Jump to content

Sic Queixa-se Da Uefa A Bruxelas


karkov
 Share

Recommended Posts

SIC queixa-se da UEFA a Bruxelas

A SIC anunciou hoje ter apresentado duas queixas na Comissão Europeia devido às limitações impostas pela UEFA na cobertura jornalística do Euro’2008, alegando estar a ser prejudicado o direito à informação. A estação do grupo Impresa solicitou à Comissão Europeia a abertura, “com urgência, de um procedimento de infracção contra a UEFA por abuso de posição dominante”, explicando que a UEFA a impede de ter acesso às conferências de imprensa por não ser a televisão detentora de direitos de transmissão televisiva do evento para o território português. “Esta é a primeira vez que tal atitude sucede num evento da envergadura de um campeonato europeu de futebol”, critica a estação em comunicado hoje divulgado. “Todos os jornalistas de rádio e de imprensa poderão estar presentes nas conferências de imprensa, ao contrário dos jornalistas das televisões que não possuem os direitos de exibição dos jogos”, acrescenta. Considerando tratar-se de um “obstáculo absoluto ao exercício do direito à informação”, a SIC sublinha que a UEFA está a “limitar a escolha dos consumidores” ao obrigar os jornalistas da estação a distar pelo menos 1 quilómetro dos estádios onde se desenrolam os jogos do Euro’2008. A postura da UEFA tem como efeito “proteger a posição no mercado de todos aqueles concorrentes da SIC que, ao contrário desta, têm acesso às conferências de imprensa e ficam instalados em zonas mistas próximas dos diversos intervenientes nos jogos”, refere a empresa na queixa. O Euro’2008 tem início a 7 de Junho, pelo que a SIC considera haver “manifesta urgência” na decisão da UEFA. “Caso até ao início [do campeonato] não se ponha cobro às condutas da UEFA (...) os avultados prejuízos decorrentes para a SIC e demais ‘media representatives’ serão consequente e inevitavelmente irreparáveis”, repara. Por isso, a televisão pede que a “UEFA autorize, de imediato, a SIC a aceder às conferências de imprensa que se realizam antes e depois dos jogos” e que a “diligencie no sentido de que as zonas mistas nas quais a SIC venha a ficar instalada ofereçam condições logísticas que tornem viável o exercício do direito à informação e, não coloquem a SIC em situação mais desfavorável” do que os outros órgãos de informação.

Link to comment
Share on other sites

Se o Meo permitir desligar o som dos comentadores e meter só o do estádio eu mudo já.

Isso é que é a televisão do futuro.

Melhor ainda, ver com os comentários originais, como costumo fazer com a liga inglesa na alemã Premiere! E isso não é futuro: é presente.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.