Jump to content

Madail Vai Escolher Presidente Do Conselho De Justiça


cRaZyzMaN
 Share

Recommended Posts

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Gilberto Madail, foi hoje mandatado para escolher o futuro líder da Conselho de Justiça (CJ), em reunião dos sócios ordinários da FPF.

Segundo o presidente da Comissão Delegada das Associações Distritais, Júlio Vieira, «este era o caminho mais correcto e esta é uma solução de bom senso e responsabilidade, num momento difícil para o futebol português».

Ainda de acordo com Júlio Vieira, seria «muito difícil» respeitar o prazo de 8 de Setembro para apresentação de listas ao CJ, situação que levaria ao adiamento da Assembleia Geral da FPF, agendada para 4 de Outubro.

Recorde-se que o CJ caiu na sequência da renúncia recente de quatro dos seus conselheiros. A reunião de hoje teve como finalidade discutir o vazio criado naquele importante organismo da justiça no futebol. Gilberto Madail tem agora a responsabilidade de escolher um nome para formar equipa, a qual será depois submetida à apreciação da Assembleia Geral da FPF.

Edited by cRaZyzMaN
Link to comment
Share on other sites

Fizeram os 4 muitíssimo bem em não compactuarem com a vergonhosa actuação do Mesquita Machado e companhia.

E o Madaíl, por obra do acaso, vai sendo sempre chamado a meter a mão em todo o lado em vésperas de largar o tacho.

Vamos ver é as escolhas, tou mesmo a ver os cromos que ai vão aparecer

Link to comment
Share on other sites

Só para toda a gente se situar no que levou à demissão dos 4 conselheiros:

Futebol: Vogais do CJ demissionários acusam Mesquita Machado de violar estatutos

Lisboa, 30 Ago (Lusa) - Os conselheiros que renunciaram sexta-feira aos cargos no Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) acusam Mesquita Machado, presidente da Mesa da Assembleia Geral, de violar normas estatutárias.

Na carta de renúncia dirigida a Mesquita Machado, subscrita por Eduardo Pereira, João Abreu, José Diogo dos Reis e Francisco Mendes da Silva, os conselheiros referem que Mesquita Machado "nada fez" para declarar a perda de mandato de Gonçalves Pereira, presidente suspenso do CJ.

Também acusam Mesquita Machado de não impedir "a retoma de funções" de Gonçalves Pereira, a 04 de Setembro, depois de ter cumprido dois meses de suspensão determinada na reunião do CJ da FPF de 04 de Julho, em que acabaram por ser julgados improcedentes por cinco conselheiros os recursos do Boavista e de Pinto da Costa no âmbito do "Apito Final"

Os quatro de sete elementos do órgão disciplinar da FPF imputam a Gonçalves Pereira factos que "pela sua gravidade" determinavam "a perda de mandato, acto da competência" de Mesquita Machado, "nos termos dos artigos 70º e 71º dos Estatutos da FPF".

Sublinhando que foi "dado pronto conhecimento" a Mesquita Machado do ocorrido na polémica reunião de 04 de Julho, com o envio da acta, os conselheiros apresentaram sexta-feira a renúncia imediata por "não existirem as condições mínimas" para continuarem em funções.

Entre as observações dirigidas a Mesquita Machado, Eduardo Pereira, Francisco Mendes da Silva, João Abreu e José Diogo dos Reis criticam ainda Mesquita Machado pelas declarações à Antena 1, a 18 de Agosto, acusando "os membros do CJ - todos eles, pois não identificou quais - agiram com falta de impearcialidade".

"Trata-se, sem dúvida, de insinuação grave e torpe, que, única e exclusivamente, ofende, na sua honra, brio e dignidade, pessoal e profissional, os membros do CJ da FPF", acentua-se na carta de renúncia dirigida ao presidente da Mesa da sessão magna da estrutura federativa, acrescentando que tal também é "uma flagrante descredibilização" do órgão.

A Agência Lusa também teve acesso a carta remetida por João Abreu a Mesquita Machado, a 20 de Agosto, em que o vogal do CJ sublinhava que "é dever do presidente da Assembleia Geral declarar a perda de mandato" de Gonçalves Pereira e dos restantes elementos, requerida, a 06 de Julho, presidente suspenso do órgão disciplinar.

"Ao invés, (Mesquita Machado) tem actuado no sentido de, exactamente, evitar pronunciar-se sobre elas", um "silêncio" que causa "notório desconforto", porque colocava em causa a "dignidade pessoal e profissional" de João Abreu e que é "uma grave violação de dever estatutário" por parte do presidente da Mesa da Assembleia Geral da FPF.

João Abreu sustentava ainda que "constitui fundamento de perda de mandato" de Gonçalves Pereira, "nos termos do artigo 14º, nº2 dos Estatutos da FPF", o facto do presidente suspenso do CJ ter intentado "há mais de um mês" uma providência cautelar contra a FPF e a Liga.

Na carta dirigida a Mesquita Machado, o vogal do CJ solicitava que Mesquita Machado se pronunciasse sobre a perda de mandato requerida por Gonçalves Pereira, a 06 de Julho, "decidindo se devem os vogais do CJ e o presidente do órgão perderem ou não o mandato, face aos comportamentos que aos mesmos são imputados".

Mesquita Machado, que não se quis pronunciar hoje sobre a renúncia dos elementos do CJ, acabou por proferir num despacho de 22 de Agosto, enviado a João de Abreu três dias depois, que "o processo eleitoral já em curso", pelo que o dirigente máximo da FPF considerava "a inutilidade da apreciação dos requerimentos de perda de mandato apresentados".

As eleições intercalares para o CJ da FPF estão marcadas para 04 de Outubro e a renúncia dos quatro de sete elementos na sexta-feira deixou sem quórum o órgão, que, a 12 de Agosto, por unanimidade, tinha decidido pedir eleições com carácter de urgência.

O vice-presidente Elísio da Costa Amorim, que também abandonou a reunião de 04 de Julho momentos depois de Gonçalves Pereira o ter feito, e Álvaro Baptista foram os únicos elementos do órgão que não apresentaram a renúncia de mandato.«

Membros demissionários do CJ notificados pelo DIAP

Um dos membros demissionários do Conselho de Justiça, o vogal João Abreu, indicou esta quinta-feira que foi notificado nessa qualidade para ser inquirido pelo Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP).

O dirigente contou à Agência Lusa que foi notificado para «ser inquirido como vogal da Federação Portuguesa de Futebol» e que tem conhecimento de que Francisco Mendes da Silva e Eduardo pereira, também membros do CJ, também foram notificados pelo DIAP. «Julgo que será para prestar depoimento sobre a reunião de 4 de Julho», referiu João Abreu, referindo que o motivo concreto não constava na notificação.

Edited by P4rthen0n
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
Novo CJ da FPF é eleito e toma posse hoje

LISTA ÚNICA É SUFRAGADA EM LISBOA

A lista única para oConselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol, liderada pelo juiz-conselheiro jubilado Joaquim Sousa Dinis, é hoje sufragada na sede da FPF, devendo tomar posse de imediato.

A lista recebeu o apoio da maioria dos sócios ordinários da FPF e é formada, na maioria, por juízes ou advogados jubilados: Joaquim Sousa Dinis (presidente), Dionísio Correia (vice-presidente), António Lamas, António do Carmo, José Botelho, Maria Dulce Ferreira e Alexandra Pessanha (vogais) e Maria José Verde, João Ávila e José Saraiva (suplentes). O novo CJ tem à espera mais de 50 processos pendentes.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.