Jump to content

Isto é Que é Um Professor!


oleole
 Share

Recommended Posts

E se os alunos são o que são em Portugal a culpa é dos professores!

Vou fazer de conta que escreveste isto já com uma grande moca de sono... Para a próxima tenta não dissertar durante a madrugada... <_<

Pena é não haver mais escolas como esta, isso sim, punha a 'canalhada' (quase) toda na linha!

Indisciplina punida com limpeza da escola

Mesmo antes de se falar em Estatuto do Aluno, algumas escolas tomaram medidas para conter a indisciplina dos estudantes, criando regulamentos para sancionar os comportamentos que perturbem o funcionamento das escolas. Numa escola pública e num colégio privado do Grande Porto, tolerância zero à indisciplina é a palavra de ordem.

Na Escola Secundária de 3.º Ciclo Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, em Vila Nova de Gaia, todas as falhas disciplinares são sancionadas. As "tarefas pedagógicas" - que podem ser ajudar na limpeza das salas de aula, dos jardins ou das instalações sanitárias, conforme a gravidade do acto cometido - são o "castigo"mais aplicado, explicou ao JN António Magalhães, vice-presidente do Conselho Executivo. Este ano, uma dezena de alunos já colaborou na limpeza da escola. Os resultados são positivos, já que raramente repetem o erro.

Sempre que um estudante é apanhado a fazer algo que atente contra o regulamento interno, já sabe o que o espera vai ao gabinete do Conselho Executivo ligar ao respectivo encarregado de educação a contar o que se passou. Dessa forma, a família é imediatamente informada do que aconteceu e da medida sancionatória. "Os pais concordam, quase sempre, com a tarefa pedagógica. Se forem contra, aplicamos uma sanção, que pode ser suspensão do aluno", acrescenta o responsável.

O uso do telemóvel - proibido na sala de aulas - implica ficar sem o aparelho durante, pelo menos, um dia. À segunda infracção, são cinco dias. Mas raramente acontece.

Cultura de rigor

No Colégio do Rosário, uma situação como a registada na Secundária Carolina Michaëlis "é impensável", garante o director João Trigo. O regulamento estipula 29 deveres e as respectivas sanções, que podem ir até à expulsão, o que nunca acontece. "Nos poucos casos de indisciplina que temos, a repreensão é a sanção mais aplicada", diz o responsável.

A proveniência de estratos socioeconómicos desafogados é um factor que facilita a disciplina, reconhece João Trigo, que salienta, porém, a cultura de "rigor e exigência" do Rosário, assim como a "boa relação entre professores e alunos" para explicar o ambiente de disciplina que se vive no colégio.

Era por alguns 'espertos' a limpar as casas de banho que essa indisciplina passava logo... Ah, podem ficar sem o telemóvel até 5 dias... :-

Link to comment
Share on other sites

Como diz o meu professor de programação "Eu nao estou aqui para vos ensinar a matéria, programação não e' fácil, a minha única função aqui e' mostrar vos que programar pode ser divertido, embora difícil, dessa maneira vocês estudam em casa, pk eu nas minhas aulas não ensino programação!"

Link to comment
Share on other sites

Quanto ao estado da educação em Portugal, não se queixem dos professores, não se queixem do governo... queixem-se da mentalidade de muitos pais... O estado das escolas está directamente relaccionado com a educação que hoje em dia não se dá em casa.

Acho piada queixarem-se dos professores... que só fazem o seu trabalho ensinar... afinal são os profs que têm de fazer malabarismos para entreter os alunos? Ou os alunos estarão lá para aprender e não para ver um espectáculo de circo?

Eu no meu tempo de escola aprendi muita coisa e nenhum prof teve de arriscar a vida para me ensinar algo <_<

Facilitismos e tudo à vontade dos meninos é que não <_<

Como diz o meu professor de programação "Eu nao estou aqui para vos ensinar a matéria, programação não e' fácil, a minha única função aqui e' mostrar vos que programar pode ser divertido, embora difícil, dessa maneira vocês estudam em casa, pk eu nas minhas aulas não ensino programação!"

O que ele diz com isso é que Programação exige prática e empenho, que as aulas não chegam para se aprender o que é programar.

Link to comment
Share on other sites

Quanto ao estado da educação em Portugal, não se queixem dos professores, não se queixem do governo... queixem-se da mentalidade de muitos pais... O estado das escolas está directamente relaccionado com a educação que hoje em dia não se dá em casa.

Acho piada queixarem-se dos professores... que só fazem o seu trabalho ensinar... afinal são os profs que têm de fazer malabarismos para entreter os alunos? Ou os alunos estarão lá para aprender e não para ver um espectáculo de circo?

Eu no meu tempo de escola aprendi muita coisa e nenhum prof teve de arriscar a vida para me ensinar algo <_<

Facilitismos e tudo à vontade dos meninos é que não <_<

Como diz o meu professor de programação "Eu nao estou aqui para vos ensinar a matéria, programação não e' fácil, a minha única função aqui e' mostrar vos que programar pode ser divertido, embora difícil, dessa maneira vocês estudam em casa, pk eu nas minhas aulas não ensino programação!"

O que ele diz com isso é que Programação exige prática e empenho, que as aulas não chegam para se aprender o que é programar.

Claro, e' impossível aprender a programar, so' a ouvir uma pessoa a falar, aprende-se a programar com a pratica, a cometer erros e a conseguir resolve-los...

Link to comment
Share on other sites

Eu por acaso confesso que programação sempre me dei bem, e a única coisa que fazia em casa era os trabalhos. Mas havia gente que não tinha tanta facilidade e quem praticava em casa com mais ou menos dificuldade safava-se... quem não praticava não se safava...

Mas também programação é daquelas coisas ou se tem "queda" ou é melhor esquecer.

Link to comment
Share on other sites

E se os alunos são o que são em Portugal a culpa é dos professores!

Vou fazer de conta que escreveste isto já com uma grande moca de sono... Para a próxima tenta não dissertar durante a madrugada... <_<

Também acho que neste assunto o Rise está um pouco... digamos... "desligado".

Então um professor que está 2/3 horas por semana com um aluno é que tem culpa de ele ser mal-educado, não ter respeito por ninguém, etc.? <_<

Link to comment
Share on other sites

Não vejo ali ninguém com telemóveis nem ninguém a berrar com o professor, até batem palmas como se de um espectáculo se tratasse, está simplesmente a ENSINAR!

Também não vês pitas, nem gandulos de 14 anos, a audiência tem mais qualquer coisinha na cabeça. Mas o homem de facto é de outro planeta. :clap:

Link to comment
Share on other sites

so na sei é como é k um prof a ocupar as aulas a fazer demonstracoes e malabarismos se ia safar em portugal em que normalmente no final do ano lectivo na se deu a matéria toda que não houve tempo...

E quanto a qq um ir para prof e tirar lugar aos professores bons... isso não é assim... ainda bem k temos abundancia de professores... pelo menos temos agora por onde escolher... não é como eu estava no 12º ano que tinha um professor de matemática que na tinha curso. Tinha uma profissionalização e na percebia um cu de matemática...

Com profissionalizações ficámos com uma cambada de incompetentes no quadro das escolas...

Link to comment
Share on other sites

É este o tópico que trata de manchar o nome dos professores?

Priceless topic then.

Belas atitudes ao criarem um topico destes. E umas vezes dizem mal dos americanos e outras vezes os estão a aplaudir pelas aulas que dão.

E aquelas aulas se não reparaste são aulas de universidade, dá para ver a diferença ou não? Acho que não é comparável com as do secundário.

Btw, não culpem os profs por não atingirem os objectivos. Cresçam e apareçam.

Link to comment
Share on other sites

O Professor pode ser o melhor do mundo e ter o metodo mais interessante do mundo. Mete-o a dar aulas num bairro problemático do Porto ou Lisboa e observa os resultados!

Mas nesses casos, já houve para trás maus professores e maus pais para tornarem os alunos assim. ou não?

claro que não há milagres, depois do mal estar feito dificilmente se "recupera" o aluno.

Ponham uma turma de alunos desde pequenos com bons professores e uns bons pais. Acham que não vai funcionar?

É que muita gente aqui esta a olhar para casos já avançados de indisciplina, e dizem que é impossível educar assim, que nem o melhor professor do mundo consegue. Mas, quem é que tornou os alunos assim? Não terão sido os maus pais? os maus professores que não os cativaram para os estudos e educação?

O mal do Rise e' pensar que os professores tem o papel de educar as criancinhas quando na verdade quem tem esse papel sao os PAIS e como ele muitos pais pensam assim...

Vocês não leram o meu tópico a corrigir esse erro. Eu corrigi a seguir a dizer que a responsabilidade n é só dos professores mas também dos pais.

Link to comment
Share on other sites

não é meio, é 99% do caminho.

E se os alunos são o que são em Portugal a culpa é dos professores! Qualquer individuo hoje em dia vai para professor e depois tiram o lugar aos que realmente sao bons a Ensinar e a dar aulas! temos professores a mais no país, mas desses todos que temos aproveitam-se uns 10%.

Não leves mas, mas essa frase mostra o ignorante que és neste assunto.

Rise e amigos, a vossa mentalidade e igual à P*** da ministra que quer culpar os professores por todos os males da nossa educação. Que culpa é que um professor tem por ter um aluno que se esta a cagar para as aulas e para aquilo que o professor tem para ensinar?!?!

E esses professor que aparece ai nos vídeos é professor universitário. De certeza que se os alunos que estão dentro naquela sala fossem como muitos dos alunos portugueses que só sabem falar para o lado, perturbar a aula, mandar sms enquanto o professor esta a falar etc, ele não ia conseguir dar aulas como as que dá. Adorava vê-lo numa escola problemática cá em Portugal, e viamos como iam ser as aulas dele...

Eu concordo que existem professores maus e professores bons. Mas garanto-te que a maioria dos professores que temos são bons.

A culpa do estado da educação em Portugal é essencialmente destes governos e dos paizinhos dque so facilitam a vida dos meninos que agora podem faltar o ano inteiro que já não reprovam por faltas. Fazem um exame final, e está andar

Edited by sithlord
Link to comment
Share on other sites

ok, se quiserem continuar a fazer quote desse meu post e esquecer todos os outros que falei à frente força nisso. :y:

ta visto que se tem de dizer logo tudo no 1º post pk não lêm mais nenhum...

Link to comment
Share on other sites

E se os alunos são o que são em Portugal a culpa é dos professores!

Vou fazer de conta que escreveste isto já com uma grande moca de sono... Para a próxima tenta não dissertar durante a madrugada... <_<

Pena é não haver mais escolas como esta, isso sim, punha a 'canalhada' (quase) toda na linha!

Cultura de rigor

No Colégio do Rosário, uma situação como a registada na Secundária Carolina Michaëlis "é impensável", garante o director João Trigo. O regulamento estipula 29 deveres e as respectivas sanções, que podem ir até à expulsão, o que nunca acontece. "Nos poucos casos de indisciplina que temos, a repreensão é a sanção mais aplicada", diz o responsável.

A proveniência de estratos socioeconómicos desafogados é um factor que facilita a disciplina, reconhece João Trigo, que salienta, porém, a cultura de "rigor e exigência" do Rosário, assim como a "boa relação entre professores e alunos" para explicar o ambiente de disciplina que se vive no colégio.

Era por alguns 'espertos' a limpar as casas de banho que essa indisciplina passava logo... Ah, podem ficar sem o telemóvel até 5 dias... :-

Eu vou comentar a noticia sobre o Rosário porque andei lá 13 anos e as coisas nem sempre foram assim. Alias, só para terem uma ideia, quando lá volto, os vigilantes confessam que têm saudades da nossa geração, porque agora não têm trabalho nenhum.

Na altura era como outra escola qualquer. Havia merda e havia génios. A única coisa que o Rosário passou a fazer foi discriminação na inscrição. Tanto que agora é quase só por entrevista como o futuro aluno ainda dentro da barriga da mãe. Assim é fácil, obrigado.

Mas quando lá andei era javardar tanto ou mais do que noutra escola. A diferença para os dias de hoje é a mentalidade dos pais, principalmente. Muita porrada eu levei de alguns profs e vigilantes. Coisa que se acontecesse hoje, até ia a direcção da escola para a choldra.

Hoje em dia as pessoas querem uma educação perfeita e sem repreensão, coisa que é impossível. Os profs têm medo de fazer mal aos meninos e nem a voz levantam se for preciso!

Mas também de salientar uma coisa: o nosso ensino superior é dos melhores da Europa e superior a muitas regiões mais produtivas do mundo. Mas sobre isso, já ninguém fala...

Link to comment
Share on other sites

isso são excepções JLDR, não me digas que o ensino em portugal é so casos como esses? tens que ver que ensinas casos PARTICULARES!

Lá por dares aulas a casos como esses não penses que são todos assim! isso é uma minoria, ou estamos num pais de 4 mundo?

Particulares????

Não conheces a escola portuguesa então.

A grande maioria das escolas do interior são assim. Já passei por várias e os problemas repetem-se.

Professores maus, todos sabemos que existem.

O problema é a desmotivação provocada pelo poder político.

Contrariamente ao que dizias atrás, acredita que 90% dos professores são bons. O sistema é que (nem é mau) é péssimo. E a forma como ele está organizado é propícia à formação de analfabetos.

não sei se são 90% ... "organizado é propícia à formação de analfabetos" isso é mais do k pura VERDADE ...

Link to comment
Share on other sites

ok, se quiserem continuar a fazer quote desse meu post e esquecer todos os outros que falei à frente força nisso. :y:

ta visto que se tem de dizer logo tudo no 1º post pk não lêm mais nenhum...

eu até ia comentar esse tal post, porque é uma mentira das grandes! só uma pessoa que não sabe mesmo como funcionam as coisas no nosso país é que diz tal disparate.

tal como disse o JLDR, alunos como ele tem existem em milhares de escolas por este país abaixo.

o meu irmão mais velho e a minha cunhada são professores e já passaram por várias escolas e tiveram sempre alunos assim, alunos com muitos problemas em que a escola é apenas mais um! já tive oportunidade de ir a algumas das escolas onde passaram e algumas crianças até mete dó só de olhar para elas...

eu estive 4 anos num curso de ensino e fiz as pedagógicas quase todas, sei bem como funcionam as coisas, fiz vários trabalhos incluindo ir a escolas ver como tudo se passava na realidade apesar de eu próprio ter passado por outras enquanto estudava. acabei por desistir do curso porque realmente as condições no nosso país não dão para fazer aquilo que eu queria. eu queria Ensinar, e iam-me pedir para Educar! eu sei que na escola também se educa, mas para mim a educação tem de vir de casa! pelo menos grande parte dela. eu sempre tive educação em casa e nunca precisei de ser chamado à atenção na escola.

enquanto os pais não se mentalizarem que ter filhos não é o mesmo que comprar um brinquedo, e que os professores estão na escola para ensinar em vez de educar os filhos deles, o ensino não vai melhorar.

Como diz o meu professor de programação "Eu nao estou aqui para vos ensinar a matéria, programação não e' fácil, a minha única função aqui e' mostrar vos que programar pode ser divertido, embora difícil, dessa maneira vocês estudam em casa, pk eu nas minhas aulas não ensino programação!"

também tens o JNO? bom professor!

Link to comment
Share on other sites

ok, se quiserem continuar a fazer quote desse meu post e esquecer todos os outros que falei à frente força nisso. :y:

ta visto que se tem de dizer logo tudo no 1º post pk não lêm mais nenhum...

eu até ia comentar esse tal post, porque é uma mentira das grandes! só uma pessoa que não sabe mesmo como funcionam as coisas no nosso país é que diz tal disparate.

tal como disse o JLDR, alunos como ele tem existem em milhares de escolas por este país abaixo.

o meu irmão mais velho e a minha cunhada são professores e já passaram por várias escolas e tiveram sempre alunos assim, alunos com muitos problemas em que a escola é apenas mais um! já tive oportunidade de ir a algumas das escolas onde passaram e algumas crianças até mete dó só de olhar para elas...

eu estive 4 anos num curso de ensino e fiz as pedagógicas quase todas, sei bem como funcionam as coisas, fiz vários trabalhos incluindo ir a escolas ver como tudo se passava na realidade apesar de eu próprio ter passado por outras enquanto estudava. acabei por desistir do curso porque realmente as condições no nosso país não dão para fazer aquilo que eu queria. eu queria Ensinar, e iam-me pedir para Educar! eu sei que na escola também se educa, mas para mim a educação tem de vir de casa! pelo menos grande parte dela. eu sempre tive educação em casa e nunca precisei de ser chamado à atenção na escola.

enquanto os pais não se mentalizarem que ter filhos não é o mesmo que comprar um brinquedo, e que os professores estão na escola para ensinar em vez de educar os filhos deles, o ensino não vai melhorar.

Como diz o meu professor de programação "Eu nao estou aqui para vos ensinar a matéria, programação não e' fácil, a minha única função aqui e' mostrar vos que programar pode ser divertido, embora difícil, dessa maneira vocês estudam em casa, pk eu nas minhas aulas não ensino programação!"

também tens o JNO? bom professor!

Neps o meu e' o JBB ^^

Link to comment
Share on other sites

Só tenho uma coisa a dizer:

A educação começa em casa!

Essa mentalidade que os professores têm obrigação de educar os alunos é pura ficção, os professores são pagos para ensinar e tentar orientar os alunos para o fururo da forma mais correcta possivel.

Concordo plenamente, na dificuldade que há em ensinar por exemplo nos bairros sociais, pais bebados, prostituição, drogas e afins.

Na minha opinião cabe ao professor fazer o melhor possivel, mas somos humanos e o velho ditado "Água mole em pedra dura bate tanto até que fura" isso era no tempo da minha avozinha.

Fica aqui registado o meu agradecimento a todos os meus professores, uns melhores outros piores mas acredito que fizeram o seu melhor. :clap:

No geral aprendi com todos e a minha formação começou em casa e não na escola ou universidade.

Link to comment
Share on other sites

Neps o meu e' o JBB ^^

o JBB também é um bom professor, por isso é que ele é o director do departamento, grande cromo!

dos melhores professores do DI, senão o melhor!

o JNO também começou o semestre com um discurso parecido, que ele não os ia ensinar nada, só nos ia tentar motivar a aprendermos aquelas matérias.

Link to comment
Share on other sites

deixem os professores do ciclo e secundário da mão, os coitados fazem o que podem, que têm que cativar 20 ou 30 gandulos com "vómito educativo" ditado pelo sistema.

e ponham o olho nos nojentos professores catedráticos e das universidades onde cerca de 80% fazem o que querem, ganham pa crl, chumbam quem querem só por não gostar do aluno, ou então nem aparecem nas aulas (poem os assistentes a dar) pois estão com trabalhos por fora. essa merda ninguem controla. muitos amigos meus tiveram que mudar de curso porque com aquele professor/a não conseguem passar na cadeira.

Edited by Poltergueist
Link to comment
Share on other sites

Mas no meio disto tudo, de alunos pessimamente comportados e algumas vezes devido à incompetência dos professores, onde é que os professores vao para a rua para pedir mais autoridade?

Em vez disso fazem excursoes em que vao a cantar e a dizer que nao querem ser avaliados por fulano tal e fulana tal.

Se pedissem para poder disciplinar os alunos como dantes, isso é que era de valor.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.