Jump to content

Passa Tempo Com O Teu Bebé


sotokai
 Share

Recommended Posts

"Passa tempo com o teu bebé" é o nome do benefício da empresa sueca IKEA para os seus trabalhadores. O benefício corresponde a um acréscimo de dois meses à licença consagrada na lei para todos os trabalhadores que são pais. Estes ficam a receber, durante esses 60 dias, o salário mínimo.

No caso de ser pai, o exercício deste direito à licença extra de 2 meses é flexível, podendo o pai usufruir desses 2 meses logo no início quando o seu filho nasce ou no fim da licença da mãe.

"Passa tempo com o teu bebé" é um benefício que se traduz num incentivo à natalidade e com resultados efectivos pelos trabalhadores da empresa. Desde a abertura das duas lojas (Alfragide em Junho de 2004 e Matosinhos desde 31 de Julho de 2007) já nasceram 114 bebés.

O incentivo à natalidade inclui ainda um "kit bebé", com produtos da loja e a ajuda de nascimento no valor de € 450,76. O ramo de flores de parabéns, também não fica esquecido.

Para os trabalhadores que não têm filhos a empresa tem outros benefícios: um seguro de saúde, um posto médico, 15% de desconto em todos os produtos da loja, uma cantina cheia de bónus (as refeições ficam em media por 1,50) e durante o dia de trabalho a empresa dispõe de leite, pão, chocolate e torradas grátis.

Estes apoios da empresa fazem com que os trabalhadores se sintam muito apoiados nas suas vidas e na decisão importante de ter um filho. Apoios que geram grande motivação, empenho e maior e melhor produtividade por parte dos trabalhadores.

A empresa sueca IKEA é exemplar pela preparação através de formação dos seus trabalhadores, pelo ambiente de trabalho onde é admitido o erro e onde a progressão na carreira é uma realidade

Só na loja de Matosinhos, em menos de um ano, nasceram 20 bebés e há dez a caminho. Tinham passado três meses desde a admissão na nova empresa, quando Susana Mano engravidou. Apesar de não fazer parte do quadro, o anúncio da chegada do bebé não impediu a integração como colaboradora efectiva. Agora, três meses depois do nascimento de Diogo, faltam quatro para regressar ao trabalho. Sete meses de licença de parto é algo que nem o novo código de trabalho deixará ao alcance das mães portuguesas. A não ser que trabalhem na IKEA. Esta é uma das medidas de incentivo à natalidade que a marca sueca adoptou nas lojas espalhadas por todo o mundo. Em Matosinhos, as trabalhadoras não se fizeram rogadas: em menos de um ano de actividade da loja, nasceram 20 bebés e outros dez estão a caminho

Link to comment
Share on other sites

Excelente! :y: :clap:

Sei que o Jumbo - ou algumas secções do Jumbo segundo percebi - também ajudam os pais com crianças, especialmente aquelas que frequentam salas de estudo, atl's e afins pagando parte da mensalidade. Também me parece uma grande atitude da parte dos patrões.

Contudo, nem todas as empresas podem fazê-lo mas seria o ideal para as grandes empresas com poder financeiro para dar este incentivo.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.