Jump to content

Sotaques


DAGC
 Share

Recommended Posts

LOL

Sotaque de Gaia é o sotaque do Porto! Não acho diferença nenhuma...

Mas numa coisa ele tem razão. Putos aos berros + sotaque do norte... Senhora de profissão duvidosa que deu à luz!

Edited by HERiTAGE
Link to comment
Share on other sites

O do Porto é o mais notório ?

Ora vê lá o da Madeira e o de São Miguel :shut:

tirando as ilhas, pk parecem de outro país

Sotaque alentejano? Sotaque de Tras dos Montes? Sotaque de Braga ou Guimarães?

E não te esqueças que aquele sotaque mais pesado tipo o "puorto" é uma minoria de pessoas... Porque se vieres ao Porto, vais reparar que quase ninguém diz "Puorto", mas sim "Porto".

Link to comment
Share on other sites

É impressão minha ou a televisão acentua o sotaque do pessoal? :unsure:

Eu convivo com pessoas de Viseu a toda a hora e não noto o sotaque dos " S' ", mas quando os vejo na televisão lá está o sotaque!

O mesmo acontece com o pessoal do Porto.

Link to comment
Share on other sites

É impressão minha ou a televisão acentua o sotaque do pessoal? :unsure:

Eu convivo com pessoas de Viseu a toda a hora e não noto o sotaque dos " S' ", mas quando os vejo na televisão lá está o sotaque!

O mesmo acontece com o pessoal do Porto.

Isso e veridico!

Eu quando ouço a minha voz atraves das gravações noto logo um sotaque mas se falar pessoalmente com alguem de fora, essas pessoas dizem-me que eu não tenho sotaque nenhum. Nunca percebi porque!

Edited by Dehum
Link to comment
Share on other sites

Pessoal parou tudo...que é que blasfemou e disse que em lisboa existia sotaque? HEIN??? Vamos lá atinar e voltar a realidade...Sotaque existe em GAIA...ai sim é BRUTAL...até parece outra língua... :lol: :lol: :lol:

Quando um gajo pensa que leu tudo aparece cada marmanjo LOOL

Ora bem...eu quando estou mais relaxado acho que tenho um bocado de prenuncia do norte...e digo norte e não porto porque quem já foi a Braga sabe perfeitamente que o sotaque do norte lá é qualquer coisa...

BTW sempre que vou a Lisboa noto logo que o sotaque é diferente...não sei porque mas faz-me sempre lembrar o grande guarda redes da selecção nacional que dá pelo nome de Ricardo....just kidding....mas sempre que lá vou noto logo um sotaque diferente coisa que já não sinto em Coimbra.

No algarve e alentejo bem...aquilo é sotaque a torto e a direito ;) Mas Portugues puro puro é em Leça da Palmeira...ai sim é o Verdadeiro... :lol: :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

eu kuando passava ferias em braga, vinha pa lx com o sotake lol.. sem kerer. depois era gozado <_< e com o tempo ia ao sitio

Link to comment
Share on other sites

Não é S a mais lol é J em vez de S. Bijeu.

Olha que não :-..

Estás a confundir o 'J' com o 'S' com a vocalização 'Z' :)

Onde se nota muito mesmo é nas palavras terminadas em 'S' e na forma como se pronunciam as palavras que contêm 'ente'.

Exemplo: 'Parente' - > Em Ponte de Lima pronuncia-se 'Pariente'. Em Viseu pronuncia-se 'Paraente"

Quaente, Fraente, Constantemaente.

:lol:

Link to comment
Share on other sites

Quem pode falar bem de Sotaques é o Gosma e a Pini. Um Portuense e a outra Lisboeta :P

De facto, o Gosma é um caso à parte que deve ser estudado cuidadosamente. Um gajo do Porto ir trabalhar para Lisboa é muuuuuuito suspeito. Mais suspeito fica se dissermos que o gosma é um gajo do Porto, que foi trabalhar para Lisboa e ficou com o sotaque de lá :dumb:

Link to comment
Share on other sites

Não é S a mais lol é J em vez de S. Bijeu.

Olha que não :-..

Estás a confundir o 'J' com o 'S' com a vocalização 'Z' :)

Onde se nota muito mesmo é nas palavras terminadas em 'S' e na forma como se pronunciam as palavras que contêm 'ente'.

Exemplo: 'Parente' - > Em Ponte de Lima pronuncia-se 'Pariente'. Em Viseu pronuncia-se 'Paraente"

Quaente, Fraente, Constantemaente.

:lol:

LOL

A Rueff é que imita bem esse sotaque!

Link to comment
Share on other sites

Eu não tenho de ficar ofendido. Mas olha que o sotaque de Lisboa...

Quando fui em Abril a Nazaré, era uma risada... os lisboetas com aquela sua fala fininha... parecem todos Jet7, gente com 20 anos parece que têm falas de putos de 10 :P

Sabes que a Nazaré não em Lisboa, não sabes? lol

Link to comment
Share on other sites

De facto, o Gosma é um caso à parte que deve ser estudado cuidadosamente. Um gajo do Porto ir trabalhar para Lisboa é muuuuuuito suspeito. Mais suspeito fica se dissermos que o gosma é um gajo do Porto, que foi trabalhar para Lisboa e ficou com o sotaque de lá :dumb:

Nada fora do normal, conheço muita gente do Porto, que veio trabalhar para Lisboa, e que acabou por ficar com o sotaque daqui, mas os que conheço, quando vão ao Porto ou se falarem com alguém do Porto ao telefone durante algum tempo seguido, regressa por alguns instantes o sotaque original.

Link to comment
Share on other sites

Punk boy e revenge possuem o sotaque do nuorte, principalmente o punk!!!! :-..

mas quê?!! Há problemas?!!! :-..

Eu continuo com a impressão que o sotaque nortenho entranha-se com mais rapidez do que o lisboeta.

1º estranha-se depois entranha-se :D

Link to comment
Share on other sites

Quem pode falar bem de Sotaques é o Gosma e a Pini. Um Portuense e a outra Lisboeta :P

De facto, o Gosma é um caso à parte que deve ser estudado cuidadosamente. Um gajo do Porto ir trabalhar para Lisboa é muuuuuuito suspeito. Mais suspeito fica se dissermos que o gosma é um gajo do Porto, que foi trabalhar para Lisboa e ficou com o sotaque de lá :dumb:

Ah e tal... deves ter alguma coisa contra os Lisboetas oh caraças :P olha que eu sou mesmo alfacinha :-.. só não moro em Lisboa! :$@: (e sou má .... not!)

Opá, desculpem, mas vocês estão a discutir o sexo dos anjos... sotaque "puro"? isso existe? :lol: Eu conheço muita de gente um pouco por todo o país e há 2 "grupos" que normalmente distingo facilmente: o pessoal do norte - em especial Porto e arredores e o pessoal do Alentejo e Algarve. Mas olhem que também conheço pessoal de Coimbra em que muitos falam muito parecido com o Porto - trocam v's por b's e afins e outros que falam como se fossem "Lisboetas". Por isso, é naquela.

Claro que eu vou achar que a forma como se fala em Lisboa e arredores é a correcta, é normal, é a que toda a vida fui habituada a ouvir e a falar. Pessoalmente, acho que é a mais fácil de transmitir via texto porque, regra geral, dizemos as palavras tal como são escritas o que - teoricamente - levará a menos erros ortográficos.

Qualquer que seja o sotaque, uma pessoa nunca o perde definitivamente e o gosma é a prova viva porque sempre que passa uns dias com a família volta um pouco do sotaque. Claro que toda a gente o goza porque, actualmente, ele quase não tem sotaque portuense nenhum. Mas o que importa realmente é que todos falemos Português :Portugal:

Bjs

Link to comment
Share on other sites

eu noto que nas gravaçoes o meu sotaque fica mais acentuado.

eu falava com uma rapariga de coimbra e ela dizia vermêlho, joêlho espêlho...

O do Porto é o mais notório ?

Ora vê lá o da Madeira e o de São Miguel :shut:

x2

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.