Jump to content

Apito: Pinto Da Costa E F.c. Porto Com Processos Disciplinares


bznhonhas
 Share

Recommended Posts

O F.C. Porto e Pinto da Costa receberam notas de culpa e são alvos de processos disciplinares instaurados pela Comissão Disciplinar da Liga, relativos aos jogos F.C. Porto-E. Amadora e Beira Mar-F.C. Porto de 2003/04, ambos investigados no âmbito do «Apito Dourado».

A informação foi divulgada esta segunda-feira pela SAD do F.C. Porto em comunicado. O clube informa que «entregou de imediato o processo ao departamento jurídico para análise, tendo o presidente do conselho de administração encaminhado o mesmo para os seus advogados».

O Maisfutebol apurou que o presidente do F.C. Porto já foi ouvido pela Comissão Disciplinar da Liga no âmbito destes processos.

O F.C. Porto e Pinto da Costa têm cinco dias úteis para responder às notas de culpa. O prazo termina portanto na próxima segunda-feira.

O Maisfutebol tentou mais esclarecimentos junto da Liga de clubes, mas da parte do organismo não há comentários sobre o tema.

in MaisFutebol

Já sabiam desta? Estão mesmo em cima do gajo. :blink: Ou será só "fogo de vista"?

Edited by bznhonhas
Link to comment
Share on other sites

Trata-se claramente de uma perseguição ao FCP e de uma ofensa ao bom nome e honestidade do PdC... :-

Desejo q todos os intervenientes nesta injustiça tenham as maiores caganeiras deste mundo e q fiquem com o olho do cú tão assado q não se possam sentar durante 3 meses seguidos.

Edited by HERiTAGE
Link to comment
Share on other sites

a justiça desportiva é um fartote e rir. Tem ferramentas para punir sem precisar dos civis PARA NADA. No entanto como quem lá está papa do mesmo tacho, só actuam quando o civil mete as mãos ao lume primeiro. Quem não gosta do Rui Santos deveria ter visto o que ele disse sobre isso ontem. Toda a razão. E partilho do mesmo: Pinto da Costa acaba após este processo. O que não significa que a superioridade do futebol do FCP tenha o mesmo destino. Não se misturem as coisas, quem está a ser julgado é o homem vigarista e ele até pode ter praticado corrupção desportiva não para ganho do clube mas para negociatas próprias que nem nos passam pela cabeça. ;)

Link to comment
Share on other sites

Nepia, pq se existisse vocês estavam a 16 pontos agora, mas com menos uns 10 campeonatos ganhos...

10 não... 30 ou 40...

Pois o prob é q vocês n têm nem 30 campeonatos... Era bom n era? Invistam mais na charcutaria q ainda chegam lá...

E oh Kubrick, se tu tens uma equipa a ganhar n campeonatos com maroscas destas desde q eu me lembro do PC no Porto, não vais expandindo a dimensão do clube e o seu poder face à concorrência ao longo dos anos?

Queres comparar o FCP pré PC com o FCP pós PC? Aqui não se está a julgar o FCP mas sim o PC, mas dizer q o clube não beneficiou nada com isto e que se nunca acontecesse, tudo iria evoluir normalmente para uma situação de domínio do futebol Português por parte do FCPtal e qual como a q temos agora, é no mínimo ridículo!

A superioridade do FCP hoje em dia vem em grande parte disso! Não tenho vergonha nenhuma de o dizer e riam-se o que quiserem!

E oh investor, quinhentinhos, guarda abel, calheiros, rebuçadinhos e cafés com leite? Dizem-te alguma coisa?

Edited by HERiTAGE
Link to comment
Share on other sites

Porto arrisca descida de divisão O Porto poderá vir a ser sancionado com a pena de descida de divisão se a Comissão Disciplinar considerar como provada a corrupção aos árbitros na época 2003/2004. Estão em causa os jogos Porto-Estrela da Amadora e Beira Mar-Porto, investigados no "Apito Dourado". Pinto da Costa, que vai a julgamento no que concerne ao encontro em Aveiro acusado de corrupção activa, arrisca uma suspensão de dois a dez anos.

A Comissão Disciplinar (CD) da Liga não tornou pública a abertura dos dois inquéritos ao Porto e é o próprio clube quem anuncia que recebeu as notas de culpa do Órgão. Em causa estão as investigações no âmbito do "Apito Dourado" que implicam Pinto da Costa na alegada corrupção de homens do apito durante a época 2003/2004, ano em que o Porto foi campeão nacional e europeu com Mourinho no comando.

Uma fonte da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) confirmou à Agência Lusa que Pinto da Costa e outros elementos da SAD portista foram já ouvidos pela CD. Os dragões têm agora cinco dias úteis para apresentarem a sua defesa. A mesma fonte atesta que é pretensão da CD concluir os processos relativos ao "Apito Dourado" até ao fim da temporada.

De notar que o Benfica também é alvo de um inquérito depois de o árbitro Rui Silva ter afirmado no Tribunal de Gondomar que o clube da Luz lhe ofereceu uma peça de cristal no jogo frente à Naval desta época.

A provarem-se as acusações de corrupção desportiva, os Regulamentos Disciplinares prevêm a «baixa de divisão» e uma multa de 50 mil a 200 mil euros para o clube prevaricador, conforme se descreve no artigo 51. Neste capítulo esclarece-se que está sujeito àquela sanção «o Clube que através da oferta de presentes, empréstimos, promessas de recompensa ou de, em geral, qualquer outra vantagem patrimonial ou não patrimonial para qualquer elemento da equipa de arbitragem ou terceiros, directa ou indirectamente, solicitar e obtiver, daqueles agentes uma actuação parcial por forma a que o jogo decorra em condições anormais ou com consequências no seu resultado ou que seja falseado o boletim do encontro».

O mesmo artigo realça que não são consideradas como corrupção «as simples ofertas meramente simbólicas» e sublinha que os «clubes são considerados responsáveis pelos factos praticados, directa ou indirectamente, por qualquer dos seus agentes».

As tentativas de corrupção são sancionadas, nas provas por pontos, com a subtracção de 3 pontos e derrota no jogo alvo da tentativa de aliciamento ou com a desclassificação nas competições por eliminatórias.

Quanto aos «dirigentes que participem ou declarem ter participado em actos de corrupção da arbitragem» são castigados com «a pena de suspensão de dois a dez anos e multa de 2500 a 25 mil euros», atesta o artigo 100 dos Regulamentos.

A suspensão de dirigentes aplica-se a partir do momento da notificação dos agentes da sanção, enquanto a descida de divisão tem efeito na época seguinte à decisão de condenação.

De notar que qualquer decisão da Comissão Disciplinar é passível de recurso para o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol.

Link to comment
Share on other sites

a justiça desportiva é um fartote e rir. Tem ferramentas para punir sem precisar dos civis PARA NADA. No entanto como quem lá está papa do mesmo tacho, só actuam quando o civil mete as mãos ao lume primeiro. Quem não gosta do Rui Santos deveria ter visto o que ele disse sobre isso ontem. Toda a razão. E partilho do mesmo: Pinto da Costa acaba após este processo. O que não significa que a superioridade do futebol do FCP tenha o mesmo destino. Não se misturem as coisas, quem está a ser julgado é o homem vigarista e ele até pode ter praticado corrupção desportiva não para ganho do clube mas para negociatas próprias que nem nos passam pela cabeça. ;)

A Justiça desportiva castigava o FCP... depois em tribunal o FCP e o PC eram absolvidos... como ficaria a Justiça Desportiva no meio disto?

Claro que o FCP ganhou os cerca de 20 campeonatos graças aos árbitros... se assim não fosse o FCP estaria na 5ª divisão.

Link to comment
Share on other sites

DAGC

Acreditas mesmo q todos esses campeonatos q ganhaste e a viragem repentina no sucesso desportivo do clube se deveu única e exclusivamente ao PdC?

Claro q me vais responder q sim, mas eu tenho perfeita noção q no mínimo tens as tuas dúvidas e isso a mim basta-me...

Link to comment
Share on other sites

DAGC

Acreditas mesmo q todos esses campeonatos q ganhaste e a viragem repentina no sucesso desportivo do clube se deveu única e exclusivamente ao PdC?

Claro q me vais responder q sim, mas eu tenho perfeita noção q no mínimo tens as tuas dúvidas e isso a mim basta-me...

Claro que acredito que o Pintinho tenha metido o "bedelho" em alguns campeonatos, principalmente quando era presidente da liga. Não nos campeonatos que se falam.

Mas em todo o historial do futebol português, não terá sido só o Pintinho que fez isso. E muitos querem fazer crer que sim e que o mal dos seus clubes está directamente ligado ao FCP ser favorecido.

Eu também acho que o Benfica foi campeão de forma suspeita e não é por isso que me vêm aí a chorar por todo o lado e a reclamar justiça a todo o custo.

Link to comment
Share on other sites

Como no outro dia falei no msn com o Cardoso (posso revelar não posso fofo :$) é claro que houve corrupção pelo meio, mas querer tirar méritos e vir dizer que o Porto só ganhou o que ganhou por causa disso? POR FAVOR!!!

É que de certeza que em 100 anos de história nem o Benfica nem o Sporting fizeram disto! Poupem-se...

Link to comment
Share on other sites

Ninguém disse q o FCP ganhou o que ganhou por causa disso... Mas uma coisa é certa, o domínio q o FCP tem hoje em dia no futebol PT deve-se em grande parte a isso.

Mas felicito-vos por admitirem q talvez tenha havido marosca pelo meio. Afinal nem todos os adeptos do FCP são palentos como alguns q por aqui andam.

Edited by HERiTAGE
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.