Jump to content

Questão Sobre Velocidade


Kopien
 Share

Quem tem uma distância de travagem menor, um Clio a 90 km/h ou um M3 a 120 Km/h?  

44 members have voted

  1. 1.

    • Clio
      27
    • M3
      17


Recommended Posts

Essa questão já deu pano para mangas noutro forum, com cálculos de velocidade x massa etc.

Se não estou em erro ganha o.....

Edit

Apagada a resposta a pedido do Kopien.

Edited by ccrgs
Link to comment
Share on other sites

Qual é o estado do piso?

Qual é o estado dos pneus em ambos os carros?

Qual é o peso dos condutores?

Depende de muita cena...

A questão coloca-se partindo do principio que essas variáveis são iguais para as duas viaturas.

Não passa de um exercicio teórico.

Link to comment
Share on other sites

Em primeiro lugar depende também de que versões estamos a falar. Se forem ambos recentes (e o Clio sendo qualquer versão que não o V6) o M3, claro.

Edited by EsCk
Link to comment
Share on other sites

Diria o Clio por duas razões óbvias, peso e velocidade.

Pelas minhas contas o M3 no instante imediatamente antes da travagem tem uma energia cinética cerca de 3,2 vezes maior que o do Clio, logo posso prever que a distância de travagem seja maior para o BMW M3 do que para o Renault Clio.

Clio :arrow: 1/2 * 1015 Kg * (25 m/s)² = 317187,5 joules

M3 :arrow: 1/2 * 1840 Kg * (33,33 m/s)² = 1022017,788 joules

ps. Só usei os valores de peso e velocidade como variáveis, o resto (tipo de travões, pneus, piso, etc..) não usei mas sei que influencia.

Se me arranjarem os dois carros para a mão dou-vos valores mais aceitáveis e verdadeiros :-..

Link to comment
Share on other sites

Diria o Clio por duas razões óbvias, peso e velocidade.

Pelas minhas contas o M3 no instante imediatamente antes da travagem tem uma energia cinética cerca de 3,2 vezes maior que o do Clio, logo posso prever que a distância de travagem seja maior para o BMW M3 do que para o Renault Clio.

Clio :arrow: 1/2 * 1015 Kg * (25 m/s)² = 317187,5 joules

M3 :arrow: 1/2 * 1840 Kg * (33,33 m/s)² = 1022017,788 joules

ps. Só usei os valores de peso e velocidade como variáveis, o resto (tipo de travões, pneus, piso, etc..) não usei mas sei que influencia.

Se me arranjarem os dois carros para a mão dou-vos valores mais aceitáveis e verdadeiros :-..

Nepia, tens que ter em conta que os dois carros não têm a mesma aderencia/atrito com o piso, tambem nao têm a mesma resistencia ao ar (aerodinamica), etc...

Link to comment
Share on other sites

Tendo em conta que no site movit se diz que a 100km/h demoram:

BMW M3 neu 38,2

Renault Clio 43,4

Então,

o clio, para uma velocidade de 90 Km:

43,4*90/100= 39,06m

Enquanto que o M3, a uma velocidade de 120 Km/h:

38,2*120/100= 45,84m

Conclusão:

O Clio é mais rápido a travar.

:-..

Edited by alfa20
Link to comment
Share on other sites

sou só eu a achar esta pergunta sem nexo? :unsure:

porque o clio e o M3? porque não um Sunny e um F430??

porque 90km/h para o clio e 120km/h para o M3? :blink:

Nunca tinha visto uma comparação tão, tão....

Link to comment
Share on other sites

Continuo a confiar mais no M3. Pode não ter o extra dos discos em cerâmica, mas são certamente de diâmetro maior, ventilados, rasurados e/ou perfurados.

As pastilhas também são de maior qualidade e força. Os pneus mais aderentes, etc..

Mas já agora, qual a resposta que o ccrgs deu para ter que a alterar a pedido?

Link to comment
Share on other sites

sou só eu a achar esta pergunta sem nexo? :unsure:

porque o clio e o M3? porque não um Sunny e um F430??

porque 90km/h para o clio e 120km/h para o M3? :blink:

Nunca tinha visto uma comparação tão, tão....

E porque não?

Esta pergunta nem foi eu que fiz, foi tirada do fórum autohoje.

Serve para comparar um desportivo que toda a gente reconhece com um carro normalíssimo do dia à dia.

E claro que não iria comparar à mesma velocidade.

Edited by Kopien
Link to comment
Share on other sites

Mas então qual a resposta correcta, Kopien? :D

Foi a que eu dei :D hihi

Na minha opinião faz todo o sentido. As pessoas tem por habito pensar...heiii o M3 é grande bomba claro que trava melhor e nem param para pensar.

Mas venha quem vier a física é igual para todos ;)

Edited by kahzam
Link to comment
Share on other sites

Continuo a confiar mais no M3. Pode não ter o extra dos discos em cerâmica, mas são certamente de diâmetro maior, ventilados, rasurados e/ou perfurados.

E isso tudo serve para lidar com o peso superior do m3 sem derreterem, para lidarem com as velocidades superiores do m3 sem derreterem, etc.. E quiçá para travar melhor que o clio à mesma velocidade. Agora quando o clio segue a 3/4 da velocidade do m3, não há discos xpto que contrariem as leis da física. O clio vai parar 1º. E isto são coisas que qualquer condutor devia ter bem presente.

Link to comment
Share on other sites

Mas então qual a resposta correcta, Kopien? :D

Foi a que eu dei :D hihi

Na minha opinião faz todo o sentido. As pessoas tem por habito pensar...heiii o M3 é grande bomba claro que trava melhor e nem param para pensar.

Mas venha quem vier a física é igual para todos ;)

Não é bem assim..

Podes ter um carro bem mais pesado mas com um sistema de travagem muito superior a um carro mais leve.

Imagina um conjunto de discos mais pastilhas da Brembo Sport. Em cerâmica e zinco, rasurados e perfurados (Link). Aliando a uns bons e largos pneus, era reduzida drasticamente a distância de travagem.

Continuo a confiar mais no M3. Pode não ter o extra dos discos em cerâmica, mas são certamente de diâmetro maior, ventilados, rasurados e/ou perfurados.

E isso tudo serve para lidar com o peso superior do m3 sem derreterem, para lidarem com as velocidades superiores do m3 sem derreterem, etc.. E quiçá para travar melhor que o clio à mesma velocidade. Agora quando o clio segue a 3/4 da velocidade do m3, não há discos xpto que contrariem as leis da física. O clio vai parar 1º. E isto são coisas que qualquer condutor devia ter bem presente.

Pá, vocês estão a julgar que todos os carros têm sistema de travagem igual.

Então acham mesmo que não é possível que um carro que pesa 2000Kg e que segue a 120km/h não é capaz de travar mais rápido do que um carro que pesa 1500Kg e que segue a 90km/h?

Se tiver o equipamento correcto, óbvio que é capaz!

Edited by EsCk
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.