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Kopien

Questão Sobre Velocidade

Quem tem uma distância de travagem menor, um Clio a 90 km/h ou um M3 a 120 Km/h?  

44 members have voted

  1. 1.

    • Clio
      27
    • M3
      17


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Essa questão já deu pano para mangas noutro forum, com cálculos de velocidade x massa etc.

Se não estou em erro ganha o.....

Edit

Apagada a resposta a pedido do Kopien.

Edited by ccrgs

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Essa questão já deu pano para mangas noutro forum, com cálculos de velocidade x massa etc.

Se não estou em erro ganha o ...

Edited by Kopien

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Qual é o estado do piso?

Qual é o estado dos pneus em ambos os carros?

Qual é o peso dos condutores?

Depende de muita cena...

A questão coloca-se partindo do principio que essas variáveis são iguais para as duas viaturas.

Não passa de um exercicio teórico.

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Em primeiro lugar depende também de que versões estamos a falar. Se forem ambos recentes (e o Clio sendo qualquer versão que não o V6) o M3, claro.

Edited by EsCk

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Diria o Clio por duas razões óbvias, peso e velocidade.

Pelas minhas contas o M3 no instante imediatamente antes da travagem tem uma energia cinética cerca de 3,2 vezes maior que o do Clio, logo posso prever que a distância de travagem seja maior para o BMW M3 do que para o Renault Clio.

Clio :arrow: 1/2 * 1015 Kg * (25 m/s)² = 317187,5 joules

M3 :arrow: 1/2 * 1840 Kg * (33,33 m/s)² = 1022017,788 joules

ps. Só usei os valores de peso e velocidade como variáveis, o resto (tipo de travões, pneus, piso, etc..) não usei mas sei que influencia.

Se me arranjarem os dois carros para a mão dou-vos valores mais aceitáveis e verdadeiros :-..

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O M3 tem discos de cerâmica, certo?

Edited by EsCk

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O M3 tem discos de cerâmica, certo?

Creoi que não, só discos.

Uma rápida pesquisa e no artigo deste ano dizem que não.

Isto pode ajudar ou não Aqui

Edited by Kopien

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Diria o Clio por duas razões óbvias, peso e velocidade.

Pelas minhas contas o M3 no instante imediatamente antes da travagem tem uma energia cinética cerca de 3,2 vezes maior que o do Clio, logo posso prever que a distância de travagem seja maior para o BMW M3 do que para o Renault Clio.

Clio :arrow: 1/2 * 1015 Kg * (25 m/s)² = 317187,5 joules

M3 :arrow: 1/2 * 1840 Kg * (33,33 m/s)² = 1022017,788 joules

ps. Só usei os valores de peso e velocidade como variáveis, o resto (tipo de travões, pneus, piso, etc..) não usei mas sei que influencia.

Se me arranjarem os dois carros para a mão dou-vos valores mais aceitáveis e verdadeiros :-..

Nepia, tens que ter em conta que os dois carros não têm a mesma aderencia/atrito com o piso, tambem nao têm a mesma resistencia ao ar (aerodinamica), etc...

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Este tipo de pergunta só pode ser respondido... após se fazer o teste. Tanto factor a ter em conta...

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O clio trava sem duvida numa distancia menor...para isso deixo esta formula... pode ser que ajude ;)

Ec=1/2*m*v^2....energia cinética!

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Tendo em conta que no site movit se diz que a 100km/h demoram:

BMW M3 neu 38,2

Renault Clio 43,4

Então,

o clio, para uma velocidade de 90 Km:

43,4*90/100= 39,06m

Enquanto que o M3, a uma velocidade de 120 Km/h:

38,2*120/100= 45,84m

Conclusão:

O Clio é mais rápido a travar.

:-..

Edited by alfa20

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se considerarem k a única forma de travar o carro é o atrito do ar, apenas a física interessa.

Se considerarem todos os restantes factores, arranjem os carros e testem vces msm.

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sou só eu a achar esta pergunta sem nexo? :unsure:

porque o clio e o M3? porque não um Sunny e um F430??

porque 90km/h para o clio e 120km/h para o M3? :blink:

Nunca tinha visto uma comparação tão, tão....

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Não vejo o porquê de ser uma pergunta sem nexo. Tal como tu sugeriste vários carros eles escolheram estes dois. Mas sim para saber só mesmo fazendo o teste.

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Continuo a confiar mais no M3. Pode não ter o extra dos discos em cerâmica, mas são certamente de diâmetro maior, ventilados, rasurados e/ou perfurados.

As pastilhas também são de maior qualidade e força. Os pneus mais aderentes, etc..

Mas já agora, qual a resposta que o ccrgs deu para ter que a alterar a pedido?

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sou só eu a achar esta pergunta sem nexo? :unsure:

porque o clio e o M3? porque não um Sunny e um F430??

porque 90km/h para o clio e 120km/h para o M3? :blink:

Nunca tinha visto uma comparação tão, tão....

E porque não?

Esta pergunta nem foi eu que fiz, foi tirada do fórum autohoje.

Serve para comparar um desportivo que toda a gente reconhece com um carro normalíssimo do dia à dia.

E claro que não iria comparar à mesma velocidade.

Edited by Kopien

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Mas então qual a resposta correcta, Kopien? :D

Foi a que eu dei :D hihi

Na minha opinião faz todo o sentido. As pessoas tem por habito pensar...heiii o M3 é grande bomba claro que trava melhor e nem param para pensar.

Mas venha quem vier a física é igual para todos ;)

Edited by kahzam

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Continuo a confiar mais no M3. Pode não ter o extra dos discos em cerâmica, mas são certamente de diâmetro maior, ventilados, rasurados e/ou perfurados.

E isso tudo serve para lidar com o peso superior do m3 sem derreterem, para lidarem com as velocidades superiores do m3 sem derreterem, etc.. E quiçá para travar melhor que o clio à mesma velocidade. Agora quando o clio segue a 3/4 da velocidade do m3, não há discos xpto que contrariem as leis da física. O clio vai parar 1º. E isto são coisas que qualquer condutor devia ter bem presente.

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Mas então qual a resposta correcta, Kopien? :D

Foi a que eu dei :D hihi

Na minha opinião faz todo o sentido. As pessoas tem por habito pensar...heiii o M3 é grande bomba claro que trava melhor e nem param para pensar.

Mas venha quem vier a física é igual para todos ;)

Não é bem assim..

Podes ter um carro bem mais pesado mas com um sistema de travagem muito superior a um carro mais leve.

Imagina um conjunto de discos mais pastilhas da Brembo Sport. Em cerâmica e zinco, rasurados e perfurados (Link). Aliando a uns bons e largos pneus, era reduzida drasticamente a distância de travagem.

Continuo a confiar mais no M3. Pode não ter o extra dos discos em cerâmica, mas são certamente de diâmetro maior, ventilados, rasurados e/ou perfurados.

E isso tudo serve para lidar com o peso superior do m3 sem derreterem, para lidarem com as velocidades superiores do m3 sem derreterem, etc.. E quiçá para travar melhor que o clio à mesma velocidade. Agora quando o clio segue a 3/4 da velocidade do m3, não há discos xpto que contrariem as leis da física. O clio vai parar 1º. E isto são coisas que qualquer condutor devia ter bem presente.

Pá, vocês estão a julgar que todos os carros têm sistema de travagem igual.

Então acham mesmo que não é possível que um carro que pesa 2000Kg e que segue a 120km/h não é capaz de travar mais rápido do que um carro que pesa 1500Kg e que segue a 90km/h?

Se tiver o equipamento correcto, óbvio que é capaz!

Edited by EsCk

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