Jump to content

Crise Financeira Internacional


Kopien
 Share

Recommended Posts

O plano do Bu(l)sh(it) foi negado.

O gajo queria injectar 700 Biliões de Dolares nas Instituições financeiras lol...

Foi o que disseram, se fizerem isso, os republicanos perdem logo as eleições, porque as pessoas vêm isso com maus olhos. devido a serem capitalistas. Ou seja, quem tem má gestão deve-se deixar tombar e morrer.

Mas pelo que vi, n foi negado, estava em vias de o ser, n sei se já foi :P

700.000.000.000 de dolares. O pessoal começa a perder a noção da realidade!

O irónico é que o Plano de salvação do sistema financeiro americano foi recusado pelo congressistas do partido do Bush! Basicamente o Estado iria comprar todos os activos que ninguem quer comprar e que estão avaliados pelo mercado em cerca de zero euros..

No entanto eu concordo com a rejeição desse apoio. Não me parece justo que os contribuintes tenham que pagar o que uma pequena elite andou a fazer. O mercado criou a crise, que lide com a crise! Não chamem os pobres para pagar a crise dos ricos...

Link to comment
Share on other sites

Parece que esta semana vai ser negra para os mercados financeiros.

Tomem lá, mais boas notícias.

Crise Financeira: França está "quase em recessão" - Assessor de Sarkozy

Paris, 29 Set (Lusa) - A França está "quase em recessão", advertiu hoje um assessor de alto nível do presidente francês, Nicolas Sarkozy, que anunciou que se vai reunir com dirigentes dos principais bancos e seguradoras franceses para discutir a crise.

"Já estamos quase em recessão. A questão é se vai piorar e quanto tempo vai durar", declarou hoje à cadeia de televisão France 2 Henri Guaino, um dos mais próximos colaboradores de Sarkozy e um dos seus principais assessores.

Após se ter confirmado na semana passada que a Irlanda já entrou em recessão (tecnicamente dois trimestres seguidos de crescimento negativo), todos os olhares estão agora postos na segunda potência europeia (atrás da Alemanha), cujo Produto Interno Bruto registou no fecho de Junho uma quebra de 0,3 por cento.

Durante a mensagem institucional de Sarkozy na passada quinta-feira, na qual analisou a crise, o presidente francês recusou fazer alterações no próximo exercício justificando a sua posição com o risco de "agravar a recessão". No entanto, desde então os ministros franceses têm negado que a França esteja já em recessão.

Hoje Guaino voltou a repetir a ideia da recessão e citou os últimas dados do desemprego. Tal como tinha anunciado no domingo a ministra da Economia francesa, Christine Lagarde, só em Agosto o número de desempregados subiu em 40 mil pessoas, o maior aumento nos últimos quinze anos e quarta subida mensal consecutiva.

Neste contexto, alertou Guaino, "toda a gente deve estar consciente de que o pior é possível". "Se não fazemos nada ou nos enganamos, a catástrofe não é impossível", sublinhou.

Por outro lado, Sarkozy convocou para amanhã uma reunião com os dirigentes de bancos e companhias seguradoras franceses para abordar a situação do sector financeiro face à crise actual.

Em comunicado, o Palácio do Eliseu explicou que essa "reunião de trabalho" servirá para "analisar a situação das instituições financeiras, bem como a concessão de créditos a particulares e a empresas".

Na reunião estarão ainda presentes o primeiro-ministro François Fillon, a ministra da Economia e das Finanças, Christine Lagarde e o governador do Banco de França, Christian Noyer.

A tempestade que se abateu nos mercados mundiais após uma série de falências das instituições financeiras norte-americanas continuava hoje a propagar-se no continente europeu, depois de no domingo onde os governos belga, holandês e luxemburguês terem anunciado a intenção de nacionalizar parcialmente o banco Fortis.

Wall Street afunda com rejeição do plano de salvamento da Banca

A praça nova-iorquina encontra-se em forte queda, depois da Casa dos Representantes do Congresso dos Estados Unidos ter rejeitado o plano de salvamento financeiro, no valor de 700 mil milhões de dólares, colocando em aberto o futuro do sistema financeiro norte-americano.

Às 19h37 (14h37 em Nova Iorque), o Dow Jones tomba 4,63% para os 10 627,25 pontos, enquanto o Nasdaq Composite da bolsa electrónica perde 6,50% para os 2041,46 pontos.

A decisão do Congresso levanta grandes dúvidas sobre a sobrevivência de grande parte das instituições financeiras norte-americanas, que atravessam a mais grave crise financeira da História.

Em destaque estão naturalmente os títulos do sector Financeiro, com o Sovereign Bancorp a tombar 66%, enquanto o National City recua 52%.

Com a negociação interrompida estão os títulos do Wachovia, depois destes se terem desabado em mais de 90% estão os títulos do banco Wachovia, depois do Citigroup ter acordado a compra das suas operações bancárias e absorver até 42 mil milhões de dólares em perdas. Já o banco regional do Ohio, o National City, cai 22% para os 2,90 dólares, enquanto o JP Morgan Chase recua 5% para os 45,82 dólares, depois da nationalização do banco britânico Bradford & Bingley e do belga Fortis terem levado os bancos a passarem a acumular dinheiro.

"Isto é um pesadelo", disse à Bloomberg Michael Nasto operador sénior da US Global Investors, que adiantou que "isto é o pior que já vi desde que a crise de crédito começou. Até sabermos exactamente porque é que eles [o Congresso] não aprovou o plano, vamos ver muitas ordens de venda."

Tudo a comprar ouro :lol:

Link to comment
Share on other sites

Ta agora a dar uma reportagem na sic noticias sobre isto...

Anyway, se há coisas que nunca ei de perceber neste mundo, é o que é a especulação, que pessoas exactamente as fazem e porque! :S

Isto tá bom é para prever cenários....

- Os bancos que estão mais ou menos sustentados, podiam aproveitar isto para se expandir... O Santander, por exemplo acabou de comprar o 8º maior banco da Inglaterra...

- Isto gera um efeito bola de neve, e as pessoas começam a retirar o dinheiro dos bancos.. e vão todos À falência!

- Surgem "Donas Brancas" ou mafiosos que vêm substituir os bancos, e o mundo entra num Apocalipse económico que irá demorar décadas a recuperar!

- Nós podíamos aproveitar isto, para recuperarmos os atrasos em relação à EU... já que já estamos à tt tempo em crise, que isto pouco nos afectaria!

- Podem surgir um novo tipo de investidores, e a balança do poder mudar um pouco... Passar dos milionários para a classe média!

Link to comment
Share on other sites

Ta agora a dar uma reportagem na sic noticias sobre isto...

Anyway, se há coisas que nunca ei de perceber neste mundo, é o que é a especulação, que pessoas exactamente as fazem e porque! :S

Isto tá bom é para prever cenários....

- Os bancos que estão mais ou menos sustentados, podiam aproveitar isto para se expandir... O Santander, por exemplo acabou de comprar o 8º maior banco da Inglaterra...

- Isto gera um efeito bola de neve, e as pessoas começam a retirar o dinheiro dos bancos.. e vão todos À falência!

- Surgem "Donas Brancas" ou mafiosos que vêm substituir os bancos, e o mundo entra num Apocalipse económico que irá demorar décadas a recuperar!

- Nós podíamos aproveitar isto, para recuperarmos os atrasos em relação à EU... já que já estamos à tt tempo em crise, que isto pouco nos afectaria!

- Podem surgir um novo tipo de investidores, e a balança do poder mudar um pouco... 1- Passar dos milionários para a classe média!

Não tendo grandes conhecimentos nesta área, mas interesso-mo por ela.

Passa mais para as mãos do mercado Asiático e dos Fundos vindos do petróleo. Muda dos milionários ocidentais para os orientais. :lol:

É que pelo que tenho percebido o problema de maior parte das instituições europeias bancárias ou financeiras (acho que houve 1 que faliu mesmo) que estão a ser nacionalizadas ou compradas por bancos de maior dimensão é por falta de dinheiro para o seu funcionamento, os bancos não emprestam entre si e daí a Euribor que os tugas não gostam vem por aí a subir.

Mas deixo melhores considerações para o pessoal da área de economia.

Link to comment
Share on other sites

os Bancos contratam linhas de crédito por prazos e com pagamento diferenciado sobre a taxa de refinanciamento bancária que é fixada anualmente.

Nada tem a ver com o preço da Euribor, essa variação é feita pelo facto de o BCE tentar travar a inflação e de igual forma pelos receios que tem que caso se inverta já essa mesma o patronato reveja os salários em alta, o que contraria o desejável nesta altura.

B)

Link to comment
Share on other sites

os Bancos contratam linhas de crédito por prazos e com pagamento diferenciado sobre a taxa de refinanciamento bancária que é fixada anualmente.

Nada tem a ver com o preço da Euribor, essa variação é feita pelo facto de o BCE tentar travar a inflação e de igual forma pelos receios que tem que caso se inverta já essa mesma o patronato reveja os salários em alta, o que contraria o desejável nesta altura.

B)

Para que é que os bancos precisam de crédito?

Acho que o conceito de banco anda um pouco fora do que devia de ser...

Link to comment
Share on other sites

lol, sempre foi assim, os Bancos para emprestarem dinheiro compram dinheiro. o dinheiro custa dinheiro, ou achas que o dinheiro que os clientes têm no Banco é o suficiente para o Banco se gerir, rentabilizar activos e ainda emprestar dinheiro aos clientes?

B)

Deveria de ser.. Pk assim estão a ir pelo mesmo caminho das pessoas comuns, que pedem empréstimos para pagar empréstimos! E é devido a isso que acho que o conceito de banco anda um pouco fora do contexto.. É impossível haver uma revolução, mas espero que esta crise, sirva ao menos para que a UE e os EUA percebam que demasiada gente, anda a brincar com o dinheiro dos outros! E que se não houver uma série de medidas, que não sei quais deverão ser, os "novos ricos" começam a dominar o mundo económico!

Link to comment
Share on other sites

lol, sempre foi assim, os Bancos para emprestarem dinheiro compram dinheiro. o dinheiro custa dinheiro, ou achas que o dinheiro que os clientes têm no Banco é o suficiente para o Banco se gerir, rentabilizar activos e ainda emprestar dinheiro aos clientes?

B)

Deveria de ser.. Pk assim estão a ir pelo mesmo caminho das pessoas comuns, que pedem empréstimos para pagar empréstimos! E é devido a isso que acho que o conceito de banco anda um pouco fora do contexto.. É impossível haver uma revolução, mas espero que esta crise, sirva ao menos para que a UE e os EUA percebam que demasiada gente, anda a brincar com o dinheiro dos outros! E que se não houver uma série de medidas, que não sei quais deverão ser, os "novos ricos" começam a dominar o mundo económico!

Bem se vê que não sabes a realidade (nem tens de saber).

Assim sucintamente e para que se explique rapidamente.

Os Bancos compram linhas de crédito e financiam os clientes, ganhando dinheiro com elas, umas vez que compram a 10, 20 30 anos e financiam a 5, 6 7 anos com juros mais altos.

Os Bancos têm mais crédito do que recursos, numa economia perfeita, os recursos eram igual ao crédito, era um crescimento perfeito.

O Mundo financia-se na Banca, desde o zé povinho até aos governos Países e afins.

Os Estados de direito (leia-se Governos, autarquias e afins têm que se financiar na Banca pagando créditos vivos) quando precisam de dinheiro em vez de recorrerem ao financiamento puro, efectuam títulos de dívida publica que vai ser paga à Banca com os impostos que vão recebendo dos contribuintes, sim, porque é a Banca que os financia.

SEMPRE foi assim e assim continuará a ser, no dia em que isto não se passar, então vivemos na anarquia porque o dinheiro enquanto dinheiro puro e vivo não existem em 1/100000000000000000 do que o que circula.

e pronto, já chega, quem quiser perceber que perceba, quem não quiser entender paciência.

B)

Link to comment
Share on other sites

Por estas e por outras é que a 3a parte do Zeitgeist me parece mais que realidade...

Há muito dinheiro a rodar e a passar de mãos com facilidade.

Em 1929 ou lá quando foi, dum momento para o outro colapsou-se a economia toda, tipo o que está a acontecer agora...

Link to comment
Share on other sites

Pois.. Eu acho isto tudo da economia, um pouco como a arte... As coisas funcionam sobre coisas que não existem....

cardoso, boa explicação... E se não for abusar muito.. explica lá isto aqui ou vê se isto está mais ou menos certo!

O o que é a especulação, que pessoas exactamente as fazem e porque?

É feito por pessoas, que querem ver o dinheiro que investiram sobre algo, a aumentar. E a arte propriamente dita, é isso mesmo.. a capacidade que uma pessoa ou instituição, tem de influenciar o valor de determinado produto, de modo a que directa ou indirectamente possa ganhar dinheiro com ele..

O que me faz pensar, que kk produto tem este valor:

Preço = Preço especulativo

quando devia ser para kk produto:

Preço = Preço que determinada pessoa está disposta a dar sobre determinado produto. Ou seja 50 pessoas oferecem 1€ por 1 kg de arroz, outra oferece 1,5€, o seu preço devia passar a 1,10€... Para evitar que houvesse especulação, o preço deveria, surgir como mais ou menos as médias do IMDB, em que se ignoram os 20% mais altos e os 20% mais baixos, para que desse mais ou menos um preço justo!

Link to comment
Share on other sites

Dow Jones com maior quebra diária de sempre

Os principais índices accionistas da Bolsa de Nova Iorque encerraram hoje a cair a pique, depois de a Câmara dos Representantes norte-americana ter rejeitado o plano da Administração Bush para comprar activos de risco detidos pelas instituições financeiras.

O índice Dow Jones, o mais importante da bolsa de Nova Iorque caiu 770,59 pontos, ou 5,42 por cento, para os 10.372,54 pontos, a maior quebra na história do índice em termos de pontos, segundo os dados provisórios após o encerramento da negociação.

O Nasdaq, índice do mercado tecnológico, registou uma descida de 9,14 por cento, ou 199,61 pontos, para os 1.983,73 pontos, de acordo com os mesmos dados.

O Standard & Poor's 500 fechou nos 1.108,22 pontos, menos 104,39 points (8,64 por cento).

Os mercados entraram em pânico depois da Câmara dos Representantes ter rejeitado o plano da administração de George W. Bush para sanear o sector financeiro dos Estados Unidos através da compra dos activos mais frágeis detidos pelas instituições norte-americanas.

O plano, com a designação oficial de Lei para a Estabilidade Económica de Emergência, foi chumbado hoje pela Câmara dos Representantes com 228 votos contra e 205 a favor, quando necessitava de 218 votos para ser aprovada.

Segundo o projecto de lei, a administração americana poderia recorrer a 700 mil milhões de dólares (cerca de 479,21 mil milhões de euros) para comprar os activos de maior risco detidos pelas instituições financeiras dos Estados Unidos.

Cerca de 60 por cento dos democratas votaram a favor do plano, mas nem um terço dos republicanos apoiaram o plano, que tinha como designação oficial.

Link to comment
Share on other sites

Pois.. Eu acho isto tudo da economia, um pouco como a arte... As coisas funcionam sobre coisas que não existem....

cardoso, boa explicação... E se não for abusar muito.. explica lá isto aqui ou vê se isto está mais ou menos certo!

O o que é a especulação, que pessoas exactamente as fazem e porque?

É feito por pessoas, que querem ver o dinheiro que investiram sobre algo, a aumentar. E a arte propriamente dita, é isso mesmo.. a capacidade que uma pessoa ou instituição, tem de influenciar o valor de determinado produto, de modo a que directa ou indirectamente possa ganhar dinheiro com ele..

O que me faz pensar, que kk produto tem este valor:

Preço = Preço especulativo

quando devia ser para kk produto:

Preço = Preço que determinada pessoa está disposta a dar sobre determinado produto. Ou seja 50 pessoas oferecem 1€ por 1 kg de arroz, outra oferece 1,5€, o seu preço devia passar a 1,10€... Para evitar que houvesse especulação, o preço deveria, surgir como mais ou menos as médias do IMDB, em que se ignoram os 20% mais altos e os 20% mais baixos, para que desse mais ou menos um preço justo!

O mercado determina o preço, não as formulas. Só assim pode funcionar.

Link to comment
Share on other sites

comprei cinco mil euritos de galp a 10.93... hj já tou a ganhar e não é pouco, lol :D

B)

JR já vi que estás in. Pode saber-se qual a tua estratégia para os tempos que se avizinham? Mais GALP? Outras?

Eu estou enterrado na banca e sonia. Quando a tendência for UP vou comprar mais qq coisa para corrigir os preços médios.

Depois acho que vou tentar aproveitar os saldos que se avizinham. Onde? Ainda não sei. E porquê? A guita é curta. :-..

Link to comment
Share on other sites

comprei cinco mil euritos de galp a 10.93... hj já tou a ganhar e não é pouco, lol :D

B)

JR já vi que estás in. Pode saber-se qual a tua estratégia para os tempos que se avizinham? Mais GALP? Outras?

Eu estou enterrado na banca e sonia. Quando a tendência for UP vou comprar mais qq coisa para corrigir os preços médios.

Depois acho que vou tentar aproveitar os saldos que se avizinham. Onde? Ainda não sei. E porquê? A guita é curta. :-..

o que é sonia?

Link to comment
Share on other sites

É o nome carinhoso porque trato a sonae. Temos uma relação difícil. Ela trata-me tão mal! Eu quero pô-la por cima e ela sempre a querer por-se para baixo. Não acertamos!

:-..

Edited by pjota1
Link to comment
Share on other sites

É o nome carinhoso porque trato a sonae. Temos uma relação difícil. Ela trata-me tão mal! Eu quero pô-la por cima e ela sempre a querer por-se para baixo. Não acertamos!

:-..

tou a perceber o dilema...

Pensa positivo, muito mais baixo do que está não deve ficar, o que quer dizer que agora vai ser só a subir :-..

Link to comment
Share on other sites

Infelizmente não se pode pensar assim ao investir na Bolsa. Não é por o preço estra muito baixo que não quer dizer que não cairá mais. Eu só percebi isso depois de andar a tentar "adivinhar o fundo" no BCP, no BPI e na SONIA.

Regra básica: o comboio é para apanhar a subir e não a descer. E mesmo assim sem precipitações. Está a subir óptimo, calma, ainda haverá tempo para ganhar qualquer coisa, se não for 10, será 5.

Agora a verdade, verdadinha é que há por aí uns saldos para aproveitar. Haja guita.

Link to comment
Share on other sites

Pois.. Eu acho isto tudo da economia, um pouco como a arte... As coisas funcionam sobre coisas que não existem....

cardoso, boa explicação... E se não for abusar muito.. explica lá isto aqui ou vê se isto está mais ou menos certo!

O o que é a especulação, que pessoas exactamente as fazem e porque?

É feito por pessoas, que querem ver o dinheiro que investiram sobre algo, a aumentar. E a arte propriamente dita, é isso mesmo.. a capacidade que uma pessoa ou instituição, tem de influenciar o valor de determinado produto, de modo a que directa ou indirectamente possa ganhar dinheiro com ele..

O que me faz pensar, que kk produto tem este valor:

Preço = Preço especulativo

quando devia ser para kk produto:

Preço = Preço que determinada pessoa está disposta a dar sobre determinado produto. Ou seja 50 pessoas oferecem 1€ por 1 kg de arroz, outra oferece 1,5€, o seu preço devia passar a 1,10€... Para evitar que houvesse especulação, o preço deveria, surgir como mais ou menos as médias do IMDB, em que se ignoram os 20% mais altos e os 20% mais baixos, para que desse mais ou menos um preço justo!

O mercado determina o preço, não as formulas. Só assim pode funcionar.

Claro que tens razão, mas o que está subjacente são as especulações, e aí entram os interesses de outros, vide, caso mais recente, Banco Fortis alvo de alta especulação com perdas de 20% e com indicações de problemas de liquidez, no dia seguinte vem a ser classificado com Rating A+ e com voto do BCE indicando que o rácio de solvência do Banco era um exemplo a seguir, 170% quando o desejado para a banca em geral é de 150%. No dia imediatamente seguinte percebeu-se claramente qual o interesse especulativo, o BNP Paribas fez uma oferta de compra se não estou em erro a 1.30... governo Belga meteu-se ao barulho e indicou que não autorizava sequer possíveis negociações. ;)

comprei cinco mil euritos de galp a 10.93... hj já tou a ganhar e não é pouco, lol :D

B)

JR já vi que estás in. Pode saber-se qual a tua estratégia para os tempos que se avizinham? Mais GALP? Outras?

Eu estou enterrado na banca e sonia. Quando a tendência for UP vou comprar mais qq coisa para corrigir os preços médios.

Depois acho que vou tentar aproveitar os saldos que se avizinham. Onde? Ainda não sei. E porquê? A guita é curta. :-..

Tenho Galp a 9.75 e 10.93, logo, a ganhar bastante (sendo que cerca de 1000 acções já vendi a 16.79€ à algum tempo atrás), estou a ganhar cerca de 30% na J Martins, neste momento não aposto em mais nada, a ver as tendências e acompanhar mais de perto os mercados internacionais para ver o que se passa lá fora, porque a curto prazo vai ter repercussões a nível nacional. Basicamente como tenho acesso a informação durante todo o dia torna-se mais fácil acompanhar e decidir.

Quanto ás tuas acções, só te posso dizer para contrariares o mercado, isto é, manter, se possível, aproveitar os fechos das sessões negativas para corrigires preço médio.

B)

Link to comment
Share on other sites

Tenho Galp a 9.75 e 10.93, logo, a ganhar bastante (sendo que cerca de 1000 acções já vendi a 16.79€ à algum tempo atrás), estou a ganhar cerca de 30% na J Martins, neste momento não aposto em mais nada, a ver as tendências e acompanhar mais de perto os mercados internacionais para ver o que se passa lá fora, porque a curto prazo vai ter repercussões a nível nacional. Basicamente como tenho acesso a informação durante todo o dia torna-se mais fácil acompanhar e decidir.

Quanto ás tuas acções, só te posso dizer para contrariares o mercado, isto é, manter, se possível, aproveitar os fechos das sessões negativas para corrigires preço médio.

B)

Felizmente posso manter as acções que tenho, vou esperar para ver o que dá, só começarei a corrigir os preços médios quando existir uma tendência de subida (completamente imprevisível no momento). O tentar adivinhar fundos foi o que me lixou e foi uma regra fundamental do que não fazer que aprendi por experiência própria.

Tenho a GALP na mira, vou esperar a ver se tomba.

De qualquer forma, quando tiveres uma dica, "apita". Eu farei o mesmo :y:

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.