dgsa Posted March 26, 2008 Share Posted March 26, 2008 Muitos conhecerão esta história, antiga mas verídica, passada num exame de Física da Uiversidade de Copenhaga. Não resisti a colocá-la aqui em plena época de exames e em que tanto se tem falado e feito no âmbito do Ensino. Ela reforça a minha convicção de que a Escola - sobretudo a que temos actualmente, com raras excepções - fomenta a mediocridade (entenda-se uniformidade, mediania) à custa da anulação das diferenças. Pura insensibilidade sistémica... Reza assim a história: À questão Descreva como determinar a altura de um arranha-céus usando um barómetro um estudante respondeu: Amarre uma longa corda à parte mais estreita do barómetro, a seguir faça baixar o barómetro do telhado do arranha-céus até ao chão. O comprimento da corda mais o comprimento do barómetro será igual à altura do edifício. Esta resposta altamente original enfureceu o examinador ao ponto de chumbar imediatamente o estudante. O estudante apelou, baseando-se no facto de que a sua resposta estava indubitavelmente correcta e a universidade nomeou um árbitro independente para decidir o caso. Na verdade o árbitro decidiu que a resposta estava correcta, mas que não demonstrava qualquer conhecimento de Física. Para resolver este problema foi decidido chamar o estudante e permitir-lhe que, em seis minutos, providenciasse uma resposta verbal que mostrasse, pelo menos, uma certa familiaridade com os princípios básicos de Física. Durante cinco minutos o estudante ficou em silêncio, franzindo a testa em pensamento. O árbitro lembrou-lhe que o tempo estava a passar, ao qual o estudante respondeu que tinha diversas respostas extremamente relevantes, mas que não sabia qual delas utilizar. Sendo avisado para se despachar, o estudante replicou da seguinte forma: Em primeiro lugar, poderia pegar num barómetro, ir até ao telhado do arranha-céus, deixá-lo cair ao longo da parede e medir o tempo que ele demora a atingir o chão. Desta forma, a altura do edifício poderá ser trabalhada a partir da fórmula: H= 0,5g x t2. Mas isto seria má sorte para o barómetro... Ou então, se o sol estivesse a brilhar, poderia medir a altura do barómetro, depois de assentá-lo na extremidade e medir o comprimento da sua sombra. Em seguida, iria medir o comprimento da sombra do arranha-céus e, depois de tudo isto, seria uma simples questão de aritmética proporcional para calcular a altura do arranha-céus. Mas, se quiserem ser rigorosamente científicos acerca disto, poderão amarrar uma longa corda ao barómetro e abaná-lo como um pêndulo, primeiro ao nível do chão e depois ao nível do telhado do arranha-céus. A altura é trabalhada pela diferença na força da gravidade - T=2p... Ou, se o arranha-céus tiver uma escada exterior de emergência, será mais fácil usá-la e marcar a altura do arranha-céus em comprimentos do barómetro, e em seguida adicioná-los por aí acima. Se, simplesmente, quiser ser chato e ortodoxo na resposta, certamente, poderá usar o barómetro para medir a pressão de ar no telhado do arranha-céus e no solo, e converter os milibares em pés para dar a altura do edifício. Mas uma vez que estamos constantemente a ser exortados a exercitar o pensamento independente e a aplicar os métodos científicos, indubitavelmente a melhor forma seria ir ter com o porteiro e perguntar, se ele gostasse de ter um barómetro bonito, que lho oferecia desde que ele me dissesse a altura do arranha-céus. O estudante em causa era Niels Bohr... Fonte Link to comment Share on other sites More sharing options...
bEwElLWiThHelL Posted March 26, 2008 Share Posted March 26, 2008 'indubitavelmente a melhor forma seria ir ter com o porteiro e perguntar, se ele gostasse de ter um barómetro bonito, que lho oferecia desde que ele me dissesse a altura do arranha-céus.'LOL Link to comment Share on other sites More sharing options...
Dashing Posted March 26, 2008 Share Posted March 26, 2008 Obrigado pela partilha! :y: Link to comment Share on other sites More sharing options...
hda Posted March 26, 2008 Share Posted March 26, 2008 mt bom, thx Link to comment Share on other sites More sharing options...
JfoxPT Posted March 26, 2008 Share Posted March 26, 2008 ;) ;) Brilhante! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Group Posted March 26, 2008 Share Posted March 26, 2008 A chamada chapada de luva branca. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Mini0n Posted March 26, 2008 Share Posted March 26, 2008 Genial! :y: Link to comment Share on other sites More sharing options...
cientistalouco Posted March 26, 2008 Share Posted March 26, 2008 Como Físico, realmente achei engraçadas as várias abordagens cientificas que ele fez sobre a questão em causa, mas realmente a ultima abordagem não cientifica era a de solução mais rápida e menos trabalhosa.("...uma vez que estamos constantemente a ser exortados a exercitar o pensamento independente e a aplicar os métodos científicos, indubitavelmente a melhor forma seria ir ter com o porteiro e perguntar, se ele gostasse de ter um barómetro bonito, que lho oferecia desde que ele me dissesse a altura do arranha-céus." :clap: Link to comment Share on other sites More sharing options...
oleole Posted March 26, 2008 Share Posted March 26, 2008 A chamada chapada de luva branca.x2que classe!!! Respect. :y: Link to comment Share on other sites More sharing options...
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