Jump to content

Baia Critica Scolari


Dehum
 Share

Recommended Posts

É um cobarde

Vítor Baía acusou ontem Luiz Felipe Scolari, ex-seleccionador nacional e actual treinador do Chelsea, de "cobardia" por não ter coragem de publicamente explicar as razões que o afastaram da Selecção Nacional. "A situação que vivi na Selecção Nacional é algo que me entristece bastante. Acima de tudo, pela falta de frontalidade das pessoas e pela cobardia, nomeadamente do seleccionador nacional, que não assumiu publicamente as razões do meu afastamento. Não o fez enquanto seleccionador e agora mandou um amigo jornalista dizer umas asneiras em relação a isso. Enquanto não for ele, pela sua boca, a dizer a razão do meu afastamento, que eu sei não existir, mas que não tem a coragem de dizer, vamos continuar a não saber o porquê de toda esta situação", disse o agora director das relações externas do FC Porto, em declarações à Rádio Renascença.

As críticas não são novas, mas desta vez subiram de tom. "Não acredito que [scolari] tenha coragem de o fazer alguma vez [dizer publicamente as razões do afastamento de Vítor Baía]. Agora foi o José Carlos Freitas, através de um livro, que falou da minha ausência da Selecção Nacional com motivos que me soaram ridículos. Acaba por ser a voz do próprio Scolari, mas cobardemente. Ele [scolari] não tem coragem ainda de dizer publicamente as razões do meu afastamento", insistiu o ex-guarda-redes do FC Porto, que somou 80 internacionalizações com a camisola da principal selecção de Portugal.

Fonte

Link to comment
Share on other sites

O Scolari lançou um livro onde aproveita para mandar mais umas farpas ao Baia...

Ele respondeu, e disse o que tinha a dizer.

Acrescento algo que o Baía também disse:

No início de um novo ciclo da selecção nacional, Vítor Baía aplaudia a escolha de Carlos Queiroz: «Queiroz pode trazer maior equilíbrio à selecção nacional, levar para a selecção os jogadores pelo mérito, pelo trabalho e pelos jogos que fazem nos clubes.»

Concordo plenamente com esta afirmação dele.

E Incha Ricardo, que o Baia ficou com 80 Internacionalizações e o Ricardo acabou nas 79 e provavelmente nunca mais é chamado })

Link to comment
Share on other sites

Eu digo-lhe a razão, porque no Munidal anterior só tinha feito cagada, estava na fase descendente da carreira e como tal arruma pa canto que havia melhor na altura.

Depois foi a vez do Scolari cair no mesmo erro e não ver que a escolha dele tambem começou a fazer cagada e estava na hora de mudar. (Ricardo)

Link to comment
Share on other sites

O Scolari lançou um livro onde aproveita para mandar mais umas farpas ao Baia...

Ele respondeu, e disse o que tinha a dizer.

No tal livro aparece isto como razão - A guerra em torno do afastemento começou com Mourinho, que, após a primeira convocatória de Scolari, considerou Baía "o melhor guarda-redes português, com alguma distância". Scolari terá encarado isso como interferência no seu trabalho, sentindo qu, se o chamasse, "estaria a dar sinal de cedência a pressões exteriores".

Acho isto no minimo ridiculo, deixar o melhor guarda redes por causa de supostas pressões, lol. Afinal ele estava mais interessado em ter a melhor selecção ou estava mais preocupado com as pressões?

Link to comment
Share on other sites

O Scolari lançou um livro onde aproveita para mandar mais umas farpas ao Baia...

Ele respondeu, e disse o que tinha a dizer.

No tal livro aparece isto como razão - A guerra em torno do afastemento começou com Mourinho, que, após a primeira convocatória de Scolari, considerou Baía "o melhor guarda-redes português, com alguma distância". Scolari terá encarado isso como interferência no seu trabalho, sentindo qu, se o chamasse, "estaria a dar sinal de cedência a pressões exteriores".

Acho isto no minimo ridiculo, deixar o melhor guarda redes por causa de supostas pressões, lol. Afinal ele estava mais interessado em ter a melhor selecção ou estava mais preocupado com as pressões?

O quote está incompleto

"Uns dias antes da conferência de imprensa de apresentação da sua primeira convocatória...

Scolari procurou colher a opinião de Mourinho sobre alguns jogadores e Mourinho não se recusou a fazê-lo...

Uma semana mais tarde, quando revelou a sua primeira lista, Scolari não tinha Vítor Baía entre os eleitos. Meia hora depois, Mourinho na sua habitual conferência de imprensa no FC do Porto, não obstante deixar bem claro que respeitava as opções de Scolari, foi o primeiro a colocá-lo em causa pela ausência de Baía e a criticar claramente a decisão do seleccionador, chegando mesmo a afirmar, entre outras coisas, que "Vítor Baía é com alguma distância, repito com alguma distância o melhor guarda-redes português". O treinador brasileiro ficou, no mínimo, espantado com o que ouviu.

Ainda há este

Ainda hoje se apresentam mil teorias e outras tantas especulações sobre os motivos da ausência de Vítor Baía das convocatórias da Selecção Nacional desde que Scolari tomou conta do cargo de seleccionador. A minha explicação para esta situação é, afinal, bem simples.

Quando o brasileiro chegou, Baía não tinha feito parte das últimas chamadas de Agostinho Oliveira...

Baía não tinha sido convocado porque quando Agostinho Oliveira pretendeu fazê-lo foi "impedido" pelos responsáveis do FC do Porto, precisamente por causa de um incidente disciplinar que o guarda-redes tivera com Mourinho e que o atirou, numa primeira fase, para o banco de suplentes e, depois, para um processo disciplinar e respectiva suspensão da actividade no clube azul e branco. Ora, como vimos atrás, Scolari tinha decidido que na primeira convocatória iria chamar fundamentalmente jogadores utilizados por Agostinho Oliveira.

Assim que Mourinho o criticou por não ter convocado Vítor Baía para o jogo com a Itália, Scolari sentiu que se chamasse o guarda-redes portista num dos jogos seguintes - como tenho a certeza que estava preparado para fazer e cheguei a dizê-lo pessoalmente ao próprio Vítor - estaria a dar um sinal de cedência às pressões exteriores. Por isso foi obrigado a marcar a sua posição de forma mais abrupta do que pensara.

E este

Tenho ainda outra teoria sobre a não convocação de Baía e que passa pelas conversas individuais que Scolari manteve com quase todos os jogadores nos seus primeiros meses de trabalho: terão sido alguns desses jogadores a queixar-se do guardião portista.

Scolari olhou também para o passado de Baía na Selecção antes do Mundial 2002, que decorreu na Coreia do Sul e Japão,. E verificou que Baía, por diversos motivos, não fizera um só jogo na fase de qualificação, tendo voltado a ser escolha número um só na fase final.

Nas conversas que teve com os jogadores, Scolari ter-se-á apercebido que o regresso de Vítor Baía seria, provavelmente, um foco de instabilidade para o grupo. Por tudo isto, o futuro do grande guarda-redes do FC do Porto na Selecção Nacional ficou traçado."

('o homem por trás de scolari', pg.s 26 a 28, ed. 'prime books')

Link to comment
Share on other sites

Eu digo-lhe a razão, porque no Munidal anterior só tinha feito cagada, estava na fase descendente da carreira e como tal arruma pa canto que havia melhor na altura.

2004: Melhor Guarda-Redes da Europa.

Grande descida. :y:

Link to comment
Share on other sites

Eu digo-lhe a razão, porque no Munidal anterior só tinha feito cagada, estava na fase descendente da carreira e como tal arruma pa canto que havia melhor na altura.

2004: Melhor Guarda-Redes da Europa.

Grande descida. :y:

Realmente foi uma descida catastrofica :lol:

Link to comment
Share on other sites

Eu digo-lhe a razão, porque no Munidal anterior só tinha feito cagada, estava na fase descendente da carreira e como tal arruma pa canto que havia melhor na altura.

2004: Melhor Guarda-Redes da Europa.

Grande descida. :y:

:lol: ía mesmo responder isso agora :D

Link to comment
Share on other sites

Sim e aquele Mundial foi o momento alto da carreira dele, só fez grandes exibições... poupem-me...

No mundial, se não fosse ele contra a Coreia, tínhamos sido Goleados.

E és daqueles que o culpam nos golos contra os USA não? LOL

Link to comment
Share on other sites

Mas isto ainda corre tinta?

Eu digo-lhe a razão, porque no Munidal anterior só tinha feito cagada, estava na fase descendente da carreira e como tal arruma pa canto que havia melhor na altura.

Depois foi a vez do Scolari cair no mesmo erro e não ver que a escolha dele tambem começou a fazer cagada e estava na hora de mudar. (Ricardo)

Ficou aqui tudo dito.

Link to comment
Share on other sites

Sim e aquele Mundial foi o momento alto da carreira dele, só fez grandes exibições... poupem-me...

No mundial, se não fosse ele contra a Coreia, tínhamos sido Goleados.

E és daqueles que o culpam nos golos contra os USA não? LOL

O Baía sofre golos a culpa é dos restantes 10.

Outros GR sofrem golos a culpa é deles.

Gosto quase tanto deste critério como daquele teu outro do Bruno Alves, que como nunca mandou ninguem pó estaleiro não agride, só crava pitões nas costas dos outros.

Link to comment
Share on other sites

Sim e aquele Mundial foi o momento alto da carreira dele, só fez grandes exibições... poupem-me...

No mundial, se não fosse ele contra a Coreia, tínhamos sido Goleados.

E és daqueles que o culpam nos golos contra os USA não? LOL

O Baía sofre golos a culpa é dos restantes 10.

Outros GR sofrem golos a culpa é deles.

Gosto quase tanto deste critério como daquele teu outro do Bruno Alves, que como nunca mandou ninguem pó estaleiro não agride, só crava pitões nas costas dos outros.

Ah.. Deixa-me ver o teu critério. GR que sofre golos a culpa é sempre dele lol

A Defesa nem está lá a fazer nada, a culpa é só do redes.

Acho que tens uma boa forma de pensar lol

Link to comment
Share on other sites

E quem te disse que é assim que penso?

Lá por tu só veres a coisa de uma maneira não quer dizer que os outros a vejam.

Há alturas em que o redes tem culpa, noutros tem a defesa.

Mas para ti o Baía nunca tem culpa, faz sempre o que pode e o que não pode, já os outros têm sempre culpa...

Link to comment
Share on other sites

E até te digo mais, digo-te como foram os golos nesse jogo:

1º Golo, Canto dos USA, Jogador cabeceia sozinho, Baia atira-se e defende ja´em esforço, bola sobra para outro jogador dos USA que marca com o Baia no chão. A defesa de Portugal ficou a olhar.

2º Golo: Jogador dos USA Centra, a bola bate na cabeça de um defesa de Portugal, e vai para a Baliza traindo o Baia, que ainda tentou ir lá.

3º Golo: Centro dos USA, onde aparece um jogador entre dois centrais Portugueses e cabeceia à vontade para a Baliza. Baia nem tinha hipóteses. Só se fosse o super homem.

E eu ainda me pergunto, onde conseguem ver culpa do Baia nos golos loool São golso que qualquer GR sofriam.

E se quiseres ver melhor os golos, estão aqui:

E relembro, que se não fosse o Baia, tinhamos sofrido goleada contra a Coreia.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

E também me vais dizer onde eu disse que o Baia nunca sofria golos por culpa dele lol... Andas-me a meter palavras na boca?

O Baia já sofreu frangos como todos sofrem.

">
" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350">

Link to comment
Share on other sites

Se o Baía tivesse sido de outro clube aposto que o discurso seguramente seria outro...

:lol:

Mas ha duvidas que o Baia era o melhor guarda-redes e que foi afastado injustamente da selecção?

Isto como o Quim neste Europeu.

Edited by Dehum
Link to comment
Share on other sites

Deixa lá, já sei que para ti criticar um jogador do Porto ou que tenha passado pelo Porto é crime.

O Ricardo no Europeu é que foi um palhaço, foi defender aqueles penaltis que nos levaram á final e depois na final por inteira culpa dele não somos campeões, é uma besta.

Já se fosse o Baía a estar lá em 5 penaltis defendia 6 e ainda ía lá á frente marcar o golo contra a Grécia.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.