Jump to content

[ajuda] Como Fazer Overclock Ao Processador


Ruben_16
 Share

Recommended Posts

Pessoal é o seguinte eu nunca liguei a overclocks e sempre deixei estar tudo de origem mas visto que se fala tanto em overclock gostaria de saber como o fazer ao meu processador.. O meu computador é o seguinte:

INTEL Core 2 Quad Q9550 2.83GHz/1333MHz/12MB

CORSAIR Dominator KIT 4GB 2X2GB DDR2 1066MHz CL5 PC8500

P5K

Edited by Ruben_16
Link to comment
Share on other sites

és iniciante, não percebes muito de OC e queres começar logo com uma maquina desse "calibre"?

digo-te, que no teu caso, as hipóteses de foderes isso tudo sao elevadas.

se mesmo assim estiveres interessado vai ao forum da techzone, há lá muito material para te ajudar ;)

btw, hpombo isso que tu disseste não é assim tão linear, alem do sistema se poder tornar bastante instável, as probabilidades de o processador ter "morte subita" são muito maiores.

Link to comment
Share on other sites

ok, sendo assim não o vou fazer..

digam só uma coisa as memorias que comprei são ddr2 1066 que são as que referi em cima, estive a ver no site da asus e para elas funcionarem mesmo a 1066 tenho de fazer uma coisa que não estou a perceber

The chipset officially supports the memory frequency up to DDR2 800MHz. Tuned by ASUS Super Memspeed Technology, this motherboard natively supports up to DDR2 1066MHz

Pois ele só me as está a detectar a 800MHz.

Link to comment
Share on other sites

bem, ha aki com cada comentario :lol:

uma coisa e nao saber/querer fazer OC ao vosso cpu, outra e andar a espalhar FUD.

O cpu dele aguenta bem OC, consegue aumentar umas boas centenas de MHz sem qualquer risco.

Ao contrario do k foi aki dito, ele nao precisa aumentar a voltagem, pode fazer OC aumentando o FSB sem tocar na voltagem, os CPU recentes sao bons nisso mesmo.

se queres exprimentar, e desde que nao te ponhas com grandes aveturas (tipo duplicar a valocidade do CPU ou subir a voltagem do CPU mais do k 0.1v, nao vais ter problemas).

em relacao a como o fazer, encontrar guias na net, e talvez seja mais facil procurares um guia feito para a tua Board e nao par ao cpu, pois o conceito e o mesmo para os cpus, a forma como o fazer (o nome das opcoes k tens de mudar) e k varia de board para board.

Edited by Warl0rd
Link to comment
Share on other sites

bem, ha aki com cada comentario :lol:

uma coisa e nao saber/querer fazer OC ao vosso cpu, outra e andar a espalhar FUD.

O cpu dele aguenta bem OC, consegue aumentar umas boas centenas de MHz sem qualquer risco.

Ao contrario do k foi aki dito, ele nao precisa aumentar a voltagem, pode fazer OC aumentando o FSB sem tocar na voltagem, os CPU recentes sao bons nisso mesmo.

se queres exprimentar, e desde que nao te ponhas com grandes aveturas (tipo duplicar a valocidade do CPU ou subir a voltagem do CPU mais do k 0.1v, nao vais ter problemas).

em relacao a como o fazer, encontrar guias na net, e talvez seja mais facil procurares um guia feito para a tua Board e nao par ao cpu, pois o conceito e o mesmo para os cpus, a forma como o fazer (o nome das opcoes k tens de mudar) e k varia de board para board.

Ok, obrigado vou ver então se descubro isso.

Link to comment
Share on other sites

bem, ha aki com cada comentario :lol:

uma coisa e nao saber/querer fazer OC ao vosso cpu, outra e andar a espalhar FUD.

O cpu dele aguenta bem OC, consegue aumentar umas boas centenas de MHz sem qualquer risco.

Ao contrario do k foi aki dito, ele nao precisa aumentar a voltagem, pode fazer OC aumentando o FSB sem tocar na voltagem, os CPU recentes sao bons nisso mesmo.

se queres exprimentar, e desde que nao te ponhas com grandes aveturas (tipo duplicar a valocidade do CPU ou subir a voltagem do CPU mais do k 0.1v, nao vais ter problemas).

em relacao a como o fazer, encontrar guias na net, e talvez seja mais facil procurares um guia feito para a tua Board e nao par ao cpu, pois o conceito e o mesmo para os cpus, a forma como o fazer (o nome das opcoes k tens de mudar) e k varia de board para board.

Qualquer OC minimamente decente que ele vá fazer vai-lhe tirar tempo de vida ao processador.

E se ele não vai usar o extra que lhe vai dar para quê fazer isso?

A não ser que ele queira trocar de processador daqui a 2 ou 3 anos, aí sim não há problema em estoirar este.

Edited by Lord_Neo
Link to comment
Share on other sites

Ruben, se vais fazer OC usa as opçoes de overclock automatico que geralmente vem com as motherboards.

Nao faças overclock manualmente sem saberes o que estas a fazer.

Acrescento ao que ja disseram, esse processador NAO PERCISA DE OVERCLOCK.

E tambem como ja foi dito, overclock TIRA TEMPO DE VIDA AO PROCESSADOR, PRINCIPALMENTE SE FORES MEXER NA VOLTAGEM.

Nao mexendo na voltagem, CONTINUAS A PERDER TEMPO DE VIDA, mas NAO TANTO quanto perderias se mexesses na voltagem.

Duvido muito que tenhas no computador algo que te puxe O PROCESSADOR ao maximo.

Recomendação final: Nao mexas nessa maquina pa. Tens alto processador que por acaso nao percisa de overclock para nada porque aguenta com tudo o k ha no momento. So estas a estragar o processador ao fazer OC.

Agora se queres fazer overclock para aprenderes, recomendava que usasses um processador mais antigo. Os P4 sao muito bons para isso.

Link to comment
Share on other sites

CPU sem OC é como ir a Roma e não ver o Papa. Há muitoooss anos q faço OC a todos os meus processadores, nunca estoirei com nenhum e alguns continuam a funcionar 24h por dia 6/8 anos depois. E por vezes OCs na ordem dos 30 a 40%. Talvez daqui a mais uns 5 anos, quando tiverem uns 10 ou 12 anos deixam de funcionar...

A tua board só "detecta" 1066MHz para a RAM pq o chipset não tem suporte nativo. Tens mesmo q ir à BIOS mudar manualmente para 1066MHz. Podias era ter optado pela P5Q mas pronto, essa tb é uma boa board (é igual à minha :P).

Link to comment
Share on other sites

Assumes que ele nao vai dar uso a computadores antigos. Eu por exemplo dou.

edit: e Anusko dscpa la, fora paixao por overclock etc, da uma boa razao para fazer overclock ao processador do Ruben neste momento. Para uso "normal" ou de "gamer" do momento nao vai ganhar nada com um overclock ao processador.

Edited by Lancer
Link to comment
Share on other sites

Eu dou uso computadores antigos. O meu router é um um P3 733Mhz com FreeBSD (monowall) undeclocked 333MHz mas esteve uns 4 anos sempre em OC a cerca de 900MHz. O meu servidor de SVN/HTTP/FTP/etc. é um P3 933MHz em OC para cerca de 1000MHz e está assim há uns 5 anos. Ambos estes PCs ligados 24/7. O meu antigo Opteron 148 usava-o no dia-a-dia a 2,8GHz com memórias síncronas e stock é um 2,2GHz. Agora tenho um Q6600 e uso-o a 3,2GHz.

Porquê? Depende da utilização q dás ao PC. Eu compilo muita coisa, é uma tarefa CPU intensive. Para uso normal concordo contigo, não interessa e além de de facto encurtar o tempo de vida do CPU (mas não como referem aqui...) consome mais electricidade, logo mais € na factura.

Link to comment
Share on other sites

Também estou a pensar overclockar o meu.

E4300. 1.8GHz. Comprei-o porque era barato e dos bons para fazer OC.

Tenho é de comprar uma caixa mais "respirável" e umas abentuinhas. :-..

Foi como eu com o meu E6300 1.83Ghz.

Comprei a pensar q ia fazer OC, nunca mais tratei de nada...Com X360 o PC é inútil agora :P

Link to comment
Share on other sites

CPU sem OC é como ir a Roma e não ver o Papa. Há muitoooss anos q faço OC a todos os meus processadores, nunca estoirei com nenhum e alguns continuam a funcionar 24h por dia 6/8 anos depois. E por vezes OCs na ordem dos 30 a 40%. Talvez daqui a mais uns 5 anos, quando tiverem uns 10 ou 12 anos deixam de funcionar...

A tua board só "detecta" 1066MHz para a RAM pq o chipset não tem suporte nativo. Tens mesmo q ir à BIOS mudar manualmente para 1066MHz. Podias era ter optado pela P5Q mas pronto, essa tb é uma boa board (é igual à minha :P).

Foi mesmo isso, já esta a 1066 :)

Em relação a board estive mesmo para comprar uma das novas as asus rampage mas aconselharam-me a não trocar já de board pois a minha ainda esta muito boa e não ia trazer grande vantagem estar a comprar uma nova agora!!

Obrigado

Em relação ao OC vou deixar então mais para a frente..

E obrigado a todos pela atenção

Link to comment
Share on other sites

só justificaria fazeres OC a esse cpu se fores um profissional que trabalha com renderizaçoes pesadas de animaçoes 3D (nao, nao é jogos pa jogos chega e sobra pa qq um). pa compilar como disseram aki tb chega e sobra. nao keimes isso e aproveita o cpu que ja vem bem afinadinho de fabrica, o pessoal tem a mania de esticar as cenas que previamente ja foram testadas para um funcionamento optimizado nao sei bem porquê, esticar um 733 pa 900 e um 933 pa 1000 epah petaculo lol, evoluçao do catano (NOT) :lol:

NAO QUEIMES ISSO!!!!!!!!!!!!!!

Edited by corto
Link to comment
Share on other sites

só justificaria fazeres OC a esse cpu se fores um profissional que trabalha com renderizaçoes pesadas de animaçoes 3D (nao, nao é jogos pa jogos chega e sobra pa qq um). pa compilar como disseram aki tb chega e sobra. nao keimes isso e aproveita o cpu que ja vem bem afinadinho de fabrica, o pessoal tem a mania de esticar as cenas que previamente ja foram testadas para um funcionamento optimizado nao sei bem porquê, esticar um 733 pa 900 e um 933 pa 1000 epah petaculo lol, evoluçao do catano (NOT) :lol:

NAO QUEIMES ISSO!!!!!!!!!!!!!!

De 733MHz para 900MHz é 23% de OC, achas pouco num PC refrigerado a ar que está ligado 24h por dia há várias anos... ai ai lol...

Felizmente estou a começar o semestre e não tenho feito muito código for fun mas em altura de projectos chego a esperar 1 a 2 minutos por cada build portanto compilar não é nada CPU intensive.

Link to comment
Share on other sites

Eu dou uso computadores antigos. O meu router é um um P3 733Mhz com FreeBSD (monowall) undeclocked 333MHz mas esteve uns 4 anos sempre em OC a cerca de 900MHz. O meu servidor de SVN/HTTP/FTP/etc. é um P3 933MHz em OC para cerca de 1000MHz e está assim há uns 5 anos. Ambos estes PCs ligados 24/7. O meu antigo Opteron 148 usava-o no dia-a-dia a 2,8GHz com memórias síncronas e stock é um 2,2GHz. Agora tenho um Q6600 e uso-o a 3,2GHz.

Porquê? Depende da utilização q dás ao PC. Eu compilo muita coisa, é uma tarefa CPU intensive. Para uso normal concordo contigo, não interessa e além de de facto encurtar o tempo de vida do CPU (mas não como referem aqui...) consome mais electricidade, logo mais € na factura.

O meu CPU antigo berrou ao fim de 6 anos por causa de sempre o ter mantido com um OC de 30% e refrigeração a ar.

Estava diariamente ligado com emule, clientes de torrents e um webserver a correr.

Claro que os CPU's estão mais evoluídos e se calhar a sua resistência também, mas se querem um CPU para durar 6 ou 7 anos não aconselho a que se metam em OC por mais pequeno que seja.

Até porque se o OC for pequeno não trás vantagens na prática.

Edited by Lord_Neo
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.