Jump to content

Tas Iliba Fc Porto E Arrasa Apito Final


Revenge
 Share

Recommended Posts

TAS iliba FC Porto e arrasa Apito Final

No acórdão da sentença que determinou a participação do FC Porto na edição da Liga dos Campeões que hoje se inicia, o Tribunal Arbitral do Desporto destroça a UEFA e põe em cheque tanto a Comissão Disciplinar da Liga como o Conselho de Justiça da FPF. O documento, que demorou todo este tempo a redigir - a decisão foi anunciada a 15 de Julho - chegou ontem aos clubes envolvidos, mas só trouxe motivos para ser bem recebido pelos dragões. No mínimo, a norma que o excluía da Champions vai a enterrar.

O painel de juízes do TAS nem chega a aprofundar a violação do princípio da retroactividade, ou seja, a decisão de excluir o FC Porto da Liga dos Campeões por actos ilícitos cometidos antes da existência dessa regra - uma das principais armas de defesa dos dragões. Para o Tribunal Arbitral, o regulamento viola vários outros princípios, a começar pelo da proporcionalidade. Levada à letra, diz o TAS, a alínea d) do ponto 1.04 exclui perpetuamente os clubes que cometam actos ilícitos. Em lado nenhum, ressalvam os juízes, está determinado que a exclusão seja de um ano (ou dois, ou três) como pretendia o instrutor da UEFA no processo inicial. Outra falha encontrada é a do desrespeito pelo princípio da igualdade de tratamento: os clubes só sofreriam a sanção coincidindo o ano da condenação com o ano do apuramento para a Champions. Sem apuramento, não há castigo.

Mas o TAS rapidamente põe de parte a norma, já feita em pedaços, por entender que nem é necessário discuti-la: o FC Porto não preenche os requisitos para ser castigado por ela. O painel afirma que os critérios não ficaram estabelecidos, mesmo que a UEFA pudesse decidir apenas com base na decisão dos órgãos portugueses. "As duas decisões do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol e da Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa", concluem os três juízes, "não demonstram com a certeza necessária que o FC Porto ou o seu presidente estiveram envolvidos em actividades ilícitas". E, na opinião do TAS, mesmo que provassem, a UEFA tem meios para julgar a culpabilidade do FC Porto autonomamente e não pode estar vinculada às sentenças da Comissão Disciplinar ou do Conselho de Justiça.

O outro tema forte do Apito Final - se a condenação do FC Porto transitara ou não em julgado - foi considerado pouco importante pelo Tribunal, que no acórdão diz "perceber" a decisão de não recorrer tomada pela SAD portista, dada a irrelevância dos seis pontos perdidos. Até porque "ficou provado que o recurso do presidente aproveitava ao clube".

Para o tricampeão português, este acórdão pode ser o salvo-conduto que faltava, dado estar ainda no ar a possibilidade de uma futura exclusão da Champions. O TAS fica pelo menos comprometido com esta decisão, que terá forçosamente reflexos em hipotéticos recursos, mas o mais certo é que a UEFA retire, ou substitua, a alínea d) do ponto 1.04 dos regulamentos da Liga dos Campeões e da Taça UEFA. E uma nova redacção que possa afectar o FC Porto atingirá também Milan, Juventus, Fiorentina, Marselha, etc, etc.

Benfica e Guimarães pagam dez mil euros aos tricampeões

Para além das custas do processo, que o TAS já endereçara a Benfica, Guimarães e UEFA na sentença resumida de 15 de Julho, cada um deles terá de pagar ao FC Porto dez mil euros para ajudar às deslocações e emolumentos dos advogados.

Benfica e Guimarães ainda acabam a pagara o Porto.

Havia aqui tanta gente que tinha a certeza de muita coisa lol... E eu sempre disse que o TAS simplesmente se faz reger pela lei.

Link to comment
Share on other sites

Resumindo:

O fcp pode continuar a roubar, e a adulterar resultados da forma que melhor lhe convier porque têm o ámen da UEFA...

The usual...

E ainda há quem não acredite que o crime compensa....

Edited by Moranguito
Link to comment
Share on other sites

Resumindo:

O fcp pode continuar a roubar, e a adulterar resultados da forma que melhor lhe convier porque têm o ámen da UEFA...

The usual...

Leste a noticia?

Que amém da Uefa? O TAS arrasou com a Uefa. O que conta para eles é a Lei. Não é por o Benfica falar, que se torna verdade tudo o que dizem.

Link to comment
Share on other sites

Acórdão iliba F. C. Porto e arrasa Liga e Federação

O Tribunal Arbitral não está convencido que F. C. Porto ou Pinto da Costa tenham cometido actos ilícitos sobre a participação do F. C. Porto na Champions, sendo particularmente crítico em relação à justiça desportiva portuguesa. E praticamente obriga a UEFA a rever a famosa norma 1.04.

Dois meses depois da decisão final da UEFA, que garantiu a presença dos dragões na edição de 2008/09 da Liga dos Campeões, indeferindo os recursos de Benfica e V. Guimarães, que pretendiam ver o clube das Antas suspenso devido às sentenças da Comissão Disciplinar (CD) da Liga e do Conselho de Justiça (CJ) da FPF no caso Apito Final, o TAS pronunciou-se em forma de acórdão, que na prática significa mais uma vitória para o F. C. Porto.

Segundo o documento, a que o JN teve acesso, "as duas decisões da CD da Liga Portuguesa e do CJ da Federação não demonstram que o F. C. Porto, ou o seu presidente, tenham estado envolvidos em actividades ilícitas", acrescentando que "nem o TAS, nem a UEFA, estão vinculados às normas da justiça desportiva portuguesa". Há até uma referência à forma "estranha" como decorreu a célebre reunião do Conselho de Justiça do dia 4 de Julho e que confirmou o castigo de Pinto da Costa, ao mesmo tempo que recorda que ainda há recursos à espera de decisão dos tribunais.

O acórdão revela, igualmente, que Benfica, V. Guimarães e UEFA serão obrigados a pagar 10 mil euros cada ao F. C. Porto, para custear as despesas de todo o processo, como viagens e custos com advogados, que se arrastou durante grande parte do Verão.

O painel do TAS encarregue de apreciar este caso ficou "totalmente satisfeito" pelo facto de a norma 1.04 dos critérios de admissão das equipas na Liga dos Campeões, que diz que qualquer clube que esteja ou tenha estado envolvido em actos destinados a adulterar a verdade desportiva fica proibido de participar nas provas da UEFA, não ter sido adoptada nesta situação.

A interpretação do TAS é de que a UEFA terá de rever rapidamente esta norma e, embora este acórdão não seja definitivo quando ao futuro e, designadamente, em relação à questão da retroactividade da lei, pode concluir-se que muito dificilmente o F. C. Porto voltará a ter problemas para participar na Liga dos Campeões porque a norma terá de ser alterada. Se a UEFA voltasse a abrir um processo aos dragões, e porque este acórdão faz jurisprudência, teria de o fazer em relação a todos os clubes que estiveram envolvidos em casos semelhantes no passado recente, como o Milan, Juventus, Lázio, Fiorentina, Dínamo de Kiev ou, num passado mais distante, o Anderlecht.

Os juizes do TAS também aceitaram a decisão do F. C. Porto de não recorrer da sentença da Liga, que ditou a perda de seis pontos na classificação final do campeonato passado, entendendo que os responsáveis portistas podiam fazê-lo uma vez que já sabiam que a vantagem pontual da equipa na tabela lhe garantia o título.

E como diz aqui no fim, o TAS aceitam a decisão de o Porto não recorrer dos 6 pontos, não porque se consideraram culpados, mas sim porque esses 6 pontos não tinham influencia na classificação final.

Tal como toda a gente já sabia, mas quiseram dizer que o Porto se considerou culpado, ya right.

Link to comment
Share on other sites

Engraçado. Então o TAS também se põe a mandar bitaites sobre o Apito Final apesar de não ter ouvido nenhuma testemunha no processo (isto foi preponderante para a decisão da CD da Liga) nem de conhecer todos os contornos do mesmo. Mas também não tiveram muito tempo para analisar o caso, eles ouviram o Guimarães, Benfica e FCP numa manhã e no dia seguinte deram logo o veredicto.

Tal como eu já tinha dito na outro topico, se a UEFA não conseguisse fazer algo sobre o FCP nesta época era certinho que já não iam conseguir depois. Falta a reacção do Platini agora lol.

Link to comment
Share on other sites

Engraçado. Então o TAS também se põe a mandar bitaites sobre o Apito Final apesar de não ter ouvido nenhuma testemunha no processo (isto foi preponderante para a decisão da CD da Liga) nem de conhecer todos os contornos do mesmo. Mas também não tiveram muito tempo para analisar o caso, eles ouviram o Guimarães, Benfica e FCP numa manhã e no dia seguinte deram logo o veredicto.

Tal como eu já tinha dito na outro topico, se a UEFA não conseguisse fazer algo sobre o FCP nesta época era certinho que já não iam conseguir depois. Falta a reacção do Platini agora lol.

Mas este veredicto só deram agora. Porque achas?

Imaginas quantas paginas deve ter tido este processo? E tiveram que as ler todas.

Não é preciso ouvir as pessoas pessoalmente, ler também dá...

Aliás tudo o que nós sabemos é de ler... Nenhum de nós falou pessoalmente com as pessoas e mesmo assim mandamos os nosso bitaites :P

A Uefa nunca ia conseguir fazer nada esta epoca, porque a decisão ia cair sempre no TAS, e o Porto sabe que a Lei está do seu lado. E o TAS vê apenas a Lei. Logo nunca se mostraram muito preocupados.

Link to comment
Share on other sites

Mas tamos aqui a vedar o olhos porque?

É claro para qualquer pessoa sabe que o Porto foi corrupto, ou será necessário meio país testemunhar o mesmo?

Acho tanto ridículo Benfiquistas virem praqui com bocas em forma de desculpa do seu clube falhar completamente como os portistas que ainda conseguem dizer que o Porto nunca fez qualquer tipo de ilegalidades.

Se ainda ganhassem para defender os "seus" clubes, sim porque somos simpatizantes, os clubes não são nossos, defender quem rouba seja o que for é ser exactamente igual , nem que seja a níveis morais.

Enfim.

EDIT:

Só mais uma questão, secalhar a mais relevante e que passa ao lado de toda a gente, será que o Porto não seria campeão na mesma? Mesmo com toda a Corrupção? Ou a Cara-Limpa será menos relevante do que as Taças? É o que parece para alguns.. e para os restantes é o típico, whinne, la porque nós falhamos durante anos, muito por culpa de quem metemos ao poder do Benfica, não implica que tudo o que seja ilegalidades de terceiros,seja justificação para a merda de futebol que praticámos.

Edited by Entranced
Link to comment
Share on other sites

Mas este veredicto só deram agora? Porque achas?

Este recurso para o TAS era de fácil decisão, tanto que eles decidiram isso num dia. Até quem não é jurista via que o TAS ia decidir da maneira que decidiu.

Desde esse dia até agora eles só estiveram a criar a argumentação para a decisão deles, daí eu dizer que eles tomaram a decisão sem conhecer todos os contornos do processo Apito Final (o que é natural porque não precisavam de conhecê-los para tomarem a decisão deles, visto que o foco da decisão deles está na tal alínea dos regulamentos da UEFA).

Link to comment
Share on other sites

Ah esqueci-me de dar os parabens ao nucleo juridico do porto, no inicio ate pensei que eles tinham feito asneira.

A asneira que eles fizeram foi dar esperança ao Benfica de ir á Liga dos Campeões durante umas semanas })

Como um amigo meu disse: Deu a sensação que foi como dar um Chupa-Chupa a uma criança, e depois retirar-lhe da boca e deixa-lo a chorar. :-..

Link to comment
Share on other sites

Ora ai está...o que já era esperado...agora giro giro é ver os cabeçudos dizerem todos, o crime compensa, o porto até o tas comprou....digam voces o que disserem, mandem os bitaites que mandarem.... o Porto é INOCENTE, tudo que possam dizer é pura inveja, e desculpas de mau PERDEDOR.

Link to comment
Share on other sites

Como eu já disse há muito tempo atrás...se há provas, o Porto é culpado de tudo, se não há provas, o Porto é culpado de tudo.

É por isso que já nem discuto estas coisas com ninguém, cada qual só olha para o que mais lhe convém.

Link to comment
Share on other sites

Ora ai está...o que já era esperado...agora giro giro é ver os cabeçudos dizerem todos, o crime compensa, o porto até o tas comprou....digam voces o que disserem, mandem os bitaites que mandarem.... o Porto é INOCENTE, tudo que possam dizer é pura inveja, e desculpas de mau PERDEDOR.

tás enganado no termo, cabeçudos são os portistas, mouros os benfiquistas, bicharada (ou lagartos os mais simpáticos) os sportinguistas, pelo menos desde que me lembro de ser gente.

B)

Link to comment
Share on other sites

Como eu já disse há muito tempo atrás...se há provas, o Porto é culpado de tudo, se não há provas, o Porto é culpado de tudo.

É por isso que já nem discuto estas coisas com ninguém, cada qual só olha para o que mais lhe convém.

Tu com esse avatar não enganas ninguém :-..

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.