Jump to content

Quer Lutar Contra O Aquecimento Global?


sotokai
 Share

Recommended Posts

Quer lutar contra o aquecimento global? Então escolha um dia qualquer da semana e não coma carne. A recomendação é de Rajendra Pachauri, secretário do Painel Inter governamental para as Alterações Cimáticas (IPCC, na sigla em inglês), o grupo de cientistas que avalia o que se sabe sobre as alterações climáticas, trabalhando sob a égide da ONU, e em que foi distinguido com o Nobel da Paz, junto com Al Gore.

Para produzir um quilo de carne de vaca são precisos nove quilos de comida para alimentar o animal. Por isso, mudanças na nossa dieta podem ter um grande efeito na ocupação da terra e na criação de gado – ambos contribuintes importantes para as emissões de gases com efeito de estufa que estão a alterar a composição da atmosfera da Terra.

A Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas(FAO) estima que a produção de carne represente um quinto das emissões de gases com efeito de estufa. E a FAO aponta para que o consumo de carne duplique na próxima década. Pachauri fez este apelo em declarações ao semanário britânico The Observer – e esta promete ser uma das recomendações mais polémicas do IPCC. Mas a lógica de Pachauri é que é mais fácil cada pessoa introduzir pequenas modificações nos seus hábitos do que esperar grandes alterações a nível global no sistema de transportes, por exemplo. "Em termos de facilidade de acção e possibilidade de fazer reduções rapidamente [nas emissões de gases de estufa] esta é claramente a melhor hipótese", disse Pachauri ao Observer. "Deixe de comer carne um dia por semana, e vá reduzindo a partir daí", recomendou o economista indiano – que é vegetariano. Mas nem todas as carnes são iguais:

são necessárias 54 calorias de combustíveis fósseis para produzir uma caloria de carne de vaca. Para o porco, os valores são 17 para 1, e para galinha, 4 para 1.

in Publico

Link to comment
Share on other sites

há alguém que coma carne todos os dias da semana..?

Claro, imensas pessoas. Então aquelas que não gostam de peixe é logo duas vezes por dia, fora pequenos almoços e lanches, em que pode entrar o bacon, fiambre, presunto e afins...

Link to comment
Share on other sites

Eu gosto mt de carne mas se num dia comer ao almoço e jantar fico um pc "farto de carne" enquanto que se comer num dia só peixe não sinto o mesmo do que quando como apenas carne, e é bastante frequente eu ter dias sem comer carne, peixe é tão bom :D

Link to comment
Share on other sites

E depois há o bacalhau que não conta como peixe. :-..

Dizes isso no gozo mas a verdade é que muitas pessoas me perguntavam quando era mais novo (putos e não só) se não comia carne, se não comia peixe, se não comia bacalhau, se não comia marisco, se não comia caracóis...

Link to comment
Share on other sites

Se ainda fosse, um dia não comer carne por uma alimentação mais equilibrada ai sim, agora pelo aquecimento global lol

Se bem que estou como o bloo, comer carne todos os dias é obra.. eu apesar de não gostar tanto de peixe, tento comer ambos equilibradamente, peixe dia sim dia não :P

Link to comment
Share on other sites

realmente este Rajendra Pachauri, é mesmo burro, o que tem a carne relacionado com o aquecimento global...

LOL

oferta e procura

Leste o artigo? ;) está lá escrita a relação.

Contudo, creio que se aplica algo parecido com praticamente tudo o que é alimento. Os legumes frescos precisam de adubo nas terras que muitas vezes não é natural (creio eu), o peixe - já há muito em cativeiro - também devem ter de ir buscar alimento para colocar nos tanques suponho eu. Os enlatados, só em coservantes e na produção das latas - ui, onde já vai a energia gasta... iogurtes e mais umas coisas também devem gastar bastante energia... ou seja, na realidade, poucos devem ser os alimentos que gastam pouca energia na sua produção mas eu até compreendo o Homem, está a tentar que as pessoas se torem vegetarianas a longo prazo chamando a atenção para algo que tem ganho visibilidade nos últimos anos - o aquecimento global.

Eu como carne quase todos os dias... por acaso até nem como tanto a de vaca como a de porco, frango e perú. Mas pronto, é uma ideia que fica.

Obrigado pela participação nesta secção :y:

Link to comment
Share on other sites

o que este humilde sr quer dizer, é que ao produzirmos cereais para alimentar gado que por sua vez irá alimentar pessoas em países ricos, estamos a provocar um maior desgastes de recursos energéticos e alimentares. Porque, as populações de terceiro mundo onde os cereais são produzidos, não ganham nada com isso, apenas o desgaste dos solos... Os cereais e agua usados para alimentar uma vaca, proporcionalmente dariam para criar mais alimento se ingeridos directamente, do que a vaca depois de morta.

Mas eu continuo a achar que este indiano não percebe nada de economia...

Link to comment
Share on other sites

Mas eu continuo a achar que este indiano não percebe nada de economia...

Não leves a mal, mas nem tu, pois para todos os efeitos, os países ditos mais pequenos (em termos económicos, está claro) é que têm a ganhar com o comércio internacional. Agora, se essa riqueza é bem distribuída ou não, é outra conversa. E nisso dos solos tens toda a razão.

Link to comment
Share on other sites

Mas eu continuo a achar que este indiano não percebe nada de economia...

Não leves a mal, mas nem tu, pois para todos os efeitos, os países ditos mais pequenos (em termos económicos, está claro) é que têm a ganhar com o comércio internacional. Agora, se essa riqueza é bem distribuída ou não, é outra conversa. E nisso dos solos tens toda a razão.

Quando eu dizia que os países pobres não ganhavam nada, referia-me ao facto de esses cereais e/ou essa carne não ser consumida directamente por eles. Os países mais pequenos têm a ganhar quando esses solos são explorados por eles e para eles, não quando os solos são explorados por multinacionais estrangeiras que pagam ninharias pela ocupação, por impostos (quando existem) e aos trabalhadores. Quem ganha são as empresas exploradoras da riqueza, as transportadoras e os países ocidentais que conseguem ter carne ao preço da chuva... O brasil é um bom exemplo disso...

Como é óbvio a distribuição dessa riqueza e dos solos leva-nos a muitas outras questões directamente relacionadas...

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.