Jump to content

Os Salários


fukingfashion
 Share

Recommended Posts

Professor no primeiro escalão do novo estatuto da carreira docente:

Ordenado líquido -> 1200 €

No topo da carreira, chega aos 2000 e mais alguma coisa líquido.

Nunca vou lá chegar. <_<

O patrão não chateia, promoções garantidas, despedimentos nem ve-los, melhor só mesmo jogador de futebol.

E depois é vê-los em manifestações constantes com queixas da treta, enfim, são uns coitados...

Triste é falar sem conhecimento... Essas generalizações são do melhor que há. Enfim, palavras para quê? :no:

Link to comment
Share on other sites

sou estudante e tou a ver que vou acabar os 5 anos e nem 1000E vou receber, isto é pelos valores referidos em cima.

pelos ordenados que estou dentro

condutor pesados nacional -> 600~700E em casos extremos (trabalho nocturno, muito físico) até 1000e

condutor pesados internacional -> 1400~1800 em media, uns pagam ao km outros a viagem, pode ir aos 2500E se ja for algo mais pesado (muitas horas, descarregar o veiculo, etc), como pode ser inferior a 1400 se estiver muito tempo parado, mas menos de 1200 nunca vi

Edited by blueomega
Link to comment
Share on other sites

Professor no primeiro escalão do novo estatuto da carreira docente:

Ordenado líquido -> 1200 €

No topo da carreira, chega aos 2000 e mais alguma coisa líquido.

Nunca vou lá chegar. <_<

O patrão não chateia, promoções garantidas, despedimentos nem ve-los, melhor só mesmo jogador de futebol.

Deves ser engenheiro tu... <_<

O patrão não chateia?

Depende de que patrão estás a falar. Tenho vários. Desde a ministra a dar ordens, os secretários de estado a dar ordens, os Presidentes dos executivos a dar ordens, os chefes de departamento a dar ordens. Os inspectores a entrar pela sala dentro, os pais dos alunos a dar ordens.

Eu só dou ordens aos alunos.

Promoções garantidas?

Isso era antigamente. Agora há cotas. 3 professores podem ser os melhores do mundo, mas se o Ministério entender que só progridem 2, o terceiro chupa o dedo. E para subir de escalão, agora são 4/5 anos em cada escalão. A diferença de ordenado entre os primeiros escalões é de cerca de 100 euros líquidos. E para atingir os último 3 escalões é preciso ser professor titular. E para ser professor titular é preciso concorrer para tal. E para concorrer há cotas. Se houver 3 professores com enorme qualidade, mas só houver 2 vagas para titulares (que em nenhuma circunstância tem a ver com necessidades reais de ocupação de lugares, mas sim apenas com quotas e mais nada), o 3 chupa o dedo.

Despedimentos nem vê-los?

Por acaso. Quando um professor com 18 anos de serviço vê o contrato acabar a 31 de Agosto, não é despedido. Terminou o contrato e pronto. Se tem emprego ou não a partir de 1 de Setembro, isso não interessa para nada, não é?

Há empregos piores que o meu? Claro que há. Mas há muito melhores também.

Uma coisa é certa no meu caso.

EU GANHO AQUILO QUE DECLARO AO FISCO.

Link to comment
Share on other sites

Situação Actual:

- Curso: Engenharia de Redes de Comunicações

- Empresa: Janela Digital, nas Caldas da Rainha

- Experiência: 2 semanas :-..

- Situação: Estágio Profissional

- Função: Analista Programador em ASP.NET, C#, PHP, C++, Javascript, HTML, Ajax, Web Services, VAI TUDO :-..

- Salário: Bolsa + Subsídio de Transporte + Subsídio de Alimentação = isto dá, se não me engano, 995€

Link to comment
Share on other sites

Professor no primeiro escalão do novo estatuto da carreira docente:

Ordenado líquido -> 1200 €

No topo da carreira, chega aos 2000 e mais alguma coisa líquido.

Nunca vou lá chegar. <_<

O patrão não chateia, promoções garantidas, despedimentos nem ve-los, melhor só mesmo jogador de futebol.

Deves ser engenheiro tu... <_<

O patrão não chateia?

Depende de que patrão estás a falar. Tenho vários. Desde a ministra a dar ordens, os secretários de estado a dar ordens, os Presidentes dos executivos a dar ordens, os chefes de departamento a dar ordens. Os inspectores a entrar pela sala dentro, os pais dos alunos a dar ordens.

Eu só dou ordens aos alunos.

Promoções garantidas?

Isso era antigamente. Agora há cotas. 3 professores podem ser os melhores do mundo, mas se o Ministério entender que só progridem 2, o terceiro chupa o dedo. E para subir de escalão, agora são 4/5 anos em cada escalão. A diferença de ordenado entre os primeiros escalões é de cerca de 100 euros líquidos. E para atingir os último 3 escalões é preciso ser professor titular. E para ser professor titular é preciso concorrer para tal. E para concorrer há cotas. Se houver 3 professores com enorme qualidade, mas só houver 2 vagas para titulares (que em nenhuma circunstância tem a ver com necessidades reais de ocupação de lugares, mas sim apenas com quotas e mais nada), o 3 chupa o dedo.

Despedimentos nem vê-los?

Por acaso. Quando um professor com 18 anos de serviço vê o contrato acabar a 31 de Agosto, não é despedido. Terminou o contrato e pronto. Se tem emprego ou não a partir de 1 de Setembro, isso não interessa para nada, não é?

Há empregos piores que o meu? Claro que há. Mas há muito melhores também.

Uma coisa é certa no meu caso.

EU GANHO AQUILO QUE DECLARO AO FISCO.

Onde eu trabalho há muita gente que sai de lá com o salário minimo e não se dá a luxos tipo greves porque sabem que se não estão dispostas a fazer este trabalho, não falta quem aproveite a oportunidade. Se os professores acham que tem poucos direitos, então que arranjem outro emprego em vez de fazerem greves. Ou não sabem fazer mais nada? Vocês (admins do forúm) costumam dizer que quem não está bem aqui e que não concorda com as regras para sair, eu aplico o mesmo aos professores. Não gostam do trabalho? Vão para outro lado que não falta quem queira um lugar aí.

Mantendo-me on-topic:

Trabalho não qualificado em Portugal = Salário minimo 426€ - TSU 47€ + Subsidio Alimentação +84€ = 463€

Link to comment
Share on other sites

não se dá a luxos tipo greves porque sabem que se não estão dispostas a fazer este trabalho, não falta quem aproveite a oportunidade. Se os professores acham que tem poucos direitos, então que arranjem outro emprego em vez de fazerem greves.

Ao menos podias ter-te dado ao trabalho de ver porque é que os professores fizeram greve. Que eu saiba, não foi por causa de perda de regalias ou por causa do salário. Foi simplesmente por causa da estupidez de um processo de avaliação que, da forma que está previsto, em nada vai contribuir para o sucesso educativo dos alunos.

Eu não sou sindicalizado e não tenho por hábito fazer greve, até porque são cerca de 40 euros que me sacam do bolso por um dia de greve (caso não saibam), mas se não fosse a luta de muita gente esses teus colegas que ganham o ordenado mínimo ainda podiam estar a receber 300 € em vez de 400 e qualquer coisa.

Link to comment
Share on other sites

tenho a dizer-vos...

QUE CURTI PRA C&%#!$0 ESTE TÓPICO!

então é assim:

Eu ainda não terminei o curso de Arquitectura...estou neste momento preso por 1 cadeira...já o devia ter terminado...mas o futuro na Arquitectura em Portugal não é animador!

Todos os meus colegas que já terminaram o curso e que estão a trabalhar...durante o estágio, ou NÃO GANHARAM NADA ou GANHARAM ATÉ 250€.

ora...250€ divididos por 30 ~31 dias do mês ... nem chega para transportes + alimentação ... uma vergonha

depois tenho casos dos colegas mais bem sucedidos no ramo da Arquitectura em Portugal...que já levam 2 e 3 anos de trabalho...que não ganham mais de 1000 € por mês...

fazendo contas ... em tempo normal, um jovem arquitecto demora 5 anos a terminar o seu curso ... + 1 ano de estágio profissional para a (des)Ordem dos Arquitectos, ou seja...entrou na Faculdade com 18 anos...e entra no mercado de trabalho com 23 anos ...

23 anos...passam-se 2 ou 3 anos, atinge 26... e atinge um máximo de remuneração de 1000 € mês ... COMO É QUE COM 1000 € SE CRIAM CONDIÇÕES PARA...ter o 1º carro...começar uma família...ou ter a 1ª criança...adquirir a 1ª casa... eu digo-vos...impossível ou por outras palavras...não recomendável!

estas são as situações normais...porque conheço casos de ATELIER DE ARQUITECTURA que oferecem 300€ de remuneração a jovens arquitectos (licenciatura+estágio OA) - VERGONHOSO! :ranting:

bem...isto foi um pouco da realidade do nosso país...porque

quem procurar trabalho no ramo da Arquitectura no estrangeiro...consegue o que cá nunca atingiria e posso dar exemplos de amigos que conseguiram trabalho no exterior.

tenho actualmente 4 amigos a trabalhar além fronteiras, todos na Holanda... começaram a receber entre 500 € ~ 750 € ... ao final de 6 meses passaram a + de 1000 € ... e neste momento todos estão a receber bem mais de 2000 € ... inclusive um deles está a receber cerca de 3200 € e com perspectivas de aumentar.

concluindo...só quero mesmo ter o "canudo" e "virar" as costas ao país...pelo menos durante 5 - 10 anos...pois por cá...na Arquitectura não há grande oportunidade. :clap:

Link to comment
Share on other sites

cyberurbis , tens inteira razão.

Aliás, eu sou uma espécie de activista contra os estágios não-remunerados.

Não entendo esta moda que se criou, e muito menos, quem a aceita.

As pessoas recebem um "canudo" pq estão prontas para exercer a profissão.

Se vão para um local profissional e se estão a fazer o que lhes compete, têm OBRIGATORIAMENTE que ser pagar por tal.

Não me venham com merdas pq está a adquirir experiência, pq por mais experiente que uma pessoa seja, há sempre algo a aprender, por isso n pega.

Eu consulto diariamente um portal de empregos do meu ramo e vejo inúmeras empresas que vivem à pala de estagiários.

As pessoas saem das universidades cheios de pica de mostrar finalmente o seu valor e depois vêm para as empresas, encher os bolsos aos patrões, a troco de um "subsídio".

RIDÍCULO!!!!

Apelo a todos os que estão a acabar os cursos.... não aceitem estágios não-remunerados.

Vocês estão a trabalhar tal como os outros, ainda por mais, n têm regalias que os restantes têm.

Não encham os bolsos a ninguém!

@cyberurbis: tenho muitos amigos arquitectos e o que te posso dizer é: sai daqui! Tens de sair de portugal, nem que seja para ganhares experiência, e fundamentalmente, portfolio.

Um dos meus amigos foi trabalhar há 4 meses para Bath (a 40km de Londres) e está a ganhar em média 2600€.

Cá não ganhas nem 1/4.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.