Jump to content
KAMPUZ

A Linguagem No Fnf... Pt Ou Sms?

Recommended Posts

Aqui vai um desabafo.... ou uma utopia!

E que tal se neste forum só fosse permitido falar em Português? (as citações noutras linguas não contam obviamente)

E perguntam (alguns de) vocês: Fdx, taz é doiduh pah, aki já soh s fala pt!

Pois, era mesmo a isto que eu me referia! Digo-vos sinceramente, às vezes até perco a vontade de ler o que se escreve aqui. Temos de estar sempre a descodificar a "linguagem" utilizada.

E respondem (alguns de) vocês: lah bem est aki armadu em doutr. n1 vez k a gent eskreve axim pk é + rapidu!

"Nope", estão enganados, não é nada mais rápido escrever assim, a não ser que não saibam escrever. E eu passo a explicar: Entre escrever "akabei" e "acabei", a diferença de tempo não existe. Entre escrever "jogar" e "jugar" também não. Entre escrever "queijo" ou "keijo" já se consegue poupar uma letra, mas acham que uma letra que se poupa é justificação para se deixar de escrever a palavra de forma correcta? Não estou contra o uso de abreviaturas desde que sejam usadas com lógica, do tipo: "q" em vez de "que" ou de "tb" em vez de "também". Agora meter um "k" em vez de qualquer "c" ou "q"....

Querem saber porque é que eu acho que o pessoal escreve assim? Porque na maior parte das vezes não sabem como se escreve correctamente uma palavra e tem muito mais estilo escrever "xurar" do que "chorar".

Citação de um user: "podem kritikar mas kom razao, s nao tenehm razao mais bale tarem kaladinhos, o post a meu ver correu bem! i ta la td, ou s nao esta foi upado"

O exemplo foi escolhido à sorte mas há aqui alguns que até se tornam cómicos. Se alguém quiser completar a lista...

Aceitam-se criticas, insultos não vale a pena incomodarem-se que eu não respondo.

PS: Erros por "esqecimento" por "escrever muit odepressa" ou "troac da ordem das palavras" não se enquadram na minha critica

PS2: Perdoem-me se gosto de ler as coisas em Português de Portugal e não em Português de SMS

concordo, é que depois habituam-se a escrever assim, e qq dia não sabem escrever como deve ser.

além de alguns post serem quase indecifráveis...

poix acho q sim =) tens razão mas não se pode levar a mal as vezes e do pessoal estar habituado as SMS e aí sim cada letra conta por isso têm de encurtar

peace

poix acho q sim =) tens razão mas não se pode levar a mal as vezes e do pessoal estar habituado as SMS e aí sim cada letra conta por isso têm de encurtar

peace

Não é "Poix" é Pois. :P

Eu acho bem, a nossa língua é para ser estimada.

Acho que em foruns se deve falar/escrever em português bem escrito, até porque aqui o factor "tempo de resposta" não tem tanta importância quanto nos chats (messenger,irc,etc..).

Por isso concordo totalmente com a adopção dessa regra/conselho (chamem-lhe o que quiserem...) só vem facilitar a compreensão de quem tenta ajudar aos vossos/nossos problemas/dúvidas. :bye:

:fnf:

Edited by sarg

PESSOALMENTE concordo em pleno!

Só uma correcção, mais que português de SMS é português de IRC, o que também eu frequento e que mtas vezes me faz escrever algumas coisas menos bem.

Concordo pelas seguintes razões:

1 - Já é fácil ver as calinadas que o pessoal dá com a nossa lingua... quando nos pomos a comer consoantes e vogais e a trocar letras assassinamos o nosso belo Português.

2 - Se por aqui escrevermos bem o pessoal aprende a escrever algumas palavras um bocado mais difíceis.. acabamos por fazer um bem a nós mesmos!

3 - É mais fácil de ler... lá está aquilo q o kampuz disse ... s eu falr axim o gj do ld n vai prcbr np do q to pa ki a dzr. (sim já vi pessoal a escrever realmente assim... n foi no fnf... mas levei 3 anos a decifrar uma frase q n tinha quase vogais nenhumas!).

Abreviem.. mas não abusem! :-..

Penso que era um conselho bom, algo que logicamente a Administração não pode obrigar, quando muito aconselhar.

Senão também temos boa solução.. passar por cima desses replies quase imperceptíveis.. confesso que já o tive de fazer aqui no fnf... Uma coisa é demorar a ler um reply tentando seguir o raciocínio do user.. outra coisa é demorar a ler um reply pq n consigo sequer decifrar o que diz o user :stars:

Fica aqui a minha opinião PESSOAL!

PiNi-PoM