Jump to content

Wuala, A Nova Febre


malukitojr
 Share

Recommended Posts

Fiz uma pesquisa pelo fórum e ainda não encontrei nada sobre o Wuala. Se já existir um tópico sobre isto que eu não tenha encontrado, então peço que apaguem o meu sff.

O que é o Wuala?

O Wuala é um serviço de alojamento remoto. Vejam-no como espaço adicional de disco mas que fica descentralizado, isto é, fica acessível de forma rápida em todo o lado.

Que espaço nos é dado?

Começamos todos com 1Gb. Posteriormente, por cada amigo que convidem e que se registe, ganham mais 1Gb. Adicionalmente podem também (SE QUISEREM) comprar mais espaço. O Wuala tem ainda uma funcionalidade que permite que vocês facilitem espaço do vosso disco rígido para uso da comunidade.

Espaço no meu disco para outros usarem?

Sim. Como é obvio, os administradores do Wuala não têm milhões e milhões de Gb disponíveis para andar a alimentar os utilizadores, muito menos à borla. Então, a forma de funcionar do Wuala é: o espaço que eu tenho disponível, digamos por exemplo 2Gb, na prática será talvez 500Mb no computador do Joaquim de Évora, mais 524Mb no Van Allen de Utrecht e por aí fora.

Então e não é perigoso alojar conteudos meus nos computadores de outras pessoas?

De forma alguma. Todos os conteudos são partidos em 'pedaços' e encriptados localmente no vosso computador antes sequer de serem enviados para qualquer lado. O Wuala utiliza AES-128 e RSA-2048 sob um mecanismo do qual planeiam libertar o código dentro de pouco tempo para que possa ser revisto pela comunidade. Como qualquer pessoa que perceba de criptografia sabe, nenhum bom método de encriptação proprietário é bom. Torna-se uma questão de tempo até que alguém descubra uma falha, ao passo de que libertando o código, as falhas são descobertas e reportadas mais depressa (1 milhão de cabeças pensa melhor do que 100) e as coisas ficam mais seguras.

Diga-se também que o facto de um fazer upload de uma música, por exemplo, não significa que essa música vá ficar integralmente no PC do Joaquim ou do Van Allen, o mais provável é que a música fique repartida por pedaços entre dezenas de computadores diferentes. Quer isto dizer que mesmo que eventualmente o algoritmo de encriptação fosse violado, cada um deles apenas teria uma porção de algo maior, e uma vez que músicas, filmes, .docs e tudo o mais é conteudo binário, o que eles iriam ver era algo sem jeito nenhum. Do género, posso abrir um filme no notepad e fazer copy-paste de um bocado do que está lá dentro para aqui; dificilmente alguém conseguirá ver alguma coisa depois.

Para finalizar, o Wuala ainda funciona em sistema de convites e como tal tenho todo o interesse em dar os meus convites :-.. ( 1 convite dado = 1Gb ganho) portanto quem quiser, pode consultar melhor o serviço aqui: http://wua.la e se quiserem convites, ainda tenho 9, é so mandar PM.

3 convites ainda disponíveis - PM ME com o vosso e-mail

P.S. Sim, já existem grupos de pirataria no Wuala :lol:

Edited by malukitojr
Link to comment
Share on other sites

e se um dos Pc's onde os files estao alojados for formatado?

Boa questão, muito pertinente.

Contudo, não há crise. O Wuala não aloja os ficheiros apenas em um computador, utiliza redundância para assegurar que quer um computador seja formatado, ou caso falhe a luz ou a ligação de Internet desse computador, tens sempre os ficheiros disponíveis noutro computador. Posso dizer que por exemplo, o vosso PC só passa a poder ser utilizado para alojamento se tiver um uptime de igual ou superior a 17%, e inicialmente, quando atingirem os 17%, por cada 10Gb partilhados, têm 1.7Gb online de retorno. Claro que atingindo os 100%, terão os 10Gb na totalidade online, mas irão reparar que custa um pouco até lá chegarem ;).

Já me inscrevi e estou à espera do meu convite. :)

Mais novidades quando chegar o convite.

Walt:

If you want to be one of the first to try it out, fill in the form below - we'll invite you as soon as we're ready to add more people. If you already have an invitation code, you can go directly to the download page.

Ou seja, se não levares já um convite de antemão, bem podes ir esperando ;) . Manda-me o teu mail por PM que eu mando-te um convite.

Link to comment
Share on other sites

Access, share and publish files

You can use Wuala to upload a file and access it from anywhere else, even when your computer is offline. Or you can use it to share files such as photos, videos, music, or documents with friends or groups. Furthermore, you can publish files for the whole world to see. In the public area, you can search and browse for what others have published. You can store any file you want in any size you want. Downloads are fast and there are no traffic limits.

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Access, share and publish files

You can use Wuala to upload a file and access it from anywhere else, even when your computer is offline. Or you can use it to share files such as photos, videos, music, or documents with friends or groups. Furthermore, you can publish files for the whole world to see. In the public area, you can search and browse for what others have published. You can store any file you want in any size you want. Downloads are fast and there are no traffic limits.

Não percebi o teu post :(

Link to comment
Share on other sites

Estou a pôr a bold os pontos que acho mais interessantes do Wuala, ter acesso com o nosso computador desligado, dá para fazer upload de ficheiros de qq tamanho e de que os downloads são rápidos e sem limites de tráfego.

Mas já agora fica o aspecto geral do Wuala. Muito bom aspecto por acaso

Wuala is a free and simple application that runs on Windows, Mac, and Linux.

myfiles.png

You can create folders and simply drag and drop files into it.

myfiles_folder.png

Then you can share folders with friends. This folder for instance is shared only with five friends, so that only they can access it.

myfiles_share.png

Sharing this folder with more friends, or even publishing it, is very simple. Of course you can also keep folders private, so that only you can access them, from any computer you like.

myfriends.png

Under 'My Friends', you can see all the files that your friends share with you.

mygroups.png

You can also create groups and invite your friends. All members of a group can post files into it. Groups can be private or public.

world_search.png

In the 'World' area, you can search and browse for what others have published.

world_tags.png

You can also search and browse by tags.

world_video.png

Music and videos files can be streamed directly. Downloads are very fast.

Mal comparado parece um hi5 do partilhanço/sacanço :)

Pode estar aqui uma excelente alternativa para criarmos um grupo Wuala FNF, forte e coeso. ;)

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Mal comparado parece um hi5 do partilhanço/sacanço :)

Pode estar aqui uma excelente alternativa para criarmos um grupo Wuala FNF, forte e coeso. ;)

Concordo! :clap: e reforço mais uma vez, quem quiser desde já começar a utilizar, envie-me uma PM com o e-mail para eu mandar convite :D

Link to comment
Share on other sites

Já recebi convite do malukitojr, já instalei o programa (2,5 megas) e agora tb sou eu que tenho convites para distribuir. Quem quiser experimentar o Wuala a partir de agora pode pedir convites ao malukitojr ou a mim. O grupo começa a formar-se, a partir daqui é com vocês. ;)

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Como funciona o sistema de upload? isto é...temos que fazer o upload a partir do nosso pc ou é possivel de outras formas? (ex.: transferir conteudo de uma conta ftp directamente para a conta wuala)

O upload é do mais simples que há, por copy/paste para dentro da pasta que queres. Imagina que tens um filme no pc (1 ficheiro AVI), fazes copy/paste para o programa na pasta Videos, e ele fica disponível para ser sacado pelo amigo, amigos ou grupos que quiseres, Pode ser um partilhar privado só com uma pessoa ou com as que quiseres. Pelo que já experimentei a velocidade de download não é nada má.

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

nada má tipo quê?

Varia bastante, neste momento estou a 100 Kbyte/s, mas claro, isto irá depender de muitos factores. Pode haver casos onde é mais rapido, outros onde é mais lento. Diga-se que tenho o upload ao máximo e que também pode ser a minha própria ligação a limitar o download...

Nada melhor do que instalarem e experimentarem vocês mesmos ;) não perdem nada.

Link to comment
Share on other sites

nada má tipo quê?

Varia bastante, neste momento estou a 100 Kbyte/s, mas claro, isto irá depender de muitos factores. Pode haver casos onde é mais rapido, outros onde é mais lento. Diga-se que tenho o upload ao máximo e que também pode ser a minha própria ligação a limitar o download...

Nada melhor do que instalarem e experimentarem vocês mesmos ;) não perdem nada.

Eu já estive a mais. Para partilhar música parece-me bem. ;)

Editado: Acabei de sacar agora um mp3 de 3,6 megas a 200 Kb/s. As velocidades como disse não sendo supersónicas, não são más. A esta média saca-se um filme de 700 megas em pouco mais de uma hora.

Link to comment
Share on other sites

Então isto é tipo as pastas partilhadas do messenger certo? O conceito é o mesmo né?

Mais ou menos. É como se tivesses um disco online onde podes partilhar com quem quiseres, o que quiseres. Ligas-te a um amigo ou então ao resto da rede (World) e sacas o que quiseres, desde que a pessoa em questão tenha posto a partilhar. Já vi grupos de cinema (filmes) e outros em que tens de tornar-te membro para poderes usfruir deles. Foi daí que cresceu em mim a ideia de criar o grupo FNF.

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Então isto é tipo as pastas partilhadas do messenger certo? O conceito é o mesmo né?

Não estou completamente dentro de como funcionam as pastas partilhadas do messenger, mas das poucas vezes que utilizei deu-me a parecer que no MSN funciona assim:

- Partilho um ficheiro XPTO.mp3 com a pessoa A.

- Quando essa pessoa se loggar, o meu MSN automaticamente começa a enviar o ficheiro XPTO.mp3 para essa pessoa, sem que ela se aperceba.

- Quando a transferencia se encontra terminada, a pessoa A tem esse ficheiro no disco.

O Wuala NÃO funciona desta forma. No Wuala, a partir do momento em que meteram algo numa das pastas que o programa especifica para o efeito (note-se que estas ficam acessíveis como endereços de rede do Windows, do tipo \\computador), estão a copiar o ficheiro para um sitio remoto. SE e quando partilharem esse ficheiro com alguém, eles não vão estar a fazer download do vosso computador, mas do sitio onde o ficheiro se encontre na Internet (tipicamente está distribuido por vários computadores, de vários utilizadores do Wuala).

Link to comment
Share on other sites

Ilegal?! É um sistema de ARMAZENAMENTO de ficheiros online. A partilha de ficheiros é quase que secundária, existe mas não quer dizer que a usem sequer. Eu estou a utilizar o serviço para libertar o espaço que a minha gorda colecção de música ocupa :) . É claro que se as músicas forem ilegais, eu estou a cometer uma ilegalidade - não ao colocar lá as músicas (porque são privadas, não as tenho como públicas) mas pelo simples facto de ter arranjado as músicas ilegais em primeiro lugar.

O eMule é ilegal? Não. O Bittorrent é ilegal? Não. ;) O Wuala é ilegal? De forma alguma. Existem até mais usos legais que se podem dar ao Wuala do que aos protocolos que já conhecemos de P2P.

Link to comment
Share on other sites

Pois também queria usar isto como uma partição de disco que nunca fosse formatada! Assim Estava sempre tudo salvaguardado!

Se alguém quiser convites, que apite! Posso dar!

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.