Jump to content

Lag Do Rato E Do Som Ao Sacar


Skydreamer
 Share

Recommended Posts

Olá!

Há um mês a minha velocidade de internet aumentou de 2 mb para 8 mb. O problema é que quando saco do grabit/utorrent ao máximo da velocidade o meu rato começa a andar aos solavancos, o pc começa-se a arrastar e até o som se distorce todo com a lentidão. Isto também acontece se abrir muitas páginas da net com imagens ao mesmo tempo ou se fizer um download ao máximo da velocidade. Quando copio um ficheiro através da minha rede (de computador para computador), mesmo sendo a uma velocidade bastante superior à da internet, não acontece nada disto, o que me leva a pensar que não seja da placa de rede.

Já me aconteceu uma situação semelhante a esta à dois anos no mesmo pc, quando introduzia um cd/dvd na drive de leitura(tenho duas drives). O rato começava-se a arrastar até que o ponteiro deixava de se mexer, embora ainda desse pra o utilizar pois este ficava como se estivesse invisível (o ponteiro branco não se mexia, mas o rato ainda estava lá a funcionar invisível). A drive acabou por se estragar e nunca mais tive este problema até agora, o que é bastante incomodativo.

O meu pc é o seguinte:

Intel 3,4 Ghz Prescott 64 bit

2x200gb SATA e 60gb IDE

Geforce 6600 GT

2 GB RAM 533 Mhz

Windows XP Pro

Se alguém tiver alguma solução desde já obrigado!

Link to comment
Share on other sites

Obrigado pela resposta, mas já tinha testado várias drivers para a PG e o problema é igual. Quanto à memória RAM o memtest não acusa problemas. No entanto esqueci-me de dizer que o problema do lag da drive só começou a acontecer depois de mandar o pc para a garantia logo depois de o comprar, porque a ram estava estragada e estava sempre a dar bluescreens. Quando o pc veio já vinha normal, mas a 2ª drive tinha esse problema. Na altura como já tinha estado tanto tempo sem computador nem me chateei com isso porque precisava dele para trabalhar. O windows já veio instalado da loja e ainda não tive paciência para formatar a ver se resolve. Queria evitar fazê-lo. Será que não está relacionado com o número de ligações TCP ou assim? (não sei muito sobre isto) Digo isto porque isto só acontece quando saco a altas velocidades, o que é estranho.

Também já pensei que possa ser alguma opção da BIOS, porque na altura mexeram-me na BIOS na loja.

A minha motherboard é a MSI 925XE Neo Platinum. Existe uma nova BIOS para ela que actualiza o CPU microcode mas não queria actualizar porque da última vez que o fiz o windows deixou de fazer boot.

Obrigado!

Edited by Skydreamer
Link to comment
Share on other sites

Parece-me mais problemas de IRQs ou DMA.

Certifica-te k o teu disco rigido e os cdrom's estao em modo DMA.

Como a tua ligacao a net? esta ligada atraves da placa de rede? se tiver por usb e bem provavel k seja essa a causa...

Link to comment
Share on other sites

Estão ambos com DMA, por acaso também pensei que fosse isso ao ínicio. O meu router é um 2wire-hgv2 que veio com o serviço MEO e está ligado por ethernet 100Mbps.

Acho que não deve ser do disco, porque a copiar ficheiros de um disco para o outro e para outro computador da rede não tenho problemas. Faz-me mesmo confusão ser mesmo só por causa da internet.

Edited by Skydreamer
Link to comment
Share on other sites

ora bem... ram a 533 nao e fantastico.. e se tiveres um spywarezito a comer-te recursos, ou o disco mais fragmentado ou qualquer coisa do genero.. o melhor mesmo é fazeres ou sacares um xp com sp2 ou sp3 incluido e formatares isso :)

Link to comment
Share on other sites

ora bem... ram a 533 nao e fantastico.. e se tiveres um spywarezito a comer-te recursos, ou o disco mais fragmentado ou qualquer coisa do genero.. o melhor mesmo é fazeres ou sacares um xp com sp2 ou sp3 incluido e formatares isso :)

Nem mais...formata que isso passa, tenho mtos casos desses e o format resolve. Por vezes utilizar o ultimo ponto de restauro tb ajuda, tenta!

Link to comment
Share on other sites

Obrigado pelas respostas! Já usei vários programas para fazer download e o problema é o mesmo. Spywares e disco fragmentado não tenho de certeza pois tenho sempre muito cuidado com a manutenção do meu pc. Quanto ao ponto de r estauro duvido que ajude porque não é uma coisa que tenha aparecido de repente, mas que já dura à um bocado. Algo me diz que deve ser da build do windows que me instalaram na loja.

Quando tiver tempo vou formatar e aproveito para actualizar a bios.

Obrigado mais uma vez pela ajuda!

Link to comment
Share on other sites

o router 2wire tem problemas na resolucao de DNS kando a carga e elevada (basta teres p2p a correr ou estar a sacar 1 ficheiro a mais de 500kb/s). Ou seja kando pedes para abrir uma nova pagina ele simplesmente engasga, e pode ser isso k esta a causar k o teu SO fike bloqueado, apesar de n ser normal. Exprimenta colocar os servidores de DNS da meo (ve na pagina da administracao do router kais sao) directamente no teu SO (nas propriedades da ligacao TCP/IP).

Link to comment
Share on other sites

Skydreamer

Formatar o HD vai-te resolver o problema mas temporariamente, esse sintoma tem haver com muitas coisas mas eu vou-te dizer algumas e as mais comuns.

1º- Verifica os drivers do som nas MSI é frequente esse conflito, as vezes a actualização da bios resolve, para testares basta desinstala os drivers do som e colocas o grabit a funcionar se o problema passar já sabes onde esta o mal.

2º- Se tiveres algum Pack Vista para aquelas modificações do XP remove essa também é uma das causas.

Para já faz isso, acho que nestas duas vais saber... se não resultar existe outras, mas nesse caso aconselho-te a formatar e ao instalares todos os programas que o faças de forma selectiva até encontrares o que te esta a criar conflito.

Espero que isto te ajude

Link to comment
Share on other sites

Ok, alguma sugestão de algum cuidado a ter em especial ou actualizar? Obrigado

Na minha opinião, não actualizes, as memorias rom não são para brincadeiras!

Se quiseres mto actualizar certifica-te que a luz não vai a baixo, durante a actualização, caso contrário bye bye Board!

Link to comment
Share on other sites

Mais uma vez obrigado! Embora a minha board MSI tenha som onboard, tenho o chip desactivado na BIOS porque tenho uma audigy. Não tenho nenhum pack de customização para além do tema royale glass. Vou experimentar desinstalar os drivers da audigy porque na verdade já tive de formatar o pc uma vez por causa deles, pois não os conseguia instalar direito. Quanto à BIOS acho que tens razão kahzam, vou primeiro formatar e depois só em último caso actualizo a bios. Problemas já tenho que chegue, é melhor não arranjar mais.

Obrigado

Fiz agora um teste que já devia ter feito à mais tempo. Iniciei o modo de segurança com rede e fiz um download ao máximo da velocidade. Tudo funcionou sem problemas.

Iniciei o pc normalmente e começei a terminar processos não essenciais um a um enquanto fazia um download para ver se encontrava o "culpado". Qual a minha surpresa quando ao fechar o kaspersky internet security 6 isto deixou de lagar. Descobri depois que o kaspersky tá sempre a fazer scan com o iswift a tudo o que eu saco em massa. Seja do grabit, do utorrent ou mesmo ao abrir muitas páginas com muitas imagens ao mesmo tempo ele faz sempre scan e põe-me o pc a lagar. Há alguma forma de o pôr a não fazer scan assim tão intensivamente? Digo isto porque é absurdo estar a fazer scan de tudo o que eu saco do grabit por exemplo. Se não houver nenhuma forma vou mudar de antivírus.

Obrigado por toda a ajuda!!! Finalmente descobri isto!

E pronto, actualizei para a versão 7 do Kaspersky e o lag desapareceu para sempre. Obrigado a todos pela ajuda!

Edited by Skydreamer
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.