Jump to content

Central Nuclear


Kopien
 Share

Central Nuclear  

155 members have voted

  1. 1.

    • Sim
      122
    • Não
      34


Recommended Posts

Com a subida do preço do petróleo, a nossa geração e de certeza a geração futura terá de voltar a construir reactores nucleares.

Concordava com a instalação de uma central nuclear em Portugal?

Link to comment
Share on other sites

Hoje em dia as centrais nucleares funcionam á base de fissão nuclear e com isso fornecem imensa energia, mas têm bastantes inconvenientes, tais como os resíduos radioactivos e afins... ( n quero me alongar muito).

O futuro passa por tornar viável a energia nuclear por fusão nuclear, esta é uma energia limpa e muito mais poderosa. Existem já protótipos de centrais de fusão mas ainda é necessário demasiada energia para iniciar o processo de fusão.

Tenho pena que a energia nuclear tenha tanta má fama pela ignorância do público em geral. Tem que haver divulgação desta forma de energia.

Para quem quiser saber mais sobre este projecto

SITE

Edited by Mr_Macphisto
Link to comment
Share on other sites

era bom que tivessemos uma central nuclear, mas no entanto ainda bem que em Portugal não se constroi nenhuma

pois neste momento uma central destas não é viável em nenhum sector por cá, pois n temos condições pra isso

Edited by MotorBreath
Link to comment
Share on other sites

acredito que sim, é uma energia que so trás vantagens a Portugal, claro deve ser bem tratada senão é outro chernobyl e ai para recuperar ja é do catano

quantas centrais conheces que deram problemas alem de chernobil? e não se podem comparar reactores antigos com os novos em segurança

Mr_Macphisto ha o problema dos residuos, mas entre guardar os residuos num silo especializado ou queimar toneladas de petroleo e carvão (que gera mais residuos), nuclear é de longe mais limpo

Link to comment
Share on other sites

eu acho que sim... pensando um bocadinho podemos rapidamente ver que espanha mete uma em território espanhol perto da fronteira tuga e nós apenas estamos sujeitos aos perigos, não obtendo nenhum beneficio, logo se tivermos cá uma temos operigo na mesma mas o beneficio tb....

o melhor era realmente uma para a península ibérica..

Link to comment
Share on other sites

Por acaso havia praí uma notícia que dizia que havia 400 nucleares mundialmente e se houvesse mais 1200 nucleares, resolvia o problema do efeito de estufa.

Claro, é 1 excelente energia, limpa e poderosa mas como é tão poderosa pode ter as suas situações explosivas como já sabemos mas para isso é que serve as situações de segurança, e até hoje só houve 1 incidente, acho.

Link to comment
Share on other sites

blueomega eu não disse para não se apostar em fissão nuclear. O que eu disse foi que a fusão é bem melhor, pena ainda não estar 100% operacional. Para isso, compete aos vários governos apoiar a pesquisa e o aperfeiçoamento desta fonte de energia.

Quanto a termos uma central de fissão, não é de todo uma ideia refutável, pois todos os acidentes envolvendo as centrais normalmente são devidos a erros humanos. E torna-se cada vez mais necessário libertar-nos desta dependência do petróleo. Acho inclusive que esta medida deveria ter sido tomada já em (circa) 1980/90, na altura do primeiro grande boom dos preços do petróleo.

Link to comment
Share on other sites

Acho que não é viável para Portugal ! Comprar energia nuclear à Espanha talvez... agora construirmos uma central acho que não vale a pena ! Podemos apostar noutras energias, principalmente na inovação da Energia Solar, uma vez que somos o país europeu a par da Grécia e talvez Itália com maior exposição à radiação solar! Se conseguíssemos aumentar o rendimento dos painéis fotovoltaicos, centrais solares como a de Moura aumentariam bastante a produção de energia !

Ainda à pouco tempo fiz um trabalho final de cadeira, em que simulava instalações de Colectores solares para a produção de Águas Quentes Sanitárias para prédios residenciais. Não entrando em muito pormenor, a conclusão foi que, com um investimento de cerca de 20.000€ <-> 25.000€, consegue-se poupar à volta de 2.000€ em Gás Natural/ano e cerca de 7ton de CO2 ! Agora imaginem que se conseguia inovar estes sistemas e criar soluções que conseguissem suprir 100% das necessidades ? Estes valores que indiquei são para sistemas que conseguem aquecer entre 50 a 53% do consumo médio diário de águas sanitárias.

Link to comment
Share on other sites

Acho que não é viável para Portugal ! Comprar energia nuclear à Espanha talvez... agora construirmos uma central acho que não vale a pena ! Podemos apostar noutras energias, principalmente na inovação da Energia Solar, uma vez que somos o país europeu a par da Grécia e talvez Itália com maior exposição à radiação solar! Se conseguíssemos aumentar o rendimento dos painéis fotovoltaicos, centrais solares como a de Moura aumentariam bastante a produção de energia !

Ainda à pouco tempo fiz um trabalho final de cadeira, em que simulava instalações de Colectores solares para a produção de Águas Quentes Sanitárias para prédios residenciais. Não entrando em muito pormenor, a conclusão foi que, com um investimento de cerca de 20.000€ <-> 25.000€, consegue-se poupar à volta de 2.000€ em Gás Natural/ano e cerca de 7ton de CO2 ! Agora imaginem que se conseguia inovar estes sistemas e criar soluções que conseguissem suprir 100% das necessidades ? Estes valores que indiquei são para sistemas que conseguem aquecer entre 50 a 53% do consumo médio diário de águas sanitárias.

existe um plano nacional em colaboração com a EDP para instalação de painéis fotovoltaicos em casas particulares, onde a pessoa investe 20.000 eur e ao fim de 6-7 anos consegue o retorno do investimento, isto porque começa a produzir energia suficiente para a casa e o excesso é vendido a um bom preço à EDP durante os primeiros anos, e a partir daí continua a ter energia suficiente para a sua habitação e o excesso continua a ser vendido à EDP a um custo mais baixo.

mais info: http://www.renovaveisnahora.pt/

Link to comment
Share on other sites

Acho que não é viável para Portugal ! Comprar energia nuclear à Espanha talvez... agora construirmos uma central acho que não vale a pena ! Podemos apostar noutras energias, principalmente na inovação da Energia Solar, uma vez que somos o país europeu a par da Grécia e talvez Itália com maior exposição à radiação solar! Se conseguíssemos aumentar o rendimento dos painéis fotovoltaicos, centrais solares como a de Moura aumentariam bastante a produção de energia !

Ainda à pouco tempo fiz um trabalho final de cadeira, em que simulava instalações de Colectores solares para a produção de Águas Quentes Sanitárias para prédios residenciais. Não entrando em muito pormenor, a conclusão foi que, com um investimento de cerca de 20.000€ <-> 25.000€, consegue-se poupar à volta de 2.000€ em Gás Natural/ano e cerca de 7ton de CO2 ! Agora imaginem que se conseguia inovar estes sistemas e criar soluções que conseguissem suprir 100% das necessidades ? Estes valores que indiquei são para sistemas que conseguem aquecer entre 50 a 53% do consumo médio diário de águas sanitárias.

existe um plano nacional em colaboração com a EDP para instalação de painéis fotovoltaicos em casas particulares, onde a pessoa investe 20.000 eur e ao fim de 6-7 anos consegue o retorno do investimento, isto porque começa a produzir energia suficiente para a casa e o excesso é vendido a um bom preço à EDP durante os primeiros anos, e a partir daí continua a ter energia suficiente para a sua habitação e o excesso continua a ser vendido à EDP a um custo mais baixo.

mais info: http://www.renovaveisnahora.pt/

O que eu estou a falar é diferente disso... estou a falar só em aquecimento de água... e os 20.000€ que falo é a dividir pelos inquilinos do prédio, dá sensivelmente 3000€ a cada sendo que ainda deduzem uns 500€ no IRS ! O retorno destes sistemas anda à volta dos 7 - 9Anos dependendo da tecnologia e do número de colectores instalados !

Link to comment
Share on other sites

blueomega eu não disse para não se apostar em fissão nuclear. O que eu disse foi que a fusão é bem melhor, pena ainda não estar 100% operacional. Para isso, compete aos vários governos apoiar a pesquisa e o aperfeiçoamento desta fonte de energia.

Quanto a termos uma central de fissão, não é de todo uma ideia refutável, pois todos os acidentes envolvendo as centrais normalmente são devidos a erros humanos. E torna-se cada vez mais necessário libertar-nos desta dependência do petróleo. Acho inclusive que esta medida deveria ter sido tomada já em (circa) 1980/90, na altura do primeiro grande boom dos preços do petróleo.

Aqui 80% apoiam a central nuclear, se se fizesse uma sondagem quase 80% diriam não.

Em relação à fusão, pelo que li, depois da descoberta da bomba de hidrogénio, há 30 anos, ainda não conseguíram encontrar nenhuma maneira de aproveitar essa energia.

Em relação à construção de paneis solares ou fotovoltaicos, a construção destes está depende do petróleo, quer se queira quer não.

Mas que poderão ajudar num futuro próximo, sem dúvida.

Link to comment
Share on other sites

Esse tipos de energias são muito caras em relação à energia nuclear... Uma pequena central nuclear, era suficiente para abastecer Lisboa. Enquanto para abastecer a mesma cidade era preciso milhares, para não dizer milhões de painéis solares...

O que eu acho que o Governo está a tentar fazer, é que todas as pequenas cidades do país, sejam autónomas em energia, daí haver milhares de painéis solares e moinhos de vento, em alguns locais... Mas fazer isso para o país todo é impossível... Se não for a energia nuclear, vai continuar a ser energia do petróleo, gás, ou talvez daqui a uns anos Hidrogénio...

Link to comment
Share on other sites

Vocês sabem que há centrais nucleares em Espanha certo, várias perto da fronteira até...como já vi vários a sugerir um central nuclear para a Península Ibérica...

Centrales_nucleares_España.png

Link to comment
Share on other sites

Porque não?

Os carros também matam muita gente e não é por isso que as pessoas deixam de os usar :P Parece-me uma fonte de energia segura se tratada com cuidado, e como tem um potencial enorme para gerar energia... porque não?

Link to comment
Share on other sites

porque n temos dinheiro nem mao de obra pra isso

para fazer funcionar uma central nuclear é preciso pelo menos cerca de 2000 engenheiros da área nuclear

coisa que nós não temos e mesmo que conseguíssemos formar esses 2000 engenheiros, eles seriam resgateados lá pra fora

porque até lá fora existe escassez deste tipo de engenheiros, por isso n vale a pena construir uma coisa se n temos ninguém

pra meter a funcionar

Link to comment
Share on other sites

porque n temos dinheiro nem mao de obra pra isso

para fazer funcionar uma central nuclear é preciso pelo menos cerca de 2000 engenheiros da área nuclear

coisa que nós não temos e mesmo que conseguíssemos formar esses 2000 engenheiros, eles seriam resgateados lá pra fora

porque até lá fora existe escassez deste tipo de engenheiros, por isso n vale a pena construir uma coisa se n temos ninguém

pra meter a funcionar

por essa ordem de ideias, então lá fora não sei porque constroem, já que não têm engenheiros...

se os outros vão buscar engenheiros a outros países porque é que Portugal não pode?

Link to comment
Share on other sites

Hoje em dia as centrais nucleares funcionam á base de fissão nuclear e com isso fornecem imensa energia, mas têm bastantes inconvenientes, tais como os resíduos radioactivos e afins... ( n quero me alongar muito).

O futuro passa por tornar viável a energia nuclear por fusão nuclear, esta é uma energia limpa e muito mais poderosa. Existem já protótipos de centrais de fusão mas ainda é necessário demasiada energia para iniciar o processo de fusão.

Tenho pena que a energia nuclear tenha tanta má fama pela ignorância do público em geral. Tem que haver divulgação desta forma de energia.

Para quem quiser saber mais sobre este projecto

SITE

a Fusão só é viável se conseguirem criar a fusão a frio, caso contrário são precisos materiais que aguentem com milhares de milhares de graus centígrados e ainda n existe nenhum material capaz de aguentar tais temperaturas...

pá espetavam com uma central numa daquelas ilhas desertas dos Açores ou da Madeira que têm meia duzia de emplastros a viver lá e dps era só fazer chegar a portugal através de cabos subaquáticos... :-..

Link to comment
Share on other sites

mas tás a comparar a qualidade de vida de Portugal com outros países?

obviamente que qq engenheiro vai preferir trabalhar num país com melhores condições

Até parece que o nosso PIB não é biliões de euros...

Edited by SunEyed
Link to comment
Share on other sites

A energia nuclear é a mais limpa que existe, o problema é que errar é humano e por mais cuidado que se tenha, se algo se desvia um centímetro do suposto, são 50 anos de fetos com 5 braços.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.