Jump to content

Japão Tem 36 Mil Pessoas Com Mais De 100 Anos


Mini0n
 Share

Recommended Posts

Japão tem 36 mil pessoas com mais de 100 anos

Há actualmente no Japão 36 276 centenários. Um número recorde no mundo que confirma o estatuto de longevidade normalmente associado aos nipónicos. O mais velho japonês tem 113 anos.

Há mais mulheres centenárias do que homens no Japão. O governo - que anunciou esta sexta-feira ter ultrapassado as 36 mil pessoas com mais de 100 anos - estima que, no final de Setembro, ultrapassem as 31 mil.

Representam 86% dos centenários e, embora o número de anciãos seja bastante inferior, também é recorde. Pela primeira vez na História, já são mais de 5 mil os homens centenários.

A mulher mais velha do Japão tem 113 anos e mora no sul da ilha de Okinawa. Já o homem mais velho tem um ano a menos, e mora em Miyazaki, revela a BBC Brasil, que cita o governo nipónico.

Nos últimos 40 anos, o número de pessoas com mais de um século tem vindo sempre a subir, com um crescimento mais acelerado na última década.

Problemas sociais

O governo do Japão anunciou também que o número de centenários no país mais do que duplicou nos últimos seis anos: actualmente, as estatísticas indicam que 36.276 pessoas têm mais de cem anos, um número recorde no mundo.

A longevidade recorde dos japoneses também pode criar dificuldades ao sistema de saúde e pensões do país.

Estima-se que até 2050 o número de pessoas com mais de um século de vida atinja 1 milhão de habitantes.

Apesar de muitos desses idosos estarem mais saudáveis e activos do que em gerações anteriores, o governo teme o impacto que a longevidade pode representar na sociedade, nomeadamente no que respeita ao pagamento de impostos e ao tempo de serviço, que terá de ser cada vez mais alargado para os mais jovens, de forma a garantir a sua sustentabilidade no futuro.

Fonte: Quiosque AEIOU

:eek:

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.