Jump to content

Cavaco Silva Promulga Decreto Que Vai Permitir Instalação De 'chip' Electrónico Nos Automóveis


karkov
 Share

Recommended Posts

PR: Cavaco Silva promulga decreto que vai permitir instalação de 'chip' electrónico nos automóveis

Lisboa, 28 Ago (Lusa) - O Presidente da República, Cavaco Silva, promulgou hoje o diploma que autoriza o Governo a legislar sobre a instalação obrigatória de um dispositivo electrónico de matrícula em todos os veículos motorizados.

O chefe de Estado fez acompanhar a promulgação de uma mensagem, disponível no site da Presidência, onde considera que "as dúvidas quanto à limitação à reserva de intimidade da vida privada dos cidadãos que o novo mecanismo de identificação e detecção electrónica de veículos suscita, e que não foram dissipadas durante o debate parlamentar, poderão ser resolvidas pelo Governo no decreto-lei a aprovar ao abrigo da autorização contida na lei agora promulgada".

SMA.

Lusa/fim

Comunicado sobre a promulgação do diploma que autoriza o Governo a legislar sobre a instalação obrigatória de um dispositivo electrónico de matrícula em todos os veículos motorizados

O Presidente da República promulgou hoje como Lei o Decreto da Assembleia da República nº 240/X, que autoriza o Governo a legislar sobre a instalação obrigatória de um dispositivo electrónico de matrícula em todos os veículos motorizados.

O Presidente da República considera que as dúvidas quanto à limitação à reserva de intimidade da vida privada dos cidadãos que o novo mecanismo de identificação e detecção electrónica de veículos suscita, e que não foram dissipadas durante o debate parlamentar, poderão ser resolvidas pelo Governo no decreto-lei a aprovar ao abrigo da autorização contida na lei agora promulgada.

As questões colocadas pelo diploma em apreço ultrapassam em muito a experiência da “Via Verde” ou a regulamentação comunitária relativa ao Serviço Electrónico Europeu de Portagens. O que está em causa é, por um lado, a necessidade de assegurar, de uma forma vincada, que a tecnologia a utilizar não desvirtue, na prática, os objectivos ligados ao controlo do tráfego rodoviário e, por outro, assegurar, com muita clareza, que os dados pessoais registados sejam objecto da maior reserva e acompanhados de um sistema que garanta efectivamente tal reserva.

Trata-se, sem dúvida, de um domínio particularmente melindroso do ponto de vista da salvaguarda da esfera da vida privada dos cidadãos que exige uma adequada densidade normativa e um conjunto de garantias substantivas que o decreto-lei a emitir na sequência da lei de autorização legislativa deve contemplar, tal como foi transmitido por escrito pelo PR ao Governo.

28.08.2008

Link to comment
Share on other sites

Não digo tanto me faz porque não sei que informação vai ter esse chip... se tiver privadas aquilo deve ser fácil de ler e pode haver porcarias com isso.

Se não tiver, tanto me faz... informação meramente indicativa.

Link to comment
Share on other sites

Se for só informação do seguro e da inspecção, nada a apontar, a não ser que deveriam ser as seguradoras e os centros de inspecção a fornecer o equipamento.

Qualquer outra informação ou mesmo a possibilidade de utilização para pagamento de portagens, metam o chip ao fundo do rego do ass....

Link to comment
Share on other sites

O estado já mete o fucinho em demasia na vida das pessoas.

E vejam bem que esta ideia original do governo socras, esta genealidade, é outra importação do brasil. Vamos, além de, importar putas e bandidos, passar também a gramar outras coisas.

Carros em SP terão chip de segurança a partir de 2008

Plantão | Publicada em 02/10/2007 às 14h17m

Wagner Gomes, O Globo Online

SÃO PAULO - Os carros que circulam na cidade de São Paulo vão receber a partir de maio do ano que vem uma etiqueta eletrônica - uma espécie de chip -que será colada no pára-brisa dianteiro com as informações do veículo, como nome do proprietário, número do chassi, placas, número do Renavan. Quando o carro estiver trafegando em ruas e avenidas da capital, os dados serão capturados por 2.500 antenas receptoras. A comunicação entre essas antenas e o chip será feita por ondas de rádio-freqüência e a comunicação entre as antenas e a central de controle será feita por transmissão celular. A novidade foi anunciada pela prefeitura, governo do estado e Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) nesta terça-feira.

O prefeito Gilberto Kassab disse que até março será concluída a licitação para a escolha da empresa que vai implantar o sistema, através de uma Parceria Público Privada (PPP). Os proprietários de carros não pagarão para a implantar o sistema. A instalação será custeada pela Prefeitura, através de um fundo formado por recursos arrecadados com multas. Os veículos usados vão colocar o chip no ato do licenciamento, seguindo o calendário do Detran. Nos veículos novos, o chip também será feito no ato do licenciamento mas, no futuro, a previsão é que eles já saiam das montadoras com o equipamento instalado. Os carros que não instalarem o equipamento serão multados em R$ 127, além do motoristas ganhar cinco pontos de punição no prontuário.

mais...

Chip de localização obrigatório em veículos

Por SOCIEDADE DE CONTROLE 19/04/2007 às 11:00

O CONATRAN - Conselho Nacional de Trânsito - aprovou uma resolução que obriga todos os carros que circulam em território nacional, terem um chip de localização via radiofreqüência. O Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Siniav) já está sendo testado em várias capitais do país, a meta é atingir os 43 milhões de veículos até Julho de 2009.

O chip guardará informações como número serial único, número da placa do veículo, número do chassi e código RENAVAM, será utilizado também para registrar multas e localizar o veículo em eventuais furtos/roubos, caso o criminoso não quebre o chip.

O sistema, excluindo o chip, será custeada pelas multas de trânsito. O preço do chip é variável por cidade/estado. Em São Paulo, o prefeito Kassab enviou um projeto de lei à Câmara Municipal para que o chip seja pago em uma Parceria Público-Privada (PPP) com as empresas concessionárias.

fonte

Vejam os comentários

Então que merda de chip é este e para que serve?

Pelo que me é dado a entender é como um daqueles autocolantes que vêm pegados em qualquer coisa que se compra no supermercado e faz o alarme apitar. E serve, essenvialmente, para meter o bedelho na vida das pessoas e ajudar na caça â multa.

O que me interessava mesmo saber é que empresa foi\será encarregue de instalar estas merdas, quem destes paneleirões do governo e amizades tem participações nisso e se está cotada na bolsa, porque eu também quero ganhar alguma coisa com isto.

Edited by fisherman
Link to comment
Share on other sites

Sim, para isso é bom.

Mas e a liberdade?

Ficam a saber onde andas. Ficam a saber a que velocidade andas. E tem de ficar num sítio onde não possa ser alcançado para ser tirado...

Ficam o quê Mini0n? Mas aquilo é um mero chip, não é nenhum GPS. Aquilo não é mais do que uma banda magnética do teu cartão MB.

Link to comment
Share on other sites

Chip de localização obrigatório em veículos

Por SOCIEDADE DE CONTROLE 19/04/2007 às 11:00

O CONATRAN - Conselho Nacional de Trânsito - aprovou uma resolução que obriga todos os carros que circulam em território nacional, terem um chip de localização via radiofreqüência. O Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Siniav) já está sendo testado em várias capitais do país, a meta é atingir os 43 milhões de veículos até Julho de 2009.

O chip guardará informações como número serial único, número da placa do veículo, número do chassi e código RENAVAM, será utilizado também para registrar multas e localizar o veículo em eventuais furtos/roubos, caso o criminoso não quebre o chip.

O sistema, excluindo o chip, será custeada pelas multas de trânsito. O preço do chip é variável por cidade/estado. Em São Paulo, o prefeito Kassab enviou um projeto de lei à Câmara Municipal para que o chip seja pago em uma Parceria Público-Privada (PPP) com as empresas concessionárias.

fonte

Vejam os comentários

Conatran???

lol

Link to comment
Share on other sites

Sou só eu que vejo isto como uma das melhores medidas para combater o carjacking??

não, acho que é uma medida optima para combater o carjacking

não, é uma medida óptima para espalhares os teus dados pessoais no dia em que crackarem essa treta.

Link to comment
Share on other sites

Sou só eu que vejo isto como uma das melhores medidas para combater o carjacking??

não, acho que é uma medida optima para combater o carjacking

não, é uma medida óptima para espalhares os teus dados pessoais no dia em que crackarem essa treta.

OMG! Quem é que vai querer crackar isto?!

E até parece que vão ficar com a tua conta bancária, dados dos filhos, w/e lol..

Link to comment
Share on other sites

Chip de localização obrigatório em veículos

Por SOCIEDADE DE CONTROLE 19/04/2007 às 11:00

O CONATRAN - Conselho Nacional de Trânsito - aprovou uma resolução que obriga todos os carros que circulam em território nacional, terem um chip de localização via radiofreqüência. O Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Siniav) já está sendo testado em várias capitais do país, a meta é atingir os 43 milhões de veículos até Julho de 2009.

O chip guardará informações como número serial único, número da placa do veículo, número do chassi e código RENAVAM, será utilizado também para registrar multas e localizar o veículo em eventuais furtos/roubos, caso o criminoso não quebre o chip.

O sistema, excluindo o chip, será custeada pelas multas de trânsito. O preço do chip é variável por cidade/estado. Em São Paulo, o prefeito Kassab enviou um projeto de lei à Câmara Municipal para que o chip seja pago em uma Parceria Público-Privada (PPP) com as empresas concessionárias.

fonte

Vejam os comentários

se for partido...ups :-

Link to comment
Share on other sites

Sou só eu que vejo isto como uma das melhores medidas para combater o carjacking??

não, acho que é uma medida optima para combater o carjacking

não, é uma medida óptima para espalhares os teus dados pessoais no dia em que crackarem essa treta.

OMG! Quem é que vai querer crackar isto?!

E até parece que vão ficar com a tua conta bancária, dados dos filhos, w/e lol..

até podiam ficar com a marca de papel higiénico que uso. na dúvida tudo é _crackável_ e não estou confortável com a ideia que informações pessoais estejam disponíveis dessa maneira.

Link to comment
Share on other sites

Eu é que só vejo pessoal a criticar todas as piores possibilidades da medida a implementar..

Realçar aspectos positivos, "'tá queto".

As únicas informações pessoais que o chip vai conter é sobre o seguro do carro, inspecções, matrícula... É invadir assim tanto, a nossa privacidade?

Link to comment
Share on other sites

mas alguem me explica como é que o tal chip me impede de ser vitima de carjacking e, em caso de resistencia, de levar um tiro na cabeça??

Vocês fazem de propósito, não?

Fdx, desde quando é que existe alguma coisa que impede isso de acontecer....?

Agora, existem é medidas que te ajudam a recuperar o carro ou, melhor ainda, que fazem os gajos pensar duas vezes antes de roubar um carro.

Link to comment
Share on other sites

Eu é que só vejo pessoal a criticar todas as piores possibilidades da medida a implementar..

Realçar aspectos positivos, "'tá queto".

Aspectos positivos praticos, não tem nenhum que seja relevante.

As únicas informações pessoais que o chip vai conter é sobre o seguro do carro, inspecções, matrícula... É invadir assim tanto, a nossa privacidade?

A tmn tinha um slogan que era +/- assim: onde você estiver, está lá. A isto podes acrescentar, onde, quando, quanto tempo estiveste lá, a periodicidade a que vais lá, quem mais esteve por lá ao mesmo tempo. Agora imagina que isto tudo é cruzado e junta o factor C ao factor € e podes ser lixado à grande. Isto vai ser mais um esquema para U's lixarem u's, dá-lhe tempo.

Link to comment
Share on other sites

mas alguem me explica como é que o tal chip me impede de ser vitima de carjacking e, em caso de resistencia, de levar um tiro na cabeça??

Vocês fazem de propósito, não?

Fdx, desde quando é que existe alguma coisa que impede isso de acontecer....?

Agora, existem é medidas que te ajudam a recuperar o carro ou, melhor ainda, que fazem os gajos pensar duas vezes antes de roubar um carro.

mais policiamento nas ruas e um código penal que nao meta esses cabroes cá fora com pena suspensa ;)

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.