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Alunos Chumbam Menos Mas Não Sabem Mais


JLDR
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Não resisti a colocar no Entretenimento, porque isto só me dá vontade de rir.

:lol:

Alunos chumbam menos mas não sabem mais

As taxas de retenção nos ensinos básico e secundário baixaram, mas especialistas duvidam que os alunos saibam mais. Chumbar é tarefa cada vez mais difícil para os professores, numa escola que dizem ser pouco interessante e exigente.

"A carga burocrática quando se pretende reter um aluno, sobretudo no ensino básico, é muito grande e maior do que era há uns anos atrás. Não nos atirem areia para os olhos porque estes resultados não significam uma melhoria real das aprendizagens", assegura o presidente da Associação de Professores de Português (APP), Paulo Feytor Pinto.

Em declarações à Lusa, também o director do Centro de Investigação em Educação (CIED) da Universidade do Minho, José Pacheco, refere que a descida do insucesso escolar tem sido operada, nos últimos anos, por mudanças ao nível da avaliação, tendo-se transformado o chumbo de um aluno "num processo complexo e burocrático" para os docentes.

"As elevadas taxas de retenção que se registavam há uns anos atrás eram incomportáveis para qualquer Governo, por causa da comparação dos resultados a nível internacional. Agora reter um aluno é um processo difícil, o que faz com que, estatisticamente, haja uma diminuição significativa dos chumbos. Só resta saber até que ponto isso corresponde a uma melhoria das aprendizagens", afirma o investigador.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação, a taxa de chumbos no ensino básico e secundário atingiu este ano o valor mais baixo da última década, com a maior diminuição a registar-se no terceiro ciclo.

E depois vêm os palhaços gabar-se que fizeram uma enorme conquista.

E viva o circo :clap:

Fonte

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E depois vêm os palhaços gabar-se que fizeram uma enorme conquista.

E viva o circo :clap:

Mesmo mesmo.. mal ouvi a noticia nos telejornais pensei o mesmo.. que "noticias" mais ridículas, e das duas uma ou o pessoal é mesmo burro para comer o que eles dizem sem pensar ou então, ou então nem sei xD

Mas o que é certo é que já amanha numa qualquer conversa de ocasião se vai ouvir "epa a educação está a melhorar, ainda ontem disseram que os miudos chumbam menos agora".. claro os prof's agora vêem-se a rasca para chumbar alunos pelo que ouvi de alguns, é mais difícil chumbar que passar de ano :( (e depois claro chegam as faculdades (algumas) e é reprovações de 70/80% em várias cadeiras e fica-se a pensar, "fogo o professor era mesmo exigente")

Edited by And0
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Aí está mais um factor 2 em 1 pro governo lol...

Alunos com notas para entrar para as universidades e depois chumbam porque "afinal não sabem nada" lol

Menor taxa de reprovação agora;

Maior taxa de reprovação depois mas com elevadas receitas em propinas

]) :lol: :drool: :clap: :bye: :-.. :D

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@JLDR, se não tou em erro és professor, tira-me uma duvida, o ensino está mais fácil ou mais directo? Por outras palavras, se se dá menos palha durante o ano lectivo e se parte as matérias mais importantes ou se de facto está tudo mais facilitado.

Pelo que vi de alguns exames nacionais destes últimos anos, a exigência não era tão elevada é certo, mas pareceu-me que acima de tudo os exames eram sobre as matérias mais importantes das disciplinas.

O problema tem uma dimensão muito mais negra do que a maior parte das pessoas conhece.

Todo o sistema de ensino está montado para que TODOS os alunos passem de ano, independentemente de terem adquirido as competências mínimas ou não.

A retenção de um aluno é a última opção que um Conselho de Turma pode tomar depois de uma carrada de merdas. A saber:

Cenário bem real e mais que visto nas escolas:

- Um aluno em Setembro chega à escola. Desde o início recusa-se a estudar e a aplicar-se minimamente (tenho carradas disso na escola onde estou);

- Na reunião de avaliação do Natal o aluno apresenta 6 negativas às disciplinas fulcrais (Língua Portuguesa, Matemática, História, ...). O Conselho de Turma é obrigado desde logo a traçar um Plano de Recuperação do Aluno que na prática significa baixar ao máximo as competências que ele necessita adquirir para ter sucesso.

- Chega à Páscoa e o aluno continua com 5 negativas. O Plano de Recuperação tem que ser reformulado de forma a baixar ainda mais a exigência. Os professores deverão fazer testes adaptados e avaliar os testes tendo em conta as condicionantes do aluno (Não esquecer que É ELE QUE NÃO FAZ PUTO! Não estuda, não é organizado, trata mal os colegas, etc.). Caso o aluno seja ainda pior, terá direito a uma Avaliação Psicológica que, em 90% dos casos, acaba por descobrir que ele tem perturbações várias (mesmo que as não tenha) que o impedem de ter sucesso educativo. Passa a ter aulas de apoio com um professor, numa boa parte dos casos até falta a essas aulas.

- Verifica-se no final do ano que o aluno continua com 4 negativas (pronto para ficar retido). O Conselho de Turma tem que analisar se a retenção trará algum benefício para o aluno, se a idade dele justifica que ele fique retido, se os professores fizeram tudo o que estava ao seu alcance para ele ter sucesso, se lhe deram apoio individualizado ao longo do ano (como se não tivéssemos outros alunos com problemas), etc. etc. etc.

- Na reunião de avaliação somos 'forçados' pelos mecanismos da Lei a considerar se a retenção de um aluno, que não fez RIGOROSAMENTE NADA por merecer passar de ano, terá efeitos positivos para ele. Normalmente são levantadas algumas notas e ele acaba por 'ser passado' com 2 negativas.

No ano seguinte repete a receita e vai assim até ao 9º ano.

Esta é a pura realidade. Nada do que eu aqui disse é fantasia.

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@JLDR, se não tou em erro és professor, tira-me uma duvida, o ensino está mais fácil ou mais directo? Por outras palavras, se se dá menos palha durante o ano lectivo e se parte as matérias mais importantes ou se de facto está tudo mais facilitado.

Pelo que vi de alguns exames nacionais destes últimos anos, a exigência não era tão elevada é certo, mas pareceu-me que acima de tudo os exames eram sobre as matérias mais importantes das disciplinas.

O problema tem uma dimensão muito mais negra do que a maior parte das pessoas conhece.

Todo o sistema de ensino está montado para que TODOS os alunos passem de ano, independentemente de terem adquirido as competências mínimas ou não.

A retenção de um aluno é a última opção que um Conselho de Turma pode tomar depois de uma carrada de merdas. A saber:

Cenário bem real e mais que visto nas escolas:

- Um aluno em Setembro chega à escola. Desde o início recusa-se a estudar e a aplicar-se minimamente (tenho carradas disso na escola onde estou);

- Na reunião de avaliação do Natal o aluno apresenta 6 negativas às disciplinas fulcrais (Língua Portuguesa, Matemática, História, ...). O Conselho de Turma é obrigado desde logo a traçar um Plano de Recuperação do Aluno que na prática significa baixar ao máximo as competências que ele necessita adquirir para ter sucesso.

- Chega à Páscoa e o aluno continua com 5 negativas. O Plano de Recuperação tem que ser reformulado de forma a baixar ainda mais a exigência. Os professores deverão fazer testes adaptados e avaliar os testes tendo em conta as condicionantes do aluno (Não esquecer que É ELE QUE NÃO FAZ PUTO! Não estuda, não é organizado, trata mal os colegas, etc.). Caso o aluno seja ainda pior, terá direito a uma Avaliação Psicológica que, em 90% dos casos, acaba por descobrir que ele tem perturbações várias (mesmo que as não tenha) que o impedem de ter sucesso educativo. Passa a ter aulas de apoio com um professor, numa boa parte dos casos até falta a essas aulas.

- Verifica-se no final do ano que o aluno continua com 4 negativas (pronto para ficar retido). O Conselho de Turma tem que analisar se a retenção trará algum benefício para o aluno, se a idade dele justifica que ele fique retido, se os professores fizeram tudo o que estava ao seu alcance para ele ter sucesso, se lhe deram apoio individualizado ao longo do ano (como se não tivéssemos outros alunos com problemas), etc. etc. etc.

- Na reunião de avaliação somos 'forçados' pelos mecanismos da Lei a considerar se a retenção de um aluno, que não fez RIGOROSAMENTE NADA por merecer passar de ano, terá efeitos positivos para ele. Normalmente são levantadas algumas notas e ele acaba por 'ser passado' com 2 negativas.

No ano seguinte repete a receita e vai assim até ao 9º ano.

Esta é a pura realidade. Nada do que eu aqui disse é fantasia.

Fiquei a conhecer algo novo de facto não sabia quais eram os procedimentos.

Mas este procedimento todo que referiste, surtiu efeito em algum estudante? Algum aluno mudou os hábitos e melhorou devido a isso?

O que me parece, como em qualquer sitio, existem os bons e os maus mas se os resultados forem maioritariamente positivos não vejo mal, até porque nem todos podem ser engenheiros e doutores...

Edited by ash
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@JLDR, se não tou em erro és professor, tira-me uma duvida, o ensino está mais fácil ou mais directo? Por outras palavras, se se dá menos palha durante o ano lectivo e se parte as matérias mais importantes ou se de facto está tudo mais facilitado.

Pelo que vi de alguns exames nacionais destes últimos anos, a exigência não era tão elevada é certo, mas pareceu-me que acima de tudo os exames eram sobre as matérias mais importantes das disciplinas.

O problema tem uma dimensão muito mais negra do que a maior parte das pessoas conhece.

Todo o sistema de ensino está montado para que TODOS os alunos passem de ano, independentemente de terem adquirido as competências mínimas ou não.

A retenção de um aluno é a última opção que um Conselho de Turma pode tomar depois de uma carrada de merdas. A saber:

Cenário bem real e mais que visto nas escolas:

- Um aluno em Setembro chega à escola. Desde o início recusa-se a estudar e a aplicar-se minimamente (tenho carradas disso na escola onde estou);

- Na reunião de avaliação do Natal o aluno apresenta 6 negativas às disciplinas fulcrais (Língua Portuguesa, Matemática, História, ...). O Conselho de Turma é obrigado desde logo a traçar um Plano de Recuperação do Aluno que na prática significa baixar ao máximo as competências que ele necessita adquirir para ter sucesso.

- Chega à Páscoa e o aluno continua com 5 negativas. O Plano de Recuperação tem que ser reformulado de forma a baixar ainda mais a exigência. Os professores deverão fazer testes adaptados e avaliar os testes tendo em conta as condicionantes do aluno (Não esquecer que É ELE QUE NÃO FAZ PUTO! Não estuda, não é organizado, trata mal os colegas, etc.). Caso o aluno seja ainda pior, terá direito a uma Avaliação Psicológica que, em 90% dos casos, acaba por descobrir que ele tem perturbações várias (mesmo que as não tenha) que o impedem de ter sucesso educativo. Passa a ter aulas de apoio com um professor, numa boa parte dos casos até falta a essas aulas.

- Verifica-se no final do ano que o aluno continua com 4 negativas (pronto para ficar retido). O Conselho de Turma tem que analisar se a retenção trará algum benefício para o aluno, se a idade dele justifica que ele fique retido, se os professores fizeram tudo o que estava ao seu alcance para ele ter sucesso, se lhe deram apoio individualizado ao longo do ano (como se não tivéssemos outros alunos com problemas), etc. etc. etc.

- Na reunião de avaliação somos 'forçados' pelos mecanismos da Lei a considerar se a retenção de um aluno, que não fez RIGOROSAMENTE NADA por merecer passar de ano, terá efeitos positivos para ele. Normalmente são levantadas algumas notas e ele acaba por 'ser passado' com 2 negativas.

No ano seguinte repete a receita e vai assim até ao 9º ano.

Esta é a pura realidade. Nada do que eu aqui disse é fantasia.

JLDR, isso é tudo verdade. E???

Que é vais fazer? Que é que está a ser feito para mudar as coisas?

Porque é que as pessoas não se revoltam com esta situação? Como é que se podem mudar as coisas?

O que se está a passar na educação, apesar de grave, passa-se em vários outros domínios da sociedade, onde se "embelezam" as estatísticas, para se poder mostrar trabalho feito.

E agora? Quem vai pedir contas? Quem vai ser julgado por isso? Como mudar as coisas?

Este não é o único exemplo, é apenas grave pq envolve uma má preparação da futura geração....

È verdade que isto está na secção certa, entretenimento... Mas no fundo, isto deveria ser motivo de vergonha pelo país que adopta estas medidas!

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Gostava era que tivesse sido assim no meu tempo... -_-

Fdx, mas mesmo! Vi-me à rasca para tirar boa nota nos exames de matemática e física para ter a média de 14 e entrar em engenharia.

Mesmo assim não foi à primeira e tive que repetir os exames.

Agora o pessoal vai para lá tirar 10 e com exames que no nosso tempo era para brincar.

Enfim.. Esta é uma das áreas em que o nosso país está mesmo de pernas para o ar.

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Ainda me lembro de quando fui para o 7º ano!

Tive o ano todo, S. plenamente a Matemática, no final de cada período a professora perguntava o que cada um queria, eu dizia sempre 5... E só no último período é que me deu a merda do 5! E depois a Inglês por exemplo era parecido... nunca tive nenhuma negativa em testes, e no 2º período a professora, com 1 Satisfaz e 1 Satisfaz no Mínimo, deu-me 2!!!

Com isto para dizer que os professores sempre foram influenciados nos concelhos de turma a dar as notas! Não é só de agora!

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JLDR, isso é tudo verdade. E???

Que é vais fazer? Que é que está a ser feito para mudar as coisas?

Porque é que as pessoas não se revoltam com esta situação? Como é que se podem mudar as coisas?

Enquanto formos governados por uma cambada de filhos da puta (sejam de que cor for porque o problema já vem de trás) cuja única ambição é mostrar lá fora que são grandes políticos e que as suas políticas trazem números positivos, vamos cada vez mais piorar. E tal como alguém já o disse aqui, não é só na educação. É em tudo o que mexe com números.

Antigamente lembro-me que uma equipa de inspecção chegava à escola e ia ver se os programas estavam a ser cumpridos, se os cadernos diários dos alunos estavam organizados, etc. No final do ano lectivo passado estiveram 3 inspectoras na 'minha' escola e a única coisa que pediram foram as estatísticas de resultados. E foi perante a comparação dos resultados da escola com os resultados que se pretendem a nível nacional que deixaram algumas directrizes. E atenção que nenhuma delas foi no sentido de melhorar as práticas educativas mas sim de arranjar todos os esforços necessários para todos os alunos terem sucesso (a qualquer custo, entenda-se).

Eu traço este cenário caótico da educação, porque estou por dentro do sistema. Certamente outros membros do FNF que trabalham noutras áreas da função pública conhecem bem por dentro o que se passa nas suas áreas. O resultado é o mesmo. FOGO de VISTA.

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Vou ser sincero como aconteceu no meu Colégio, pois, estava no privado....

Cada vez mais os professores têm pena de reprovar os alunos, eu reparava isso... E o mesmo acontecia com directores, que estabeleciam uma nota mínima de 8, para a pessoa conseguir ao menos tentar passar com 10, ou poder ir a exames...

Mas, os exames devia ser a coisa em que todos os alunos deviam pensar: "F*da-se para o FDP que me deu um 10 no exame... porque é que não estudei mais?!?" mas não, exames fáceis... que um aluno bom de 9º ano o fazia... etc

Enfim, espero bem que as faculdades e institutos aumentem bem as fasquias de entrada... a ver se a maioria bate com o nariz na porta.

Cumpz

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Ainda me lembro de quando fui para o 7º ano!

Tive o ano todo, S. plenamente a Matemática, no final de cada período a professora perguntava o que cada um queria, eu dizia sempre 5... E só no último período é que me deu a merda do 5! E depois a Inglês por exemplo era parecido... nunca tive nenhuma negativa em testes, e no 2º período a professora, com 1 Satisfaz e 1 Satisfaz no Mínimo, deu-me 2!!!

Com isto para dizer que os professores sempre foram influenciados nos concelhos de turma a dar as notas! Não é só de agora!

eu lembro-me que a geografia, no 9º ano, andei todo ano a tirar Satisfaz, o gajo disse-me se eu tirasse Satisfaz, na prova global dava-me 2,por ironia do destino tirei muito bom e pedi-lhe um 4, mas a besta deu-me 3. por alguma razao o gajo nao me podia ver a frente, mas nunca percebi o que era... :-..

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Gostava era que tivesse sido assim no meu tempo... -_-

Penso totalmente ao contrário. O facto de ter sido mais difícil há uns anos fez com que desenvolvesse muito mais os meus conhecimentos e o meu raciocínio.

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Ainda me lembro de quando fui para o 7º ano!

Tive o ano todo, S. plenamente a Matemática, no final de cada período a professora perguntava o que cada um queria, eu dizia sempre 5... E só no último período é que me deu a merda do 5! E depois a Inglês por exemplo era parecido... nunca tive nenhuma negativa em testes, e no 2º período a professora, com 1 Satisfaz e 1 Satisfaz no Mínimo, deu-me 2!!!

Com isto para dizer que os professores sempre foram influenciados nos concelhos de turma a dar as notas! Não é só de agora!

eu lembro-me que a geografia, no 9º ano, andei todo ano a tirar Satisfaz, o gajo disse-me se eu tirasse Satisfaz, na prova global dava-me 2,por ironia do destino tirei muito bom e pedi-lhe um 4, mas a besta deu-me 3. por alguma razao o gajo nao me podia ver a frente, mas nunca percebi o que era... :-..

Eheheh, do que tu me foste lembrar! A geografia no 9º foi o contrário do que disse acima!

Tinha a melhor professora, que já alguma vez tive, melhor no sentido de podres de boa... De vez em quando ia com um fiozinho dental que upa upa... Mas era cabra para caraças... Só havia 3 alunos que tinhas notas acima de satizfaz, eu e mais 2.. Eu era pk queria ser o menino querido dela... Tt que de vez em quando a mulher sentava-se na cadeira ao lado de mim, e eu ficava maluco!

Anyway... Ng conseguia tirar mais que satisfaz, menos nós 3 que tirávamos sempre um bastantezinho.... No último período, na prova global do 9º, ninguém conseguiu tirar mais de satisfaz, nem mesmo nós... No entanto, algo se devia ter passado no conselho de turma, que nós os 3 acabamos com 5, e houve bue ppl com 4.... E não deu 2 a ninguém! Uns dias depois fizemos um jantar de turma, e eu agradeci-lhe com um beijinho!!! }) E já agora, foi a minha 1ªbebedeira de sempre :-..

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Gostava era que tivesse sido assim no meu tempo... -_-

Penso totalmente ao contrário. O facto de ter sido mais difícil há uns anos fez com que desenvolvesse muito mais os meus conhecimentos e o meu raciocínio.

És americano mas não és muito burro! :-..

É assim mesmo!

Ainda bem que no meu tempo era como deve ser... E mesmo assim no meu 12º apanhei dos exames mais fáceis de matemática da altura...

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