Jump to content

O Próximo álbum Dos Metallica Vai Chamar-se "death Magnetic"


cRaZyzMaN
 Share

Recommended Posts

Só para encher um pouco mais de orgulho:

capturarpw3.jpg

:god: :clap: :punk:

aos anos que essa bandeira tá ali... :clap: cada x que dao filmagens da sala de ensaios deles lá aparece a bandeira tuga!

A parte instrumental da faixa The Day That Never Comes, é simplesmente fantástica.

:band:

hell yeah!

Link to comment
Share on other sites

Fãs revoltados com som de 'Death Magnetic'

Volume estridente estraga novo álbum de Metallica

O novo álbum dos Metallica tem um volume tão alto que provoca distorção. Os fãs sentem-se defraudados e já criaram uma petição online a exigir a remistura. (Veja o vídeo no final do texto)

Até James Hetfield tapa os ouvidos com o volume alto de "Death magnetic"

Os fãs de Metallica tiveram de esperar cinco anos pelo sucessor do controverso "St. Anger". "Death Magnetic" é o novo álbum de originais da banda, que atingiu o número 1 do top de vendas nos Estados Unidos, assim como em Portugal. No entanto, o álbum está envolto em polémica.

Tudo parecia correr bem à banda de 'heavy metal' que mais álbuns vendeu na história, e até para os fãs, com o adivinhar de um grupo em renascimento e em boa forma. Mas as críticas começaram cedo. O álbum teve lançamento mundial a 12 de Setembro e, além do habitual CD, saiu também uma versão para o videojogo Guitar Hero 3 (GH3) [Algo que começa a tornar-se um hábito em muitas editoras, como forma alternativa de receitas, para combater a redução nas vendas do suporte tradicional, o CD].

Som ferido de morte

Mal os fãs ouviram o CD, choveram críticas ao som do álbum. As novas técnicas de compressão utilizadas (ver explicação mais abaixo no texto) prejudicaram a sonoridade de "Death Magnetic", que soa distorcido para além dos limites aceitáveis, numa amálgama sonora onde se torna difícil distinguir a performance dos músicos. Ao mesmo tempo, ouvindo a versão lançada para o videojogo GH3, a compressão é bastante menor e os detalhes da música

Em cima, a onda sonora "normal" da versão do jogo Guitar Hero 3. Em baixo, pode observar-se a compressão extrema a que foi submetido o som do CD original

conseguem sobressair no meio do som pesado dos Metallica.

Em cima, a onda sonora "normal" da versão do jogo Guitar Hero 3. Em baixo, pode observar-se a compressão extrema a que foi submetido o som do CD original

O 'blogger' Ian Shepherd, engenheiro de masterização, alertado por um 'post' num fórum online de Metallica, decidiu comparar a compressão existente nas duas versões. Verificou que a do CD foi a maior possível, e, comparando com a versão do GH3, tem aproximadamente mais 10 decibéis (soa ao dobro do volume para o ouvido humano)! Isso fez com que a gama de frequências altas e baixas CD desaparecesse quase por completo, tornando o som monótono, sem dinâmica.

Nem o próprio engenheiro de masterização de 'Death Magnetic', Ted Jensen, se identifica com o som final do CD. "Acreditem que não estou orgulhoso de ser associado a este [trabalho], e apenas podemos esperar que algo de positivo saia disto, nem que seja na luta contra 'o volume acima de tudo o resto' ". Jensen atribuiu os problemas de compressão aos responsáveis pela mistura do álbum.

Patrão fora, volume no máximo

Sabe-se que os Metallica estão normalmente presentes nesta fase da produção, mas desta vez a banda encontrava-se em tournée pela Europa, o que torna mais difícil de atribuir 'culpas' no meio de todo este processo.

Os fãs vão pedindo à banda que remisture o álbum e foi entretanto criada uma petição online (ver link no final do texto), intitulada "Re-Mix or Remaster Death Magnetic", que conta já com mais de 13 mil assinaturas. Além disso, muitos fãs estão a devolver à editora os CD's adquiridos e a gravar as músicas directamente do jogo GH3.

Guerras surdas

Há cerca de uma década, com a alteração dos hábitos de escuta de música, as editoras começaram a desenhar novas estratégias. As colunas dos computadores e os leitores de MP3's passaram a ser as vias mais utilizadas para quem ouve música enquanto trabalha ou faz desporto. Por isso, as discográficas pedem aos engenheiros que fazem a masterização dos álbuns, que levantem o volume de tal forma que mesmo as partes mais baixas soem altas - uma técnica semelhante é utilizada pelos anunciantes em televisão, para o som da publicidade se distinguir dos programas, devido ao seu volume mais alto.

A maneira de efectuar isso é através de compressores de banda dinâmica, 'plug-ins' que reduzem a diferença entre a parte mais alta e a parte mais baixa de uma música. "Eles fazem-no tão alto para chamar a atenção [dos ouvintes]. Acho que tudo é masterizado um pouco alto. A indústria decidiu que é um concurso de volumes", explica David Bendeth, produtor, em declarações à Rolling Stone.

Lars Ulrich assobia para o lado

O baterista e fundador da banda, Lars Ulrich, não compreende as críticas ao som de "Death Magnetic". Estamos em 2008, é assim que fazemos discos. O objectivo do Rick Rubin [produtor] é tentar fazê-lo soar como se fosse tocado ao vivo, alto e excitante, como se saltasse das colunas. Claro que ouvi dizer que algumas pessoas se queixaram. Mas tenho vindo a ouvir o disco nos últimos dias, no meu carro, e soa 'sempre a abrir'". Claro que um automóvel em circulação, com todo o ruído inerente, não será o melhor local para avaliar a qualidade sonora de um determinado disco. Mas se Lars gosta, quem o pode criticar?

Link to comment
Share on other sites

O objectivo do Rick Rubin [produtor] é tentar fazê-lo soar como se fosse tocado ao vivo, alto e excitante, como se saltasse das colunas.

chega assim ou queres que te faça um desenho... :-.. aquilo mal se nota... a unica diferença entre a versão do album e dos mp3 e flac's que andam por ai com base na versão do GH3 é que a do album é "bassless" e a versão do GH3 é tipo um "Trujillo remix" já que se ouve melhor o baixo nessa versão.

Edited by Batunaz
Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...
  • 3 weeks later...

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.