERO O MEU FILHO NESTE SISTEMA EDUCACIONAL"

Link to comment
Share on other sites

Uma coisa é certa, tomara a maioria dos trabalhadores terem a boa vidinha que os professores têm.

Essa é a opinião típica de quem não sabe do que está a falar.

Só te dou o exemplo de 2 colegas que trabalham comigo: São do Porto e deslocam-se 110 km para cada lado todos os dias para dar aulas. Não têm subsídio para a gasolina, têm que almoçar sempre fora de casa, as aulas começam às 8:40 e terminam às 5 da tarde caso não haja conselho de turma que dura até às 7 da tarde. Ambos têm filhos.

Tomara toda a gente ter uma vidinha destas.

Em primeiro lugar, embora te pareça mal essas condições, isso não é nada.

Depois, quantos dias de férias dispõem esses teus colegas ao ano? A que horas saem e chegam a casa? Quantas noites passam sem estar com a família? Quantas horas ao fim-de-semana estão fora de casa a dedicar ao trabalho? Qual o risco de no curto prazo (2 semanas ou assim) ficarem no olho da rua sem emprego, se forem maus profissionais, ou mesmo que não sejam, houver alguém mais novo que fique com o lugar deles?

Posso continuar..

Edited by Racer_911
Link to comment
Share on other sites

Depois, quantos dias de férias dispõem esses teus colegas ao ano?

25. Essa treta de ter 2 meses de férias pode até acontecer na prática, mas a qualquer altura o professor pode ser chamado à escola. Por isso mesmo não são 2 meses nas Caraíbas como alguns pensam. E as férias não são as férias dos miúdos. Há reuniões, acções de formação obrigatórias, matrículas, constituição de turmas, construção de horários, comissões de redação e actualização dos regimentos internos, comissões de avaliação, secretariados de exames nacionais que se podem prolongar por Agosto dentro no caso de reclamações (lá vão as putas das férias). Posso continuar...

A que horas saem e chegam a casa? Quantas noites passam sem estar com a família?

Os colegas que tenho e que são do Porto saem de casa por volta das 6:30h e chegam a casa por volta das 19:00h, quando não há reuniões de conselho de turma (como vai acontecer daqui a 15 dias). Nesses dias de reunião chegam a casa às 22:00.

Quantas horas ao fim-de-semana estão fora de casa a dedicar ao trabalho?

Pagas? Nenhuma.

Que não são pagas?

- desporto escolar

- correcção de testes

- Preparação de aulas

- Acções de formação obrigatórias

Qual o risco de no curto prazo (2 semanas ou assim) ficarem no olho da rua sem emprego, se forem maus profissionais, ou mesmo que não sejam, houver alguém mais novo que fique com o lugar deles?

18 anos a ensinar em regime de contrato anual diz-te alguma coisa? Chegar ao dia 31 de Agosto sem saber se vai ter emprego e ordenado ao fim do mês a partir de Setembro, também conta? Ou achas que os professores são todos uns afortunados que têm emprego assegurado? Este ano o Estado atirou para fora da escola 5000 professores que leccionavam no ano passado.

A opinião que a maioria tem sobre as coisas (e não falo só da educação) é aquilo que vos entra pelos ouvidos dentro dito pelos fazedores de opinião, que na maior parte dos casos são uma cambada de ignorantes. Desconhecem a realidade.

Atenção que ser professor tem algumas vantagens e algumas beneces em relação a outras profissões. Longe de mim dizer o contrário. Mas há outras profissões que têm outras beneces que os professores não têm - Um subsídio de refeição justo, ajudas de custo nas deslocações, horas extraordinárias para o trabalho em horário pós-laboral, etc. etc. etc.

E agora para rematar, mais uma macacada da senhora ministra:

Afirma ministra da Educação

Passar todos os alunos do nono ano é objectivo do Governo

«Não é uma utopia. Se outros países da Europa com os quais nos comparamos o fazem, Portugal também o pode fazer», disse a ministra.

Maria de Lurdes Rodrigues, que falava aos jornalistas à margem da cerimónia de inauguração do novo centro escolar de Nevogilde, Lousada, distrito do Porto, explicou que Portugal começa a reunir todas as condições para alcançar a meta dos 100 por cento de aprovações no final do ensino básico.

«Os nossos alunos não são menos inteligentes, os nossos professores não são menos preparados, as nossas escolas eram piores, mas estão a ficar melhores. Portanto, com todas as condições, não é uma utopia, é mesmo uma meta para cumprir», explicou.

Respondendo a uma questão sobre a possibilidade de o 12º ano passar a ser o nível de escolaridade obrigatório em Portugal, a ministra lembrou que essa medida consta do Programa do Governo e reafirmou que é propósito do Executivo continuar a trabalhar no sentido de aumentar a escolaridade dos nossos alunos.

«O problema é o que se faz para concretizar o que se define em lei. O que estamos a concretizar é dar às crianças o melhor que o país tem em competência pedagógica e em tecnologia. Ao ritmo a que estamos a reduzir o abandono e o insucesso escolar, dá ao país uma expectativa de concretização do projecto na área da Educação muito mais rapidamente», sublinhou.

Maria de Lurdes Rodrigues afirmou, por outro lado, que durante este ano lectivo todas as salas de aulas em Portugal vão ser apetrechadas com quadros interactivos.

Segundo a ministra, um concurso internacional já foi lançado e em breve o Governo estará em condições de proceder à adjudicação.

Lusa/SOL

Fonte

E agora digam-me se esta senhora não tem uma deficiência mental qualquer.

Leiam lá nas declarações dela, onde é que ela se refere à necessidade de termos alunos bem formados e com capacidades reais de conhecimento.

E vejam lá nas declarações dela quais são as medidas para retirar as famílias de muitas crianças da completa exclusão social, o que vai fazer para garantir o sucesso educativo das crianças que vivem em famílias desestruturadas, com pais alcoólicos, mães prostitutas, pais que batem nas mães, crianças que moram com os avós, etc. Se a virem, digam-lhe que lhe posso enviar o historial de uma das minhas turmas para ver se ela tem juízo.

Link to comment
Share on other sites

Bem...

Mais uma vez se vê como os governantes, os políticos, a MERDA que nos diz o que fazer, como fazer e onde o fazer está em grande...

Há alguns anos que estão em grande...

É só meter ao bolso e o Zé que se foda.....

E eu até tou fixe...

Mas deixa-me com raiva, é esse o termo, RAIVA, andarem sempre a roubarem o mesmo....

FDX...

Não são só os professores que estão mal....

ESTÁ TUDO MAL...

Devia era haver uma revolução, uma guerra civil para acabar de uma vez por todas com essa merda que nos governa....

FDP......

Desculpem o mau ambiente, mas esta merda deixa-me mesmo FODIDO....

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.