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Contrato - Hitman à Portuguesa


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A edição e a pós-produção em Portugal são muito más.

Ainda ontem tive a ver o Dot.com e achei uma boa comédia (com poucos ou nenhuns gags, mas uma boa comédia) e uma história bastante original. Mas não deixa de parecer um bocado saloio, nem as brutais paisagens da aldeia onde foram as filmagens usaram a favor do filme.

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Mas nao será positiva esta evolução? Lembrem-se do que tem sido o cinema português...por muitos prémios que ganhe lá fora o Manoel de Oliveira, por exemplo, a maioria dos seus filmes, para mim e nao só, não passa de desperdício de película e fundos estatais. O cinema Portugues está a sair da teatralização e canastrice em que estava mergulhado, e isso, é óptimo.

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  • 3 weeks later...

Portugal tem um problema a nível de cinema... tenta demasiado.

Não há originalidade... e quando há.... é sempre exagerada e acaba por não funcionar.

Edited by DAGC
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Portugal tem um problema a nível de cinema... tenta demasiado.

Não há originalidade... e quando há.... é sempre exagerada e acaba por não funcionar.

Erm... Isso são 2... :-

:P

Também acho que há falta de originalidade... Mas ideias penso que não faltam... O problema é o d€ s€mpr€... E nisso não há quem possa fazer muito...

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Guest Walt Sousa
Também acho que há falta de originalidade... Mas ideias penso que não faltam... O problema é o d€ s€mpr€... E nisso não há quem possa fazer muito...

O problema do cinema português não é a falta de dinheiro. Porque está mais que provado que pode fazer-se bom cinema com pouco dinheiro ou de encontro à realidade portuguesa. Sabes quanto custou o filme português mais caro de sempre? 3 milhões de € (A Selva de Leonel Vieira).

Um filme português custa em média entre 500 mil e 1 milhão de €. Ora 1 milhão de € é mais do que 1 milhão de dólares. Os americanos não fazem só grandes produções e o cinema MADE IN USA não vem só de Hollywood. A maior parte dos filmes vêm de médias e pequenas empresas independentes que são ás centenas.

Sabes quanto custou o Saw, esse thriller de horror de culto para muitos? 1 milhão e 200 mil dólares. Mais ou menos os mesmos custos de 1 filme português.

Mais exemplos? Nem vale a pena falar em El Mariachi que originalmente custou 7 mil dólares e após a montagem e pós produção ficou nos 220 mil dólares. Esse então ficou uma pechincha. E fartou-se de fazer dinheiro tendo em conta o dinheiro que custou.

Há imensos exemplos de filmes que não foram muito caros e que se revelaram boas surpresas. Assim de repente lembro-me tb do filme australiano Gabriel que já foi por mais de uma vez elogiado por aqui e que custou apenas 200 mil dólares australianos. Outro exemplo vindo da Austrália é o filme de terror Undead que até ganhou prémios e custou 1 milhão de dólares australianos.

Essa questão da falta de dinheiro é uma falsa questão. Falta é arriscar mais, é ousadia. Histórias e escritores para cinema tb não hão-de faltar. Nem actores. Falta é o cinema português deixar-se de fazer cinema de autor ou mais elitista e virar-se mais para o seu público. França já viveu algo parecido e já se libertou dessas amarras. Quando isso acontecer, quando houver gente a arriscar e darem-se condições para que se produza mais cinema comercial em Portugal, vão aparecer mais filmes de acção, de comédia, policiais e até de terror.

Edited by Walt Sousa
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Walt não compares o incomparavel...

A selva custou esse dinheiro e foi um grande filme.. Nota-se bem a qualidade.

Quanto aos exemplos americanos, na minha modesta opinião são fracos, o el mariachi tem quantos anos? Se for tido em conta o cambio e a evolução do dolar, de certeza que ficaria bem mais caro... E o Saw, não sei onde viste isso, mas tenho a certeza que não custou 1 milhão de dolares... Tenho em ideia que foi à volta de 20 milhões.... Mas só o salário do Danny Glover era o tal milhão que falas... Depois e percebendo o que queres dizer com isso, filmes com poucos custos que se tornam grandes filmes ou que têm grandes receitas de bilheteira, esses contam-se pelos dedos das mãos... O Blair Witch é talvez um dos melhores exemplos... Mas por ano, fazem-se quantos Blair Witches nos EUA? E os tais filmes independentes americanos custam 2 ou 3 vezes mais que o filme mais caro português de sempre...

Mas o grande problema do cinema português, nem é a falta de originalidade.. Há filmes para todos os gostos, desde filmes originais como a Selva, o Coisa Ruim.. Há filmes portugueses que apesar de não ser originais são muito bons, como a Bomba, a Pulsação Zero, Sherlock Holmes, Até Amanhã Camaradas, Mortinho para chegar a casa, A sombra dos Abutres... MAs a real questão é, se o publico alvo do cinema português, já parte com o estereotipo que os filmes portugueses são maus, como é possível que o cinema português evolua e se faça mais e melhores filmes?

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Guest Walt Sousa
Walt não compares o incomparavel...

A selva custou esse dinheiro e foi um grande filme.. Nota-se bem a qualidade.

Quanto aos exemplos americanos, na minha modesta opinião são fracos, o el mariachi tem quantos anos? Se for tido em conta o cambio e a evolução do dolar, de certeza que ficaria bem mais caro... E o Saw, não sei onde viste isso, mas tenho a certeza que não custou 1 milhão de dolares... Tenho em ideia que foi à volta de 20 milhões.... Mas só o salário do Danny Glover era o tal milhão que falas... Depois e percebendo o que queres dizer com isso, filmes com poucos custos que se tornam grandes filmes ou que têm grandes receitas de bilheteira, esses contam-se pelos dedos das mãos... O Blair Witch é talvez um dos melhores exemplos... Mas por ano, fazem-se quantos Blair Witches nos EUA? E os tais filmes independentes americanos custam 2 ou 3 vezes mais que o filme mais caro português de sempre...

Mas o grande problema do cinema português, nem é a falta de originalidade.. Há filmes para todos os gostos, desde filmes originais como a Selva, o Coisa Ruim.. Há filmes portugueses que apesar de não ser originais são muito bons, como a Bomba, a Pulsação Zero, Sherlock Holmes, Até Amanhã Camaradas, Mortinho para chegar a casa, A sombra dos Abutres... MAs a real questão é, se o publico alvo do cinema português, já parte com o estereotipo que os filmes portugueses são maus, como é possível que o cinema português evolua e se faça mais e melhores filmes?

Eu antes de dizer as coisas costumo pesquisar. ;)

Custo de Saw

Encontras valor igual no imdb.com

E estamos a falar de custos. Eu já vejo cinema há quase 30 anos, e sei do que estou a falar. Existem muitos filmes que custaram aquilo que costuma custar um filme português em média e que se revelaram bons filmes, sendo que isso de ser bom (ou não) depende sempre da opinião de quem o vê.

A questão não é a falta de dinheiro mas o que se faz com o dinheiro que se tem. O dinheiro pode não ser muito mas a inventividade, o saber dar a volta já mostrou que não só de dinheiro vive o bom cinema. Não me faças ir buscar n exemplos de realizadores e filmes low-budget que se deram muito bem, quer na critica anónima, quer especializada. E os exemplos não chegam só dos E.U.A. Chegam um pouco de todo o lado.

E A Selva não é um filme original, é uma adaptação de uma novela do escritor Ferreira de Castro. ;)

Edited by Walt Sousa
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OK, continuo a achar que custou mais... Mas não vou teimar com isso...

E só reformulo para isto, quantos filmes americanos é que são feitos, anualmente, para sair um Saw ou um Blair Witch?

Resposta -> Mais de 100

Quantos filmes portugueses é que são feitos por ano?

Resposta -> Menos de 30

LOgo é mesmo uma questão de matemática, e muita sorte temos nós em que talvez 2/3/4 filmes portugueses por ano se possam classificar como bons.... Na relação qualidade/quantidade estamos de certeza melhor que os Americanos, mas depois há outros aspectos... Não é à toa que filmes como O crime do padre amaro é que são os blockbusters portugueses...

Aqui a meu ver há 2 hipóteses:

Faz-se mais filmes como o Crime do Padre Amaro e aposta-se nas massas... e em filmes com temas polémicos, que em Portugal é sinonimo de levar gente ao cinema.

Ou tenta-se mudar a mentalidade das pessoas e leva-las a ver outro tipo de filme. Que não tem que ser pior, muito pelo contrário...

É uma questão de mentalidades... Se eu perguntar à maioria das pessoas que virão estes 2 filmes, Coisa Ruim e Crime do Padre Amaro, qual deles é melhor, de certeza que me vão responder que é o Coisa Ruim... Mas lá está, quase ng o viu!

lol, se fosse assim, quase nenhum filme era original... Porque quase todos são baseados em livros.. ;)

Edited by Green Hawk
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Alguém conhece um filme português com um bom argumento?

"Non ou a vã glória de mandar" - Manoel de Oliveira. Filme excelente.

Em relação às comparações, não pode haver comparações.

Em Portugal só recentemente se começou a fazer cinema comercial. É que vai uma grande diferença entre cinema-arte e cinema comercial.

Nós somos inundados de cinema comercial, mas a verdade é uma: não é por razão alguma que o Manoel de Oliveira ganha prémios.

Eu até posso não gostar, mas isso não vai do facto de ser mau cinema. Vem do facto de eu ser um mau espectador.

E o que dizer de um quadro do Picasso?

Quanto a custos e financiamentos, em Portugal sofremos de um mal que é transversal a vários sectores: não vinga quem tem boas ideias mas sim quem tem "bons" amigos.

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