Jump to content

Seitan


fisherman
 Share

Recommended Posts

Pois... como é que faz isso? Como é recomendado fazer, que truques existem?

Como parece que é a base que faz encher o tripanario, acho que convinha explicar como é isso, quantidades, preparação e essas coisas.

Link to comment
Share on other sites

imagina um prato de carne, é fazeres igual e substituires por fatias ou nacos de seitan. Aconselho a não fazer frito como os bifes por exemplo, porque é dificil de conseguir um bom resultado.

Uma maneira simples e que raramente falha: com natas (de soja de preferência) e cogumelos aka strogonoff ou então panado com bastante sumo de limão. Compra um bom molho de soja e usa-o em substituiçao do sal.

Link to comment
Share on other sites

uma dica, o seitan não é todo igual. Eu prefiro comprar o que for mais escuro e escolho sempre o que é mais mole. Ou seja, aperto para sentir a textura. Isto porque o seitan mais escuro já vem com mais molho de soja e o mais mole significa que não está tão seco, tornando-se mais suculento quando se cozinha. Mas isto são opções...

Link to comment
Share on other sites

Não perceberam a minha dúvida, mas mesmo assim já aprendi qualquer coisa. Eu refiro-me à receita do seitan em si, não aos condimentos e cozedura.

O seitan é feito de quê? Eu suponho que seja possivel fazer em casa, certo? É que nunca vi nada disso à venda, mas os componentes talvez sejam mais faceis de arranjar para prepará-lo, ou então não...

.......

Entretanto arranjei pachorra e fui ao google... até porque acho que vocês só sabem mexer no produto industrial acabado. Depois de ler como se faz, acho natural nunca terem metido as mãos na massa.

O seitan é gluten puro com meia dúzia de temperos da "loja dos chineses", mas há mais variantes (vide link acima para 2 exemplos). Parece que na sua variante mais clássica, faz-se com:

- farinha de trigo integral

- àgua

- sal

- molho de soja

Dá uma maçada do caraças para fazer, mesmo que se tenha uma máquina de fazer pão ou misturadora potente. A minha avó fazia pão, a minha mãe às vezes faz, mas duvido que tenha pachorra de apanhar uma moição nas mãos para preparar isto.

Agora que já tenho uma ideia da coisa, isto crú até deve dar para pendurar quadros na parede. :lol: Vou tentar achar disso, por aqui acho que vai ser dificil e não tenho paciencia para andar a caçar, mas logo se vê. Agora fiquei curioso.

Link to comment
Share on other sites

Por acaso pensava que te estavas mesmo a referir receitas com seitan, não ao seitan em si. Isso nunca fiz nem sei fazer, compro sempre já feito e normalmente nas lojas do Celeiro (quando não vou directamente ao produtor).

Link to comment
Share on other sites

Sei que não tem muito a ver, mas para os vegan ai, fica a dica:

Os bifes de soja Achen (aka Jumbo) são 1.99€, i.e. quase um euro e meio mais barato que nos outros sítios.

Sabem como é, sempre à procura de economizaruns troco (e diga-se de passagem que ser vegetariano sai bem caro...)

Link to comment
Share on other sites

Sei que não tem muito a ver, mas para os vegan ai, fica a dica:

Os bifes de soja Achen (aka Jumbo) são 1.99€, i.e. quase um euro e meio mais barato que nos outros sítios.

Sabem como é, sempre à procura de economizaruns troco (e diga-se de passagem que ser vegetariano sai bem caro...)

sai caro se consumires regularmente as alterantivas á carne mas com o sabor e aspecto analogo, ou seja: salcichas, hamburgers, fiambre... tudo o que eu considero vegetarianismo de luxo.

Porque uma alimentação vegetariana com com base em legumes frescos, cereais, leguminosas, fruta, frutos secos, mesmo que biologicos não é mais cara. Tenho ideia que 1Kg de soja granolada é mais barato do que 1Kg de carne de vaca e proporcionalmente rende mais refeições. Mas eu não compro soja granolada à alguns anos...

Quanto ao seitan, a constituição está correcta, mas também nunca fiz em casa. Normalmente compro na biocoop.

Link to comment
Share on other sites

Em lugares como onde eu vivo, estas modernices são mais complicadas de achar, por isso quiz saber como se faz. Desconheço a existencia lojas do Celeiro e Biocoop, jumbo não há, o mais parecido talvez seja a bioforma. Aí já vi lentilhas, aveia e outras coisas que mais pareciam ração de cão. :-..

Link to comment
Share on other sites

Em lugares como onde eu vivo, estas modernices são mais complicadas de achar, por isso quiz saber como se faz. Desconheço a existencia lojas do Celeiro e Biocoop, jumbo não há, o mais parecido talvez seja a bioforma. Aí já vi lentilhas, aveia e outras coisas que mais pareciam ração de cão. :-..

o seitan podes tentar encomendar em qualquer ervanária, normalmente eles arranjam isso 1 ou 2 vezes por semana

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.