Jump to content

O Preço Do Petróleo


Kopien
 Share

Recommended Posts

O preço do petróleo

Fui informado recentemente que os preços de uns produtos químicos comercializados pela empresa onde trabalho iriam subir novamente devido à subida do preço do petróleo.

Todos os fins de semana meto gasolina no carro, e cada vez preciso de mais euros para comprar menos litros de Super-95. Dizem-me que é por causa do preço do petróleo.

Os industriais de panificação ameaçam com uma subida do preço do pão em cerca de 50%, devido à subida do preço do petróleo, que vez disparar o preço dos cereais.

Assim, fui à net buscar umas tabelas/imagens, comecei a fazer umas contas.

Câmbio EUR/USD, desde 1999 a 2008:

usd-eur

Evolução do preço do petróleo desde 1994 (preços em USD):

petroleo19942007

Então temos:

- Em 2000, um barril de petróleo custava 63USD, ou seja, 70.00EUR (1.00Eur=0.90USD).

- Em 2008, um barril de petróleo custa 98USD, ou seja, 70.00EUR (1.00Eur=1.40USD).

Gostava que me indicassem onde está a subida do preço do petróleo.

Cada um que pense por si, mas eu acho que estamos a ser roubados pelos políticos, pelas petrolíferas e até pela associação de padeiros!

Raio-X

Alguém da área da economia que explique aqui ao pessoal e se estiver correcto ao resto do mundo :lol:

Link to comment
Share on other sites

A culpa disto tudo é da U.E. que só sabe aumentar as taxas de juro e assim o € valoriza-se cada vez mais em relação ao dollar e por sua vez o petroleo que é comercializado em dollares fica mais caro para nós Europeus... :( Isto podia ser combatido com o aumento dos salários, de acordo com a valorização do Euro face ao Dollar...

Mas parece que isto, de aumentar as taxas de Juro, vai trazer benefícios...

Por outro lado, nao esquecer a grande procura de petroleo nos mercados Asiáticos...

Acho que isto é mais ou menos assim, depois peço à minha namorada para me explicar melhor,e digo, já que percebe mais disto que eu... Já tive valentes discussões com ela por causa disto e tudo... :(

Link to comment
Share on other sites

A culpa disto tudo é da U.E. que só sabe aumentar as taxas de juro e assim o € valoriza-se cada vez mais em relação ao dollar e por sua vez o petroleo que é comercializado em dollares fica mais caro para nós Europeus...

É exatamente ao contrário. Quanto mais valorizado o euro estiver mais barato fica o dolar e mais barato fica o petroleo para nos.

A questão do aumento das taxas de juro está relacionada directamente com a inflação. A função do BCE é controlar, com os instrumentos financeiros que tem à sua disposição, a inflação. E neste momento existem pressões inflacionistas pelo que o BCE não pode baixar a taxa de juro, que iria impulsionar o consumo, o que por sua vez aumentaria a inflação!

Link to comment
Share on other sites

Por acaso ainda hoje me estiver a questionar sobre o mesmo... E já agora, 1 euro já está a valer 1.55 dollares...]

APRENDE A ESCREVER PORTUGUES PRIMEIRO;E CRITICA OS OUTROS DEPOIS...

desculpem o off topics.....

Link to comment
Share on other sites

Por acaso ainda hoje me estiver a questionar sobre o mesmo... E já agora, 1 euro já está a valer 1.55 dollares...]

APRENDE A ESCREVER PORTUGUES PRIMEIRO;E CRITICA OS OUTROS DEPOIS...

desculpem o off topics.....

Vê lá se te acalmas.

- Não é de bom tom escrever em CAPS.

- O erro não é assim tão "grosseiro".

- E ele não criticou ninguém.

Para a próxima vê lá se tens mais calma... <_<

Link to comment
Share on other sites

Quanto ao comment do Green Hawk, fizeste tudo ao contrário, uma valorização do Euro é boa para as Importações e má para as Exportações ! Portanto uma subida do Euro face ao Dólar, leva-nos a que o Petróleo fique mais barato, pois o mesmo é transaccionado em Dólares :D

A nossa sorte é o euro estar mais forte que o Dolár, senão bem que andávamos todos a pé !

Mais de metade do preço da gasolina/gasóleo são para Impostos !

A única coisa em que estamos a ser roubados é simplesmente que quando há um aumento do preço do petróleo no dia a seguir já a gasolina está mais cara ! Nesta situação estamos a ser roubados pois temos reservas de petróleo para 2 meses de consumos ! Então qualquer aumento feito em Janeiro só se deveria reflectir no preço dos derivados em Março !

Link to comment
Share on other sites

Por acaso ainda hoje me estiver a questionar sobre o mesmo... E já agora, 1 euro já está a valer 1.55 dollares...]

APRENDE A ESCREVER PORTUGUES PRIMEIRO;E CRITICA OS OUTROS DEPOIS...

desculpem o off topics.....

Vê lá se te acalmas.

- Não é de bom tom escrever em CAPS.

- O erro não é assim tão "grosseiro".

- E ele não criticou ninguém.

Para a próxima vê lá se tens mais calma... <_<

eu tenho calma.....ve o que se passou no topic dos piercing e vais perceber....

Link to comment
Share on other sites

É ridiculo o que os palhaços exploradores de petroleo andam a fazer, es´ta na hora de começarem a investir forte nas fontes de energias nao renovaveis, o proximo grande problema do mundo vai ser quando o petroleo começar a ser escasso e o mais certo e' termos novo conflito, capitalismo :blerk:

Link to comment
Share on other sites

Lê-se cada barbaridade económica aqui que ate doi!

Sem me alongar muito em comentários ficam 2 pontos:

1º --> O valor de 1 euro hoje, não vale o mesmo que 1 euro em 2000.

2º --> A margem de lucro das revendedoras de combustivel é completamente independente do preço do petroleo uma vez que ele metem uma margem fixa sobre o custo, retiram a parte que vai para o estado sobre a forma de imposto e obtem a margem deles. Como toda a gente sabe, quanto maior o preço, menor a procura. Com os preços altos, a procura de combustiveis e como tal diminuem as vendas das revendedoras (que poderá ser compensado pelo aumento da margem, por exemplo 20% sobre 1 euro é menor que 20% sobre 1,2 euros)

Link to comment
Share on other sites

Impossível não será mas certamente não compensa. Imaginem as alterações ao peso só em baterias...

Quanto ao preço da gota... 65% é em impostos, logo só aí é um tombo no preço final que até doí...

Link to comment
Share on other sites

Impossível não será mas certamente não compensa. Imaginem as alterações ao peso só em baterias...

Quanto ao preço da gota... 65% é em impostos, logo só aí é um tombo no preço final que até doí...

ip1401bombagasolinahm7.gif

Actualmente o total de impostos está em 60% na Gasolina e 46% no Gasóleo +-

Edited by Kopien
Link to comment
Share on other sites

Lê-se cada barbaridade económica aqui que ate doi!

Sem me alongar muito em comentários ficam 2 pontos:

1º --> O valor de 1 euro hoje, não vale o mesmo que 1 euro em 2000.

2º --> A margem de lucro das revendedoras de combustivel é completamente independente do preço do petroleo uma vez que ele metem uma margem fixa sobre o custo, retiram a parte que vai para o estado sobre a forma de imposto e obtem a margem deles. Como toda a gente sabe, quanto maior o preço, menor a procura. Com os preços altos, a procura de combustiveis e como tal diminuem as vendas das revendedoras (que poderá ser compensado pelo aumento da margem, por exemplo 20% sobre 1 euro é menor que 20% sobre 1,2 euros)

+

3º --> O preço do pão sobe por uma simples razão. Vive-se neste momento a ilusão da salvação do biocombustível. Este quando foi criado, era uma maneira de nos livrarmos de oleos USADOS de uma forma inteligente. Agora já se anda a criar bio-combustível de propósito para abastecer carros. Saiu à pouco tempo um estudo feito numa universidade inglesa que dizia que seria necessário tornar a inglaterra inteira num campo de cereais para se poder abastecer todos os aviões da companhia Virgin.

Isto é algo que não é sustentável, especialmente com tanta fome no mundo, isto até é a meu ver um acto criminoso.

As empresas de cereais vêem nisto uma excelente oportunidade de negócio e como não sobra tanto para o pão, o preço deste dispara.

Link to comment
Share on other sites

+

3º --> O preço do pão sobe por uma simples razão. Vive-se neste momento a ilusão da salvação do biocombustível. Este quando foi criado, era uma maneira de nos livrarmos de oleos USADOS de uma forma inteligente. Agora já se anda a criar bio-combustível de propósito para abastecer carros. Saiu à pouco tempo um estudo feito numa universidade inglesa que dizia que seria necessário tornar a inglaterra inteira num campo de cereais para se poder abastecer todos os aviões da companhia Virgin.

Isto é algo que não é sustentável, especialmente com tanta fome no mundo, isto até é a meu ver um acto criminoso.

As empresas de cereais vêem nisto uma excelente oportunidade de negócio e como não sobra tanto para o pão, o preço deste dispara.

Os preços do pão disparou simplesmente porque nao foram feitas outras criações para o biocombustível... Em vez de usarem outros produtos (os oleos é um deles como disseste) preferiram ir pela maneira mais facil... Roubar na pequena produção que existe na europa.... e o mesmo está a acontecer nos estados unidos.

As pessoas se andassem menos de carrinho.... aquelas que ocupam somente 1 lugar para andar 2 ou 3 km com 20 autocarros a passar à porta... isto não andava tão mau.

Cumpz

Link to comment
Share on other sites

era bom que houvesse, nao sei pq ainda continuamos com carros a gasolina...

Assim como o preço da energia eléctrica vai aumentar para níveis de consumo acima de um determinado limiar, muito facilmente voltaria a ser aumentado...

A solução passa pela produção de electricidade a partir de renováveis, o que não é viável para todos os que possuem carro. Uma instalação de 40k € conjugada com uma carga semanal num Tesla, parece me perfeitamente viável.

Link to comment
Share on other sites

Segundo o que o meu prof de electronica disse (posso tar a dizer uma grande asneira té porque a aula era à primeira hora da manha e ja foi a algum tempo), actualmente ha planos com certas empresas, penso que EDP ou do genero, em que eles pagam-nos o painel solar e durante X anos, penso que são 2 anos, toda a electricidade produzida em excesso, nao consumida por nós, vai para a rede da dita empresa de borla, para eles.

Após os X anos, toda a electricidade excedente passa a ser paga pela rede ao produtor, nós neste caso ^^ ou seja é uma situação win win :)

Sei que na alemanha, vi na tv, o grande negocio do momento é os agricultores abandonarem a agricultura e produzirem electricidade com paineis solares, aquilo era ver campos coberto de paineis lol

Link to comment
Share on other sites

Segundo o que o meu prof de electronica disse (posso tar a dizer uma grande asneira té porque a aula era à primeira hora da manha e ja foi a algum tempo), actualmente ha planos com certas empresas, penso que EDP ou do genero, em que eles pagam-nos o painel solar e durante X anos, penso que são 2 anos, toda a electricidade produzida em excesso, nao consumida por nós, vai para a rede da dita empresa de borla, para eles.

Após os X anos, toda a electricidade excedente passa a ser paga pela rede ao produtor, nós neste caso ^^ ou seja é uma situação win win :)

Sei que na alemanha, vi na tv, o grande negocio do momento é os agricultores abandonarem a agricultura e produzirem electricidade com paineis solares, aquilo era ver campos coberto de paineis lol

Sim, é verdade. Vi no telejornal da Sic um senhor que fazia isso, e também já se falou disso aqui no fórum. :)

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.