Jump to content

Engenharia Informática


Worm
 Share

Recommended Posts

@Green Hawk

Amorzinho :P

Não disse o que disse por picardias ou afins até porque detesto o IST e tudo o que se rasteja nessa pseudo universidade. <- Isto é uma opinião pessoal! Não é preciso melindrarem-se

Já levo uns bons anos de mercado de trabalho, e a maior parte deles na área da Informática. O feedback que tenho das empresas com força no mercado e que pagam bem, é que o IST é melhor cotado a nível curricular.

Para mim a FCUL é a melhor Univ. em PT, tem tudo raparigas interessantes, bons profs, boas instalações, malta porreira, etc. Pelo menos enquanto lá andei.

Link to comment
Share on other sites

Para escolheres a faculdade convém conhecer o plano curricular dos cursos, existem diferenças entre as várias faculdades.

Eu estudo no ISEL (finalista) e o meu irmão estuda no IST do Tagus (entrou o ano passado e está no 4º semestre) por isso conheço minimamente os dois cursos. Posso dizer que se neste momento tivesse de escolher entre os 2 escolheria o do ISEL. Gosto muito mais da forma com está estruturado e dos conteúdos leccionados. Por exemplo, no IST o meu irmão teve 4 ou 5 matemáticas e 2 cadeiras física... acho um exagero num curso de 3 anos! Depois chega ao 3º ano sem qualquer conhecimento de redes, sistemas de informação ou tecnologias da Internet... Acho que os conteúdos estão algo desajustado para o que se pretende hoje em dia de um Eng Informático.

Como disse estou no ISEL e penso que o pior que o curso tem são as instalações. O nosso departamento é pequeno para as pessoas que lá estudam, então em alturas de trabalhos é quase impossível arranjar um cantinho para trabalhar. Nem falo num computador da faculdade, pois esses vão desaparecendo para darem lugar a mesas livres onde o pessoal pode colocar o seu portátil.

Bem... como disse no início, ve bem cada curso e o que tem os conteúdos que mais te interessam.

Link to comment
Share on other sites

Para escolheres a faculdade convém conhecer o plano curricular dos cursos, existem diferenças entre as várias faculdades.

Eu estudo no ISEL (finalista) e o meu irmão estuda no IST do Tagus (entrou o ano passado e está no 4º semestre) por isso conheço minimamente os dois cursos. Posso dizer que se neste momento tivesse de escolher entre os 2 escolheria o do ISEL. Gosto muito mais da forma com está estruturado e dos conteúdos leccionados. Por exemplo, no IST o meu irmão teve 4 ou 5 matemáticas e 2 cadeiras física... acho um exagero num curso de 3 anos! Depois chega ao 3º ano sem qualquer conhecimento de redes, sistemas de informação ou tecnologias da Internet... Acho que os conteúdos estão algo desajustado para o que se pretende hoje em dia de um Eng Informático.

Como disse estou no ISEL e penso que o pior que o curso tem são as instalações. O nosso departamento é pequeno para as pessoas que lá estudam, então em alturas de trabalhos é quase impossível arranjar um cantinho para trabalhar. Nem falo num computador da faculdade, pois esses vão desaparecendo para darem lugar a mesas livres onde o pessoal pode colocar o seu portátil.

Bem... como disse no início, ve bem cada curso e o que tem os conteúdos que mais te interessam.

O "problema" de LEIC no IST não é o conteúdo mas sim a organização do mesmo. Só nos dois primeiros anos fazes duas físicas, 3 cálculos, probabilidades e estatística e álgebra linear. É de facto uma carga matemática muito grande num curto espaço de tempo. Passa-se bem pq sempre vais tendo cadeiras interessantes (na minha opinião claro, nomeadamente Sistemas Operativos e Algoritmos e Estruturas de dados) para fazer, misturadas com umas mais softs como Teoria da Computação, Matemática discreta (o nome desta assusta mas não é nada de grave :P). Mas passado os dois primeiros anos, praticamente só tens cadeiras relacionadas com informática. Também sou sincero e não mando a baixo pq não vejo muitas maneiras de fazer isto de forma diferente, no início é quando se tem projectos de menor complexidade e os conhecimentos matemáticos e físicos estão mais frescos.

Em todo o caso acho q o importante é chegar ao fim e saber do q se faz.

Btw, vai na volta conheço o teu irmão pq tb estou no 4º semestre lol

Edited by Anusko
Link to comment
Share on other sites

O "problema" de LEIC no IST não é o conteúdo mas sim a organização do mesmo. Só nos dois primeiros anos fazes duas físicas, 3 cálculos, probabilidades e estatística e álgebra linear. É de facto uma carga matemática muito grande num curto espaço de tempo. Passa-se bem pq sempre vais tendo cadeiras interessantes (na minha opinião claro, nomeadamente Sistemas Operativos e Algoritmos e Estruturas de dados) para fazer, misturadas com umas mais softs como Teoria da Computação, Matemática discreta (o nome desta assusta mas não é nada de grave :P). Mas passado os dois primeiros anos, praticamente só tens cadeiras relacionadas com informática. Também sou sincero e não mando a baixo pq não vejo muitas maneiras de fazer isto de forma diferente, no início é quando se tem projectos de menor complexidade e os conhecimentos matemáticos e físicos estão mais frescos.

Em todo o caso acho q o importante é chegar ao fim e saber do q se faz.

Btw, vai na volta conheço o teu irmão pq tb estou no 4º semestre lol

O nome do meu irmão é Nelson Amorim, vai na volta ainda são colegas...

Mas no vosso curso há mais coisas que não acho ajustadas. Por exemplo no 5 e 6 semestre tem Portefólio I e Portefólio II, respectivamente. Na cadeira de Portefólio I o meu irmão diz que a única coisa que tem de fazer é um pequeno texto a falar de experiências extra IST... acredito que até possa ser útil colocar os alunos a escrever, mas o 4 semestre no IST é isso mais 3 cadeiras (Base de dados, redes e Sistemas distribuidos, salvo erro). Carga de trabalho um pouco mal distribuida na minha opinião.

Quanto aos primeiros anos terem de ter muita matemática.... há forma de minimizar sim. Há uns anos no ISEL também tínhamos imensa matemática e alguma física. O que fizeram foi retirar alguma matemática e física que não é precisa para o curso, dando lugar a mais duas cadeiras de informática. Assim a partir do 2º ano a única cadeira que não é de informática é uma cadeira complementar que temos de fazer (relacionada com gestão e economia). Deixo-vos o plano do curso do ISEL (Licenciatura + Mestrado)

MEI_gif_1.gif

No curso os alunos são obrigados a ter as cadeiras que se consideram essenciais para a formação de um Eng. Informático e depois podem escolher entre várias cadeiras opcionais. Assim cada um tem um formação especifica mais a seu gosto.

nas cadeiras de programação são estudadas várias linguagens de programação:

- Programação -> JAVA

- Programação Orientada a Objectos -> JAVA

- Algoritmos e Estruturas de Dados -> JAVA

- Programação Imperativa em C/C++ -> C/C++ (LOL)

- Ambientes Virtuais de Execução -> CLR (C#)

- Programação na Internet -> ASP.Net

- Programação Concorrente -> JAVA e C#

Nas opcionais:

- Lógica e Computação -> Prolog

- Computação Gráfica -> VRML, OpenGL e Java 3D

- Programação Funcional -> (não sei qual a linguagem escolhida, mas será algo semelhante a Lisp ou Haskell)

- Modelação e Padrões de Desenho -> JAVA

- Compiladores -> JAVA

- Programação em Dispositivos Móveis -> J2ME (JAVA) e .Net Compact Framework (C#)

- Sistemas Distribuidos -> .Net Remoting (C#) e Web Services (C#)

Isto só na licenciatura! ;)

Pelo que tenho visto (corrijam-me se estiver enganado) o curso do ISEL é o único em Portugal que tem uma cadeira dedicada à programação concorrente, e mesmo assim é pouco. Aos amigos meus que estão a tirar o curso noutras faculdades ou já terminaram eu coloco o seguinte problema e poucos me soubem responder:

Tenho duas threads no meu programa que tem o valor X (iniciado a 0) partilhado. A primeira apenas faz:

while(true){ 
   X = X + 1;
}
e a segunda faz:
 while(true){
  System.out.Println(X);
}

e afirmo "O valor escrito na consola pela 2ª thread poderá ser sempre 0". Poucos foram os que me souberam responder o porque. ;) Se alguém souber força =P

Edited by DanielAmorim
Link to comment
Share on other sites

O "problema" de LEIC no IST não é o conteúdo mas sim a organização do mesmo. Só nos dois primeiros anos fazes duas físicas, 3 cálculos, probabilidades e estatística e álgebra linear. É de facto uma carga matemática muito grande num curto espaço de tempo. Passa-se bem pq sempre vais tendo cadeiras interessantes (na minha opinião claro, nomeadamente Sistemas Operativos e Algoritmos e Estruturas de dados) para fazer, misturadas com umas mais softs como Teoria da Computação, Matemática discreta (o nome desta assusta mas não é nada de grave :P). Mas passado os dois primeiros anos, praticamente só tens cadeiras relacionadas com informática. Também sou sincero e não mando a baixo pq não vejo muitas maneiras de fazer isto de forma diferente, no início é quando se tem projectos de menor complexidade e os conhecimentos matemáticos e físicos estão mais frescos.

Em todo o caso acho q o importante é chegar ao fim e saber do q se faz.

Btw, vai na volta conheço o teu irmão pq tb estou no 4º semestre lol

O nome do meu irmão é Nelson Amorim, vai na volta ainda são colegas...

Mas no vosso curso há mais coisas que não acho ajustadas. Por exemplo no 5 e 6 semestre tem Portefólio I e Portefólio II, respectivamente. Na cadeira de Portefólio I o meu irmão diz que a única coisa que tem de fazer é um pequeno texto a falar de experiências extra IST... acredito que até possa ser útil colocar os alunos a escrever, mas o 4 semestre no IST é isso mais 3 cadeiras (Base de dados, redes e Sistemas distribuidos, salvo erro). Carga de trabalho um pouco mal distribuida na minha opinião.

Quanto aos primeiros anos terem de ter muita matemática.... há forma de minimizar sim. Há uns anos no ISEL também tínhamos imensa matemática e alguma física. O que fizeram foi retirar alguma matemática e física que não é precisa para o curso, dando lugar a mais duas cadeiras de informática. Assim a partir do 2º ano a única cadeira que não é de informática é uma cadeira complementar que temos de fazer (relacionada com gestão e economia). Deixo-vos o plano do curso do ISEL (Licenciatura + Mestrado)

MEI_gif_1.gif

No curso os alunos são obrigados a ter as cadeiras que se consideram essenciais para a formação de um Eng. Informático e depois podem escolher entre várias cadeiras opcionais. Assim cada um tem um formação especifica mais a seu gosto.

nas cadeiras de programação são estudadas várias linguagens de programação:

- Programação -> JAVA

- Programação Orientada a Objectos -> JAVA

- Algoritmos e Estruturas de Dados -> JAVA

- Programação Imperativa em C/C++ -> C/C++ (LOL)

- Ambientes Virtuais de Execução -> CLR (C#)

- Programação na Internet -> ASP.Net

- Programação Concorrente -> JAVA e C#

Nas opcionais:

- Lógica e Computação -> Prolog

- Computação Gráfica -> VRML, OpenGL e Java 3D

- Programação Funcional -> (não sei qual a linguagem escolhida, mas será algo semelhante a Lisp ou Haskell)

- Modelação e Padrões de Desenho -> JAVA

- Compiladores -> JAVA

- Programação em Dispositivos Móveis -> J2ME (JAVA) e .Net Compact Framework (C#)

- Sistemas Distribuidos -> .Net Remoting (C#) e Web Services (C#)

Isto só na licenciatura! ;)

Pelo que tenho visto (corrijam-me se estiver enganado) o curso do ISEL é o único em Portugal que tem uma cadeira dedicada à programação concorrente, e mesmo assim é pouco. Aos amigos meus que estão a tirar o curso noutras faculdades ou já terminaram eu coloco o seguinte problema e poucos me soubem responder:

Tenho duas threads no meu programa que tem o valor X (iniciado a 0) partilhado. A primeira apenas faz:

while(true){ 
   X = X + 1;
}
e a segunda faz:
 while(true){
  System.out.Println(X);
}

e afirmo "O valor escrito na consola pela 2ª thread poderá ser sempre 0". Poucos foram os que me souberam responder o porque. ;) Se alguém souber força =P

Não estudam Assembly?

Link to comment
Share on other sites

pk só faz a soma se a condição for verdadeira, se for falsa o X será sempre 0? :unsure:

aquilo é um while(true) a thread 1 não faz mais nada na vida do que somar ;)

Porque a primeira Thread dificilmente vai "largar" a variavel.... logo pode ser sempre 0 mas tb pode n ser...

Primeiro, não é feito qualquer tipo de sincronismo. Assim as duas threads acedem livremente a variável X.

Segundo, como devem ter estudado em Sistemas Operativos uma thread não fica sempre em execução, tem tempo limitado, e passado esse tempo cede o processador a outra thread.

Mas para simplificar considerem um sistema com dois processadores, em cada uma executa uma thread.

Não estudam Assembly?

Sim, sim... 2 cadeiras obrigatórias de micro processadores.

Edited by DanielAmorim
Link to comment
Share on other sites

Começando pelo fim, só pode se tiveres funções de controlo (trincos ou semáforos) e a segunda thread começar o seu ciclo de execução primeiro. No IST, a cadeira de Sistemas Operativos fala imenso sobre programação concorrente (o projecto deste ano foi concretizar uma lib de threads em modo utilizador e um servidor e um cliente de NFS usando a dita lib).

Eu não acho q daqui a uns anos vá estar a estudar problemas de óptica (nunca se sabe mas...) e que de facto me tenha feito falta a física que estudei mas acho q faz parte duma engenharia o treino mental físico em matemático. Por isso até certa parte compreendo o q se faz no IST.

Das cadeiras que aí referes como opcionais, eu tenho-as quase todas como obrigatórias! Excepto Computação Móvel que é de mestrado (Programação Funcional penso que será o equivalente à Inteligência Artificial no IST em q se dá LISP). E das tuas obrigatórias, Ambientes Virtuais de Execução é opcional no IST (não temos nada 100% só para programação na internet, temos Base de Dados em q falamos de SQL e PHP).

Nos 3 primeiros anos, de informática temos portanto:

Fundamentos da Programação -> Scheme

Introdução aos Algoritmos e Estruturas de Dados -> C

Programação com Objectos -> UML, JAVA e C++

Sistemas operativos -> C

Arquitectura de Computadores -> Assembly

Compiladores -> C ou C++ (depende do professor)

Computação Gráfica -> VRML e C++/OpenGL

Lógica para a programação -> Prolog

Base de dados -> SQL e PHP

Interface Pessoa Máquina -> à escolha

Análise e Síntese de Algoritmos -> C

Engenharia de Software / Sistemas Distribuídos (projecto conjunto) -> JAVA e mais umas coisas (não estou por dentro pq ainda não tive)

Modelação -> UML

Inteligência Artificial -> LISP

Uma coisa que rapidamente se nota é q no ISEL levas com muita M$ tech o que felizmente no IST não acontece (só no mestrado é q há uma ou outra cadeira com C#).

Eu ando no IST pq me fica a 5 minutos de casa (5 mesmo lol) e não tenho q andar 10 minutos a procurar um buraco para meter o carro. Para mim é como digo, desde q se saia a saber da coisa, qq faculdade é boa.

Nelson Gonçalves? Se sim, sei quem é :)

Edited by Anusko
Link to comment
Share on other sites

Acima de tudo é preciso ter em conta na palavra ENGENHEIRO em "Engenheiro Informático". Antes de informáticos são engenheiros. Senão eram meros programadores. Por isso é que num curso como o de engenharia informática, assim como qualquer outra engenharia, também se dá importância a cadeiras que nós, enquanto as temos, achamos que são cadeiras de caca/inúteis, e que no entanto, na nossa vida profissional, empregamos conhecimentos/estratégias/formas de pensar que adquirimos com elas.

Ser engenheiro é isso, adaptar facilmente a qualquer situação e para isso é óbvio que é necessário um conhecimento mais abrangente, talvez não tanto aprofundado, mas que nos dá as bases para facilmente chegarmos de A a B.

O chamado desenmerdanço.

Link to comment
Share on other sites

Por partes, e começando pelo final:

Nelson Gonçalves? Se sim, sei quem é :)

Sim :)

Uma coisa que rapidamente se nota é q no ISEL levas com muita M$ tech o que felizmente no IST não acontece (só no mestrado é q há uma ou outra cadeira com C#).

Eu ando no IST pq me fica a 5 minutos de casa (5 mesmo lol) e não tenho q andar 10 minutos a procurar um buraco para meter o carro. Para mim é como digo, desde q se saia a saber da coisa, qq faculdade é boa.

Verdade que temos muita coisa relacionada com a Microsoft, desde programação a Sistema Operativo.

Mas em programação damos muito JAVA e completamos com .Net ;)

A linguagem que usamos para aplicações Web é o ASP.Net que também é Microsoft e talvez a linguagem mais requisitada hoje em dia no mercado.

Em termos de sistemas operativos quem seguir para mestrado terá cadeiras onde é utilizado Linux.

Mas a critica que fazes é real, a questão é saber se levar com estas coisas da Microsoft é mau ou não. Para mim seria mau se não falássemos de alternativas, o que não acontece.

Começando pelo fim, só pode se tiveres funções de controlo (trincos ou semáforos) e a segunda thread começar o seu ciclo de execução primeiro. No IST, a cadeira de Sistemas Operativos fala imenso sobre programação concorrente (o projecto deste ano foi concretizar uma lib de threads em modo utilizador e um servidor e um cliente de NFS usando a dita lib).

O problema que indiquei nada tem a ver com sincronismo, isso seria necessário caso quisesse garantir que a segunda thread escrevia sempre o valor actual de X. O que disse pode acontecer por duas razões: optimizações do compilador e visibilidade.

Optimizações do compilador: O compilador ao verificar que a thread 2 nunca altera o valor de X poderá colocar o seu valor inline, ou seja, o código passaria a ficar assim:

while(true){
  System.out.println(0);
}

Visibildade: Se estivermos a utilizar plataforma multi processador, cada processador pode ter a sua própria cache, então a thread 1 pode estar a alterar o valor na cache do processador onde está a correr e a thread 2 estar a ler o valor da cache do processador onde está a correr.

Uma solução para este problema era indicar que X é uma variável volátil e desse modo as escritas são propagadas para a memória volátil e as leituras são feitas da memória volátil e não da Cache.

Para quem quiser estudar melhor este tema procure por Memory Barrier, Volatile variables e o Java Memory Model, por exemplo.

Como disse acima, programação concorrente é um assunto que dá para mais que uma cadeira. Isto que perguntei é só uma das coisas que se pode falar, mas existem muitas mais ;)

EDIT:

Deixo-vos aqui um artigo muito bom que fala sobre programação concorrente: hxxp://www.gotw.ca/publications/concurrency-ddj.htm

Edited by DanielAmorim
Link to comment
Share on other sites

Pelo que tenho visto (corrijam-me se estiver enganado) o curso do ISEL é o único em Portugal que tem uma cadeira dedicada à programação concorrente, e mesmo assim é pouco. Aos amigos meus que estão a tirar o curso noutras faculdades ou já terminaram eu coloco o seguinte problema e poucos me soubem responder:

Bem, cá estou eu para te corrigir... o curso do ISEL não é o único com uma cadeira dedicada à programação concorrente.

No curso de Eng.ª Informática da ESTG Leiria temos uma cadeira chamada Programação Avançada cujo conteúdo programático é programação concorrente: processos e threads, concorrência, exclusão mútua e sincronização, programação distribuída,....

Link to comment
Share on other sites

Pelo que tenho visto (corrijam-me se estiver enganado) o curso do ISEL é o único em Portugal que tem uma cadeira dedicada à programação concorrente, e mesmo assim é pouco. Aos amigos meus que estão a tirar o curso noutras faculdades ou já terminaram eu coloco o seguinte problema e poucos me soubem responder:

Bem, cá estou eu para te corrigir... o curso do ISEL não é o único com uma cadeira dedicada à programação concorrente.

No curso de Eng.ª Informática da ESTG Leiria temos uma cadeira chamada Programação Avançada cujo conteúdo programático é programação concorrente: processos e threads, concorrência, exclusão mútua e sincronização, programação distribuída,....

OK :) Não conhecia. Como é óbvio não conheço os planos curriculares dos cursos todos, o que disse é pelo feedback que vou tendo de pessoas que estudam noutras faculdade.

Link to comment
Share on other sites

É uma curiosidade interessante. A programação concorrente é de facto uma capitulo muito vasto.

Eu como sou "pro-opensource" prefiro a postura do IST no capítulo das linguagens usadas. embora isto varie fortemente de professor para professor. Mas acho incorrecto tentarem forçar o uso de um sistema operativo pois para quem usa Windows e não quer usar Linux pode sempre muito bem enviar o projecto para o servidor da faculdade, aceder por SSH e compilar/correr. Isso não acontece com Windows. Este semestre a Computação tive que trabalhar com VRML e infelizmente não há nenhuma implementação de jeito para Linux (também é uma daquelas coisas super interessantes... VRML... lol) e portanto não fiz nada. Depois ainda tive q andar a portar uma lib dada pelos profs para poder fazer a parte de OpenGL. Felizmente há o MonoDevelop para quando tiver q usar C#.

Btw, também existe programação avançada no IST. É de mestrado e sinceramente não sei o conteúdo.

Edited by Anusko
Link to comment
Share on other sites

Boas, espero que me possam ajudar dando a vossa opinião sobre o assunto.

Portanto é o seguinte, eu moro em Setúbal sensivelmente a 15 minutos de lisboa e estou indeciso em relação às universidades, ja me disseram que a UC é muito boa para engenharia informática mas fica bastante longe de casa e teria de alugar uma casa.

Concorrer para o ist ta fora de questão.

Portanto a minha duvida é saber qual é a melhor universidade tendo em conta a qualidade do ensino , ambiente , gajas e festas claro porque a vida n pode ser só estudos -_-

Falaram-me nestas UNL FCUL ISCTE Isel.

Queres sair de lisboa ou nao keres sair de lisboa?

Ambiente, gajas e festas so fora de lisboa. UC, UA, UE, UM, kk uma delas por ser mais pekena acabas por conhecer mt gente e ter isso td.

Link to comment
Share on other sites

Boas, espero que me possam ajudar dando a vossa opinião sobre o assunto.

Portanto é o seguinte, eu moro em Setúbal sensivelmente a 15 minutos de lisboa e estou indeciso em relação às universidades, ja me disseram que a UC é muito boa para engenharia informática mas fica bastante longe de casa e teria de alugar uma casa.

Concorrer para o ist ta fora de questão.

Portanto a minha duvida é saber qual é a melhor universidade tendo em conta a qualidade do ensino , ambiente , gajas e festas claro porque a vida n pode ser só estudos -_-

Falaram-me nestas UNL FCUL ISCTE Isel.

Queres sair de lisboa ou nao keres sair de lisboa?

Ambiente, gajas e festas so fora de lisboa. UC, UA, UE, UM, kk uma delas por ser mais pekena acabas por conhecer mt gente e ter isso td.

so fora de lisboa a serio ? Nao me importava de sair mas essas universiades sao boas ao menos ?

Link to comment
Share on other sites

Falando por mim, se fores para a UA não te arrependes :)

Tens o curso de Engª de Computadores e Telemática que se encaixa mesmo naquilo que queres ou então o meu curso (puxar a brasa à minha sardinha eheh), Engª Electrónica e Telecomunicações, que já não tem tanto a vertente de informática mas abrange mais áreas. ;) Ambos com mestrado integrado.

E podes sempre te informar melhor num sítio da especialidade (vê a minha sig) :-..

Ah, tanto a Universidade como os cursos (especialmente o meu :- ) estão muito bem cotados no mercado de trabalho, quer em Portugal como lá fora ;)

Edited by _Mighty_
Link to comment
Share on other sites

Pelo que tenho visto (corrijam-me se estiver enganado) o curso do ISEL é o único em Portugal que tem uma cadeira dedicada à programação concorrente, e mesmo assim é pouco. Aos amigos meus que estão a tirar o curso noutras faculdades ou já terminaram eu coloco o seguinte problema e poucos me soubem responder:

Bem, cá estou eu para te corrigir... o curso do ISEL não é o único com uma cadeira dedicada à programação concorrente.

No curso de Eng.ª Informática da ESTG Leiria temos uma cadeira chamada Programação Avançada cujo conteúdo programático é programação concorrente: processos e threads, concorrência, exclusão mútua e sincronização, programação distribuída,....

OK :) Não conhecia. Como é óbvio não conheço os planos curriculares dos cursos todos, o que disse é pelo feedback que vou tendo de pessoas que estudam noutras faculdade.

É leccionada programação concorrente no meic-ist.

(Em mais que uma cadeira, com prespectivas diferentes)

Edited by eXpanium
Link to comment
Share on other sites

Pelo que tenho visto (corrijam-me se estiver enganado) o curso do ISEL é o único em Portugal que tem uma cadeira dedicada à programação concorrente, e mesmo assim é pouco. Aos amigos meus que estão a tirar o curso noutras faculdades ou já terminaram eu coloco o seguinte problema e poucos me soubem responder:

Bem, cá estou eu para te corrigir... o curso do ISEL não é o único com uma cadeira dedicada à programação concorrente.

No curso de Eng.ª Informática da ESTG Leiria temos uma cadeira chamada Programação Avançada cujo conteúdo programático é programação concorrente: processos e threads, concorrência, exclusão mútua e sincronização, programação distribuída,....

OK :) Não conhecia. Como é óbvio não conheço os planos curriculares dos cursos todos, o que disse é pelo feedback que vou tendo de pessoas que estudam noutras faculdade.

É leccionada programação concorrente no meic-ist.

(Em mais que uma cadeira, com prespectivas diferentes)

Eu não disse que não era... disse que não tem uma cadeira dedicada a esse tema e pelo que conheço não tem.

No nosso curso também abordamos questões de programação concorrente em diversas cadeiras, mas nunca com a profundidade e complexidade do que falamos na cadeira de Programação Concorrente.

Link to comment
Share on other sites

Pelo que tenho visto (corrijam-me se estiver enganado) o curso do ISEL é o único em Portugal que tem uma cadeira dedicada à programação concorrente, e mesmo assim é pouco. Aos amigos meus que estão a tirar o curso noutras faculdades ou já terminaram eu coloco o seguinte problema e poucos me soubem responder:

Bem, cá estou eu para te corrigir... o curso do ISEL não é o único com uma cadeira dedicada à programação concorrente.

No curso de Eng.ª Informática da ESTG Leiria temos uma cadeira chamada Programação Avançada cujo conteúdo programático é programação concorrente: processos e threads, concorrência, exclusão mútua e sincronização, programação distribuída,....

OK :) Não conhecia. Como é óbvio não conheço os planos curriculares dos cursos todos, o que disse é pelo feedback que vou tendo de pessoas que estudam noutras faculdade.

É leccionada programação concorrente no meic-ist.

(Em mais que uma cadeira, com prespectivas diferentes)

Eu não disse que não era... disse que não tem uma cadeira dedicada a esse tema e pelo que conheço não tem.

No nosso curso também abordamos questões de programação concorrente em diversas cadeiras, mas nunca com a profundidade e complexidade do que falamos na cadeira de Programação Concorrente.

Sistemas Operativos

Computação Paralela e Distribuída

São as únicas que me lembro agora.

Link to comment
Share on other sites

O que me parece é que todos os cursos de uma forma ou de outra abordam os mesmos conteúdos... uns mais tarde outros mais cedo... uns melhor outros pior...

Independentemente do nome do local de ensino parece-me que para opção no ingresso tem de se ter em conta as despesas de alojamento, transportes, propinas, alimentação, entre outras coisas. Quem estiver para ingressar este ano que pondere muito bem todos os aspectos já referidos nesta thread e decida ;)

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.