Jump to content

Irlanda Rejeitou Tratado De Lisboa


dgsa
 Share

Recommended Posts

UE: Irlanda rejeitou Tratado de Lisboa

Líderes europeus decepcionados com vitória do "não" no referendo

Os eleitores irlandeses rejeitaram o Tratado de Lisboa por 53,4 por cento dos votos, reabrindo a crise institucional que a União Europeia acreditava ter ultrapassado em Outubro passado. Os resultados oficiais divulgados por Dublin estão a gerar uma onda de decepção entre os líderes europeus.

Segundo os resultados finais oficiais, divulgados esta tarde em Dublin, 53,13 por cento dos eleitores irlandeses (pouco mais de três milhões de inscritos) participaram na consulta popular de ontem, confirmando as previsões de que uma abstenção elevada beneficiaria o campo do “não”.

Publico

:arrow: Tratado de Lisboa Wikipedia

:arrow: Texto integral do Tratado de Lisboa

Edited by dgsa
Link to comment
Share on other sites

Eix... e se tivesse sido referendado em mais países, em mais países teria sido rejeitado..

Porque? Porque nenhum politico até hoje explicou os principais pontos deste tratado, e como é que vai mudar, melhorar ou piorar a vida do comum cidadão...

Por isso acho incrível como é que isto não veio a referendo em Portugal... Um governo que tem maioria absoluta num caso como o aborto leva a referendo... Neste caso, que é também importantíssimo não leva... Enfim 2 pesos e 2 medidas... Assim vai o nosso país...

Link to comment
Share on other sites

FDX! já nao posso com o tratado de lisboa a frente, ainda pra mais, agora vao ser mais uns tempos a falar-se nisso.

Já era previsivel que fosse rejeitado o tratado, a maior parte das pessoas nem se preocupa em saber no que consta o tratado logo, se não conhecem...

Link to comment
Share on other sites

Este tratado começa a ser os primeiros passos para no futuro, a Europa se unir cada vez mais, até que se acaba por formar um "Estados Unidos da Europa", onde cada estado mantinha a sua língua e a sua cultura inalteradas como é obvio.

Esse é o melhor futuro para a Europa, e principalmente para Portugal.

Link to comment
Share on other sites

Conheço este tratado, e acho que devia ser ratificado, pois traria uma enorme evolução em questões como a da defesa comunitária.

Esta situação pode ser ultrapassada, a holanda por exemplo inicialmente tambem não ratificou o tratado de Maastrich inicialmente, apenas mais tarde o ratificou, com a irlanda pode acontecer o mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Que se afaste a Irlanda... É simples.

Agora acabar com um tratado, apenas e unicamente por um único pais, é que não.

É por isso que se chama União Europeia, e não a união dos fixes e os outros saltam fora.

Se tivesse havido referendo em mais países com certeza teria sido rejeitado e isto porque, como disseram, os benefícios do tratado não são explicados. Eu próprio que já procurei, há muita coisa que ainda não percebi.

E os defensores do Não na Irlanda aproveitaram-se disso e, segundo o que vi na tv, disseram que se aprovassem tinham que legalizar o aborto da mesma forma que foi feito cá.

Link to comment
Share on other sites

José Sócrates sobre Tratado de Lisboa

"É fundamental para a minha carreira política"

O primeiro-ministro, José Sócrates, admitiu que o êxito do Tratado de Lisboa, hoje a ser referendado na Irlanda, "é fundamental" para o Governo e para a sua carreira política.

"O Tratado de Lisboa é absolutamente fundamental para o Governo e fundamental para a minha carreira", afirmou José Sócrates, no debate quinzenal no Parlamento, em resposta à pergunta do deputado do PSD Mota Amaral sobre o silêncio do chefe do Governo quanto ao referendo irlandês.

O chefe do Governo disse que fez "tudo" o que estava ao seu alcance "para que o resultado na Irlanda seja positivo".

"Como é que poderia ter ocorrido ao senhor deputado que a questão não me tivesse preocupado", disse o primeiro-ministro, depois de Mota Amaral ter registado quer não fez nenhum apelo ao voto no "sim" na Irlanda.

O líder do BE, Francisco Louçã, foi o primeiro a manifestar "espanto" por esta afirmação mas foi com a deputada d'"Os Verdes" que a troca de palavras com o primeiro-ministro foi mais dura.

"Foi por isso que foi negado um referendo aos portugueses, para não pôr em causa a carreira política de José Sócrates?", questionou Heloísa Apolónia.

"O que a sra. deputada diz é um abuso. O que eu disse foi como é que a alguém poderia passar pela cabeça que não tinha preocupações sobre o que estava a acontecer com o referendo. Considerei que o tratado foi um marco na minha carreira política", respondeu Sócrates.

"Não me julgue à sua medida, não faço nada em função da minha carreira política", acrescentou, dizendo à deputada Heloísa Apolónia que não tinha o direito de "distorcer" as suas palavras.

Na resposta, a deputada d'Os Verdes acusou Sócrates de lhe "ter fugido a boca para a verdade", o que lhe mereceu nova crítica do primeiro-ministro.

"Tem três minutos para dar a sua contribuição para um debate sério. Lamento profundamente a sua atitude, não sabe outra coisa senão fazer insultos. Fugiu-lhe a boca para a verdade? Isso é expressão que se use? Por quem é que a sra. deputada se toma?", questionou Sócrates.

"Ano após ano senta-se nessa bancada convencida de que serve o interesse nacional, criticando tudo e todos que se sentam nesta bancada", acrescentou.

"Sabe por quem me tomo? Uma cidadã que foi eleita deputada à Assembleia da República e que tem o dever denunciar certas matérias", respondeu Heloísa Apolónia.

SIC

Link to comment
Share on other sites

Eix... e se tivesse sido referendado em mais países, em mais países teria sido rejeitado..

Porque? Porque nenhum politico até hoje explicou os principais pontos deste tratado, e como é que vai mudar, melhorar ou piorar a vida do comum cidadão...

Seria refutado também pq muitos eleitores veriam no referendo um meio de refutarem ou de indicarem ao governo um não pelas opções tomadas... E aí? Seria ou não um não ao tratado, ou às políticas do governo?

Chutar a irlanda fora só porque vota não??? Essa é de rir...

Quer dizer, se alguém tem uma opinião contrária à tua, essa pessoa n devia abrir a boca, certo?

Link to comment
Share on other sites

José Sócrates sobre Tratado de Lisboa

"É fundamental para a minha carreira política"

E vai ficar conhecido pelo "Porreiro Pá"

Mas não passou :funny:

Luke

Link to comment
Share on other sites

José Sócrates sobre Tratado de Lisboa

"É fundamental para a minha carreira política"

E vai ficar conhecido pelo "Porreiro Pá"

Mas não passou :funny:

Luke

Nãio podias estar mais errado, o cenário mais provável neste momento, e repito provável, é que dos 27 só a Irlanda diga não à ractificação do Tratado de Lisboa, o que coloca a irlanda numa posição complicada perante a UE.

Na minha opinião se os 26 ractificarem o Tratado e apenas a Irlanda diga não, é de excluir a Irlanda do Grupo dos 27. Mas eu não sou Político. :P

Eu sou um monarquista assumido, mas tenho de dar os meus parabéns ao Sócrates, nunca estive tão bem na vida como agora...

Link to comment
Share on other sites

Enquanto não se perder tempo p/ explicar ao povo como funciona o tratado e a europa for usada como pretexto para os politicos nos irem ao 3º olho, vamos ter sempre esta desconfiança.

Link to comment
Share on other sites

Nãio podias estar mais errado, o cenário mais provável neste momento, e repito provável, é que dos 27 só a Irlanda diga não à ractificação do Tratado de Lisboa, o que coloca a irlanda numa posição complicada perante a UE.

Na minha opinião se os 26 ractificarem o Tratado e apenas a Irlanda diga não, é de excluir a Irlanda do Grupo dos 27. Mas eu não sou Político. :P

Ai sim?

Então tu com toda a tua sabedoria diz-me porque é q os outros 26 ratificam a constituição europeia???

Eu penso q aconteceu o que aconteceu com a Irlanda, porque este foi o único país no qual é obrigatório dar aos cidadões o direito de interferir no rumo do país, mas isso é apenas o meu palpite... Tu falas pelos outros 26 países, de certeza... OU melhor, não falas pq n te dão direito.... A n ser q sejas político!

Link to comment
Share on other sites

Vitória da democracia :)

No único país onde não se ratificou à revelia do Povo, o Povo disse não. Foi uma lição para aqueles burocratas de Bruxelas que vêm as pessoas como ignorantes que não sabem decidir o que é melhor para elas.

E desafio alguém a entender TODO o tratado, e não apenas uma ou duas coisas.

Link to comment
Share on other sites

Vitória da democracia :)

No único país onde não se ratificou à revelia do Povo, o Povo disse não. Foi uma lição para aqueles burocratas de Bruxelas que vêm as pessoas como ignorantes que não sabem decidir o que é melhor para elas.

E desafio alguém a entender TODO o tratado, e não apenas uma ou duas coisas.

Houve 1 elevada abstenção...

Link to comment
Share on other sites

Vitória da democracia :)

No único país onde não se ratificou à revelia do Povo, o Povo disse não. Foi uma lição para aqueles burocratas de Bruxelas que vêm as pessoas como ignorantes que não sabem decidir o que é melhor para elas.

E desafio alguém a entender TODO o tratado, e não apenas uma ou duas coisas.

Houve 1 elevada abstenção...

45 %, nem foi tanto assim.

O argumento que quanto mais gente votasse, mais o SIM ganharia, provou-se errado.

Link to comment
Share on other sites

Vitória da democracia :)

No único país onde não se ratificou à revelia do Povo, o Povo disse não. Foi uma lição para aqueles burocratas de Bruxelas que vêm as pessoas como ignorantes que não sabem decidir o que é melhor para elas.

E desafio alguém a entender TODO o tratado, e não apenas uma ou duas coisas.

Houve 1 elevada abstenção...

45 %, nem foi tanto assim.

O argumento que quanto mais gente votasse, mais o SIM ganharia, provou-se errado.

metade do país não é uma abstenção elevada???

Link to comment
Share on other sites

Como já aqui foi dito penso que seja um assunto demasiado complexo para o povo decidir, e a grande abstenção que houve reflecte mesmo isso, que as pessoas não compreendem ou simplesmente não se interessa.

O documento não e' simples, e tem que ser analisado numa perspectiva futura e na sua globalidade.

Para nos e países mais pequenos como a Irlanda, poderá até ter algumas desvantagens directas, mas de forma indirecta vai fortalecer a Europa e nos só beneficiamos com isso. Além de que não nos podemos queixar muito dos fundos comunitários que temos recebido.

Poucas são as pessoas que conhecem o tratado na totalidade, são influenciadas por alguns argumentos específicos consoante se trate de um defensor do sim ou do não.

Nestas situações concordo que seja o governo democraticamente eleito a analisar as prós e contras e a decidir, fundamentando a sua decisão..

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.